Bom tópico!
Particularmente, acho a solução do Saga Edition para as perícias espetacular. Concordo com o ferdineidos quando ele menciona que algumas perícias não deveriam ter sido amalgamadas; mas a união de outras era essencial. Nesse ponto, a melhor lista de perícias simplificadas que eu já vi é aquela do Mutants&Masterminds, mencionada pelor ShinRyuu na matéria.
Espero que essa variante facilite a vida de muitos DMs e jogadores. Também espero receber críticas construtivas pra melhorar o material.
Particularmente, sinto que ainda não atingi os números-base de perícias ideais, e se alguém se dispuser a traduzir as listas de perícias originais, o texto ficaria melhor apresentável.
Eu quero MUITO saber mais detalhes sobre uso prático desse sistema. Inclusive, me disponho a traduzir o material original do Saga Edition, SE tiver acesso a ele de alguma forma ( email/msn:
saraphmael@hotmail.com ).
------------------------------
Eu escrevi e testei uma variante dessa regra uma vez em uma partida de D&D/d20 de artes marciais (estilo "O Tigre e o Dragão") e em outra de ROME (campanha histórica no Império Romano) que usavam uma *pá* de regras opcionais (Defesa, poder chi, limite de dano massivo baseado na Constituição)... e deu MUITO certo! O resultado foi um jogo ágil, cheio de reviravoltas no combate e muita estratégia... mas sem a chateação das miniaturas.
Nossas regras:
PERÍCIAS SIMPLIFICADASAcrobacia (DES): Acrobacia + Equilíbrio + Saltar
Furtividade (DES): Esconder-se + Furtividade (Mover-se em Silêncio).
Operar Mecanismo (INT): Abrir Fechaduras + Operar Mecanismo
Prontidão (SAB): Ouvir + Observar.
~>
Cada personagem tem um número de perícias treinadas igual à sua base pericial, mais o modificador de Inteligência. Por "base pericial", entendam o número básico de pontos de perícia que a classe recebe a cada nível. Esse termo é importante e vai aparecer mais a frente.
Humanos recebem +1 perícia treinada. Todos os personagens têm no mínimo uma perícia treinada, idenpendente de haver uma penalidade no modificador de Inteligência.
Assim, Bardos têm 6 + mod. de Int. perícias treinadas, Guerreiros têm 2 + mod. de Int. perícias treinadas, Ladinos têm 8 + mod. de Int. perícias treinadas e assim por diante.~> Em D&D, certas perícias não podem ser usadas sem treinamento. Nesse sistema, o mesmo ocorre; apenas personagens treinados na perícia em questão podem utilizá-la.
~> Os
testes de perícia são feitos como no Saga Edition:
1d20 + 1/2 do nível + mod. de Habilidade, +5 se possuir treinamento na perícia, +5 se possuir Foco em Perícia.~> Nessas aventuras-teste, o talento
Treinamento em Perícia concedia treinamento adicional em uma perícia qualquer ou DUAS perícias de classe. Esse era o único uso das listas de "perícias de classe" nesse sistema. Suas "perícias de classe" são sempre determinadas pela última classe que você adquiriu. Assim, um guerreiro 5 que adquira um nível de ladino e selecione Treinamento em Perícia como seu talento de 6° nivel usa a lista de ladino para determinar suas perícias de classe.
~> Ao adquirir uma nova classe, você adquire treinamento em UMA perícia adicional, caso a classe possua uma base pericial igual ou menor à sua classe atual (assim, um guerreiro [BP 2] adquirindo níveis de clérigo [BP 2 também] poderia selecionar UMA perícia de clérigo como uma nova perícia treinada). Caso a nova classe conceda uma base pericial até 4 pontos maior que a sua classe atual, você pode selecionar DUAS perícias adicionais como perícias treinadas. (Assim, um guerreiro [BP2] adquirindo níveis de bardo [BP 6] receberia treinamento em duas perícias da lista de bardo). Por fim, se a nova classe tem uma base pericial cinco ou mais pontos maior do que a sua classe atual, você recebe treinamento adicional em TRÊS perícias. (Assim, um guerreiro [BP 2] adquirindo um nível de ladino [BP 8] receberia treinamento em três perícias da lista de ladino). (idéia original: v. Unearthed Arcana, p. 80).
~> Você PODE substituir treinamento em uma perícia pelo talento Foco em Perícia, quando aplicável, desde que a perícia esteja disponível e você já seja treinado nela.
~> Não, espertinho, você NÃO recebe treinamento em mais perícias ao retornar para ou adquirir níveis em uma classe que você já possua...!
----------------------------
Por fim, ShinRyuu, adoraria contribuir no desenvolvimento da idéia

EDIT: erros de digitação. Alguns.