[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Torneco em 18 Jun 2008, 18:15

Olhando o contexto do novo Ranger no livro, eu escolheria caçador, afinal, ele tá muito mais pra u personagem que mata presas do que patrulha uma área. Até o role dele, de striker é mais condizente com caçador do que patrulheiro.
Torneco

Mensagempor Leisses em 18 Jun 2008, 18:21

O Ranger realmente perdeu um pouco suas caracteristicas...mas acho que é porque eles querem que cada classe seja mais abrangente que era antes fazendo com que o cara não tenha que mudar de rumo para seguir este ou aquele paragon como acontecia nas classes de prestígio. O cara já começa seguindo por aquele caminho e sem ter muitas habilidades que vão diferencia-lo daquilo.
Leisses

Mensagempor Kamus de Aquário em 18 Jun 2008, 20:58

Scalemail vcs traduziram como?
Kamus de Aquário

Mensagempor cavaleiromorto em 18 Jun 2008, 21:45

Entrando em termos mais restritos, gostaria de saber se já tem uma idéia para diferenciar a off hand da propriedade OFF-HAND das armas?

Two-Blade Fighting Style: Because of your focus on two-weapon melee attacks, you can wield a one-handed weapon in your off hand as if it were an off-hand weapon. (Make sure to designate on your character sheet which weapon is main and which is offhand.)

Tradução própria:
Estilo de Combate – Combater com Duas Lâminas: Por causa do seu foco em combater com duas armas corpo a corpo, você pode empunhar uma arma de uma mão na sua mão inábil como se ela fosse uma arma para uma mão inepta.

Outra coisa, já tem uma idéia sobre os tipos de armaduras:

Cloth (Roupa Armadura?????)
Leather
Hide
Chainmail
Scale
Plate
Não Alimente o Troll
cavaleiromorto

Mensagempor Nibelung em 18 Jun 2008, 23:55

Eu continuaria com a linha a 3.X e traduziria a qualidade "off-hand" como "arma leve". Aí ficaria "você pode empunhar uma arma de uma mão na sua mão inábil como se fosse uma arma leve". Mas esse sou eu. :P

As armaduras são simples. Todas elas já tinham equivalentes na 3.x

Cloth: Roupa (ou vestimenta)
Leather: Couro (ou Corselete de couro)
Hide: Peles (ou Gibão de peles)
Chainmail: Cota de malha
Scale: Brunea
Plate: Placas (ou Armadura de Placas)

Só torço pra "Improved Dark One's Blessing" não vire "Sorte do Capeta Aprimorada" XD
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor ShinRyuu em 19 Jun 2008, 11:39

Olhando o contexto do novo Ranger no livro, eu escolheria caçador, afinal, ele tá muito mais pra u personagem que mata presas do que patrulha uma área. Até o role dele, de striker é mais condizente com caçador do que patrulheiro.

Bem-vindo ao movimento! XD

O Ranger realmente perdeu um pouco suas caracteristicas...mas acho que é porque eles querem que cada classe seja mais abrangente que era antes fazendo com que o cara não tenha que mudar de rumo para seguir este ou aquele paragon como acontecia nas classes de prestígio. O cara já começa seguindo por aquele caminho e sem ter muitas habilidades que vão diferencia-lo daquilo.

Não é que ele perdeu. Algumas viraram feats mais genéricos, mas construídos pro ranger ser o mais provável a pegá-los. Transformando em feats, permite que seja mais genérico e que outros personagens possam pegá-los bastando cumprirem os pré-requisitos, que podem ser até a multiclasse com ranger. A diferença disso pra multiclasse 3.x é que você não tem que esperar chegar no nível certo da outra classe pra aprender a habilidade, então não fica tão fraco, mas pegando uma coisa, deixa de pegar outra.

Eu sempre achei que as magias pseudo-druídicas do ranger deveriam ser adquiridas como classe de prestígio (ou, agora, paragon paths). Agora, isso é uma realidade. Ou melhor, será quando o druida for publicado, mas dá pra enrolar usando o clérigo.

Entrando em termos mais restritos, gostaria de saber se já tem uma idéia para diferenciar a off hand da propriedade OFF-HAND das armas?

Por que diferenciá-las? Só por causa do hífen? :P O termo tem a mesma função no jogo, não vejo por que diferenciar.

Eu discordo disto aqui. Chainmail significa malha de correntes; uma forma menos esquisita seria malha metálica. Cota equivale ao inglês "coat", casaco ou loriga. Normalmente, armadura de malha metálica inclui a cota, mas também calças, coifa (capuz) e manoplas. Só que a 4e não mais diferencia as armaduras pelas peças, mas sim pelo material: antes você tinha a placa peitoral, mas também tinha a armadura completa de placas; hoje, ambos seriam simplesmente "armadura de placas". Logo, eu traduziria apenas como "malha"; quando apropriado, "armadura de malha". Eu sei que "cota de malha" já é uma expressão conhecida no âmbito do RPG e mudar talvez crie confusão... mas essa preocupação não está impedindo a Devir de traduzir ranger pra patrulheiro, entre outras coisas, então tampouco deveria impedir isto, principalmente por não ser uma mudança errada nem grotesca (é só a omissão de um termo da expressão).
ShinRyuu

Mensagempor Dinobot em 20 Jun 2008, 23:33

ShinRyuu escreveu:

Por que diferenciá-las? Só por causa do hífen? :P O termo tem a mesma função no jogo, não vejo por que diferenciar.

Não tanto. Off hand quer dizer mão inábil. A propriedade Off-hand da arma é a capacidade dela de ser usada pela mão inábil. Coisas diferentes...

ShinRyuu escreveu:

Eu discordo disto aqui. Chainmail significa malha de correntes; uma forma menos esquisita seria malha metálica. Cota equivale ao inglês "coat", casaco ou loriga. Normalmente, armadura de malha metálica inclui a cota, mas também calças, coifa (capuz) e manoplas. Só que a 4e não mais diferencia as armaduras pelas peças, mas sim pelo material: antes você tinha a placa peitoral, mas também tinha a armadura completa de placas; hoje, ambos seriam simplesmente "armadura de placas". Logo, eu traduziria apenas como "malha"; quando apropriado, "armadura de malha". Eu sei que "cota de malha" já é uma expressão conhecida no âmbito do RPG e mudar talvez crie confusão... mas essa preocupação não está impedindo a Devir de traduzir ranger pra patrulheiro, entre outras coisas, então tampouco deveria impedir isto, principalmente por não ser uma mudança errada nem grotesca (é só a omissão de um termo da expressão).

Exceto que Cota de Malha e a palavra certa. Existe essa armadura e o nome dela em português é exatamente esse.
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

SPOILER: EXIBIR
Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

Mensagempor ShinRyuu em 21 Jun 2008, 02:48

Não tanto. Off hand quer dizer mão inábil. A propriedade Off-hand da arma é a capacidade dela de ser usada pela mão inábil. Coisas diferentes...

Não, não são coisas diferentes. Existe a mão inábil em si, e a arma feita pra mão inábil. Não precisa de termos diferentes. Mas não tenho nenhum problema em chamar de arma leve.

Exceto que Cota de Malha e a palavra certa. Existe essa armadura e o nome dela em português é exatamente esse.

Sim, existe a cota de malha, que é uma cota, ou seja, um casaco. Chainmail armor em D&D4 não se limita à cota. Aliás, em nenhuma edição de D&D que eu conheço existe essa limitação. Não é a "palavra certa", pois é mais específica do que o termo original. Uma armadura completa de malha, composta de cota, coifa e calças, não é uma cota de malha, é uma armadura de malha e inclui uma cota. É como chamar a armadura completa de batalha, a de placas, de couraça; há quem o faça, mas não é um termo acurado.
ShinRyuu

Mensagempor Fantom7 em 23 Jun 2008, 08:31

ShinRyuu escreveu:

Sim, existe a cota de malha, que é uma cota, ou seja, um casaco. Chainmail armor em D&D4 não se limita à cota. Aliás, em nenhuma edição de D&D que eu conheço existe essa limitação. Não é a "palavra certa", pois é mais específica do que o termo original. Uma armadura completa de malha, composta de cota, coifa e calças, não é uma cota de malha, é uma armadura de malha e inclui uma cota. É como chamar a armadura completa de batalha, a de placas, de couraça; há quem o faça, mas não é um termo acurado.

Kra eu tb pensava ssim ate ver isso:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cota_de_malha

no brasil chain mail é chamado de cota de malha
Fantom7

Mensagempor ShinRyuu em 23 Jun 2008, 10:58

Fantom7 escreveu:Kra eu tb pensava ssim ate ver isso:

Eu não vi nada nesse texto que negue o que eu disse. Inclusive a figura é de uma cota, não de uma armadura completa. E mesmo que negasse, teria que indicar alguma fonte, porque Wikipedia não é sempre uma boa fonte de informações verídicas.
ShinRyuu

Mensagempor Fantom7 em 23 Jun 2008, 12:59

ShinRyuu escreveu:

Eu não vi nada nesse texto que negue o que eu disse. Inclusive a figura é de uma cota, não de uma armadura completa. E mesmo que negasse, teria que indicar alguma fonte, porque Wikipedia não é sempre uma boa fonte de informações verídicas.

http://en.wikipedia.org/wiki/chain_mail
Fantom7

Mensagempor Kinn em 23 Jun 2008, 13:14

Cara, é wikipedia... por mais que os caras se esforcem, ali não é fonte confiável de informação.
Kinn

Mensagempor ShinRyuu em 23 Jun 2008, 13:45

Fantom7 escreveu:
ShinRyuu escreveu:

http://en.wikipedia.org/wiki/chain_mail

Já li esse artigo antes. Faltou dizer em quê ele contribui pro tópico em pauta...
ShinRyuu

Mensagempor Fantom7 em 24 Jun 2008, 11:28

Vai fazer um exame de vista as imagens para chain mail e cota de maha são as mesmas, eu nao vo amis discutir isso é perda de tempo vc quer mudar nao é o termo com o qual o livro tradus chain mail mas o termo o qual o brasil traduz chain mail...
e alias mudar tb o significado de chain mail...
http://images.google.com.br/images?hl=p ... a=N&tab=wi

http://images.google.com.br/images?q=co ... a=N&tab=wi

se ainda ta dificil eu esplico:
o artigo que eu enviei antes esta em portugues depois esta em ingles
e essas duas são imagens de chain mail e cota de malha... (aviso o conteudo da segunda nao é recomendado a menores de 12 anos que nao vivem no brasil...)
Fantom7

Mensagempor ShinRyuu em 24 Jun 2008, 12:33

LOL

Vai pra escola aprender um pouco de raciocínio lógico e comunicação, moleque. E aproveita e vai pra casa aprender um pouco de educação também.

Cota de malha é de chain mail, mas chain mail não é SÓ cota de malha. Nos mesmos artigos que você citou, fala-se na coifa e calças de malha que eu citei antes, e essas partes não são cotas. Você bota link pra ARTIGOS e quer que a gente adivinhe que se refere às figuras? Só rindo mesmo. E mesmo assim, você está errado. :linguinha:
ShinRyuu

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários