Como lidar com power gamers?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Dinobot em 22 Jun 2008, 21:54

As coisas são simples, as pessoas que complicam.

Se as partidas não tão mais legais, como é obvio que não tá, faz isso. O grupo pode ate separar, mas eventualmente o povo volta. Se tu conseguiu estar brigado com o grupo, tem algo ocorrendo. Jogar tem que ser com amigos e gente que se divirta junto. Juntar uma galera que ta brigada so pra manter o jogo é uma decisao errada, cara. Se chegou nesse pé a solução não é nem expulsar o cara, é dissolver o grupo inteiro e começar de novo do zero.

E sejamos francos, RPG é muito legal, mas não é indispensável. Se por isso ficar algum tempo sem jogar, isso não vai matar você.
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

SPOILER: EXIBIR
Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

Mensagempor Anonimous000 em 22 Jun 2008, 22:25

Não é nada grave com os outros jogadores, nada que impessa amizade ou mesmo o jogo, é só que a situação não é a melhor para se tomar medidas extremas. Tá todo mundo acabado pelo fim do semestre e ninguém anda no melhor animo pra conversas longas ou importantes.

Agora não é a hora para tomar decisões nem para agir. É esperar o fim do semestre e os animos se acalmarem para ter uma conversa geral com o grupo e decidir rumos, tentar algo diferente pode resultar em conflitos nada agradáveis, mas no momento não há conflitos.

Eu aproveitei o momento para buscar ajuda no assunto porque sei que não vamos jogar no futuro próximo.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Dinobot em 23 Jun 2008, 02:58

Anonimous000 escreveu:Eu aproveitei o momento para buscar ajuda no assunto porque sei que não vamos jogar no futuro próximo.

O que torna esse momento o mais propício pra chutar alguém do grupo de maneira discreta e eficiente.
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Mensagempor Agnelo em 23 Jun 2008, 09:11

Anonimous escreveu:O powergamer, irritado por não ser obedecido, atacou ele, a cena se degenerou numa briga total

Tchê, faça o que tu achar melhor, quer carregar essa cruz contigo vai firme. Mas um cara que faz isso não é alguém que vá fazer falta.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor kimble em 23 Jun 2008, 11:23

Já pensou em colocar a campanha 'on hold' por um tempo, dizer que está sem inspiração para continuar e tentar outra campanha? De preferência algo que você sabe que o problemático não gosta?
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Anonimous000 em 23 Jun 2008, 12:41

A campanha está "on hold" porque eu to sem tempo pra preparar material e sem saco pra narrar. E vai ficar assim por um tempo.

Talvez um dos outros jogadores se anime a narrar algo nesse meio tempo, aí verei se o problema do powergamer é realmente o jogador ou se é implicação dele comigo (o que eu duvido, mas não deixa de ser uma possibilidade).
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Allefcapt em 23 Jun 2008, 14:35

Olá a todos,

Nosso PODCAST http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=50&t=2735 traz algumas idéias....

Abraços,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor Ric.freitas em 23 Jun 2008, 16:29

Aí é que mora um dos problemas, o grupo já é pequeno e já teve um jogador expulso recentemente (coisa de alguns meses já).

A gente já sofre pra conseguir juntar quatro pessoas pra jogar, que é o nosso grupo mínimo, embora haja jogos com apenas três. Se expulsar ais um vai ficar quase impossível juntar grupo. fora que esse é um dos jogadores do core do grupo (que é ele, eu e mais um) que está em 90% de todas as campanhas do grupo.

Certa vez a namorada dele (ex no atual momento) jogou uma partida, ele fez o personagem dela, mas ficava guiando tanto ela, e cortando sua liberdade "não, isso não vai dar certo, faz isso", que ela se encheu e nunca mais jogou.

Será que a simples presença dele não pode estar afugentando outros jogadores? De uma forma geral, jogadores conhecem jogadores, então talvez a presença do jogador em questão pode estar impedindo que seus colegas convidem outras pessoas a se juntarem a mesa, ou inibindo uma tentativa de aproximação de pessoas que gostariam de jogar com vocês, pois pelo visto o jogador em questão tem outros defeitos sérios, eu acho que o fato dele ser powergamer sequer seja o mais grave.
Ric.freitas

Mensagempor Dinobot em 23 Jun 2008, 17:52

Ric.freitas escreveu:Será que a simples presença dele não pode estar afugentando outros jogadores? De uma forma geral, jogadores conhecem jogadores, então talvez a presença do jogador em questão pode estar impedindo que seus colegas convidem outras pessoas a se juntarem a mesa, ou inibindo uma tentativa de aproximação de pessoas que gostariam de jogar com vocês, pois pelo visto o jogador em questão tem outros defeitos sérios, eu acho que o fato dele ser powergamer sequer seja o mais grave.

É exatamente o que eu disse... Anonimous, meu filho, se esse cara ta estragando a diversão na mesa, não vale a pena manter o cara so pra ter uma mesa em que ninguem se diverte.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Mensagempor Anonimous000 em 23 Jun 2008, 20:45

Não creio que ele esteja espantando jogadores, esse grupo está formado há pelo menos 5 anos (não lembro exatamento quando o ultimo membro ingressou), e nesse meio tempo não houveram novos jogadores em nenhum jogo.

Recentemente apareceu mais um, que até agora apareceu em três sessões, convidado exatamente por esse "jogador-problema", mas ele não se adequou ao estilo do resto do grupo muito bem (em especial ao meu estilo de narração), não creio que vá ficar no grupo (e tenho certeza que não ficará se o "jogador-problema" for expulso).

Outro fato que não levantei aqui antes: o grupo tem uma natureza bem fechada, todos nos conhecemos desde muito antes de jogarmos RPG. O individuo expulso conseguiu irritar todos (todos) tanto em jogos quanto fora deles, e por isso acabou expulso (posso dizer que foi uma consequência natural dos atos dele), então realmente não acho que seria possível haver outra expulsão e procuro soluções diferentes. Entendo que muitos aqui pensem que essa seria a melhor solução, mas olhando de dentro do grupo, essa alterntiva não parece realmente interessante se não como último recurso, isso sem levar em conta o problema do tamanho do grupo. Fora o core do grupo (eu, esse powergamer, e mais um) os outros variam de acordo com a campanha/sistema jogado, ao todo são dez jogadores (talvez tenha esquecido alguém que não joga há tempos), mas raramente uma campanha conta com mais do que cinco ou seis jogadores, geralmente ficando com quatro apenas (o grupo mínimo que definimos).
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Dinobot em 23 Jun 2008, 21:29

Compreendo sua situação. Já passei por isso. E acredite, você tá errado. Você acha que se chutar esse cara o grupo que você tem vai deixar de existir, então prefere aguentar o elemento. Como eu disse, você tá errado. Isso pode acontecer no começo, mas se você conversar com o resto do povo direito, eles vão entender e concordar contigo. Não é "expulsar dois jogadores com pouco tempo entre eles" mas sim "expulsar 2 jogadores que estavam estragando as partidas e não se corrigiam". O grupo não vai te achar um maniaco por controle por causa disso. Você disse que banir o cara é um último recurso. Concordo, mas a situação É pra último recurso. Você conversou com ele e ele não se corrigiu, então tem que expulsar.

Grupo variar é normal. Eu tinha 2 grupos sem absolutamente NENHUM membro em comum alem de mim. Isso não tem nada de errado. Se você tiver mesas que tenham um ou nenhum jogador em comum com suas outras mesas, não é problema. Muito jogador tem situações assim. É normal, e digo até que é a melhor alternativa. Desculpa a pouca educação, mas quanto mais você escreve, mais deixa claro que você tem é MEDO.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Mensagempor Anonimous000 em 23 Jun 2008, 23:10

Como eu já disse antes, não é um caso de último recursos, pois eu ainda tenho um truque na manga.

O plano é tentar uma campanha em que eu vou fazer as fichas (já tentei isso antes, mas houveram falhas por minha parte). Se isso não resolver, ou o powergamer chiar muito, ai sim será a hora de usar esse último recurso.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Dinobot em 23 Jun 2008, 23:15

Anonimous000 escreveu:Como eu já disse antes, não é um caso de último recursos, pois eu ainda tenho um truque na manga.

O plano é tentar uma campanha em que eu vou fazer as fichas (já tentei isso antes, mas houveram falhas por minha parte). Se isso não resolver, ou o powergamer chiar muito, ai sim será a hora de usar esse último recurso.

É uma alternativa, mas criar a ficha sempre tira muito da graça do jogo. Anyway, se o medo tá tão forte assim, você que sabe.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Mensagempor Anonimous000 em 23 Jun 2008, 23:23

Eu tenho esse hábito de tentar todas as soluções diplomáticas antes. Já considerei expulsar esse jogador antes de criar o tópico aqui, mas assim como no outro caso, eu vou esgotar as possibilidades antes.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Agnelo em 24 Jun 2008, 08:23

Eu acho que perguntei isso no começo do tópico, mas agora tu explicou bem.

O cara é teu amigo, isso complica sim as coisas, um bom amigo é melhor que um bom RPG, quando eu tenho um bom amigo com o qual eu acho que não teria um bom RPG eu nem chamo o cara. Mas se ele já está no teu grupo fica mais difícil sim.

Eu já me afastei de amigos por causa de problemas com jogos de RPG, e te digo: não vale a pena

Vale sim o esforço de esgotar as possibilidades.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias