Como lidar com power gamers?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Ric.freitas em 24 Jun 2008, 09:23

Eu tenho esse hábito de tentar todas as soluções diplomáticas antes. Já considerei expulsar esse jogador antes de criar o tópico aqui, mas assim como no outro caso, eu vou esgotar as possibilidades antes.

Já que você pensa porque não tentar um situação inusitada?
Pede para o jogador em questão fazer a ficha de todos os personagens. Os outros jogadores fazem a história e ele os monta. E ainda assim você precisa aprovar as fichas feitas e não tenho medo de dizer não.

Com todas as fichas otimizadas você pode lançar contra eles desafios adequados ao nível do grupo, os demais jogadores podem até não fazer questão de abusar dos recursos oferecidos, mas em uma situação equilibrada as vezes isso será necessário.
Ric.freitas

Mensagempor Shapur em 25 Jun 2008, 13:45

A idéia do Ric.freitas parece boa, e merece ser testada, principalmente por que se você está tendo problema de overpower sem o cara estar trapaceando, é patente que ele sabe combar (e nao é gentleman o suficiente para não combar se os outros jogadores e o mestre não estão combando).
Se você aplicar a ideia do Ric, fique de olho nas fichas que o mau elemento está montando por que é certo que ele vai fazer as fichas dos outros pior que a dele, porque me parece que ele tem a obsessão de ser o mais forte da mesa.

Eu ja tive uma situação muito parecida com a sua, um jogador( amigo de anos) que jogou na minha mesa por anos. Com o tempo a situação ficou similar a sua, embora ele nao fosse um bom combador, ele queria ser o centro da hinstoria, mandar nos personagens dos outros, abandonava o RP assim que situação ficava ruim, fazia metagame pra estragar as tramas paralelas dos outros e chiava que nem criança mimada quando eu punia-o por seu comportamento. Só se dava bem com nps, por que meus npcs que andam com o grupo costumam deixar as decisões nas mãos dos jogadores.
Não removi o elemento pro medo da mesa acabar, mas a mesa acabou do mesmo jeito quando todos se tocaram que não aguentavam mais ele e não valia mais continuar.
Do jeito que está, vai acontecer o mesmo com você. Vai perder o amigo E a mesa.
"Cretino...
Você adora dar tiro. Eu odeio gente assim.
Você é um imaturo. Você é um... cocô. E eu vou matar você!"
-Marion Cobretti
Shapur

Mensagempor Lumine Miyavi em 25 Jun 2008, 14:13

Como diria o Monty Python: "Burn the witch!" :bwaha:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Gun_Hazard em 25 Jun 2008, 16:10

(Deu rabalho acompanhar o que eu já perdi..)

Eu já tive problemas com um amigo que também era mestre e "Deixei de ser convidado" para jogar algumas vezes (Na époc achei ruim mas depois passou...). Até mesmo me deixaram prá trás para ir no EIRPG quando tinhamos combinado de irmos juntos.

Acontece que depois alguns desentendimentos o pessoal que era neutro na discussão (Leia Tomavam o partido dele), se tocaram que "ele" era o problema. Na última vez que ele disse "Se o 'Gun' for eu não vou..." o pessoal disse "Falo então!" e desligaram o telefone e voltamos a ser um grupo feliz... Ele já tinha saido do grupo uma vez anterior por escolha própria (Briga pessoal comigo), voltou não se corrigiu e saiu de novo.

Como te disse voce tem duas opções:

- Zuar ele in Game:
ROUBE a favor dos NPCs e outros jogadores e ridicularize o personagem dele (Ex: se ele Mandar alguém fazer algo deixe o cara dar uns "pedala robinho" nele e ainda chamar de bundão). Repito ROUBE DESCARADAMENTE, NEM JOGUE DADOS, diga apenas o resultado. Mas deixe claro "Este é o jeito que consegui arrumar para ver se voce se toca que tá estragando o jogo. Se voce melhorar eu melhoro se não 'pedala-robinho'..."

- Converse sério com ele em OFF:
Deixe claro que está insatisfeito e quer resolver numa boa ou então "não irá mais convidar ele para a SUA campanha". O que não excluí ele do grupo, mas somente das aventuras que voce narrar pois voce não sabe mais o que fazer para equilibar o jogo.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Anonimous000 em 25 Jun 2008, 17:42

- Converse sério com ele em OFF:
Deixe claro que está insatisfeito e quer resolver numa boa ou então "não irá mais convidar ele para a SUA campanha". O que não excluí ele do grupo, mas somente das aventuras que voce narrar pois voce não sabe mais o que fazer para equilibar o jogo.

Isso parece um alternativa, mas no efetivo é quase o mesmo que expulsar ele do grupo uma vez que, nos últimos seis meses pelo menos, eu fui o único a narrar algo que durou mais de uma sessão nesse grupo.

Como eu disse antes, por hora a decisão é parar de narrar por um tempo, há diversos motivos para isso, a frustração com esse jogador é apenas um deles. Depois vou tentar outra conversa, e se isso não surtir efeito será a hora de ver como o grupo vai se dividir.

Uma vez mais, grato pela ajuda de todos vocês.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Cebolituz em 25 Jun 2008, 19:02

Faz aquilo queu eu te recomendei Anonymous.

Fale assim "infelizmente cara eu não gosto desse estilo de jogo, eu prefiro que os jogadores joguem para o grupo assim, assim e assado. Enquanto você não mudar o teu estilo de jogo, não adianta eu mestrar ou jogar".

Parece que o jogador não está afim de mudar. Anonymous, não adianta você fazer toda uma aventura ou algo assim se você não está se divertindo. Eu fiz isso, e parei mesmo. Se os outros concordarem em parar, logo ele vai sentir falta de jogar. E insista "ou você muda o estilo, ou não tem jogo".

Mas não jogue em qualquer sessão que ele venha a participar, para mostrar que ele não é o dono da razão. Se outro quiser mestrar, mas ele vai participar, diga que não quer jogar e sempre avise que não quer isso devido "ao estilo de tal jogador que não me agrada e que não me diverte".

Os caras são homens, não é algo que vá "abalar a amizade e consideração". Diz que é problemas com o estilo de jogo e nada mais. Um dia ele vai sentir falta do jogo. E quando a vontade é maior do que o orgulho, é certeza que ele se abaixa.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Anonimous000 em 25 Jun 2008, 20:02

Os caras são homens, não é algo que vá "abalar a amizade e consideração". Diz que é problemas com o estilo de jogo e nada mais. Um dia ele vai sentir falta do jogo. E quando a vontade é maior do que o orgulho, é certeza que ele se abaixa.

Talvez você não pensasse assim se conhecesse o indivíduo, é tudo que posso dizer.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Cebolituz em 25 Jun 2008, 20:30

Eu também achava isso dos meus amigos. Larguei mão e depois que sentiram falta, voltaram atrás.

Ficam bravinhos no começo, depois se encolhem no MSN.

Nem ligue Anonimous, vai perceber que o negócio é mais tosco do que imagina.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor corinthiana em 22 Jul 2008, 15:15

Acho que a melhor forma de lidar com um personagem overpower é anular o personagem do cara. Lidamos com isso nas nossas campanhas, pois temos um jogador que além de fazer personagens overpowers, quase nunca acha "desculpa" para, de um dia para outro, ele ter aprendido uma nova perícia, por exemplo (estamos jogando GURPS). O que fizemos, após muito reclamar, conversar e expor os problemas para ele e nada funcionar, foi simplesmente anular o personagem.

Ele é um psi, e agora, misteriosamente, no lugar onde estamos os poderes dele não estão funcionando (o que obrigaria ele a interpretar e não só apelar). Uns dias de campanha enfadonha para um personagem overpower acho que são suficientes para que ele se toque de que não consegue fazer nada sem apelar.

No caso do meu grupo funcionou.
Imagem
Imagem
corinthiana

Mensagempor Cebolituz em 22 Jul 2008, 21:49

A melhor forma de lidar com power gamers é jogar D&D 4.0.

O Oda concorda comigo.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Skar em 22 Jul 2008, 22:36

Mas tbm tem q ver q o jogador pode ficar p*** com esse tipo de atitude e pode até msm se afastar da mesa e dos amigos
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Diel em 09 Out 2008, 18:49

Revivendo o tópico...
Gostaria de saber como anda a mesa do amigo Anonimous.
Passei por um problema similar já tem um BOM tempo, coisa de 5 anos.
O grupo todo combava. No começo era divertido liquidar hordas e mais hordas de inimigos, mas depois começou a ficar chato, batido. Alguns se tocaram e começaram à investir na história enquanto uns poucos continuavam combando, tanto em combate quanto em social.
Eu como mestre não consegui fazê-los mudar de idéia. Resultado, abdiquei da cadeira de mestre, ficamos alguns meses sem jogar. Conversamos sobre o que ocorreu e decidimos dar uma chance ao jogo denovo, em nome dos velhos tempos.
Infelizmente na metade da história os velhos vícios voltaram, e mais uma vez o grupo parou de jogar, mas felizmente todos estavam de acordo em parar por um tempo e definir suas prioridades(início da faculdade de uns, namoro de outros, festas, etc).
Hoje, depois de 6 anos, iremos começar uma campanha de D&D 4.0. Espero que eu consiga controlar aquele pessoal. Espero também que eles tenham amadurecido nesse tempo todo.
Talvez seja o que você precisa Anonimus. Um bom tempo sem jogar, só curtindo a amizade do pessoal, deixar morrer essas "velhas" preocupações. Se não quiser parar de jogar, converse com o restante do grupo sobre tudo o que tem acontecido. É melhor você deixar o jogo "morto" e manter o grupo de amigos vivo do que o jogo vivo e o grupo de amigos morto.
É o que posso dizer depois desses 6 anos sem jogar rpg. Mantenha os amigos, procurem fazer outras coisas juntos: Acampar, pescar, viajar, ir em festas, conhecer gente nova.
Eventualmente você terá confiança e maior maturidade sobre como ser um mestre melhor e também pode chamar o povo que você conheceu para jogar.
Se você optar por essa alternativa que eu passei, não exite em convidar pessoal novo para o círculo de rpg.
Diel

Mensagempor 3libras em 22 Out 2008, 03:17

voce poderia me passar a ficha e história desse personagem anonymous?

o gurps tem umas coisas interessantes de se explorar, mesmo os mais combados dos combados pode sofrer alguns baques ou mesmo ficar para trás se não interpretar corretamente suas desvantagens/vantagens.

claro semrpe tem algumas coisas pesadas como psiquismo na 3rd, mas nada que não se possa lidar.
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Out 2008, 14:16

claro semrpe tem algumas coisas pesadas como psiquismo na 3rd, mas nada que não se possa lidar.

Falácia. :linguinha:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Anonimous000 em 22 Out 2008, 15:27

Esse tópico ainda está aqui?

Situação atual: quase sem jogo, faculdade demolindo meu tempo livre + bloqueio criativo. Eu reduzi meu ritmo para uma campanha, de SW Saga. Por hora sem problemas, mas já faz 4 semanas que eu não toco nos livros.

A grupo passou por altos e baixos no caminho, acentuados pela paranóia de um dos jogadores e comportamento aleatório/sem motivo de outro (o tal powergamer, por acaso).

Eu nem sei se vou conseguir jogar de novo antes do fim do ano...
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Anterior

Voltar para Dicas & Ideias