[4e] Dúvidas de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor AKImeru em 26 Jun 2008, 00:26

Alguém poderia me falar a diferença de um burst para um blast?

Eu li e reli aquilo e para mim parece a mesma coisa com um nome diferente.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Nibelung em 26 Jun 2008, 00:50

No Blast, você faz uma área do tamanho indicado (blast 3 é 3x3, blast 5 é 5x5, etc...) pra sofrer o efeito. Com close blast, você é obrigado a estar adjacente a um dos quadrados afetados.

Burst é um blast que fica centrado em um quadrado, e se "espalha" a partir dali. Ele afeta uma área de 2x+1 tendo como centro o quadrado escolhido (burst 1 é uma área 3x3, burst 2 é 5x5, etc...). Close burst faz o centro da área sempre ser o personagem que executou o close burst.

A principal diferença dessas duas formas de ataque é pra determinar cobertura. Pense no blast como uma pedra gigante caindo do céu, e o burst como uma bomba.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 26 Jun 2008, 01:58

Uma duvida, anoes sao imunes a bull rush? Digo isso pq eles reduzem o efeito de push, pull and slide eem 1 square, e bull rush agora soh afasta voce 1 square. Eu nao sei se fiz certo mas nas ultimas duas aventuras eu considerei que isso só funcionava contra poderes cujo efeito dava um push, pull ou slide, sendo o bull rush uma manobra e não um efeito então os anoes podem ser "bull rusheados" normalmente...
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Anand em 26 Jun 2008, 08:29

Leisses escreveu:dsaraujo discordo do que você disse. Logo se você deu um CCA você usou sua immediate action da rodada

Ué, mas foi exatamente isso que eu disse, uai! :D Que você só pode usar CCA uma vez por round.
Anand

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Anand em 26 Jun 2008, 09:12

Styker escreveu:Uma duvida, anoes sao imunes a bull rush? Digo isso pq eles reduzem o efeito de push, pull and slide eem 1 square, e bull rush agora soh afasta voce 1 square. Eu nao sei se fiz certo mas nas ultimas duas aventuras eu considerei que isso só funcionava contra poderes cujo efeito dava um push, pull ou slide, sendo o bull rush uma manobra e não um efeito então os anoes podem ser "bull rusheados" normalmente...

Um bull's rush causa um push de 1, e anão reduz pushes em 1. Eu entendo que anões são imunes à bull's rush, e acho que tem a ver com a raça.
Anand

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Leisses em 26 Jun 2008, 09:20

Pode acontecer de você fazer um CCA e um OA

Na verdade o que eu quis me referir é ao fato de que se você faz um CCA já não pode fazer um AO assim como você afirmou ser possível na frase acima quotada ^^

Styker acredito que push em sí já é considerado um efeito. No caso como efeito da manobra Bull Rush você "dá um push" no adversário de 1 square. Porque se você for ver as outras habilidades de um guerreiro por exemplo são manobras assim como um Bull Rush e provocam um efeito de push da mesma forma que a Bull Rush.
Leisses

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 26 Jun 2008, 12:04

Só que normalmente elas fazem alguma coisa e tem o efeito de empurrar. Já bull rush é um ataque (que nem poder é) que somente empurra.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Leisses em 26 Jun 2008, 12:23

Cara mas então os anões são considerados imunes a esta habilidade pois eles reduzem qualquer push em 1 square tornando o Bull Rush inútil contra eles.
Alias eu estava olhando esta habilidade e percebi que é realmente poderosa esta habilidade dos anões. Os caras são imunes ao efeito de trocentos poderes só com esta habilidade e ainda possuem saving throw automatico contra knocking prone.
Leisses

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 26 Jun 2008, 12:38

Mas no texto diz:

Stand Your Ground: When an effect forces you to
move—through a pull, a push, or a slide—you can
move 1 square less than the effect specifies. This
means an effect that normally pulls, pushes, or slides
a target 1 square does not force you to move unless
you want to.
In addition, when an attack would knock you
prone, you can immediately make a saving throw to
avoid falling prone.

Bull rush não é um poder, logo ele não gera um effect como descrito na descrição dos poderes, que alguns poderes geram effects portanto eu acho que anões podem ser afetados normalmente. Al+em do que essa habilidade me parece uma forma de reduzir o efeito de poderes que mexem voce além de dar uma porrada, bull rush apenas move voce, seria extremamente apelativo considerar que voce é imune a tudo que te dá push, pull e slide 1. Pela palavra effect eu acredito que funcione apenas com poderes.
Imagem
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 26 Jun 2008, 12:58

Efeito é qualquer coisa. Se estivesse escrito "um poder", e não "um efeito", eu até poderia concordar com você. Mas como diz "efeito", então qualquer coisa que cause um pull, push ou slide qualifica, não importa o que seja.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 26 Jun 2008, 13:05

Meu questionamento recai na prerrogativa que effect é uma palavra usada para descrever poderes e não uma palavra geral do jogo. Do mesmo jeito que a palavra power tem significado no jogo a palavra effect também o tem, e é algo usado na descrição dos poderes.

SPOILER: EXIBIR
"
Effect
Effect: Until the end of your next turn, the target’s attack rolls
against you take a penalty equal to your Wisdom modifier.
Effect: You become invisible and then teleport 4 squares. The
invisibility lasts until the start of your next turn.
Effect: The power’s area is difficult terrain until the end of
your next turn. You can end this effect as a minor action.
Effect: You gain temporary hit points equal to 2d6 + your
Constitution modifier.
Many powers produce effects that take place regardless
of whether your attack roll succeeds, and other
powers have effects that occur without an attack roll
being required. Example entries are given above.
The effects of powers are as varied as the powers
themselves. Some effects impose a condition on the
power’s target. Other effects provide a bonus or a benefit
(for you or your allies) or a penalty (for enemies).
Still others change the nature of the battlefield or
create something that didn’t exist a moment ago."

Ou seja, a palavra efeito tem todo um significado dentro do jogo, não é apenas uma palavra qualquer, eu acredito se fosse para funcionar contra TUDO a frase seria melhor colocada da seguinte forma "When you are forced to
move—through a pull, a push, or a slide—you can
move 1 square less than the effect specifies."

Viram a diferença no sentido?
Imagem
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 26 Jun 2008, 13:49

Pela sua lógica, a palavra Hit or Miss também só poderia ser usada para poderes. Essas descrições citadas por você indicam o efeito de um poder, mas não limitam efeitos a poderes. Qualquer ação que o personagem possa tomar pode causar um "efeito".

Se "efeito" fosse uma palavra-chave contida nas regras, ela estaria no índice remissivo no fim do livro. Não existe uma palavra-chave definida.

Por exemplo, olhe na página 300: rituais também têm "efeitos", mas não usa uma palavra-chave para tal.

E mais: pela sua lógica, poderes que forçam movimento somente ao acertar o oponente também não seriam afetados pela habilidade racial dos anões. Afinal, esse movimento forçado não faz parte da linha "effect", mas sim da linha "Hit". Aliás, a linha "Hit" aparece na descrição do Bullrush. Interessante, né?

(Ainda mais que a linha "Effect" só costuma ser usada em poderes que funcionam a despeito de atingirem ou errarem o alvo, e tendem a ser efeitos benignos, e não forçados)

Se você está tão encucado assim com o fato dos anões serem imunes a encontrões, faça com que, sempre que a habilidade racial deles anular um movimento forçado, eles tenham de fazer um saving throw para ver se serão afetados ou não. Assim, há 50% de chance dos anões serem afetados por um encontrão.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 26 Jun 2008, 14:23

:victory: Faz sentido Deicide, fui convecido :aham:
Imagem
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Otherwise em 26 Jun 2008, 14:24

Sem contar que todas as raças têm alguma habilidade interessante, sem necessariamente ser um poder. Essa é a do anão. :D Roubada? Talvez, mas e as das outras raças?
Otherwise

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Leisses em 26 Jun 2008, 15:08

Vejamos...

Elfos rolam uma segunda jogada de ataque
Halflings obrigam o adversário a rolar uma segunda jogada de ataque
Dragonborn jogam uma baforada com ação menor
Eladrin teleportam 5 quadrados
Meio elfos ganham um at-will de outra classe como um encounter power
Humanos ganham um at-will adicional.

Bem, eu sei que cada raça possui muitas outras variantes incluindo talentos especificos. Apenas comentei porque acredito que este poder é meio over pois, ao contrario dos poderes de todas as outras classes, que são 1 vez por combate(exceto humanos que, embora tenham um at-will adicional este serve apenas como mais uma opção dentre as que ele pode escolher mesmo não sendo humano), a do anão é a vontade e sequer consome alguma ação do mesmo como uma immediate action, por exemplo.

Não vou nerfar esta habilidade pois se colocaram ae deve ser porque é equilibrada e não posso constatar a eficiencia da mesma sem ver em jogo mas a primeira vista parece-me superior a qualquer outra.
Leisses

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários