Peço ajuda à mestres mais experientes

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Remotaku em 27 Jun 2008, 14:40

Bom, eu mestro rpg à algum tempo, fiquei um tempo sem jogar, mas agora com a 4º edição pretendo começar uma campanha.

Mas, uma coisa que eu não gosto nas minhas proprias aventuras é que eu acho elas muito Dungeon Crawl. E desta vez eu queria fazer uma campanha que focasse bastante na interpretação, mas claro sem tirar completamente a ação.

Queria então pedir ajuda e dicas com esse tipo de aventura que não estou muito habituado a mestrar. E tambem pedir ajuda com o desemvolvimento inicial da campanha. Poderiam então me dizer algo como um plot inicial, um resumo de um tipo de historia que se encaixasse bem nesse tipo de campanha um pouco mais voltada para roleplay?

What else should he be set for, with his staff?
What, save to waylay with his lies, ensnare
All travellers who might find him posted there,
And ask the road? I guessed what skull-like laugh
Would break, what crutch 'gin write my epitaph
For pastime in the dusty thoroughfare,
Remotaku

Mensagempor Aluriel de Laurants em 27 Jun 2008, 15:24

Em primeiro lugar, crie um mundo.

Ele não precisa ser completo e politicamente definido a perfeição, mas você precisa ter uma idéia dos lugares mais importantes, como eles funcionam e agem politica e economicamente. Se inspirar em algumas coisas históricas pode ajudar.

Em segundo lugar, leia o background dos seus jogadores.

Em alguns backgrounds você vai encontrar ganchos que podem ser colocados na campanha e tornar o mundo mais vivo e interessante, quase sempre tem idéias legais pra você pegar nos backgrounds.

Em terceiro lugar, converse com os seus jogadores.

Veja que tipo de histórias eles acham mais legais e procure ir por ali como uma orientação, elas podem te dar o tom da aventura, além de juntos surgirem algumas idéias que se vc pescar, ainda dá pra implementar na campanha.

Em quarto lugar, cuidado com os NPCs

NPCs podem ser muito legais, ajudar a historia a crescer e ser épica ou torrar a paciencia dos seus jogadores, use-os com sabedoria, não lote o mundo com NPCs fodões, equilibre os fortes, os fracos, os espertos e os carismáticos, uma boa distribuição deles dá ainda mais vida pro cenário.

Em quinto lugar, apresente surpresas.

Assim como no cinema ou literatura, surpresas e reviravoltas, são as coisas que realmente movem uma boa história, uma missão que começa de um jeito, mas as coisas desandam e levam o grupo para um outro rumo, podem ser interessantes de vez em quando.

Em sexto lugar, procure referencias.

Filmes e livros podem ser uma fonte de inspiração antes de narrar, veja filmes de aventura, heróicos, históricos ou épicos, já que vc vai jogar D&D, veja como eles contam suas histórias, ajuda muito.

E em ultimo, mas não menos importante, divirta-se.

Enquanto o jogo for divertido pra você, é o quanto vale você gastar seu tempo na aventura, a historia flui e os personagens embarcam na historia, enfim mestre também se diverte.

Dica Bônus - Objetos de cena, ou trilhas sonoras ajudam muito na hora de dar um clima na campanha, musica sem canto, volume baixo e com a batida certa ajuda e de vez em quando ter algum objeto de cena simples também é legal, como é D&D, as miniaturas já ajudam muito nesse quesito, mas se não tiver miniaturas, improvise, peças de xadrez, bonecos de lego ou pinos de banco imobiliário já ajudam e qualquer treco serve como limitador de campo ou obstáculo.

Espero que tenha sido de alguma ajuda.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Remotaku em 27 Jun 2008, 16:06

Valeu pela dicas Aluriel ^^
Eu estou pensando em jogar em forgotten realms. Na região de baldur's gate. Fica mais facil de criar uma trama.
Sobre o backgroud, mandei os jogadores fazerem. Tem um Dragonborn no grupo, acho que talvez botarei algo sobre o reino caido da raça.
As miniaturas eu estou dando um jeito aki... acho que vou comprar os marcadores de papel.
Vou tentar me controlar nos NPCS xD. È que as vezes os jogadores falam tão pouco com os NPCs e quase nada entre si que eu tenho que por um NPC para ser meio que um porta voz =\ eu acho bem chato isso...

bom, no mais valeu pelas dicas ^^

Remotaku

Mensagempor Youkai X em 27 Jun 2008, 16:26

Os seus PCs falam muito pouco com os NPCs? Faça os NPCs falarem com os PCs> E quando digo NPCs, incluo desde os mercadores, trabalhadores, transeuntes até mesmo guardas e outros aventureiros. E na 4E ainda tem as skill challenges. Daí é possível criar encontros inteiros baseados em interações sociais, investigação e outras possibilidades não-combativas.

E quais são os PCs do teu grupo e um resumo do backgrounde deles?
Youkai X

Mensagempor Remotaku em 27 Jun 2008, 17:07

O background eles estão fazendo (ou espero que façam -_-)
Acho que terei de fazer isso msm, fazelos conversar com todos os npcs possiveis, para tentar colocalos dentro so jogo, fazer com que sejam parte da historia da região e talz.

Remotaku

Mensagempor Aluriel de Laurants em 27 Jun 2008, 23:03

Nota pessoal, não coloque um só Reino dos dragonborns, porque soa temático, espalhe mais alguns reinos menores, vilas ou colonias de dragonborn pelo mundo.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Voltar para Dicas & Ideias