Diários do XVI EIRPG - 2008

Discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderadores: Mirallatos, Moderadores

Mensagempor Madrüga em 06 Jul 2008, 22:46

A FOTO SPELLIANA

Em pé: Leddy, Dragão de Bronze, Sol (o apelido dele é o máximo, véééi, elee tem um BLACK POWER RUIVO!), Capitão Allef, cara-aleatório-que-ainda-não-é-da-Spell-mas-é-amigo-de-alguém-que-é, Faerunian, Morlot, Wency.
Agachados: Amigo-do-Vaca-que-também-ainda-não-é-da-Spell-mas-vai-ser, GarotoVaca (falta cabelo!), Pichu, Madruguetz!, Dahak, Emil.
Caio e Leila.
Obs: Foto tirada pela namorada do Madruga.

Imagem

É com imenso prazer que escrevo aqui essas poucas linhas para falar do sucesso que foi o EIRPG desse ano. Eu mesmo já andava desesperançoso com o evento, e ia por puro hábito, mais para ver os colegas de Spell que por outra coisa. Mas este ano se provou um fenômeno, principalmente no que tange à comunidade Spell e os rumos que podemos tomar no futuro, e os destinos do RPG nacional. Exagero? É claro. Mas pretendo relatar aqui rapidamente tudo que ocorreu.

O sábado transcorreu sem grandes acontecimentos, embora tivéssemos tido a oportunidade de encontrar muitos membros da Spell, entre conhecidos e desconhecidos. Eu e Allef iniciamos a operação de venda de camisetas que, embora tenha dado poucos resultados, foi significativa o suficiente para mostrar a força de nosso nome pelo evento todo. Com a ajuda dos membros Sol e Emil (e de minha namorada), filmei umas partes do evento, narrando com as usuais reclamações e impropérios; consegui inclusive entrar no estande da Devir e filmar e falar mal dos "seres do inferno"! Não percam o pseudocumentário pronto em breve: infelizmente, por força de alguns imprevistos, o segundo dia não pôde ser filmado, e teremos de recorrer a outros recursos. No primeiro dia encontrei Wency, Morlot, Wykthor, Dinobot, GarotoVaca, Dragão de Bronze, guca0, Sr. Pichu, Faerunian, Allefcapt, João Aragorn, Suicide Fairy, Lederon, Smaug, Emil, Sol, Dahak, Faerunian e Dregoth.

No meio do dia, um almoção na churrascaria vizinha serviu de ritual para os spellianos presentes se conhecerem e conveersarem bastante. Allef ainda aproveitou para contar de novo a história da Spell para todos que não a conheciam.

O segundo dia foi mais recheado de eventos bombásticos. Entre tediosos torneios de armas medievais de espuma e concursos de cosplay, assisti a uma palestra proferida pelo nosso Allefcpt a respeito do trabalho dele com o RPG na educação (em conjunto com a empresa que lhe paga o pão, a Petrobras), e pude entender melhor como isso é feito e a contribuição dele para o cenário do RPG e sua subseqüente aceitação. Também pude fazer uns contatos interessantes no que concerne ao assunto da palestra.

Após o almoço, o evento foi a "casa de vidro" com o famigerado D3 em um dos auditórios. Cheguei lá meio atrasado com o GarotoVaca, e pude assistir a toda a mesa-redonda; por pressão dos companheiros, fiz uma pergunta ao D3 sobre esse feedback que eles vêm fazendo com os tópicos nos fóruns, se eles pretendem continuar, visto que é uma coisa boa e faz o público pensar que influi mesmo nas decisões e traduções, etc. Surpreendi-me ao ver que a mesa-redonda teve um bom saldo, e clarificou algumas questões. Nosso Nibelung foi mencionado também. Logo em seguida, guca0 (ou Gucão) me fez passar vergonha ao perguntar para o D3 quando ele pretendia abrir o tal tópico na Spell (XD), ao que o próprio D3 respondeu: já está aberto, esperteza. Hoje Gucão aprendeu uma valiosa lição.

Ao fim do evento, subi ao palco para entregar ao D3 uma camiseta da Spell, apresentar-me e conversar com ele. Tiramos fotos, ele aceitou tudo com bom humor, colocou a camiseta da Spell por cima para as fotos, e ainda comentou que estava com receio de fazer o tópico por aqui, e que "não batemos tão forte" nele assim. Conversamos, bem amistosamente, sobre a necessidade de passar por sobre picuinhas bestas de fórum (tipo Rede versus Spell ou Devir versus Spell ou TODO MUNDO versus Spell) para poder tentar reverter o momento frágil em que vive o RPG hoje.

Falamos sobre os podcasts, e ele ouviu os podcasts da Spell e pretende, com essa abordagem mais amena de hoje, convidar alguns de nós para participar do podcast dele, bem como fazer uns encontros de sites, fóruns e podcasts de RPG em geral no futuro, para poder unificar o movimento de alguma forma. Os companheiros da equipe D3 system também conversaram conosco (eu, Faerunian, Gucão), e ficaram bastante felizes de podermos conversar civilizadamente. Deram-nos cartões, prometeram futuros contatos e ainda me pediram para falar numa gravação "aqui é o Seu Madruga da Spell RPG, e eu ouço o D3cast". Meus companheiros de Spell certamente perderam um pouco de fé em mim (XD), mas sinto que esse deveria ser o tipo de contato que tem de haver entre a Spell e a Devir, por exemplo. Um canal mais aberto, mais bom-humor; não que saiamos cantando de mãos dadas em campos floridos, mas isso é um bom começo.

Logo em seguida tivemos uma longa conversa (destaque para Faerunian e Allefcapt) sobre os rumos futuros da Spell, novas idéias de projetos para o site (inclusive uma nova luz sobre o já inerte zine), para mudanças e, principalmente, para que percamos um pouco essa imagem (um tanto real, admito) de que somos uma comunidade de veteranos rabugentos que não contribuem em nada para a comunidade (algo como universidades públicas). Penso que em breve essas idéias, postas em prática, podem mudar e muito o panorama da Spell de hoje, e nos lançar mais ainda como portal de importância no RPG brasileiro.

Posso dizer agora que, não só pela boa companhia, pelas fotos, pelos eventos com o pessoal do fórum, mas também por tudo que nos uniu mais ainda, todas as boas idéias e projetos que apareceram e, principalmente, pelas mudanças de paradigma, esse EIRPG foi um evento memorável, destacando-se entre os eventos passados. Convidade internacional? Não me lembro. Era o cara do Exalted, acho, que acabou ficando em segundo plano nesse que foi o encontro da Spell.

Editado: Ah, encontramos também a Lola no segundo dia. E eu queria me desculpar com o Wykthor por não ter conseguido conversar com ele direito. O evento foi muito movimentado! E encontramos mais gente da Spell ainda, como o Blackbird. Esqueci de uns nomes, mas postaremos!

Deicide também esteve lá, e nos mostrou os livros que imprimiu com seu material próprio... e é impressionante, para não botar defeito. Ele veio de longe (Goiânia!!), entregou cartões (apesar dos seguranças chatos tentarem impedir), e mostrou como o esforço e investimento podem render bons frutos. Vamos comprar quando ele lançar, cambada!

Madruga, colocarei algumas notas aqui ok? (Allef)
ALGUMAS FOTOS SPELLIANAS:

FADA SUICIDA - - 15 fotos em http://fadasuicida.multiply.com/photos/ ... I_EIRPG_o#

BLOGS

OOze: http://www.ooze.com.br/2008/07/10/eirpg-2008/

LEDERON - http://lederon.multiply.com/photos/album/16/XVI_EIRPG
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Dragão de Bronze em 06 Jul 2008, 23:03

Eu estou sentindo o mesmo que o Madruga.

E vou ler o que ele postou, aí eu posso comentar feito gente. Ou feito dragão.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor ElBandana em 06 Jul 2008, 23:16

Haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa eu vi vcs XD

otimo resumao madruga mas cade as fotos???? XD

no mas...

abraços apertados em todos XD
"A vida não é medida pelo numero de vezes que voce respira, mas pela quantidade de momentos que lhe tiraram o folego"

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
ElBandana

Mensagempor Madrüga em 06 Jul 2008, 23:23

As fotos? Tenho que esperar pela Lola e pelo Faerunian, que tiraram. Esse ano eu estava sem máquina fotográfica... só tenho agora o vídeo, que editarei essa semana.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Sampaio em 06 Jul 2008, 23:41

Muito, muito bom.

E tb aproveito pra recomenda os livros do Deicide tb. O cara tem a manha.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Irish Carbon em 06 Jul 2008, 23:51

Ano que vem eu vou. Juro.

Lá vou eu perturbar vocês :P
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.

Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Irish Carbon

Twitter: @ErickPolido

Mensagempor Dragão de Bronze em 07 Jul 2008, 00:09

Seu_Madruga escreveu:assisti a uma palestra proferida pelo nosso Allefcpt a respeito do trabalho dele com o RPG na educação (em conjunto com a empresa que lhe paga o pão, a Petrobras), e pude entender melhor como isso é feito e a contribuição dele para o cenário do RPG e sua subseqüente aceitação. Também pude fazer uns contatos interessantes no que concerne ao assunto da palestra.

Pena ter perdido. Saí do jogo tarde nos dois dias.
Na próxima me programo melhor.

Seu_Madruga escreveu:por pressão dos companheiros, fiz uma pergunta ao D3 sobre esse feedback que eles vêm fazendo com os tópicos nos fóruns, se eles pretendem continuar, visto que é uma coisa boa e faz o público pensar que influi mesmo nas decisões e traduções, etc.

O ponto alto da mesa redonda foi a pergunta do Madruga. Nem importou qual era, precisávamos vê-lo perguntando.
Não pensávamos que ia ser tão pacífico, mas foi divertido mesmo assim.

Seu_Madruga escreveu:Logo em seguida, guca0 (ou Gucão) me fez passar vergonha ao perguntar para o D3 quando ele pretendia abrir o tal tópico na Spell (XD), ao que o próprio D3 respondeu: já está aberto, esperteza. Hoje Gucão aprendeu uma valiosa lição.

Guca0, o cara com a incrível capacidade de berrar, e de perguntar ao D3 por que GURPS 4th atrasou.
O D3 deu uma sugestão legal. Mudar o título do tópico deles aqui para Casa de Vidro também. Dá mais visibilidade a ele.

Seu_Madruga escreveu:Falamos sobre os podcasts, e ele ouviu os podcasts da Spell e pretende, com essa abordagem mais amena de hoje, convidar alguns de nós para participar do podcast dele, bem como fazer uns encontros de sites, fóruns e podcasts de RPG em geral no futuro, para poder unificar o movimento de alguma forma. Os companheiros da equipe D3 system também conversaram conosco (eu, Faerunian, Gucão), e ficaram bastante felizes de podermos conversar civilizadamente. Deram-nos cartões, prometeram futuros contatos e ainda me pediram para falar numa gravação "aqui é o Seu Madruga da Spell RPG, e eu ouço o D3cast". Meus companheiros de Spell certamente perderam um pouco de fé em mim (XD), mas sinto que esse deveria ser o tipo de contato que tem de haver entre a Spell e a Devir, por exemplo. Um canal mais aberto, mais bom-humor; não que saiamos cantando de mãos dadas em campos floridos, mas isso é um bom começo.

Detalhe: O Madruga ainda não ouviu os SpellCasts.
E o D3 demonstrou muita boa vontade. Em tudo. Se antes eu reclamava dos atrasos da Devir (que ainda não vejo perspectiva de melhora XD), hoje percebo que eles estão se esforçando pra dar voz ao público.
D3 falou que não havia gostado da idéia do Podcast, e antes disso da idéia do Blog, e dos tópicos em fóruns, mas foi convencido a fazer todos mesmo assim :P
Não sei se você pegou essa parte da conversa, no começo.

Seu_Madruga escreveu:Logo em seguida tivemos uma longa conversa (destaque para Faerunian e Allefcapt) sobre os rumos futuros da Spell, novas idéias de projetos para o site (inclusive uma nova luz sobre o já inerte zine), para mudanças e, principalmente, para que percamos um pouco essa imagem (um tanto real, admito) de que somos uma comunidade de veteranos rabugentos que não contribuem em nada para a comunidade (algo como universidades públicas). Penso que em breve essas idéias, postas em prática, podem mudar e muito o panorama da Spell de hoje, e nos lançar mais ainda como portal de importância no RPG brasileiro.

Ai, somos uma universidade pública XD
Vou seguir a dica do Allef. Precisamos de material.
Mão na massa. Essas férias tenho muito o que fazer.

Seu_Madruga escreveu:Deicide também esteve lá, e nos mostrou os livros que imprimiu com seu material próprio... e é impressionante, para não botar defeito. Ele veio de longe (Goiânia!!), entregou cartões (apesar dos seguranças chatos tentarem impedir), e mostrou como o esforço e investimento podem render bons frutos. Vamos comprar quando ele lançar, cambada!

Não há como discordar disso. Ele gastou uma fortuna pra vir até aqui e mostrou os livros.

Foi suficiente pra me convencer a entrar na Underhaven e fuçar mais um pouco.

De resto, concordo com tudo. Adorei jogar Changeling, o sistema/cenário é realmente bom, saí das mesas satisfeito. Gostei dos sistema do Caio (Smaug), e vou ajudá-lo a melhorar... depois de postar meu cenário de piratas por aqui.
A camisa do Sgt. Pincel do Dinobot tava mórlesgal XD
E eu ainda não aceito o GarotoVaca com aquele cabelo e aquela robustez toda. pra mim, ele continua tendo cabelão.
E agora eu também estou na campanha do Draco pra expandir a Spell.

e o Madruga é muito sexy! XD
ImagemImagem

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze

Mensagempor Wency em 07 Jul 2008, 03:46

Cara, se eu pudesse eu quotava toda a aventura da mesa(Somente Spelliana) do Smaug...

Cantada oferecida como ajuda para o Dragão de Bronze por Blackbird na EIRPG:
Blackbird escreveu:Você tem menos barba que a minha mãe!!!

All Hail Günther!

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Wency

Mensagempor Anand em 07 Jul 2008, 08:56

Infelizmente eu passei corrido lá no EIRPG só pra vender meus livros, mas acabei jogando uma mesa da RPGA no sábado de manhã, mas já saí correndo para almoçar com a minha namorada. Fica para próxima. Queria ter pelo menos encontrado o esforçado editor do Spellcast! :D

Do pouco que vi, no entanto, gostei. As palestras esse ano estavam muito bacanas, e um clima muito melhor que o ano passado. Encontrei o pessoal da Area-RPG no shopping Santa Cruz também, bem rápido.
Anand

Mensagempor guca0 em 07 Jul 2008, 09:56

guca0: Sorte sua que o madruga tá aqui.

conheci o d3, que como sempre tinha respostas evazivas.
Conheci uma penca de gente aqui da spell, dentre elas o madruga (porra, pensei que vc fosse mais velho ¬¬) o allef (Super gente boa), o bandana, a carol, a hiperativa, o sr ligra, LorD, a Lola,o pequeno Dinobot, Smaug, Dragão de bronze, Faeurn, BlackBird, Wency, sr pichu, Fada suicida, Lederon, GarotoVaca, Johnny Menezes, Cobbi, mal aí se eu esqueci alguém.

Mestrei o orc e a torta no primeiro dia, e fiquei conversando com o sr pichu no segundo, Encaminhei os membros da spell à simpatia gaúcha, comprei meus preciosos livros de gurps, e também consegui um escudo de GURPS e comprei o Werewolf, Forsaken. depois eu posto mais.
guca0

Mensagempor Dragão de Bronze em 07 Jul 2008, 11:59

dsaraujo escreveu:Queria ter pelo menos encontrado o esforçado editor do Spellcast! :D

Talvez o cara mais alto de toda a Spell.
Não sei como não conseguiu vê-lo XD

Editado: é talvez porque me disseram que o Nibelung é gigante também :P
ImagemImagem

Dragão de Bronze

Mensagempor Wally em 07 Jul 2008, 13:07

Dammit... acabei encontrando uma carinha (que num lembro o nome) que tava com uma banderinha da Spell.. e ele não sabia quem eu era e vice-versa.. :blink:

De resto num encontrei niguém fora um pessoal que eu ja conhecia (carol hiperativa, bandana...) Dammit.. ninguém viu um caderno tosko no ar, escrito "Wally is here!!!" ?!?

ps: na prox arranjo uma roupa de Wally pra num ter ese problema. :sobrancelha:
"Um montaigne em cima da tora,
Um montaigne em cima da tora,
Se um montaigne cair no mar,
Quantos montaignes ficarão na tora?"

Henrich Walles, Arqueiro de Goodfellow, Avalon, ao ameaçar um "companheiro" de navio com o arco armado, que estava escondendo um baú cheio de ouro do resto da tripulação, boiando em cima de um resto de mastro em mar aberto!

É por essas e outras q eu adoro 7th Sea!
Nada como a sabedoria que vem do mar!<== eu juro que a imagem vale a pena..
Wally

Mensagempor Lola em 07 Jul 2008, 13:42

O ponto alto da mesa redonda foi a pergunta do Madruga. Nem importou qual era, precisávamos vê-lo perguntando.
Não pensávamos que ia ser tão pacífico, mas foi divertido mesmo assim.

Pichu -Pergunta ai madruga?
Madruga - Perguntar o que? Não tenho nada pra perguntar...
Pichu - Inventa logo e pergunta, ta acabando a palestra caraio :bwaha:

:ops:
A noite posto, ta cabando horario de almoço aheuhaeuahuhaehuaeu
Deixe que digam, que pensem, que falem...
Lola

Mensagempor Anand em 07 Jul 2008, 14:01

Apareci numa foto oficial! Eu sou o cara do canto esquerdo, com cabelo na cara e blusa marrom, lendo a ficha do Sword Mage.

http://www.devir.com.br/rpg/eirpg_sp_imagem_sab.php?n=13
Anand

Mensagempor Dragão de Bronze em 07 Jul 2008, 14:10

Véi, houve um grupo brutalmente grande da Spell lá.

Bandana cumprimentou a gente. Carol... bom, ainda nunca a vi XD
ImagemImagem

Dragão de Bronze

Próximo

Voltar para RPG & Sociedade