Em pé: Leddy, Dragão de Bronze, Sol (o apelido dele é o máximo, véééi, elee tem um BLACK POWER RUIVO!), Capitão Allef, cara-aleatório-que-ainda-não-é-da-Spell-mas-é-amigo-de-alguém-que-é, Faerunian, Morlot, Wency.
Agachados: Amigo-do-Vaca-que-também-ainda-não-é-da-Spell-mas-vai-ser, GarotoVaca (falta cabelo!), Pichu, Madruguetz!, Dahak, Emil.
Caio e Leila.
Obs: Foto tirada pela namorada do Madruga.
É com imenso prazer que escrevo aqui essas poucas linhas para falar do sucesso que foi o EIRPG desse ano. Eu mesmo já andava desesperançoso com o evento, e ia por puro hábito, mais para ver os colegas de Spell que por outra coisa. Mas este ano se provou um fenômeno, principalmente no que tange à comunidade Spell e os rumos que podemos tomar no futuro, e os destinos do RPG nacional. Exagero? É claro. Mas pretendo relatar aqui rapidamente tudo que ocorreu.
O sábado transcorreu sem grandes acontecimentos, embora tivéssemos tido a oportunidade de encontrar muitos membros da Spell, entre conhecidos e desconhecidos. Eu e Allef iniciamos a operação de venda de camisetas que, embora tenha dado poucos resultados, foi significativa o suficiente para mostrar a força de nosso nome pelo evento todo. Com a ajuda dos membros Sol e Emil (e de minha namorada), filmei umas partes do evento, narrando com as usuais reclamações e impropérios; consegui inclusive entrar no estande da Devir e filmar e falar mal dos "seres do inferno"! Não percam o pseudocumentário pronto em breve: infelizmente, por força de alguns imprevistos, o segundo dia não pôde ser filmado, e teremos de recorrer a outros recursos. No primeiro dia encontrei Wency, Morlot, Wykthor, Dinobot, GarotoVaca, Dragão de Bronze, guca0, Sr. Pichu, Faerunian, Allefcapt, João Aragorn, Suicide Fairy, Lederon, Smaug, Emil, Sol, Dahak, Faerunian e Dregoth.
No meio do dia, um almoção na churrascaria vizinha serviu de ritual para os spellianos presentes se conhecerem e conveersarem bastante. Allef ainda aproveitou para contar de novo a história da Spell para todos que não a conheciam.
O segundo dia foi mais recheado de eventos bombásticos. Entre tediosos torneios de armas medievais de espuma e concursos de cosplay, assisti a uma palestra proferida pelo nosso Allefcpt a respeito do trabalho dele com o RPG na educação (em conjunto com a empresa que lhe paga o pão, a Petrobras), e pude entender melhor como isso é feito e a contribuição dele para o cenário do RPG e sua subseqüente aceitação. Também pude fazer uns contatos interessantes no que concerne ao assunto da palestra.
Após o almoço, o evento foi a "casa de vidro" com o famigerado D3 em um dos auditórios. Cheguei lá meio atrasado com o GarotoVaca, e pude assistir a toda a mesa-redonda; por pressão dos companheiros, fiz uma pergunta ao D3 sobre esse feedback que eles vêm fazendo com os tópicos nos fóruns, se eles pretendem continuar, visto que é uma coisa boa e faz o público pensar que influi mesmo nas decisões e traduções, etc. Surpreendi-me ao ver que a mesa-redonda teve um bom saldo, e clarificou algumas questões. Nosso Nibelung foi mencionado também. Logo em seguida, guca0 (ou Gucão) me fez passar vergonha ao perguntar para o D3 quando ele pretendia abrir o tal tópico na Spell (XD), ao que o próprio D3 respondeu: já está aberto, esperteza. Hoje Gucão aprendeu uma valiosa lição.
Ao fim do evento, subi ao palco para entregar ao D3 uma camiseta da Spell, apresentar-me e conversar com ele. Tiramos fotos, ele aceitou tudo com bom humor, colocou a camiseta da Spell por cima para as fotos, e ainda comentou que estava com receio de fazer o tópico por aqui, e que "não batemos tão forte" nele assim. Conversamos, bem amistosamente, sobre a necessidade de passar por sobre picuinhas bestas de fórum (tipo Rede versus Spell ou Devir versus Spell ou TODO MUNDO versus Spell) para poder tentar reverter o momento frágil em que vive o RPG hoje.
Falamos sobre os podcasts, e ele ouviu os podcasts da Spell e pretende, com essa abordagem mais amena de hoje, convidar alguns de nós para participar do podcast dele, bem como fazer uns encontros de sites, fóruns e podcasts de RPG em geral no futuro, para poder unificar o movimento de alguma forma. Os companheiros da equipe D3 system também conversaram conosco (eu, Faerunian, Gucão), e ficaram bastante felizes de podermos conversar civilizadamente. Deram-nos cartões, prometeram futuros contatos e ainda me pediram para falar numa gravação "aqui é o Seu Madruga da Spell RPG, e eu ouço o D3cast". Meus companheiros de Spell certamente perderam um pouco de fé em mim (XD), mas sinto que esse deveria ser o tipo de contato que tem de haver entre a Spell e a Devir, por exemplo. Um canal mais aberto, mais bom-humor; não que saiamos cantando de mãos dadas em campos floridos, mas isso é um bom começo.
Logo em seguida tivemos uma longa conversa (destaque para Faerunian e Allefcapt) sobre os rumos futuros da Spell, novas idéias de projetos para o site (inclusive uma nova luz sobre o já inerte zine), para mudanças e, principalmente, para que percamos um pouco essa imagem (um tanto real, admito) de que somos uma comunidade de veteranos rabugentos que não contribuem em nada para a comunidade (algo como universidades públicas). Penso que em breve essas idéias, postas em prática, podem mudar e muito o panorama da Spell de hoje, e nos lançar mais ainda como portal de importância no RPG brasileiro.
Posso dizer agora que, não só pela boa companhia, pelas fotos, pelos eventos com o pessoal do fórum, mas também por tudo que nos uniu mais ainda, todas as boas idéias e projetos que apareceram e, principalmente, pelas mudanças de paradigma, esse EIRPG foi um evento memorável, destacando-se entre os eventos passados. Convidade internacional? Não me lembro. Era o cara do Exalted, acho, que acabou ficando em segundo plano nesse que foi o encontro da Spell.
Editado: Ah, encontramos também a Lola no segundo dia. E eu queria me desculpar com o Wykthor por não ter conseguido conversar com ele direito. O evento foi muito movimentado! E encontramos mais gente da Spell ainda, como o Blackbird. Esqueci de uns nomes, mas postaremos!
Deicide também esteve lá, e nos mostrou os livros que imprimiu com seu material próprio... e é impressionante, para não botar defeito. Ele veio de longe (Goiânia!!), entregou cartões (apesar dos seguranças chatos tentarem impedir), e mostrou como o esforço e investimento podem render bons frutos. Vamos comprar quando ele lançar, cambada!
Deicide também esteve lá, e nos mostrou os livros que imprimiu com seu material próprio... e é impressionante, para não botar defeito. Ele veio de longe (Goiânia!!), entregou cartões (apesar dos seguranças chatos tentarem impedir), e mostrou como o esforço e investimento podem render bons frutos. Vamos comprar quando ele lançar, cambada!
Madruga, colocarei algumas notas aqui ok? (Allef)
ALGUMAS FOTOS SPELLIANAS:
FADA SUICIDA - - 15 fotos em http://fadasuicida.multiply.com/photos/ ... I_EIRPG_o#
BLOGS
OOze: http://www.ooze.com.br/2008/07/10/eirpg-2008/
LEDERON - http://lederon.multiply.com/photos/album/16/XVI_EIRPG

) o allef (Super gente boa), o bandana, a carol, a hiperativa, o sr ligra, LorD, a Lola,o pequeno Dinobot, Smaug, Dragão de bronze, Faeurn, BlackBird, Wency, sr pichu, Fada suicida, Lederon, GarotoVaca, Johnny Menezes, Cobbi, mal aí se eu esqueci alguém.