Comente os livros que você leu recentemente

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Ken-Ohki em 21 Jul 2008, 00:41

Fëanor escreveu:Finalmente tomei vergonha na cara e li Os Miseraveis (de Victor Hugo).

E sim, é MUITO, MUITO, MUITO, MUUUUUUUITO BOM.

Não escrevem mais livros como antigamente...

Eu li a versão reduzida pra crianças quando era criança, e li depois a versão do Victor Hugo, realmente, é muito bom.

Os últimos livros que eu li foram os 7 Volumes de "A Torre Negra" de Stephen King

Todos os livros são muito bons e se completam. É impossível entender um livro sem ter lido o anterior (por isso muitos acham o primeiro livro muito enigmático, :)). Recomendo, muito bom. Se possível, ler os outros títulos de Stephen King, pois ele usa personagens e elementos de outras histórias. Quase todos que entram em contato com os personagens principais tem alguma referência a algum outro livro dele.

Depois disso, só livros de Lógica Computacional e Inteligência Artificial... huahauhauh

Vou aproveitar minhas férias pra ler algo legal ^^
"First came the smiles, after the lies. At last, the shootout."
Roland Deschain, The Dark Tower

Curupaco.
Ken-Ohki
Webmaster

Twitter: @joaoprp

Mensagempor corinthiana em 24 Jul 2008, 09:57

Acabei de ler "Histórias de Robôs" do Isaac Asimov. No prefácio já vem escrito a descrição perfeita para o livro: "bem vindo ao mundo da antecipação". A maioria dos autores escreveu os contos ali reunidos entre as décadas de 40 e 50 e na maioria deles vemos teorias sobre coisas que só existem hoje (nanotecnologia por exemplo). Além do mais, é uma ótima referência para quem quer mestrar aventuras futuristas.
Imagem
Imagem
corinthiana

Mensagempor ConstantLover em 26 Ago 2008, 02:10

Estou lendo um livro chamado "Cidades Invisiveis" do Ítalo Calvino.
Fala sobre as cidades que Marco Polo viajou e os relatos que ele faz delas para o rei.
Obviamente é ficção, e as cidades são mutcho loucas e fazem despertar o imaginário.
Tem uma delas, Zenóbia, que parece (na minha cabeça) uma das Torres do Duas Torres e é uma história legal, sobre homens que tinham o mesmo sonho, onde uma mulher nua de cabelos muito compridos corre por uma cidade que funciona em circulos. Os homens acordavam e iam procurar pela cidade e chegando nela contruiam muros para trancar a mulher exatamento no ponto em que ela fugia... e assim vai.
É muito bom, uma ótima leitura para rpgistas e loucos em geral :D
Urbanistas também.
ConstantLover

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Set 2008, 14:24

Lendo A Tumba e Outras Histórias, do Lovecraft.

Uma das últimas histórias "oficiais" (aquelas que foram realmente publicadas, não eram rascunhos e nem as "primeiras histórias") é extremamente bizarra (sim, todas são, mas essas é tão bizarra que nem parece dele).
Fala sobre um explorador de Vênus procurando cristais de energia adorados por homens-lagartos. Na metade do conto ele se perde num labirinto com paredes invisíveis, e lá fica até o fim do conto, tentando escapar.

O estranho é que é uma ficção científica digna de cyberpunk, mas sem os computadores. Tem máscaras de oxigênio movidos a cubos com uma substância estranha, pistolas lança-chamas, energia que move uma cidade por um ano movida apenas a um cristal... a única coisa que realmente parece com ele são os homens-lagartos, que têm tentáculos e tudo.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Captain Beefheart em 16 Set 2008, 16:24

Nos últimos dias li A Obra-Prima Ignorada, de Balzac, com o posfácio do Teixeira Coelho. Muito bom, o posfácio inclusive (e quase que principalmente).
Captain Beefheart

Mensagempor Seth em 16 Set 2008, 20:25

VA: Já li esse material. Gostei um bocado e comprei outros livros dele.

Atualmente, com os Sertões de um lado e outro livro do outro. Ver se compro Guerra e Paz esse mês.
Seth

Mensagempor Smaug em 18 Set 2008, 13:41

Lendo A Tumba e Outras Histórias, do Lovecraft.

Ok, vou comprar... pela sua descrição fiquei curioso e achei pra vender por R$ 14,00 em Amparo...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Doktor Faustus em 22 Set 2008, 20:47

Tentei ler A Canção dos Nibelungos.

Não consegui.

Explico: peguei uma versão da história do período romântico. É uma versão em prosa lançada pela editora Martins Fontes. Tem o que há de pior no romantismo: ideal cavalheiresco, cristianismo, mulher (e homem) terrivelmente idealizados, e o Leitmotiv mais importante parece ser o da suntuosidade das vestes das mulheres.

O autor é desconhecido, mas o livro até parece ter sido escrito por Dorothea Schlegel - ela escreveu A Vida do Mago Merlin nos mesmos moldes, com um Merlin temente a Deus e que morre devido ao amor de uma mulher.

Vou procurar o libreto de Wagner ou uma nova versão que saiu pela Fischer Verlag.

Lendo agora "Don Juan narrado por ele mesmo", de Peter Handke, e "A História do Diabo", de Flusser.
"Não, não são plantas, apenas fingem sê-lo. Mas nem por isso vocês devem menosprezá-las. Pois é precisamente a circunstância de elas pretenderem sê-lo e darem o melhor de si nesse sentido o que as torna merecedoras de todo o nosso apreço."
Jonathan Leverkühn, em Doutor Fausto, de Thomas Mann.
Doktor Faustus

Mensagempor Seth em 23 Set 2008, 14:45

com um Merlin temente a Deus e que morre devido ao amor de uma mulher.

Me parece que na versão de um dos monges que fizeram a história, acho que o Geofredo, o Merlim dorme na floresta negra devido a maldição de Viviana/Nimue, a dama do lago. Vou dar uma procurada.

Merlim temente a deus não é um troço tçao complicado quando pensamos que foram monges medievais que deram forma ao ciclo arturiano, inclusive pegando lendas e modificando seu aspecto superficial. A demanda do Santo Graal, por exemplo, é bem similiar a uma história mais antiga, sobre um dos caldeirões mágicos dos bretões/celtas. O mesmo pode ser dito a respeito de Tristão e Isolda.

O que eu não gosto numa obra como essa, porém, é uma linguagem excessivamente romântica, com aquela superdescrição da angústia do mundo dos personagens.

Sobre a Canção dos Nibelungos, espero que você encontre por ai. Eu considero uma das obras mais importantes para se entender o imaginário dos povos nórdicos.
Seth

Mensagempor Léderon em 24 Set 2008, 09:19

Estou lendo o terceiro volume de A Caverna de Cristais, chamado Despertar do Dragão.

Realmente faz tempo que preciso recomendar essa série aqui. A história é fantástica. E a autora é brasileira \o/

O enredo, a partir do primeiro volume (O Arqueiro e a Feiticeira) começa com três personagens ainda crianças. Suas vidas são modificadas bruscamente quando descobrem que existe muito mais coisa além de seu mundo medieval, além de serem peças centrais num gigantesco jogo de guerra entre dois povos. O final do livro é marcado pela ponte entre passado e futuro coexistindo num presente anacrônico incrível.

No segundo volume (Aliança dos Povos), os personagens centrais (assim como os outros, duh) estão mais velhos, cuidando do próprio nariz e decidindo rumos de civilizações inteiras. Guerras de proporções interplanetárias, conflitos políticos, ficção científica e alta tecnologia em meio à magia saindo pelo ladrão.

Agora estou lendo Despertar do Dragão, lançado no mês passado. Há uma volta no início desse livro, mostrando mais detalhes do passado de um dos personagens, bem como de alguns outros. Um novo e grandioso conflito surge. O mais legal é que aqui os personagens já estão casados, com filhos, e estes últimos começam a participar cada vez mais da história.

O que realmente me fascina na história é a quantidade imensa de sub-tramas, a gigantesca quantia de personagens, as relações entre eles, o anacronismo (armas de energia, bolas de fogo e espadas \o/), referências à cultura pop (e de vez em quando, à nerd mesmo \o\). Uma coisa bem legal é que a autora detalha muitas coisas do cotidiano dos protagonistas. Você realmente consegue ver a vida por trás de tudo aquilo, acompanha eles desde crianças, entende os dramas de cada um, xinga eles nas decisões erradas e se encanta com algumas cenas simples e bonitas de amor e amizade ali no meio.

Vou ser sincero em dizer que jamais compraria o livro pela capa. A primeira edição é da Devir e ganhei de aniversário. Quase parei de ler quando vi o nome de um personagem no prólogo. Aliás, os primeiros parágrafo já me deixaram com a pulga atrás da orelha, pensando em "ugh... que droga, isso":

Tolkien entrou na caverna. Seus olhos demoraram alguns segundos para perceber o brilho tênue da lua, refletindo-se nos inúmeros cristais espalhados por todo o local. O rapaz se abaixou e, passando pelas pedras, escolheu um canto para se ocultar. Puxou o capuz para cobrir o rosto, enquanto se encolhia para escutar os barulhos da noite. Ficou de vigília por várias horas. Só os cristais denunciavam o caminho que a lua seguia no céu escuro. Tolkien podia ver os reflexos múltiplos, dançando nas faces esculpidas das pedras. Sentiu os olhos pesados. Há quantos dias não dormia? O corpo estava dolorido, tenso, consumido pela preocupação.

Lá fora, o ar ficou ainda mais frio. Faltava pouco para a aurora. "Onde ela está?, pensou o rapaz, começando a deixar o bom senso de lado. "Ela disse para ter calma, para esperar", disse uma voz no fundo de sua mente. Passara por tantos treinamentos, estudos, testes, mas nada o preparara para aquela situação. Seus mestres foram mortos, covardemente assassinados. Seus companheiros estavam sendo perseguidos, não tinha mais nenhuma notícia deles. "Estão mortos". Havia dor em seu peito, prestes a sufocá-lo. O rapaz sentia, mais do que sabia, que era o último dos Guardiões. E, por mais que o orgulho o impedisse de acreditar, ele sabia: era inexperiente, apenas um garoto idealista perdido nas próprias ambições. Ela também era a última e também tão jovem quanto ele. Possuía, no entanto, a experiência que lhe faltava. E muito mais conhecimento, o conhecimento dos Antigos.

Depois de começar, não parei mais. E sim, existe uma maravilhosa explicação de por quê um dos personagens de chama Tolkien. Ele próprio explica.

Esse ano conheci a autora pessoalmente aqui em Bauru, na Feira do Livro Infantil. Ainda não sei como, quando ela perguntou se alguém havia lido o livro e se queria dizer alguma coisa, eu me levantei da segunda fileira de cadeiras, perto dela, e comecei a falar do livro pra umas 200 pessoas que estavam lá, de excursão de escolas e coisas do tipo.

Acreditem, eu, o ultra-retraído, não falaria para um auditório de mais de 200 pessoas se a coisa não fosse realmente boa. XD

Recomendo muuuuuuuito. Leiam, leiam \o/

Editado: As capas, a partir do segundo volume, quando mudou a editora, são simplesmente horríveis. Nojentas, malfeitas, toscas, enfim... Não se julga um livro pela capa, é verdade, mas aquilo lá tá desvalorizando muito a história. Ainda estou ensaiando pra mandar um e-mail pro editor ¬¬
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 24 Set 2008, 11:56

Pela milésima vez, vou tentar ler A Imaginação, de Jean-Paul Sartre.
Um dos poucos livros em que ele não explica sua teoria através de uma história, e sim formalmente, fala sobre o que é e como se forma a imaginação.

É denso e chato a princípio, por isso nunca consegui ler todo, mesmo sendo pequeno.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Doktor Faustus em 25 Set 2008, 10:13

O que eu não gosto numa obra como essa, porém, é uma linguagem excessivamente romântica, com aquela superdescrição da angústia do mundo dos personagens.

O problema é justamente esse. A literatura romântica tem o incrível dom de ser muitas vezes um pé no saco. Eu não tenho problema nenhum com A Demanda do Graal, por exemplo, porque já dá para saber o que esperar. O ruim é ler um livro procurando algo mais elaborado e encontrar ladainhas.

Tá, eu sei que deveria esperar por isso... :aham:
"Não, não são plantas, apenas fingem sê-lo. Mas nem por isso vocês devem menosprezá-las. Pois é precisamente a circunstância de elas pretenderem sê-lo e darem o melhor de si nesse sentido o que as torna merecedoras de todo o nosso apreço."
Jonathan Leverkühn, em Doutor Fausto, de Thomas Mann.
Doktor Faustus

Mensagempor Allefcapt em 04 Dez 2008, 11:22

Olá a todos,

Madonna - 50 Anos - A Biografia do Maior Ídolo da Música Pop
De Lucy O'Brien

Bem, como alguns aqui já sabem, passo boa parte do ano viajando a trabalho. E meu passatempo preferido nestes translados é ler.

Diários de bordo, fantasia, aventura e biografias são meus temas preferidos. :victory:

O último livro que terminei, talvez motivado pelo show histórico de dezembro no RJ, trata da biografia da MADONNA, o ícone POP.

O livro é agradável de ler, principalmente para quem cresceu ouvindo suas canções, na rua, nas festinhas, no walkman (!!) e hoje no IPOD, na MTV e no MULTISHOW.

Na verdade vou dar uma dica IMPRESCINDÍVEL para quem pretende ler a obra:

COLOQUEM O FONE DE OUVIDO, AS MÚSICAS DA CARREIRA DELA EM UM IPOD QUALQUER E LEIAM O LIVRO. :aham:

É possível desta forma acompanhar todo o processo construtivo das principais canções e ouvi-las imediatamente.
Isto se torna uma experiência sensacional.

Aliás, o livro trata mais disto.
É na verdade a BIOGRAFIA DAS MÚSICAS DA MADONNA.

A autora caracteriza em detalhes como foram os processos de criação e execução de cada canção dela.

É possível aprender muito sobre a personalidade de uma cantora POP e o circo que a rodeia.
E sinceramente? Lendo o livro é possível entender em todas as formas o porquê de seu sucesso.

O talento a levou a tudo. E ela coordenou todos os passos de sua vida artística com punho de ferro. Aliás, vendo-a na TV hoja aos 50 anos, é possível notar não?

Um abraço a todos,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor Lanzi em 04 Dez 2008, 21:06

Terminei de ler A Arte da Guerra. Não gostei nem desgostei. Me senti um tanto indiferente e alheio o livro todo, apesar de ser apaixonado pela estratégia militar. Os conselhos são precisos e muito objetivos, por isso é bem facinho de entender. Antes eu achava "tosco" ver aqueles livros tipo "A Arte da Guerra aplicada no mundo dos negócios", mas depois de ter lido vi que é bem fácil de aplicar os conselhos do Sun Tzu em várias áreas competitivas, pois os conselhos dele são bem genéricos. Apesar de eu achar que esse tipo de releitura é meio que oportunismo.

E de tanto o Madruga indicar, to começando a ler Baudolino, do Umberto Eco.
Lanzi

Mensagempor Madrüga em 04 Dez 2008, 21:12

Lanzi escreveu:E de tanto o Madruga indicar, to começando a ler Baudolino, do Umberto Eco.

SIGAM ESSE CONSELHO¹!

¹Principalmente quem está envolvido no Terras Sagradas.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic