[4e] Sugestão de Termos para Tradução

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Madrüga em 23 Jul 2008, 12:53

"Arte dos ladinos" é de matar, cara.

E pô, não dá para pensar em nomes MAIORES? Primeiros-socorros? Perspicácia? Isso nem cabe na ficha, :bwaha:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Ric.freitas em 23 Jul 2008, 13:01

Seu_Madruga escreveu:"Arte dos ladinos" é de matar, cara.

E pô, não dá para pensar em nomes MAIORES? Primeiros-socorros? Perspicácia? Isso nem cabe na ficha, :bwaha:

Sinceramente, o que é de matar é ladinagem.
Eu até acredito que gramaticalmente esteja correto mas ... ladinagem. :ops:

O que acham de Delitos?
Ric.freitas

Mensagempor Kinn em 23 Jul 2008, 13:19

Arte? :sobrancelha: Essa soa distante do que faz. Ladinagem é estranha, mas segue a regra de formação de palavras do português, apesar de não saber se ela existe de verdade (não consta em dicionários pequenos).
Kinn

Mensagempor sirvexo em 23 Jul 2008, 17:34

Eu não vejo nenhum problema com a "Ladinagem" não, ao contrário, acho algo bastante inerente ao mundo dos gaturos.
sirvexo

Mensagempor Luminus em 23 Jul 2008, 17:55

streetwise = malandragem

dungeoneering = subterraneiro

E!
Luminus

Mensagempor Madrüga em 23 Jul 2008, 18:57

Kinn escreveu:Arte? :sobrancelha: Essa soa distante do que faz. Ladinagem é estranha, mas segue a regra de formação de palavras do português, apesar de não saber se ela existe de verdade (não consta em dicionários pequenos).

Eu achei "ladinice" e "ladineza".
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Jul 2008, 19:05

Ladineza é ótimo. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor shin_spiegel em 23 Jul 2008, 20:00

Ric.freitas escreveu:
Eltor Macnol escreveu:O que você preferiria no lugar, Ric?

Eu sei que o D3 não quer usar nomes compostos mas Arte dos ladinos eu acho que cairia bem melhor. E permitiria colocar Primeiros-Socorros para heal.

se colocar arte do ladino, eu não compro a versão da devir

Sinceramente, nome composto para QUALQUER pericia é como conjurar mão flamejante em elemental das chamas.

Não é querer ser chato, MAS, o termo "ladinagem" expressa (e muito bem) o papel dessa pericia.
E sendo franco, não vejo nada de "arte" em bater carteiras e abrir fechaduras.

Eltor Macnol escreveu:"Resistência" eu creio que já está sendo usado para os testes de resistência, então essa opção fica descartada; há muito potencial pra confusão aí, como já aprendemos na 3e com uma perícia e uma magia tendo o mesmo termo.

"Socorro" é o termo que mais me saltou aos olhos naquela lista, mas acho que é questão de tempo até acostumar. Creio que o raciocínio por trás da escolha também seja evitar confusões, já que Heal e Cure são dois termos com a mesma tradução por aqui.

"Perspicácia" seria uma alternativa válida. Mas Intuição também, e eu creio que se aproxima mais do termo original.

Pensei que a tradução ficaria em "jogadas de salvamento" para "saving throw" e como "reflexos, fortitude e vontade" ficaram como "defesas", achei que "resistencia" não fosse ser usado.

Entretando, socorro, ainda vai trazer piadas (me lembro de uma com "use rope", mas isso foge do assunto), se "cura" não fica bom, então eu acho mais interessante medicia (como foi sugerido ali em cima)

Sobre a "Perspicácia", eu achei essa palavra sem querer num livro que estava lendo, e fui atras de sua "origem" e achei interessante, pouco depois veio a versão em ingles das fichas de personagem (D&D Experience) e eu encontro o termo "insight", depois de cerca de meia hora conversando com meu professor de ingles, juntei uma coisa com a outra e "pimba" estava com a tradução mais próxima da palavra (lenvando em consideração seu uso durante o jogo, e não apenas a tradução).

De qualquer forma, espero que o D3 não fique chateado comigo aqui enchendo ainda mais a paciencia dele! xD~~
shin_spiegel

Mensagempor Eltor Macnol em 23 Jul 2008, 20:05

Não lembro de ter visto Saving Throws mencionados como Jogadas de Salvamento, mas se for esse o caso, então Resistência seria uma tradução interessante para Endurance - a menos que o termo já esteja reservado para outra coisa.

Medicina fica bom para Heal, levando em consideração que "medicina" não é exclusivo da medicina moderna como a temos hoje.

Já Perspicácia, por mais que eu goste da palavra, acho que fica meio deselegante para Insight. Intuição, pra mim, está ótimo.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor shin_spiegel em 23 Jul 2008, 20:08

Bem, eu estou apenas colocando OUTRAS opções, afinal, Intuição não é de todo ruim.
MAS, se for para colocar outras ideias, afim de abrir um pouco a mente, não custa nada.

Ps.: Quem diria que o grande SirVéxo estaria aqui também, abraço Véxo!
shin_spiegel

Mensagempor Eltor Macnol em 23 Jul 2008, 20:19

Ah, só pra deixar registrado, eu sou totalmente a favor de Ladinagem.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Kinn em 23 Jul 2008, 20:36

Também não vejo problemas.
Kinn

Mensagempor Nibelung em 23 Jul 2008, 20:36

Saving Throw foi citado a algumas páginas atrás. Na aventura do Game Day a tradução ainda estava como Teste de Resistência, mas não sei se mudaram ou não. O Shinryuu (acho) tinha sugerido usar Jogada de Proteção (igual no OD&D da Grow).

Medicina pra Heal tem o meu voto também. Soa melhor que Socorro, e ainda cobre os outros usos da perícia.

Nada contra Ladinagem. Thievery é uma palavra complicada mesmo.

E se eu me lembro bem, Tolerância não era a tradução da 3ª edição pro Talento Endurance? Se for, então manter o termo me parece adequeado.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Douglas3 em 24 Jul 2008, 11:21

shin_spiegel escreveu:Insight para Perspicácia, acho mais condizente, intuição deixa muito no "ar" o real significado. Entretanto o significado de Perspicácia também não é de conhecimento de todos.

Heal para Cura, acho mais pratico, socorro irá trazer um pouco de "piadas" para esse termo, afinal associamos "socorro" não apenas a primeiros socorros.

Endurance para Resistencia, pelo seu USO em jogo, ele tem mais a ver com "resistir" do que "tolerar", apesar de que Tolerancia também não foge do conceito.

Olá Shin_Spiegel,

Eu pretendo reservar perspicácia para o radical smart, como em smartness, smart strike e fiendish smartness e poderes ou habilidades relacionadas com a Inteligência.
Insight é uma perícia baseada na Sabedoria. Ela abrange as antigas Sense Motive, Innuendo e auxilia no contato social (mas não é responsável por ele, essa é uma função do Carisma).
Além disso, acredito que Intuição seja abrangente o suficiente, e similar suficiente à palavra original, para não gerar confusões.
Logo, penso que a relação entre os atributos Inteligência (mais perspicaz e racional) e Sabedoria (mais intuitiva e compreensiva) justifica a tradução escolhida.

Manter a tradução de Heal para cura somente vai sustentar a confusão anterior ("esse efeito termina com a aplicação bem-sucedida de Cura ou uma magia de cura"). Socorro remete às funções da perícia, lembra a profissão "socorrista" — em direta oposição ao praticante de Medicina — e não é longa como Primeiros-Socorros (que aliás é somente UMA das aplicações da perícia, por isso foi descartado).
Mas eu ainda aceito sugestões, contanto que não incluam Primeiros-Socorros (reservado para First-Aid) e Cura (reservado para os efeitos mecânicos, como Pulsos de Cura, Poções de Cura e poderes).

Resistência está reservado para os Testes de Resistência, para a resistência a elementos (fogo, água, eletricidade) e para a resistência a magia, termos que no original utilizam o radical resistance — com exceção dos saving throws, que mantive por tradição.

D3
Douglas3

Mensagempor Douglas3 em 24 Jul 2008, 11:22

Kinn escreveu:Minha única observação é para que fosse cura ao invés de socorro (se houver chance de argumentação); das demais saíram como eu previa...

Olá Kinn,

Ainda aceito sugestões. Leia o meu comentário anterior, para obter a justificativa dessa escolha atual e sugira suas alternativas.

D3
Douglas3

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários