O Paladino Cinza - build

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

O Paladino Cinza - build

Mensagempor kaishakunin em 23 Set 2007, 00:54

Olá!

O Complete Scoundrel apresenta uma classe de prestígio que me chamou a atenção: o Gray Guard. Gostei do "fluff" da CdP, um paladino que vai além do branco e preto característico da classe (além oferecer uma utilidade legal para a habilidade Lay on Hands do paladino).

Como iniciarei uma nova aventura, pensei em jogar com um personagem neste estilo. Assim, desenvolvi um build para torná-lo mecânicamente viável. Não é o "supra-sumo-da-fodelança", só um personagem que seja efetivo em seus conceitos-chave (combate corpo-a-corpo, "castigador", "brutalidade", "buffer").

O build
SPOILER: EXIBIR
1. Fighter 01. Mounted Combat, Power Attack (b), Improved Sunder (b)
2. Cleric 01. Weapon Focus (D)
3. Cleric 02. Divine Might
4. Cleric 03.
5. Cleric 04.
6. Prestige Paladin 01. Close-Quarters Fighting
7. Prestige Paladin 02.
8. Prestige Paladin 03.
9. Gray Guard 01. Combat Brute
10. Gray Guard 02.
11. Gray Guard 03.
12. Gray Guard 04. Awesome Smite
13. Gray Guard 05.
14. Gray Guard 06.
15. Gray Guard 07. Holy Warrior
16. Gray Guard 08.
17. Gray Guard 09.
18. Gray Guard 10. Power Lunge
19. Church Inquisitor 01.
20. Church Inquisitor 02.

BAB: +18, CL: 13; Domínios: Courage (Coragem) e War (Guerra)

Para começar: as magias têm enfoque de auxílio e versatilidade do personagem. Por isso dispensei o Divine Metamagic. Mas fico na dúvida: não é muito disperdício?

Como "estilo de luta", optei pelo "espada-escudo", apesar da inferioridade em relação a outros (duas mãos etc.) Alguma sugestão ou crítica (principalmente quanto aos talentos)?

Sugestão de ítens mágicos?

______________________________________________________________________________________
NOTA: Holy Warrior e Awesome Smite são do Complete Champion. Power Lunge do Sword&Fist.
kaishakunin

O Paladino Cinza - build

Mensagempor Agamenon em 07 Out 2007, 04:35

Bom, chegou a testar o personagem cara? Estou curioso sobre o build, esse Gray Guard é bastante interessante.

Mas vou dizer, não gosto de Power Lunge, sinceramente. Você disse que o personagem tem enfoque no auxílio e versatilidade, mas Power Lunge só funciona pra carga, e você ainda toma o ataque de oportunidade se não tiver reach. Minha sugestão seria: Divine Shield. Afinal, você escolheu usar escudo, e carisma na AC sempre é útil.

Agora, magias sempre oferecem maior versatilidade realmente, mas é chato ter que perder tempo se buffando (caso você precise, claro), e você não tem persistent nem divine metamagic, e nem vale a pena com o seu nível de conjurador. Se não me engano, no Complete Champion tinha alguma coisa que transformava suas magias do domínio War em Quicken, ou alguma coisa do gênero, eu acho uma boa. Aliás, Complete Champion é lindo. :P
Agamenon

O Paladino Cinza - build

Mensagempor kaishakunin em 12 Out 2007, 01:46

Ok.
Não, ainda não testei o build. Cogitava-o para uma aventura, mas depois de saber que ela será em Ravenloft, mudei de idéia. Gosto pessoal. Mas queria levar o projeto a frente, visto que um jogador meu se interessou pela CdP.

Agamenon escreveu:Mas vou dizer, não gosto de Power Lunge, sinceramente. Você disse que o personagem tem enfoque no auxílio e versatilidade, mas Power Lunge só funciona pra carga, e você ainda toma o ataque de oportunidade se não tiver reach. Minha sugestão seria: Divine Shield. Afinal, você escolheu usar escudo, e carisma na AC sempre é útil.

Então, o nicho do build não é somente apoio e versatilidade. Esse é o papel reservado às magias. O conceito delineador é o combate-corpo-a-corpo e "castigador" - utilizando smite e devastating touch. Nesse sentido, os benefícios do Power Lunge são bem consideráveis: dobro do modificador de Força, mesmo empunhando a arma com um mão. Agora a razão de não considerar Divine Shield (ou outros talentos para defesa): a CA nunca será equivalente ao BBA, então por mais que invista nela, não irei obter grandes benefícios. Sem contar a baixa Destreza do build contribui ainda mais.

Agamenon escreveu:Agora, magias sempre oferecem maior versatilidade realmente, mas é chato ter que perder tempo se buffando (caso você precise, claro), e você não tem persistent nem divine metamagic, e nem vale a pena com o seu nível de conjurador. Se não me engano, no Complete Champion tinha alguma coisa que transformava suas magias do domínio War em Quicken

Aumentar o nível de conjurador é fácil, já o considero como 18 (ankh of Ascencion do Races of Faerûn [+4 CL] e orange ioun stone do DMG [+1]); com isso, aproveita-se os maiores bônus das magias de clérigo (principalmente Divine Favor e Shield of Faith). Agora o problema do tempo - o verdadeiro definidor da efetividade de um build em combate - complicado. A duração do "buff" dependerá mesmo do CL, e só. O confronto aqui está centrado na duração (segurança) versus versatilidade de ações (talentos). Por enquanto, eu prefiro ficar com, pelo menos, dois talentos.

Sobre os ítens. Além dos acima mencionados, creio que os básicos são:
- Como armadura, uma Soulfire +5 Mithral Full plate (78.650 gp), que garante imunidade à "death spells, magical death effects, energy drain and any negative energy effects (inflict spells)" (encantamento do Book of Exalted Deeds);
- Arma, uma Collision Eager Valorous Vaulting +3 Adamantine Longsword (149.315 gp). No mínimo um "double-double", ou seja, o triplo do dano numa investida de sucesso.

Assim, ambas escolhas (arma e talentos) meio que se entrecruzaram na definição da estratégia de atuação em combate. Penso na seguinte: investida (considerando Power Lunge, Divine Might, Power Attack [obrigatório] e Holy Warrior no dano final, além da arma) com o uso das manobras Sundering Cleave do Combat Brute e Overhelming Smite do Awesome Smite. Se obter sucesso, o oponente estará caído (resultado do trip oferecido pelo Overhelming Smite) e sucetível ao uso da manobra Momentum Swing do Combat Brute, ou à eventual utilização de um Shivering Touch. Sinceramente, o combate estará em grande parte resolvido.
kaishakunin

Voltar para Sistemas e Cenários