por Luminus em 14 Ago 2008, 20:20
Francamente, não é da conta de ninguém o motivo pelo qual eu passei do meu prazo de formatura e acumulei tantas matérias, mas como também não é nenhum segredo...
O Curso de Geologia tem o prazo normal de 5 anos para ser concluído. Eu entrei em 2002, teria então de me graduar em 2006. Porém, no segundo semestre de 2004, eu tive um esgotamento, fiquei internado duas semanas, e fui obrigado a trancar o semestre (estava fazendo 5 matérias, ou 26 créditos). No segundo semestre de 2005, minha mãe teve que fazer uma cirurgia na cabeça para retirar 3 tumores, e eu fiquei tomando conta dela antes, durante e depois do período de tratamento (ela ainda está em tratamento, e o continuará até 2010), e por isso tranquei mais um semestre.
Acontece que, aqui na Geologia, algumas matérias só são ofertadas anualmente: se você não a fizer no segundo semestre de 2004, só poderá fazê-la no segundo semestre de 2005... e, se não a fizer em 2005, só no segundo semestre de 2006... some-se a isso o fato de que eu repeti sim algumas matérias, e você tem um curso atrasado em dois anos, e com algumas matérias a mais: o sujeito deveria formar em 2006, trancou dois semestres, formará então em 2008, se repetiu alguma coisa que é pré-requisito, tem de ficar fazendo as mesmas matérias até conseguir passar... nada nada, você fica um ano a mas no curso, como aliás é o normal: na minha turma, apenas 3 pessoas formaram-se no tempo regular (é a média daqui da UFMG para a Geologia), e não se tem notícia de ninguém que tenha se formado no prazo mínimo (quatro anos e meio).
Então, está aí.
E!
EDIT: VA, põe chato nisso!
EDIT EDIT: Só para constar, não existe isso de pegar poucas matérias na Geologia. Nós temos matérias entre 4 e 20 créditos, então o sujeito pode fazer duas ou três matérias e ter no semestre 20 a 30 créditos fácil fácil... fora os trabalhos de campo... fora os livros em francês e inglês (porque alemão-austríaco ninguém merece). Nós temos, em média, 4 matérias por semestre, totalizando 26 créditos todo semestre.
Rapadura é doce, mas não é mole.