FORGOTTEN REALMS - Quarta Edição

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Mirallatos em 21 Ago 2008, 19:09

Alguém aí já viu o livro de FR4 ou foi só eu mesmo?
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Youkai X em 21 Ago 2008, 20:19

Já saiu o livro de FR?
Youkai X

Mensagempor cavaleiromorto em 21 Ago 2008, 21:08

Eu vi por cima, um amigo meu que esta nos states comprou e me mandou.
Não Alimente o Troll
cavaleiromorto

Mensagempor Fëanor em 21 Ago 2008, 23:56

Já saiu, tem na amazon pra vender.

PS: e vazou na net também.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Mirallatos em 22 Ago 2008, 10:35

Bem ilustrado o livro, e agora considerem limado todo o conteúdo extravagante dos reinos. Na verdade, embora as localidades, deuses e organizações não tenham mudado tanto, mais parece um outro cenário. O livro já abre com uma localidade bem detalhada para novos jogadores (e velhos também) se aventurarem, sem que para isso tenham que ler todo o livro. Algo como, "comece por aqui e descubra o resto aos poucos". Loudwater é o nome.

Algo notável no capítulo de aventuras é a ausência da tradicional Linha Cronológica. O cenário saltou para o futuro, mas não há um rastreio exato sobre os aconteceimento durante esse período, apenas "Eras" resumindo tudo. Sobre isso eu tenho minhas suspeitas, acho que essa história nem existe (de forma pensada, mas sim estimada) e será retratada nos romances vindouros.

Olha, pra quem acreditou que eles iriam limar a legião des deuses, esqueçam. Continuam lá. Alguns como deuses, e outros com uma roupagem especial que vocês já devem ter visto ou ouvido falar né...
Por exemplo, Kossuth deixou de ser chamado de deus e para ser chamado de Primordial.

Bom, chega de encher lingüiça, o que eu gostei mesmo no livro foi o capítulo que mostra as localidades. Ficou com uma descrição objetiva, mapinhas e ilustrações legais, que com certeza vão aguçar a imaginação mestres e jogadores.
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Fëanor em 22 Ago 2008, 12:43

É, na verdade o resultado final não é tão ruim, eu até gostei bastante.
Mas é praticamente outro cenário.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Khelben Arunsun em 22 Ago 2008, 12:48

Concordo com o Mira e o Feanor. Gostei muito das ilustrações, que tem um "feeling" mais da segunda edição (das capas da segunda edição, não das ilustrações internas)

No mais, o livro em si está bom e bonito, mas parece outro cenário.
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Mensagempor Anand em 22 Ago 2008, 13:13

Mirallatos escreveu:Sobre isso eu tenho minhas suspeitas, acho que essa história nem existe (de forma pensada, mas sim estimada) e será retratada nos romances vindouros.

É isso mesmo. E considerando que o último livro de FR lançado antes da 4ª edição foi A Grande História dos Reinos, com uma ultra mega-boga linha to tempo, nem faria muito sentido reimprimir isso.

Mirallatos escreveu:Olha, pra quem acreditou que eles iriam limar a legião des deuses, esqueçam. Continuam lá. Alguns como deuses, e outros com uma roupagem especial que vocês já devem ter visto ou ouvido falar né...

Ah, mas nem compara. Acabaram com todos os outros panteões (Unther, Drow, outras raças, etc); Alguns viraram Exarchs e Primordiais, que, para fins de regras, não são deuses. Agora, os basicões estão todos lá. Eu nunca fui muito com essa história de trocentos milhões de Deuses, anyway.
Anand

Mensagempor Khelben Arunsun em 22 Ago 2008, 13:43

E até que, de certo modo, a adaptação pode ficar bem feita. Como foi feita com Sehanine e Selune... já Talos e Gruumsh eu achei meio... estranho... e Garagos poderia ser uma representação divina de Tempus, quando a sanguinolência do combate foge ao controle.

E de qualquer maneira, se eu quiser meus deuses de volta, eu ponho lá sem problemas.
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Mensagempor Lunguinho em 22 Ago 2008, 19:10

dsaraujo escreveu: Ah, mas nem compara. Acabaram com todos os outros panteões (Unther, Drow, outras raças, etc);

É verdade, a maior mudança nesse quesito foi o fim dos panteões de raça e de regiões específicas. Agora existe só o panteão de Faerun, que englobou alguns deuses de panteões raciais.

dsaraujo escreveu:Alguns viraram Exarchs e Primordiais, que, para fins de regras, não são deuses.

Aqui você se engana. A diferença aqui é mais conceitual, envolve mais fluffy. Em termos de regra nada mudou, os Exarchs e Primordiais são cultuados, possuem sacerdotes e garantem poderes divinos da mesma forma que deuses. Inclusive, os exarchs possuem esferas de influencia assim como os deuses. A diferença é que as esferas dos deuses são mais importantes ou abrangentes, algo que já acontecia antes quando se comparava os deuses maiores com os intermediários ou menores. Você pode fazer seu clérigo de Garagos ou de Liira numa boa que as regras te permitem isso.

O livro até diz que muitas pessoas são inclinadas a mudar sua devoção com o passar dos níveis (no heroic tier cultua um exarch, no paragon um god, e no epic tier um greater god). Mas isso não é uma regra do jogo, é apenas um fenômeno dito como comum. Nada impede que você cultue um exarch do início ao fim ou comece logo cultuando um greater god no heroic tier. A mudança aqui é bem menor do que parece a primeira vista.

dsaraujo escreveu:Agora, os basicões estão todos lá. Eu nunca fui muito com essa história de trocentos milhões de Deuses, anyway.

Isso vai do gosto de cada um. Eu mesmo acho isso muito legal. Sempre achei o fato de Forgotten ter muitos deuses, um aspecto que o diferencia dos demais cenários, algo que dá um ar de diversidade e grandeza ao mundo de jogo. Quando soube de rumores que o panteao de FR ia ficar quase do mesmo tamanho de Tormenta fiquei bastante desapontado.

Agora que vi que isso não aconteceu (houve redução, mas como eu disse, ela afetou mais os panteões específicos, o que pra mim ainda se encaixa dentro do aceitável), me interessei mais pelo novo FR e até pretendo mestrar nele no ano que vem.
Lunguinho

Mensagempor Elven Paladin em 22 Ago 2008, 23:35

Agora existe só o panteão de Faerun, que englobou alguns deuses de panteões raciais.

E aqui o ataque de Lord RetCon foi devastador. Esqueceram que no Time of Troubles, "diversas divindades que agora são uma só" manifestaram avatares diferenciados, o que seria impossível caso eles fossem uma só divindade. E ainda há o problema considerável que ocorreu com as relações entre algumas divindades, como Garagos como Exarch de Tempus, Tiamat side-by-side com Bane, Talos como um "Aspecto" de Gruumsh ( Talos é mais antigo que Gruumsh, se não me falha a memória ), Sehanine como um Aspecto de Selûne ( as duas manifestaram avatares durante a Avatar Crisis ) e a lista continua.
Editado pela última vez por Elven Paladin em 23 Ago 2008, 13:09, em um total de 1 vez.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Styker em 23 Ago 2008, 01:33

Fiquei puto de tirarem Talos... ele era canxa...
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor DiegoMM em 24 Ago 2008, 21:00

Pergunta: Nesse livro está o swordmage e o dark pact do warlock? se não, que livro de FR será lançado isso?
DiegoMM

Mensagempor Lunguinho em 24 Ago 2008, 21:23

DiegoMM escreveu:Pergunta: Nesse livro está o swordmage e o dark pact do warlock? se não, que livro de FR será lançado isso?

Não, eles aparecerão no Forgotten Realms Player's Guide, que será lançado mês que vem.
Lunguinho

Mensagempor Youkai X em 24 Ago 2008, 22:47

Só a partir do mês que vem é que valerão as coisas para os PCs terem mais diversidade em seus personagens XD
Youkai X

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários