Viabilidade de sistemas simples E genéricos

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor FreeSample em 22 Ago 2008, 11:20

Estou colocando estes dois pontos juntos para poupar meu tempo.

Continua insistindo no erro de lógica e por conveniência ignora a parte: "não pode e nem deve ser visto como 'se discordou de mim é wargamer e isso é indiscutivelmente ruim'"
Não chamei ninguém de wargamer, como você afirmou na analogia do são-paulino.

Você inicialmente tinha afirmado que a complementação poderia ser feito somente através do uso da interpretação.

E aqui temos mais um caso de distorção. Em momento algum afirmei que somente é possível a complementação através da interpretação. apenas considerei ela tão válida quanto outras opções. Se ela pode ser feita através da interpretação não é a mesma coisa de que "ela SÓ pode..." tentando fazer parecer que eu voltei no meu argumento, quando isso não é verdadeiro?

Você inicialmente tinha afirmado que a complementação poderia ser feito somente através do uso da interpretação. Eu demonstrei que isso era falho. Você voltou atrás e disse que eu só tinha complementado o que você tinha dito, e que você só queria demonstrar que a complementação também poderia ser feita através da interpretação. Eu demonstrei como isso era discordante da tua afirmação inicial. Você voltou atrás novamente e agora está insistindo novamente que o preenchimento de papéis pode ser feito pela interpretação, sem necessidade de mecânica para isso.

Se a complementação pode ser feita somente através do uso de interpretação, isso não implica que ela só pode ser feita desta maneira, o que ainda está de acordo com ela "também poder ser feita através de interpretação". Como pode perceber, já que todas as afirmações não discordam, então não voltei atrás em ponto algum, como pretende insinuar. Percebo um jogo semântico aqui.

E nota que em nenhum momento eu afirmo que você sugeriu a exclusão da mecânica, mas sim que você sugere que a mecânica seja desnecessária para o preenchimento de nichos.

Relembrando suas palavras: "Sim, é claro que as fichas podem ser idênticas. Um sistema com alto nível de customização de personagem pode gerar dois personagens iguais numa mesma mesa e a diferenciação entre eles pode variar só na interpretação."

Se é possível haver uma diferenciação somente através da interpretação, como pode ser falha a idéia da presença de nichos apenas através da interpretação? Como a "diferenciação apenas através da interpretação" destoa de "preenchimento de nichos"?

Eu já fiz isso! Para você! (mimimimimimimi...) Loop detectado.

Além do link apontar para esta página, onde, com exceção do link do marlonteske, o único link é este, não apontou diretamente o argumento.
Eu realmente apreciaria argumentos mais diretos. Ficar só na referência não dá. [2]
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor kimble em 22 Ago 2008, 11:24

FreeSample,

Estava editando minha mensagem quanto tu respondeu. Precisei fazer isso porque a internet que estou usando está com problemas. Expliquei a questão do somente (que eu não estava usando como unicamente), assim como corrigi o link (indicando o post onde já tinha feito OUTRO link para você) e respondi algumas das questões que você levantou. Espero tua nova resposta aquele post, para evitar que ter que ficar repetindo.

Edit 2: E cansei. Parabéns FreeSample. Terminei de ler teu último post e percebi com quem estava discutindo. Loops, discordância de posts anteriores, 'esquecimento' de argumentações já feitas. Pra mim já deixou de ser uma discussão, então desisto dela. Tu venceu. Vai lá campeão.

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Fëanor em 25 Ago 2008, 01:59

Por que todo esse debate? Que os sistemas mais simples exigem mais bom senso do narrador e dos jogadores para funcionar é óbvio, se isso é bom ou ruim depende de gosto pessoal...

Acredito que um sistema mais simples exigirá mais improviso de regras do mestre.
Como, por exemplo, algum bonus especial para flanquear que o sistema não cubra.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Vincer em 25 Ago 2008, 06:13

Isso, caro Fëanor, imediatamente está tirando a simplicidade do sistema. Se for preciso acrescentar regras a um sistema simples, então para que usar um sistema simples? Se as regras fazem falta a idéia é pegar um sistema que as tenha. Acho que o tópico fala da viabilidade, justamente, de usar esses sistemas simples como eles são: com muito poucas regras.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 25 Ago 2008, 15:31

O problema não é esse, Vincer.
É um sistema simples se dizer genérico.
Você acha que 3D&T funcionaria para um cenário de horror?

HELL NO!!!
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Fëanor em 25 Ago 2008, 16:41

so, caro Fëanor, imediatamente está tirando a simplicidade do sistema. Se for preciso acrescentar regras a um sistema simples, então para que usar um sistema simples?

Sei lá, vocês que querem, não eu.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Anterior

Voltar para Dicas & Ideias