[4e] Dúvidas de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Nibelung em 01 Set 2008, 08:25

Sim, mas como eu disse, quando há um aftereffect, o poder diz isso também. Dei até o Desintegrate de exemplo. Há outros, basta procurar.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ArKHaN em 01 Set 2008, 09:25

tenho umas duvidas em relação aos testes de morte e afins, eu acredito que meu mestre esteja fazendo errado!

1) quando o cara leva um ataque que arranca mais dq 50% da vida, ele faz o teste de alguma coisa. é saving throw (>10 ele passa?) e se tirar 10 pra baixo ele morre?

2) digamos que tenha um cara com 30pv's e no decorrer da batalha, ele cai com -5pv's. O que acontece? Sei que tem os 3 testes contra a morte. Senao passar em nenhum deles o cara morre? Se o cara nao passar ja no 1º teste ele morre? Se ele receber uma cura oq acontece?

3) tem magia/ritual pra ressar? eu nao cheguei nessa parte do livro!
Editado pela última vez por ArKHaN em 01 Set 2008, 09:51, em um total de 1 vez.
"Vencer não é tudo, é preciso também humilhar o adversário."
"Existe um futuro onde só vejo névoas, e uma sombra solitária"
"Não se meta com magos, pois você é inflamável e conduz eletricidade"
ArKHaN

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Galardron em 01 Set 2008, 09:35

Analisando a questão de forma algorítmica:

Imagem

Vejo a coisa de forma simples: temos uma condição (save > yes) para o encerramento de um efeito (slowed). Se seguimos pela outra coluna do algorítmo (save > no), não atendemos à condição e, assim, não chegamos ao resultado (ends). Uncounscious é um efeito adicional quem vem com a falha. Outra coisa que reforça essa interpretação é o fato de haver a expressão first saving throw na descrição: se não houvesse a necessidade de um segundo teste contra slowed em caso de falha no primeiro, porque o chamariam de primeiro? Bastaria dizer saving throw, pois ele seria único (sendo sucesso ou falha, visto que em caso de falha o save seguinte seria contra uncouncious e não contra slowed); o texto que se refere a uncounscious vem depois do ponto na frase, tudo antes disso se refere a slowed. São dois efeitos com save ends distintos no mesmo poder.
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Galardron

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Galardron em 01 Set 2008, 09:49

ArKHaN escreveu:tenho umas duvidas em relação aos testes de morte e afins, eu acredito que meu mestre esteja fazendo errado!

1) quando o cara leva um ataque que arranca mais dq 50% da vida, ele faz o teste de alguma coisa. é saving throw (>10 ele passa?) e se tirar 10 pra baixo ele morre?

2) digamos que tenha um cara com 30pv's e no decorrer da batalha, ele cai com -5pv's. O que acontece? Sei que tem os 3 testes contra a morte. Senao passar em nenhum deles o cara morre? Se o cara nao passar ja no 1º teste ele morre? Se ele receber uma cura oq acontece?

1) Na 4e não existe mais morte por dano massivo (perder mais de metade dos pvs num único ataque); simplesmente subtrai-se o dano (seja qual for) e não se testa nada.

2) Também não existe mais pvs negativos: quando alguém perde todos seus pvs ele tomba com 0 pv e está morrendo. A cada turno seu depois disso a vítima rola 1d20 a fim de verificar se estabiliza (sai da condição de 'morrendo') ou não. Conseguindo sucesso (10+), estabilizou; senão testa de novo no seu próximo turno. Falhando 3 vezes, morre. Se nesse meio tempo a vítima é curada por qualquer meio, ela parte de 0 pv (independente de ter, por exemplo, tomado 20 de dano e só ter 15 pv quando tombou).
GALARDRON.
Galardron

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ArKHaN em 01 Set 2008, 09:53

obrigado!
pena que ficou mais dificil pro cara morrer =(
que sem graça!
ArKHaN

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 01 Set 2008, 11:09

Galardron escreveu:
ArKHaN escreveu:2) Também não existe mais pvs negativos: quando alguém perde todos seus pvs ele tomba com 0 pv e está morrendo. A cada turno seu depois disso a vítima rola 1d20 a fim de verificar se estabiliza (sai da condição de 'morrendo') ou não. Conseguindo sucesso (10+), estabilizou; senão testa de novo no seu próximo turno. Falhando 3 vezes, morre. Se nesse meio tempo a vítima é curada por qualquer meio, ela parte de 0 pv (independente de ter, por exemplo, tomado 20 de dano e só ter 15 pv quando tombou).

Na verdade, existem pvs negativos mas não como antigamente que ficava caindo toda rodada. Agora se voce tombou cmo -5 pvs voce fica com -5 pvs até levantar, isso serve pra caso voce receba ataques enquanto está caído, diminuindo mais ainda seus pvs, caso voce chegue a -bloodied seu personagem morre.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor kimble em 01 Set 2008, 11:10

pena que ficou mais dificil pro cara morrer =(
que sem graça!

Eu queria conseguir entender esse raciocínio. Sendo que o objetivo do jogo é a possibilidade de jogar com heróis, ninguém consegue ser um herói estando morto e uma das reclamações recorrentes em diversas edições é que magias de ressurreição e similares tiram o impacto da morte (sendo assim melhor que houvesse menos necessidade delas, algo que não ocorria na 3.0 e suas magias 'Save or Die' the Dc absurdo, por exemplo), o fato do sistema ter sido modificado para dificultar que isso ocorra não deveria ser ruim.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ArKHaN em 01 Set 2008, 14:39

eu nao gosto de considerar os players como herois. pra mim é um grupo de pessoas que tenta sobreviver. ai se chegar lvl alto podem ser considerados herois xDD
===========================
ArKHaN

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Galardron em 01 Set 2008, 14:42

Styker escreveu:Na verdade, existem pvs negativos mas não como antigamente que ficava caindo toda rodada. Agora se voce tombou cmo -5 pvs voce fica com -5 pvs até levantar, isso serve pra caso voce receba ataques enquanto está caído, diminuindo mais ainda seus pvs, caso voce chegue a -bloodied seu personagem morre.

Verdade. Erro meu. Porém, pra efeitos de cura, parte-se mesmo de 0 pv. A maioria das formas de cura trabalha com o gasto de um healing surge do alvo, e se o moribundo não tiver mais nenhum disponível ele é devolvido à consciência com 1 pv. Vale corrigir também que só se estabiliza expontaneamente (pode-se gastar um healing surge e assim deixar a condição de dying) com um 20 no death saving throw; com 1-9 mais um passo é dado em direção à morte, com 10-19 nada muda (continua-se testando).

kimble escreveu:Eu queria conseguir entender esse raciocínio. Sendo que o objetivo do jogo é a possibilidade de jogar com heróis, ninguém consegue ser um herói estando morto e uma das reclamações recorrentes em diversas edições é que magias de ressurreição e similares tiram o impacto da morte (sendo assim melhor que houvesse menos necessidade delas, algo que não ocorria na 3.0 e suas magias 'Save or Die' the Dc absurdo, por exemplo), o fato do sistema ter sido modificado para dificultar que isso ocorra não deveria ser ruim.

* assina embaixo *
Editado pela última vez por Galardron em 01 Set 2008, 15:05, em um total de 1 vez.
GALARDRON.
Galardron

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Kinn em 01 Set 2008, 14:55

Galardron escreveu:1) Na 4e não existe mais morte por dano massivo (perder mais de metade dos pvs num único ataque); simplesmente subtrai-se o dano (seja qual for) e não se testa nada.

Não é bem assim. Coup the grace, se realizado contra um oponente indefeso, é um crítico automático que mata se tirar PVs igual/maior valor de bloodied.

2) Também não existe mais pvs negativos: quando alguém perde todos seus pvs ele tomba com 0 pv e está morrendo. A cada turno seu depois disso a vítima rola 1d20 a fim de verificar se estabiliza (sai da condição de 'morrendo') ou não. Conseguindo sucesso (10+), estabilizou; senão testa de novo no seu próximo turno. Falhando 3 vezes, morre. Se nesse meio tempo a vítima é curada por qualquer meio, ela parte de 0 pv (independente de ter, por exemplo, tomado 20 de dano e só ter 15 pv quando tombou).

Como dito acima, Ainda morre com PV negativo igual valor bloodied; ademais 3 falhas em estabilizar levam a morte, quando um 10-19 no dado estabiliza e um 20 estabiliza e desperta a pessoa com um valor em PV igual ao healing surge (não desconta dos PVs perdidos; assume 0pv + healing surge).
Kinn

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor kimble em 01 Set 2008, 15:12

eu nao gosto de considerar os players como herois. pra mim é um grupo de pessoas que tenta sobreviver. ai se chegar lvl alto podem ser considerados herois xDD

Então você devia considerar outros sistemas. Porque um personagem básico de D&D definitivamente não é uma pessoa comum. E esse distanciamento do 'homem comum' já acontece a algumas edições.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
kimble

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Galardron em 01 Set 2008, 15:18

Kinn escreveu:
Galardron escreveu:1) Na 4e não existe mais morte por dano massivo (perder mais de metade dos pvs num único ataque); simplesmente subtrai-se o dano (seja qual for) e não se testa nada.

Não é bem assim. Coup the grace, se realizado contra um oponente indefeso, é um crítico automático que mata se tirar PVs igual/maior valor de bloodied.

Como dito acima, Ainda morre com PV negativo igual valor bloodied; ademais 3 falhas em estabilizar levam a morte, quando um 10-19 no dado estabiliza e um 20 estabiliza e desperta a pessoa com um valor em PV igual ao healing surge (não desconta dos PVs perdidos; assume 0pv + healing surge).

1) Não tem a ver com o dano recebido e sim com o total de dano acumulado.

2) Corrigido acima.
GALARDRON.
Galardron

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ArKHaN em 01 Set 2008, 15:22

não um homem comum comun..
mas só pq ele é um warrior lvl 1.. que é heroi! se for assim um exercito tem 300.000 herois!
prefiro ver os players se fuderem bastante ate virarem herois
=======================================================
um teste de cura nao estabiliza? senao, pra que serve a pericia Heal?
ArKHaN

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Lunguinho em 01 Set 2008, 16:25

ArKHaN escreveu:...um teste de cura nao estabiliza? senao, pra que serve a pericia Heal?

Um teste de cura pode estabilizar sim e você ainda tem a opção de fazer um teste de cura para o personagem usar o seu second wind sem precisar gastar ação (mas nesse caso o personagem não ganha o bônus nas defesas, ele apenas gasta um healing surge pra se curar).

Kinn escreveu: Como dito acima, Ainda morre com PV negativo igual valor bloodied; ademais 3 falhas em estabilizar levam a morte, quando um 10-19 no dado estabiliza e um 20 estabiliza e desperta a pessoa com um valor em PV igual ao healing surge (não desconta dos PVs perdidos; assume 0pv + healing surge).

Um 10-19 não estabiliza o personagem, ele continua morrendo, só não piora a sua condição como acontece quando ele tira 9 ou menos. O personagem ainda vai ter que fazer um save no próximo turno do mesmo jeito, da forma que você escreveu parecia que era só o personagem tirar 10 ou mais que ele se livraria da condição morrendo. Um valor 10-19 só serve pra adiar a coisa. Se um personagem cai inconsciente e tira nos respectivos saves 10, 12, 7, 16, 4, 19 e depois um 6, ele morre. Pra estabilizar naturalmente, sem precisar de cura pelos amigos, só mesmo tirando um 20.
Lunguinho

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor kimble em 01 Set 2008, 18:47

não um homem comum comun..
mas só pq ele é um warrior lvl 1.. que é heroi! se for assim um exercito tem 300.000 herois!
prefiro ver os players se fuderem bastante ate virarem herois

Aí é diferença de opinião mesmo. Eu já acho que se fosse para jogar com o guarda da cidade que vai resgatar a cabra do fazendeiro, eu ia jogar Gurps.

-------------

Já saiu alguma lista nova de poderes para o Warlock? Algo além daquele artigo para o Star Pact?
kimble

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários