[4e] Dúvidas de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Galardron em 20 Set 2008, 00:49

PHB escreveu:If you get temporary hit points from different sources, use the higher value as your temporary hit point total instead of adding the values together.

Faço dois Bolstering Strike seguidos com meu paladino, ou derrubo dois inimigos amaldiçoados com meu warlock infernal pact: os pvs temporários obtidos se somam nesses casos ou ainda que seja o mesmo power/feature usado duas vezes, são considerados fontes diferentes?
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Galardron

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Nibelung em 20 Set 2008, 02:11

ShinRyuu escreveu:Não, o inimigo precisa estar indefeso pra isso. Você só pode entrar no espaço de um aliado caído, não inimigo.

Ops, erro meu. Realmente, só dá pra ocupar espaço de aliados caídos.

ShinRyuu escreveu:Cobertura agora é -2, não mais -4.

Essa dúvida ele deixou claro que era da 3.5, então por isso eu informei o -4 de penalidade.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 20 Set 2008, 09:00

Galardron escreveu:
PHB escreveu:If you get temporary hit points from different sources, use the higher value as your temporary hit point total instead of adding the values together.

Faço dois Bolstering Strike seguidos com meu paladino, ou derrubo dois inimigos amaldiçoados com meu warlock infernal pact: os pvs temporários obtidos se somam nesses casos ou ainda que seja o mesmo power/feature usado duas vezes, são considerados fontes diferentes?

São fontes diferentes porque são "usos" diferentes. Pelo menos, é assim que interpreto. Acumular PV temporário é um jeito rápido de quebrar o jogo.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Paul Kersey em 20 Set 2008, 12:31

Eu não tive o empenho de procurar em todas essas paginas pelas dúvidas que vou postar agora, por isso ja peço desculpas adiantado. Quanto às minhas dúvidas, são as seguintes:

1- Pontos de vida temporários duram até que ponto? Uma rodada? Até o fim do combate?

2- Suponha um power que tenha a característica interrupt. Ele pode ser usado em face de determinado trigger. Esse power interrompe o trigger ou apenas atrasa sua ocorrência?

3- Suponha um personagem que tenha o talento Eladrin Soldier ou Dwarven Weapon Training. O bonus em dano é somado em powers que tenham o componente Weapon?

4- Toughness tem efeito retroativo? Se eu pegar no level 24 (por exemplo), eu ganho os pontos de vida referentes aos tiers anteriores?

5- É impressão minha ou tudo o que voce ganha ao usar uma arma de duas mãos é um mero +1 em dano?

Acho que é isso, agradeço se puderem esclarecer.
Imagem
Paul Kersey

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Youkai X em 20 Set 2008, 12:51

pelo menos quanto a pergunta 5 posso responder uma coisa. Só as armas versatile adicionam +1 no dano (mas não pra personagens Small). Mas Power Attack ainda se beneficia de quem usa arma de duas mãos, assim como um dos poderes at-will de guerreiro (Reaping Strike).
Youkai X

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 20 Set 2008, 12:56

Paul Kersey escreveu:1- Pontos de vida temporários duram até que ponto? Uma rodada? Até o fim do combate?

Até serem gastos, ou até você tirar um descanso (curto ou longo).

2- Suponha um power que tenha a característica interrupt. Ele pode ser usado em face de determinado trigger. Esse power interrompe o trigger ou apenas atrasa sua ocorrência?

Interrompe. Em outras palavras, você resolve o poder ANTES da ação que o disparou (trigger). Aí, a ação que disparou o poder acontece, SE ela ainda for possível. Por exemplo, um poder tem o gatilho "Você é atingido por um ataque corpo-a-corpo". O cara te ataca e rola um resultado 18 contra a sua CA 16. Pronto, você pode usar o poder!

Imaginemos diferentes efeitos.

Efeito 1: "Você ganha +2 em suas defesas até o fim de seu próximo turno". Sua CA virou 18, mas o ataque ainda te acerta (tirou 18). Se o bônus fosse maior, a ponto de elevar a CA acima de 18, o ataque teria falhado. Note que o oponente não precisa testar de novo: o resultado dele é o mesmo de antes.

Efeito 2: "Você pode ajustar 3 quadrados". Você ajusta três quadrados para longe do oponente. O ataque então falha, pois apesar de atingir, você está agora fora de alcance. Note que o oponente não pode trocar a ação dele: ele tem que seguir com a ação original que foi interrompida.

Efeito 3: "Faça um ataque básico corpo-a-corpo contra o oponente que provocou o gatilho". Você ataca. Se matar o oponente, ele não tem mais como atacar. Se não matar, o ataque dele vai te acertar (pois tirou 18, e ele não precisa testar de novo).

3- Suponha um personagem que tenha o talento Eladrin Soldier ou Dwarven Weapon Training. O bonus em dano é somado em powers que tenham o componente Weapon?

Sim. Inclusive poderes que não tenham dano [W] listado, como Furious Smash, do Warlock.

4- Toughness tem efeito retroativo? Se eu pegar no level 24 (por exemplo), eu ganho os pontos de vida referentes aos tiers anteriores?

Sim.

5- É impressão minha ou tudo o que voce ganha ao usar uma arma de duas mãos é um mero +1 em dano?

Impressão sua, pois nem isso você ganha.
Armas versáteis te dão +1 no dano quando você as usa com as duas mãos. Armas de duas mãos dão dano determinado pelo dado de dano delas e só.

A vantagem de armas de duas mãos em 4e é que o dado de dano delas é maior, e só. O dado maior faz muita diferença quando se usa poderes que inflingem múltiplos [W] de dano. Claro, tem poderes e Talentos que as favorecem também, mas o importante é que elas são apenas uma escolha adicional, não uma obrigatória como eram na 3a. edição. Livre-se dos antigos preconceitos do D&D!
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ShinRyuu em 20 Set 2008, 13:27

Não, porque todos esses bônus são "feat bonus", que não somam-se entre si.
ShinRyuu

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 20 Set 2008, 13:50

ShinRyuu escreveu:

Não, porque todos esses bônus são "feat bonus", que não somam-se entre si.

Er... sua resposta nada tem a ver com a pergunta dele.
Ele não quer somar múltiplos bônus de mesmo tipo, ele está perguntando se o bônus dado pelo Talento é usado em poderes com a palavra-chave "weapon".

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor ShinRyuu em 20 Set 2008, 14:41

LOL!
Isso que dá ler com pressa! O segundo tiro errado no mesmo tópico... xD
ShinRyuu

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Galardron em 20 Set 2008, 16:25

Inclusive poderes que não tenham dano [W] listado, como Furious Smash, do Warlock.

Errado.

Eladrin Soldier [Eladrin]
- Prerequisite: Eladrin
- Benefit: You gain proficiency with all spears and a +2 feat bonus to damage rolls with longswords and all spears.

Assim como não soma no dano secundário do Cleave, no miss do Reaping Strike e daí por diante. Nada que trata de danos fixos tem esses feat bonus somados.
GALARDRON.
Galardron

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 20 Set 2008, 22:11

hmmm. É, tem razão.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Galardron em 22 Set 2008, 01:33

PHB escreveu:Divine Challenge
Paladin Feature
...
Also, it takes radiant damage equal to 3 + your Charisma modifier the first time it makes an attack that doesn’t include you as a target before the start of your next turn.
...
On your turn, you must engage the target you challenged or challenge a different target.

Entendo que o paladino tenha até o final da RODADA SEGUINTE ao uso do Divine Challenge para engajar o alvo, por dois motivos:

1- A seqüência do texto, que primeiro menciona o turno seguinte e depois faz uma menção despreocupada a respeito do turno do jogador (trechos destacados em vermelho).

2 (e principal) - A condição para que a marca não se perca: engajar o alvo OU DESAFIAR OUTRO. Quando desafiar outro senão na rodada seguinte? O Divine Challenge só pode ter seus efeitos disparados EXCLUSIVAMENTE no turno do adversário (é uma ação do adversário - atacar o paladino ou atacar outro - que dispara ou não seus efeitos), então ainda que se argumente que o paladino poderia usar duas minor actions no mesmo turno para desafiar um e depois desafiar outro, ISSO NÃO TEM O MÍNIMO SENTIDO! Qual seria o sentido lógico em se gastar uma minor action para marcar um e depois, no mesmo turno, outra minor action para marcar outro (desmarcando o primeiro)? Por que diabos o infeliz do paladino não marcaria diretamente o segundo? O único resultado de marcar um e depois outro seria o sacrifício de uma move ou standard action para conversão em uma minor action COMPLETAMENTE INÚTIL!

Aguém discorda disso?
GALARDRON.
Galardron

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 22 Set 2008, 01:56

Galardron escreveu:
PHB escreveu:Divine Challenge
Paladin Feature
...
Also, it takes radiant damage equal to 3 + your Charisma modifier the first time it makes an attack that doesn’t include you as a target before the start of your next turn.
...
On your turn, you must engage the target you challenged or challenge a different target.

Entendo que o paladino tenha até o final da RODADA SEGUINTE ao uso do Divine Challenge para engajar o alvo, por dois motivos:

1- A seqüência do texto, que primeiro menciona o turno seguinte e depois faz uma menção despreocupada a respeito do turno do jogador (trechos destacados em vermelho).

2 (e principal) - A condição para que a marca não se perca: engajar o alvo OU DESAFIAR OUTRO. Quando desafiar outro senão na rodada seguinte? O Divine Challenge só pode ter seus efeitos disparados EXCLUSIVAMENTE no turno do adversário (é uma ação do adversário - atacar o paladino ou atacar outro - que dispara ou não seus efeitos), então ainda que se argumente que o paladino poderia usar duas minor actions no mesmo turno para desafiar um e depois desafiar outro, ISSO NÃO TEM O MÍNIMO SENTIDO! Qual seria o sentido lógico em se gastar uma minor action para marcar um e depois, no mesmo turno, outra minor action para marcar outro (desmarcando o primeiro)? Por que diabos o infeliz do paladino não marcaria diretamente o segundo? O único resultado de marcar um e depois outro seria o sacrifício de uma move ou standard action para conversão em uma minor action COMPLETAMENTE INÚTIL!

Aguém discorda disso?

Eu discordo, a expressao fala claramente ON YOU TURN, quando ela se refere a outro turn ela falaria "you must engage the opponent UNTIL THE END of the next turn..."
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Galardron em 22 Set 2008, 02:13

Pense um pouco mais profundamente na questão, e considere os argumentos apresentados. Estás afirmando que é razoável que um paladino desafie dois alvos diferentes (primeiro um, depois o outro, desfazendo o primeiro desafio) no mesmo turno, e isso não tem o mínimo sentido prático. Não há proveito NENHUM em se fazer isso: o paladino não ganha ABSOLUTAMENTE NADA e perde sua ação padrão ou de movimento pra faze-lo.
GALARDRON.
Galardron

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Nibelung em 22 Set 2008, 02:19

Sendo mais rápido, qual seria o sentido da marca do palada ser ativada em close burst 5, se ele tem que colar no sujeito de qualquer jeito no mesmo turno? Não seria mais prático ativar ela em melee range se fosse assim?

Eu vejo a marca do guerreiro como "eu vou até você, e você não passa daqui", e a do palada como "eu estou te chamando, venha cá e me encare".
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários