Beguiler (PHB 2)

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Beguiler (PHB 2)

Mensagempor Eltor Macnol em 25 Set 2007, 17:34

Alguém aí já jogou com, ao lado de, ou mestrou para um Beguiler (classe nova do PHB 2)? Se sim, por favor relate suas experiências aqui, estou interessado em usar essa classe como PJ em breve. E mesmo se não chegou a ver a classe em ação, fiquem à vontade pra opinar sobre o que acharam ao lê-la.

Pra quem não conhece, o Beguiler é uma classe básica que pode ser resumida como um ladino que perde Ataque Furtivo, BBA, 2 pontos de perícia/nível e algumas perícia da lista de classe, em troca de conjurar magias espontaneamente, mas restrito a uma lista seleta de magias conhecidas, e apenas das escolas Encantamento e Ilusão.

Me parece a classe perfeita pra um conceito de espião ardiloso, tendo um bom grau de versatilidade na seleção de atributos e perícias, pra compensar a falta de versatilidade na seleção de magias. Meu único receio é que tenha pouquíssimas opções do que fazer caso caia em combate contra qualquer coisa que seja imune a encantamentos e illusões. Combate corpo-a-corpo não é uma opção, e as magias são realmente restritas apenas a essas duas escolas.

Mas parece um preço aceitável a se pagar, porque fora essa fraqueza, a classe parece bem bacana (e se adequa bem ao meu gosto).
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Beguiler (PHB 2)

Mensagempor Fëanor em 25 Set 2007, 17:46

Pois é a classe é bem interessante, porém um pouco limitada devido a sua pequena lista de magias.
Se ele tivesse na lista todas as magias de encantamente e ilusão do mago/feiticeiro seria bem melhor.

Mas acho que teria que testar mesmo.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Beguiler (PHB 2)

Mensagempor Eltor Macnol em 25 Set 2007, 17:51

É que ele sabe automaticamente todas as magias da lista da classe, Feanor. Se ele soubesse todas as magias dessas escolas, acho que seria forte demais.

Pelo lado bom, ele pode aprender algumas magias a mais em certos pontos do avanço na classe, desde que sejam magias dessas duas escolas. Isso inclui as magias de Sombras, o que adiciona um pouquinho mais de versatilidade (mas só em níveis médios/altos).
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Beguiler (PHB 2)

Mensagempor Wykthor em 25 Set 2007, 18:28

A versatilidade é o preço que se paga por essa classe, Eltor, mas ainda assim gosto do beguiler (embora prefira o lurk :) )

Eu não cheguei a jogar com um beguiler, mas tem maneiras de evitar a inutilidade contra construtos/mortos-vivos/gosmas. Use magic device é sempre uma opção. Tem um modo de obter magia mais ofensiva, mas não acho o custo/benefício viável: Sabedoria alta + arcane disciple + reserve feat de dano (na melhor das hipóteses, sai um warlock com um atributo desnecessariamente alto e dois talentos). Quando você se referiu a shadow magic, era à magia legion of sentinels? Porque o beguiler não tem shadow conjuration/evocation nem shades.
Victor Caminha

Co-autor de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Arquivos de Mítica: Cosmologia do cenário, Errata de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Bestiário: Sentinela Nacarita, Druhak, Centauro da Lua Nova (Lápito), Kurapsu
Wykthor

Beguiler (PHB 2)

Mensagempor Eltor Macnol em 25 Set 2007, 19:47

O nível inicial é 2, então não estou pensando em CdP ainda, Wykthor. Também nunca fui muito fã de comprometer o personagem desde o início com um build específico em mente (embora admita que isso é mais vantajoso a longo prazo).

Sobre as magias de Sombras, eu me referia a Shadow Conjuration e Shadow Evocation, sim - elas não estão na lista de magias de classe, mas o Beguiler tem a oportunidade de adicionar algumas magias à lista em determinados níveis, desde que sejam de Encantamento ou Ilusão. Essas parecem as escolhas mais óbvias pra serem adicionadas. :)
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Beguiler (PHB 2)

Mensagempor Art__ em 25 Set 2007, 20:07

falta de versatilidade na seleção de magias

eu tb acho isso
gosto muito de ladinos magos, mas nao gostei do beguilar exatamente por sua lista de magias
ja pensou em se sacrificar um pouco nos niveis mais baixos e fazer um arcane trickster?
Imagem
Conheça minha campanha aqui
Art__

Beguiler (PHB 2)

Mensagempor Eltor Macnol em 25 Set 2007, 20:11

Detesto o conceito de se sacrificar em níveis baixos pra compensar em níveis altos. :) Primeiro que isso significa que por uma boa parte do jogo o grupo vai ter um personagem mais forte ou mais fraco que os demais, além disso, eu já tive azar com campanhas que terminaram antes de eu chegar na "terra prometida" onde finalmente conseguia ter o nível necessário pra chegar ao conceito que queria.

Por isso que gosto do Beguiler ser uma classe básica, isso significa que (ao menos na teoria) ele é jogado do mesmo jeito do início ao fim da carreira.

Mas obrigado pela dica mesmo assim. :) Minha idéia inicial era mesmo fazer um Arcane Trickster, até que lembrei da existência do Beguiler.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Beguiler (PHB 2)

Mensagempor Wykthor em 25 Set 2007, 20:12

D'uh! E eu que pensei que havia essa habilidade e depois concluí ",estou confundindo com o warmage e a alternate class feature do PH II" :b
Victor Caminha

Arquivos de Mítica: Cosmologia do cenário, Errata de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Wykthor

Beguiler (PHB 2)

Mensagempor Eltor Macnol em 25 Set 2007, 20:21

Hehehehehehehe. :b

Ah, e eu simplesmente ADOREI os Skill Tricks do Complete Scoundrel, especialmente aquele que permite disfarçar a conjuração de magias em gestos normais, de forma que ninguém percebe que você conjurou algo. Isso é simplesmente estiloso ao extremo. :cool: Não tão fácil de usar em níveis baixos, mas interessantíssimo. Alguém conhece outras habilidades com um tema parecido?
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Beguiler (PHB 2)

Mensagempor AKImeru em 25 Set 2007, 20:29

Para mim a classe é um mago para quem quer jogar de ladino.

Talvez é exatamente isso o atrativo dela.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Beguiler (PHB 2)

Mensagempor Eltor Macnol em 25 Set 2007, 20:35

Tá mais pra um feiticeiro, Oda. :P

Apesar de usar Int como atributo que define sua conjuração, ele conjura magias espontaneamente.

Mas sim, esse é o atrativo da classe. :)
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Beguiler (PHB 2)

Mensagempor Youkai X em 25 Set 2007, 20:41

Na minha mesa tem uma beguiler como NPC. Até agora não deu pra medir realmente o poder dela por ela nunca ter entrado em combate. Mas parece uma classe com muitas opções pra enganar o inimigo e sair de fininho enquanto outros fazem os serviços sujos por ela. E maximizar Usar Instrumento Mágico é útil pra ter magias diferentes do que essa classe conjura (exemplo: essa minha NPC sempre carrega varinhas de magias diversa, desde vôo e bolas de fogo até magias de cura)
Youkai X

Beguiler (PHB 2)

Mensagempor Wykthor em 25 Set 2007, 20:54

Eltor, se você procura tema - infiltração, o complete mage tem algumas boas sugestões, ainda não sejam o "Ó do borogodó" :

Face Changer (Reserve feat): Pode-se chamar de Mística da Irmandade dos Mutantes

Magic item attunement: Garantir antes de uma infiltração o uso de uma varinha por 24 horas não faz mal para ninguém.

Retributive Spell: Outro talento que pode ser usado em planejamento de invasão. Mesmo se descoberto e atacado, permite uma immediate spell em cima do atacante. Pena que só pode ser usada 1 vez a cada24 horas.
Victor Caminha

Wykthor

Beguiler (PHB 2)

Mensagempor Eltor Macnol em 25 Set 2007, 21:09

Youkai, Usar Instrumentos Mágicos é realmente um bom recurso (assim como para o ladino). Como eu tinha dito lá no começo, é nas perícias que a classe mostra sua versatilidade pra compensar as limitações das magias, então eu vou contar bastante com elas pra me livrar de situações apertadas (especialmente nos primeiros níveis).

Wykthor, putz, obrigado por me lembrar do Face Changer! Fica pra um futuro meio distante, mas é um recurso muito legal. Retributive Spell eu acho que nunca cheguei a ler, vou checar quando chegar em casa. Magic Item Attunement certamente é uma boa pedida caso ponha as mãos em alguma varinha interessante no caminho. :)
Eltor Macnol
Administrador

Beguiler (PHB 2)

Mensagempor Wykthor em 25 Set 2007, 21:38

Eltor, eu incluí o Retributive Spell só por causa de uma cena que imaginei. Eu NÃO o considero "apelaum", pois foi mais por um motivo fluff:

O intrépido Aileron caminha sorrateiro pela fortaleza. Entretanto, ele não contava com o olhar aguçado de um hobgoblin vigia, que escuta seus passos e ataca onde ele está. Aileron fica visível e sangra, mas imediatamente gesticula para o hobgoblin, convencendo-o a não atacar:

"Este não é o beguiler que você procura"

Hobgoblin: "Este não é o beguiler que eu procuro"

"Continue a vigia. Não há ninguém aqui."

Hobgoblin: "Continuarei a vigia. Não há ninguém aqui."

Claro, o exemplo acima foi um dominate person, mas charm person, sleep e outras magias também servem como cláusula de escape ao ser pego. Retributive spell é uma espécie de contingent metamagic (+1 lvl) que ativa como immediate action após ser atacado em melee. Pena que só pode ter um retributive spell por vez. Mas a duração é de 24 horas e depois que foi gasta pode-se lançar outra magia modificada para ficar "no aguardo" por esta mesma duração . Eu sei que, dada a pouca quantidade de talentos, dificilmente escolheria mas ainda assim dá o que pensar :)
Victor Caminha

Wykthor

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários