Engraçado, tudo o que vocês enumeraram que é "ruim" em FR é o que eu gosto nele. Eventos apocalípticos, deuses andando entre os mortais, sendo mortos ou substituídos por eles... \,,/.
Não é só disso que eu gosto. Um cenariozinho onde é difícil conseguir brinquedos mágicos e qualquer coisa sobrenatural é fora do normal cai bem de vez em quando. Mas eu acho que tudo é válido e, como eu li muitos romances da Crise dos Avatares e joguei muitos games eletrônicos ambientados em FR, passei a me identificar com o cenário. E falem o que quiserem de Salvatore, mas a trilogia de Drizzt é uma obra muito bem construída e que te faz sentir imerso nas angústias e esperanças de Drizzt. Sim, drows rebeldes são clichê, mas isso AGORA, na época não eram.
Como falei no tópico da 4E, o que tá estressando até a mim é esse negócio de que qualquer mudança de edição implica em mudanças catastróficas em FR. Acho isso completamente desnecessário, acho que bastariam retcons ou nem isso, fazer de conta que tudo sempre foi daquele jeito me serve bem. Além do mais, já tem tanto material escrito pra FR, muitos dos quais já até perderam os direitos autorais e estão em PDF de graça no site oficial, que não vejo nem necessidade de comprar os livros recentes. Bastam os suplementos de monstros e magias e o resto qualquer DM decente resolve.

~