Sobre pergaminhos sempre achei válido fazer até o limite de 1000po / dia no mesmo poergaminho, que é o que a regra diz. Isso ajuda ao mago não sofrer muito com os spell slots - embora em minha mesa não importe muito pq uso MP... os pergaminhos servem aí para substituir o MP exaurido (junto com varinhas e cajados) ou no caso dos pergaminhos, veículo para ser acrescentado no grimório.
Mas as novidade para magos é a novidade mais esperada.
===
Sobre a feywild e shadowfell que Shinryuu citou, acho um contexto planar legal... mas não creio que sirva para todos os cenários (ao menos da forma que eu escrevi, especialmente entendendo a shadowfell como o plano dos mortos - onde ficaria Kelemvor de forggoten agora?)
===
Sobre warlock também não o uso apenas como classe maligna.
Dividi o conceito mistico em aptidões místicas:
Magia divina: dependem da fé e inspiração divina.
Magia arcana: se divide em 2 vertentes.
-- Magia de feiticeiro: o ser descende de alguma criatura que racialmente prepara magias (n~´ao só dragões, mas inclui ninfas, ethergaunts, anjos e outros; isso dá como bonus acesso a certas magias do ancestral que o mago não alcança)
-- Magia de mago: através do estudo intenso o arcano consegue repetir as formulas místicas que os divinos obtêm da inspiração e os descendentes místicos obtêm do ancestral. Escrevem tudo isto num artefato menor de poder e extraem o mana (MP) dele - no caso o grimório, que é a fonte do poder do mago.
-- Magias de warlock: também recente de seu ancestral poderes raciais, mas em vez de focar as magias preparadas, herda spell-like abilities do ser original (no caso as mesma do warlock, embora com versões benignas incluídas).
Psionicismo: ultima categoria de poder conhecida basilar conhecida, o praticante extrai os poderes de sua mente, não sendo exigido gestos estranhos, palavras esquisitas, uso de componentes peculiares ou fé em um objeto em particular.
===
Agora com MP oficializado, resta saber como será o warlock pra ver se meu conceito precisa de revisão ou não. (Nota: também uso incarnum, mas a definição fica pra depois).