Mestrando hoje confirmei realmente que os monstros SOLO não seguram um grupo de 5 players e análise bem que eu sempre os uso com terreno vantajoso para eles, traps no terreno (fossos, muralhas que eles podem derrubar em cima dos players e vice-versa).
Um dos problemas maiores é a quantidade de efeitos que os jogadores jogam em cima do bixo comparado a taxa que ele consegue se livrar deles, especialmente aqueles poderes "até o final do encontro X" que acabam inutilizando gravemente o solo pelo resto do encontro.
Duas coisas que os próprios jogadores sugeriram para consertar isso foi:
1 - O Solo poderia realizar saves inclusive contra efeitos que deveriam durar até o final do encontro, algo como os BOSS de tantos jogos eletrônicos que os status são BEM mais difíceis de pegarem neles.
2 - Os solos teriam direito a 2 saves por turno, um no início do seu turno e outro no final podendo assim anular efeitos de maneira mais rápida.
Eu ainda enxergo um outro problema, poder ofensivo. Depois de gastar seus poderes e actions points a criatura para de fornecer ameaça, exceções são seres como os dragões que podem recarregar seus sopros e outras habilidades macabras.
Sugestoes? Criticas?

Eu acho que ela vai muito em direção a sugestão do Deicide de fazer com que o mostro tenha fases.