[4e] Buffando os monstros SOLO

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Galardron em 26 Jan 2009, 14:20

Percebam que 'frustrante' está entre aspas, só uma referência ao termo que usaram; a idéia é que são corriqueiros, no mais das vezes não vão passar dos 'bichinhos que matamos no caminho'. Também não estou menosprezando a coisa (padrões podem ser experiências muito ricas, dependendo do enredo/ambiente, mesmo que tecnicamente sejam fáceis), só tentando ser prático pra me fazer compreensível. Nível +3 é uma boa pedida, mas eu prefiro fazer uma análise em torno do que seria o padrão de XP pro grupo, conforme quantidade e nível dos PJs, e trabalhar em cima desse valor de XP. O dragão deveria ter oferecido algum desafio ao teu grupo (com três elementos), Deicide, alguma improbabilidade nessa equação deve ter mexido no conjunto. Isso também acontece, e com frequência, em um sistema que aposta MUITO na aleatoriedade (uma margem de 1-20 é uma imensidão).
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Galardron

Mensagempor Deicide em 26 Jan 2009, 14:23

Galardron, quando digo "nível +3" eu estou simplificando "número de personagens do grupo x XP de monstro normal de mesmo nível +3".

No caso do dragão, realmente houve uma probabilidade bizarra, que foi o fato de que passamos vários turnos sem ninguém atingir um golpe (incluindo o dragão). Além disso, na minha opinião, o poder de escuridão do dragão é bem frustrante depois da primeira vez em que é usado....

Como eu disse, foi minha única experiência com monstro solo até o momento, então estou mais puxando pelo que leio em fóruns e pelos comentários do Mike Mearls do que por experiencia própria.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 26 Jan 2009, 15:42

Acho que o Galardron pegou num ponto importante: solos de mesmo nível não foram feitos para ser um combate especialmente desafiador. Foram feitos para ser um combate equilibrado, assim como enfrentar cinco monstros standard.
Se querem um combate mais desafiador, usem um Solo de nível maior.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Lorde da Dança em 26 Jan 2009, 15:49

Bem, colocar monstros de nível maior que o do grupo parece um pouco exagerado.... eu acho que é melhor colocar vários minions junto com o solo, para tirar a atenção de varios jogadores do monstro solo e para afastar os defensores.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 26 Jan 2009, 15:53

Na prática, dá no mesmo. O próprio Guia do Mestre recomenda usar monstros acima (ou abaixo) do nível dos personagens para variar um pouco os desafios.
Mas usar vários minions ou standards também funciona.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Lorde da Dança em 26 Jan 2009, 16:02

certo, mas montros solo, de 3 níveis acima... me parece muito, mas com certeza seria um combate memoravel.

eu prefiro colocar minions por dois motivos.

:seta: um monstro, mesmo solo, será sempre UM monstro. uma quantidade de montros maior permite mais estratégias e a possibilidade de ter sempre algum inimigo fazendo algo entre os turnos, ao invés de apenas um agindo uma vez por rodada.

:seta: minions são faceis de se usar, com eles você pode se concentrar no monstro solo e ainda atrapalhar jogadores do outro lado do local.

tem algum problema? Use minions.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Styker em 26 Jan 2009, 16:54

Ric.freitas escreveu:
O que voces acham sobre a proposta dos saves no início do turno? (para evitar especialmente em níveis mais altos 3, 4 ou mais turnos do monstro sem agir).

Tanto esta sugestão quanto a de oferecer mais oportunidades de save correm o risco de prejudicar enormemente os poderes de Controlers. Eu acho que ela deveria ser pensada com mais cuidado. Se o solo se torna inútil por causa dos poderes não é problema dos poderes, é problema do design do mostro.

Eu acredito que não Ric por um simples fato, em niveis mais altos toda classe tem seu poder que stuna ou deixa dazed, se todo turno cada player usar um desses o monstro fica desabilitado por todos esses turnos. Se fossem varios oponentes eles desabilitariam apenas 1 dentre várias criaturas por turno, mas nesse caso, voce anula a única ameaça visível durante 4 turnos...
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Leisses em 26 Jan 2009, 17:23

Styker mas já disseram que Solos possuem +5 em saves. E isso já é o bastante para passar na maioria dos saves não acha?
Leisses

Mensagempor Styker em 26 Jan 2009, 17:36

Mesmo que ele passe no save, ele ainda perdeu 1 turno... se 4 pcs usarem poderes em 4 turnos seguidos ele perdeu 4 turnos sacou?
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Leisses em 26 Jan 2009, 17:45

HUmmmm...
Entendi. Acho que não havia era entendido a mecânica do Save Ends.
No caso algo que se pode fazer é colocar ele para ter direito a um Save Ends logo que for alvo de um poder. Porque Save 2 vezes por turno também é apelão demais para um cara com +5 nos testes.
Leisses

Mensagempor Styker em 26 Jan 2009, 20:09

Leisses escreveu:HUmmmm...
Entendi. Acho que não havia era entendido a mecânica do Save Ends.
No caso algo que se pode fazer é colocar ele para ter direito a um Save Ends logo que for alvo de um poder. Porque Save 2 vezes por turno também é apelão demais para um cara com +5 nos testes.

Meus players sugeriram isso.
Imagem
Styker

Mensagempor Deicide em 26 Jan 2009, 21:28

Notem que com a idéia das "fases", o monstro pode eliminar efeitos quando cai a Bloodied. Também poderia-se adicionar um poder do tipo:

Unstoppable - Recharge 5+ - Free Action (once per turn)
Make a saving throw against any one condition that a save can end.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Torneco em 26 Jan 2009, 21:34

Realmente, as vezes que usei solos eles acabaram sendo um pouco frustrantes. E Solos Brute são mais ainda, pois eles tem problemas pra acertar os oponentes, e por ser apenas um monstro, acaba não trazendo aquele perigo. Ainda estou pra testar outros tipos de solos, especialmente um lurker ou um artilhery, ver se a idéia muda um bocado.
Torneco

Mensagempor Kinn em 26 Jan 2009, 22:05

Meu grupo só enfrentou solos duas vezes.
Na primeira, a evolução do goblin do KotS promovido a solo (e os kobolds a elites) fez o grupo tremer nas bases e achar que sairia um tpk (claro eram 8 pessoas no grupo mas com tantos inimigos fortes muitos cairam, inclusive eu) mas no final conseguimos sobreviver.

O segundo solo veio, bem, sozinho e foi a blue slime da aventura e apesar de errar muito no início e fracassar miseravelmente em recarregar os poderes, fez um tremendo estrago nos lutadores melee (eu e o clérigo) e o clérigo ainda acabou morrendo no final.

É pouca experiência, mas achei eles válidos ao que se propõe: um desafio adequado ao nível.
Claro, como sugerido aqui, colocar solos 2, 3 níveis acima vai realmente criar um "boss monster".

Mas não posso falar muito sobre eles, embora tenha achado algumas sugestões um exagero, considero idéias positivas, especialmente a parte deles terem mais AP, mais poderes quando bloodied e um de recarga sendo at will já nesse estágio.
Kinn

Mensagempor Youkai X em 26 Jan 2009, 23:11

Bem, minha única experiência real usando um monstro solo foi com o já batido dragão branco jovemcontra um grupo de 4 personagens de nível 2 (bárbaro, paladina de força, clérigo de força e guerreiro dragonborn de alabarda). Não foi uma luta tão épica quanto eu pensei (também pela questã de já terem usado logo todas as dailys contra ele), mas ele resistiu o bastante pra ferir o grupo e ter derrubado por um momento um dos personagens.
Youkai X

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários