[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Sr. Pichu em 02 Fev 2009, 13:37

Seu_Madrüga, pior que é verdade...
Dragonlance ao lado de Forgotten ao lado de Mystara ao lado de Greyhawk ao lado de Dark Sun...
só faltava ter coisa de Planescape e Spelljammer XD
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Tower Keeper em 02 Fev 2009, 20:59

Ao Seu madruga,Never Sleep,Sr.Pichu,Deicide e Kazuya .A questão dos preços das coisas aqui no Brasil é algo muito cabuloso. :doido: Alguns anos atrás,vi no Jornal Hoje da Globo,uma feira destinada apenas aos donos de lojas de CDs(Consumidores eram proibidos de entrar! :blink: ).
Segundo a reporter,os caras compravam os CDs oriundos das fábricas por 2 reais,para em seguida revendê-los...por 16 reais! :queixo: .Duvido muito que o combo grande volume de compras+impostos+encargos trabalhistas possam explicar - Ou justificar - essa diferença de 400%! :furioso:
Agora,mudando de assunto.Léderon disse:
Tormenta deveria mudar o status,de "cenário" para "antologia"
E qual é a diferença entre uma coisa e outra? :sobrancelha:
Seu Madruga falou
Ravenloft (...)também tem culturas absurdas lado a lado...mas faz sentido.

Gostaria que você falasse mais sobre isso. :aham: E sobretudo me dissesse como,a seu ver, os autores desse cenário de terror conseguiram misturar elementos díspares sem cair no mesmo erro de Tormenta. :hmmm:
Tower Keeper

Mensagempor Bahamute em 02 Fev 2009, 22:38

Tower Keeper escreveu:apenas aos donos de lojas de CDs(Consumidores eram proibidos de entrar! :blink: ).
Segundo a reporter,os caras compravam os CDs oriundos das fábricas por 2 reais,para em seguida revendê-los...por 16 reais! :queixo: .Duvido muito que o combo grande volume de compras+impostos+encargos trabalhistas possam explicar - Ou justificar - essa diferença de 400%! :furioso:

... e é por isso que a pirataria está fazendo o mercado de CDs sumir... o que é uma pena...

O maior problema de Tormenta, ao meu ver, e creio que muitos já falaram disso, mas não custa nada martelar, é que, o Autor(es), sempre que via algo que ele gostava, ele pensava: lol, isso vai pro cenário!

E, colocando algo aqui e ali, tormenta virou um amontoado de coisas, que não possuiam muita ligação entre si.

Eu gostei de Holy Avenger, como HQ, me agradou muito (apesar de ter TANTO clichê), mas o problema foi ela interferir diretamente no cenário.
O Paladino ter ficado MUITO PODEROSO (sendo que, na primeira versão dele, do cenário tormenta pra 3d&T, ele nada mais era do que um NPC poderoso...), a Lisandra ter enlouquecido, e ganhado um status quase divino, e isso tudo ter virado oficial no cenário.

Poxa, já não bastava a tempestade ser o problema mor? Agora uma druida epic level botando pra quebrar...

Eu tive medo quando folheei o Holy Avenger d20, na Saraiva...

Mas, essas minhas afirmações são do suplemento Holy Avenger d20, não sei se eles realmente entraram no cenário como oficial (eu acredito que sim).

Em tempo, logo mais terá um TORMENTA OGL, que é o cenário-sistema, uma vez que a licensa d20 está indo pras cucuias. Parece que está em estagio de finalização já.
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Madrüga em 02 Fev 2009, 22:42

Tower Keeper, pelo menos na 3e (o livro de Ravenloft que tenho) cada um dos domínios de Ravenloft abrigava um lorde sombrio (ou um grupo de lordes, se fossem unidos por sangue ou pactos, etc).

Esse lorde era um indivíduo especialmente maldoso, ou cometedor de atrocidades em nome de paixões e desejos pessoais; as brumas sobrenaturais que permeiam o cenário rondavam os planos em busca de potenciais lordes sombrios.

Acontece que quando um lorde sombrio é aprisionado pelas brumas e levado a Ravenloft, ele é enclausurado em um domínio; o domínio se forma a partir da experiência pessoal de cada lorde sombrio, que se torna (irônica e paradoxalmente) governante e prisioneiro desse lugar. Os domínios então são uma forma distorcida da cultura original do lorde negro, e você pode ver uma França renascentista sombria ao lado de um Japão feudal e estranho.

Quer dizer, aí os domínio ficam lado a lado, isolados por uma barreira semi-intransponível, culturas totalmente diferentes, distorcidas, e ninguém sabe nada sobre a geografia do mundo, que é mutante: domínios surgem e desaparecem.

Passagens especialmente desesperadoras são freqüentes, como a de Saragoss: uma região cheia de brumas, mas com navegantes de todas as culturas possíveis, que ficam presos num mar de sargaços violentos, cheios de escorbuto, disputando madeira para continuar vivos e boiando e comida para alimentar seus corpos esquálidos e doentes para sobreviver mais um dia.

Só que, sem que eles saibam, logo perto dali está uma montanha que, se escalada, revelaria um reino próspero e pseudo-indiano DO OUTRO LADO. É horrível de ler.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Youkai X em 02 Fev 2009, 23:09

Horrível de ler em que sentido, Madrüga?
Youkai X

Mensagempor Madrüga em 02 Fev 2009, 23:23

É angustiante, cara, simplesmente por isso. A descrição da batalha diária deles é de arrepiar. E saber que a salvação está logo ali e ele não sabem...

Imagem
Madrüga

Mensagempor Kasuya em 03 Fev 2009, 02:13

É angustiante, cara, simplesmente por isso. A descrição da batalha diária deles é de arrepiar. E saber que a salvação está logo ali e ele não sabem...

Não entendi bem o sentido do seu "angustiante", mas... Essa não é bem a idéia do cenário? o.O
Tipo, ser angustiante? Perturbador? Um WoD em pleno D&D???

De qualquer forma, achei legal a ironia cruel dessa passagem... :victory:
Imagem
Kasuya

Mensagempor Eltor Macnol em 03 Fev 2009, 02:18

Mas é exatamente isso, o Madruga está dizendo que essa passagem é angustiante de ler porque é bem escrita. Você sente a angústia dos personagens.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Madrüga em 03 Fev 2009, 08:25

Eltor Macnol escreveu:Mas é exatamente isso, o Madruga está dizendo que essa passagem é angustiante de ler porque é bem escrita. Você sente a angústia dos personagens.

É isso aí; é que tem outros domínios que são descritos em detalhes escabrosos, mas poucos chegam nesse nível de crueldade. Uns parecem mais bobinhos, tipo "o domínio das ruínas dominadas por goblins" (Forlorn), "o domínio da cidade de mortos-vivos" (Necrópolis), "o domínio dos lobisomens" (Verbrek)...

Não que cada um não possa ser explorado em seu tipo particular de horror; em tempos de lua cheia, ter que ficar trancado dentro da própria casa em Verbrek, ouvindo matilhas de lobisomens arranhar suas paredes e janelas enquanto eles caçam humanos nas ruas e celebram o Deus Lobo é aterrorizante. Ir até Necrópolis, onde há uma sociedade de milhares de mortos-vivos servindo uma entidade que se diz a própria Morte e onde reside o causador dessa onda de não-vida, o mago Azalin, pode se provar um teste de nervos.

Agora, ter de lutar pela sobrevivência estando cheio de sarna e escorbuto, deixando de um sol abrasador, em meio a essas brumas enganosas, disputando madeira, água e comida com outros sarnentos, em um lugar cheio de navios encalhados, com tantos sargaços no mar que seria possível andar nele (se não fossem os buracos maldosos entre os sargaços e os desconhecidos animais marinhos)... sem saber que ali perto existe uma nação florescendo e que seria a solução dos seus problemas? É horrível.

Outros domínios são meio broxados por causa do nome malfeito, tipo G'Henna, Timor, Invídia, Odiare...

Mas quando me falaram que teve uma cultura oriental jogada no meio de Arton pela Tormenta... não pude deixar de lembrar de Ravenloft.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Eltor Macnol em 03 Fev 2009, 08:35

Agora, ter de lutar pela sobrevivência estando cheio de sarna e escorbuto, deixando de um sol abrasador, em meio a essas brumas enganosas, disputando madeira, água e comida com outros sarnentos, em um lugar cheio de navios encalhados, com tantos sargaços no mar que seria possível andar nele (se não fossem os buracos maldosos entre os sargaços e os desconhecidos animais marinhos)... sem saber que ali perto existe uma nação florescendo e que seria a solução dos seus problemas?

...só eu tracei aqui um paralelo mental entre os habitantes de Saragoss e os jogadores de Tormenta? :b
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Mirallatos em 03 Fev 2009, 08:56

Mas quando me falaram que teve uma cultura oriental jogada no meio de Arton pela Tormenta... não pude deixar de lembrar de Ravenloft.

Algumas coisas lembram, mas Arton é assim, cheio de temáticas aleatórias espalhadas sem uma descrição plausível. Algo totalmente inverossímil, já que Ravenloft é apresentado como um mundo fora dos padrões e Arton não.

A fuga para isso é usar a temática animesca.
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Madrüga em 03 Fev 2009, 09:18

Eltor Macnol escreveu:
Agora, ter de lutar pela sobrevivência estando cheio de sarna e escorbuto, deixando de um sol abrasador, em meio a essas brumas enganosas, disputando madeira, água e comida com outros sarnentos, em um lugar cheio de navios encalhados, com tantos sargaços no mar que seria possível andar nele (se não fossem os buracos maldosos entre os sargaços e os desconhecidos animais marinhos)... sem saber que ali perto existe uma nação florescendo e que seria a solução dos seus problemas?

...só eu tracei aqui um paralelo mental entre os habitantes de Saragoss e os jogadores de Tormenta? :b

:bwaha: Eu ri. A salvação deles tá tão perto... :macaco:

Imagem
Madrüga

Mensagempor Iron Man em 03 Fev 2009, 10:34

Olá pessoal

Olha meu dois centavos.
O Tek, que é moderador do Fórum da Tormenta da Jambô, disse uma vez no fórum da mesma que acha legal os "reinos temáticos" em Tormenta. Mas não disse o motivo de achar legal tal "temática".

Até mais
Eu posso a tecnologia superior! Canhão de prótons disparar!!!
Iron Man

Mensagempor Gun_Hazard em 03 Fev 2009, 11:40

Eu discordo que Ravenloft sequer lembre o que acontece em Tormenta.

O Principal motivo é:

A Bagunça em Ravenloft não é tão aleatória quanto parece.

Há uma razão para serem locais tão diferentes entre sí.

Não são locais que "cresceram" Extremamente diferentes uns dos outros ao longo dos anos como em Tormenta, Os domínios de Ravenloft já existiam e foram jogados propositalmente no semiplano por uma razão obscura.

Mesmo assim os dominios do Núcleo são relativamente parecidos, os dominios mais Diferentes (Desertos, Neves, Loucura extrema) são bolsões ou Ilhas separadas do restante do cenário pelas misteriosos caminhos das brumas.

E a razão desta mistura é também devido a intenção dos criadores de tornar Ravenloft como Resevatório do mal de vários cenários da TSR. Ele englobava praticamente todos os cenários da TSR. Por isso temos cenários Orientais (Karatur), Desertos (DarkSun) e tantos outros diferentes, (Acho que exceções de cenários são o SpellJammer, e GammaWorld, graças ao bom senso...), então era possivel encontrar pontos familiares para quem jogava também nestes cenários.

Ravenloft é extremamente diferente de Tormenta exatamente por ter coerência.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Mirallatos em 03 Fev 2009, 14:02

Ravenloft é extremamente diferente de Tormenta exatamente por ter coerência.

Mas foi dito exatamente o contrário Gun. O Madruga disse que Tormenta lembra Ravenloft. Eu também disse:

Algumas coisas lembram, mas Arton é assim, cheio de temáticas aleatórias espalhadas sem uma descrição plausível. Algo totalmente inverossímil, já que Ravenloft é apresentado como um mundo fora dos padrões e Arton não
.
Imagem
Mirallatos

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários