Gostei da solução, Gun. Certamente incentiva mais o uso das manobras...
Eu tive um espadachim na mesa que usava "especialização em combate" o tempo todo, era interessante de ver. O jogador assumiu um estilo de luta bem diferente de HURR DANO.
Moderador: Moderadores
Por exemplo? Não vejo maluquisse nenhuma nas mudanças das classes, sinceramente... Não tá perfeito, ainda acho que algumas coisas precisam de alguns ajustes (monge), mas não é esse "precipício" que você vem falando.
Fiz isso no nível 8 minha investida era 1d10+45 você acredita que ele ainda achou ruim?
O Barbaro e o Guerreiro. Ambas adições ignoraram completamente os problemas das classes e apenas deram mais poder a elas aleatoriamente. (Isso, e BARBARO QUE CONSEGUE VER NO ESCURO PORQUE ELE ENTROU EM FÚRIA)
Geralmente, guerreiros na Idade Média
Bom, você está aleegando problemas em DUAS classes usando isso de argumento para reclamar de todo o Pathfinder? Isso é generalização.
O fato é que não dá pra crucificar o jogo por causa desses problemas (lembrando ainda que isso é uma versão BETA). Fosse por isso, começo a imaginar como você reclamou do 3.0 que, comparado ao que vemos hoje em termos de D&D, era simplesmente deplorável. O desequilíbrio era absurdo, algumas classes eram quase que totalmente inúteis e por aí vai...
Não, não é. D&D é descrito desde a 3ª edição como um RPG de Fantasia. Removeram o "medieval" do meio justamente porque a mecânica-cenário não lembra absolutamente nada do mundo medieval. Sim, lutam-se com espadas ao invés de armas de fogo, mas temos capitalismo, grandes terras governadas por um único regente, casas mercantes nobres, e politeísmo.
Então, usar qualquer argumento baseado no "medieval" simplesmente não cabe em D&D. É o mesmo que reclamar da falta de dragões em Storytelling.
Não, não é. D&D é descrito desde a 3ª edição como um RPG de Fantasia.
Na verdade é um tipo de fantasia medieval.
Kazuya, o problema não é que guerreiros e bárbaros não ganharam "nada de útil", mas sim que continuam muito, muito defasados em relação ao poder dos conjuradores (incluindo os novos que eles ganham).
Fato curioso: D&D não é medieval.
Não, não é. D&D é descrito desde a 3ª edição como um RPG de Fantasia. Removeram o "medieval" do meio justamente porque a mecânica-cenário não lembra absolutamente nada do mundo medieval.
Sim, lutam-se com espadas ao invés de armas de fogo, mas temos capitalismo, grandes terras governadas por um único regente, casas mercantes nobres, e politeísmo.
Então, usar qualquer argumento baseado no "medieval" simplesmente não cabe em D&D. É o mesmo que reclamar da falta de dragões em Storytelling.
Duas das minhas classes favoritas/Classes problematicas/Classes que foram melhor feitas na "edição rival", a 4e.
O guerreiro, Monge e Barbaro ainda são 100% inuteis para um grupo formado por apenas clérigos por exemplo.
Permita-me lembrar que a nomenclatura das armas e armaduras apenas lembram as medievais, elas são usadas completamente diferentemene.
Por exemplo, Espadas de Duas Mãos que SÓ CORTAM E NÃO ESTOCAM enquanto Zweihanders na vida real consistiam de 90% de seus golpes serem feitos com estocadas/perfuração, ou a rapier que só sabe estocar.
Kasuya escreveu:Porque em Inglês fala-se apenas Fantasy, não Medieval Fantasy. Nós que chamamos de fantasia medieval. Toda e qualquer fantasia medieval é apenas chamada de "fantasia" pelos gringos.
Kasuya escreveu:Ah, claro. Com certeza haviam vampiros, lobisomens, fadas, feiticeiros e outras criaturas sobrenaturais na Idade Média, certo?
Te desafio a encontrar o termo "fantasia medieval" em qualquer livro de D&D 3.x brasileiro.
Assim como haviam arqueiros que atiravam cinco flechas em seis segundos. Apenas com a própria perícia.
E eu não falei Storyteller. Falei Storytelling.
Kasuya escreveu:Te desafio a encontrar o termo "fantasia medieval" em qualquer livro de D&D 3.x brasileiro.
Porque é uma TRADUÇÃO. Eles não traduzem como "Fantasia Medieval". Eles traduzem como "Fantasia".
Kasuya escreveu:Acontece que NÓS costumamos apelidar como "Fantasia Medieval" por ser uma fantasia fortemente ligada à Idade Média no seu modo de se apresentar. Cara eu sempre considerei o motivo do "apelido" bem óbvio. Você não? Nada que acontece em qualquer obra de "fantasia medieval" (como chamamos) te lembra a Idade Média? NADA? o.O
Impressão sua. Os poderes dos conjuradores foram nerfados. Digo isso porque eu estou junto em um trabalho de tradução das magias.
Birra. Você não gostou, ok, o gosto é seu. Mas você não pode crucificar o sistema por isso.
Engano seu. Analise com mais critério as magias e as classes. Eu estou fazendo playtests oras, e está dando certo.
Bom, o jogo é BASEADO, nunca tentou ser realista, tentou?
Voltar para Sistemas e Cenários
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante