[RPG - Mercado] Devir e Publicidade

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Leisses em 16 Fev 2009, 11:58

Gostaria de saber o que vocês acham da postura da Devir em dizer que possui dificuldades para publicar livros em função de baixos resultados nas vendas, mas não demonstra interesse em mudar a situação. Temos aí uma nova edição do RPG mais jogado em todo o mundo com o primeiro material já lançado em português e a única forma de se saber sobre este lançamento é indo atrás(e pesquisando muito) via internet.
Não vejo como a empresa vai conseguir novos clientes sem publicidade.
Fica a impressão de que a Devir mantém a licença de alguns sistemas apenas para que estas não sejam compradas por outras empresas e possam competir com a mesma no mercado nacional.
Leisses

Mensagempor Gun_Hazard em 16 Fev 2009, 12:42

Leisses escreveu:Fica a impressão de que a Devir mantém a licença de alguns sistemas apenas para que estas não sejam compradas por outras empresas e possam competir com a mesma no mercado nacional.

Eu já tenho a impressão diferente que a Devir tá Cagando e andando para o RPG por aquí.

Para eles o Lucro que eles tão tendo deve estar bom como está e por isso vão empurando com a barriga sem arriscar Investir mais...

Realmente a gente vê os produtos da Devir como Gibis com mais frequência que os RPGs, mas também não vejo Divulgação Paga dos Gibis, só uma resenha ou outra pela Net.

Quem faz a divulgação dos produtos de RPG da Devir é a REDE (Acho que de graça) quando faz uma resenha, a Loja Arkanun e a Loja MoonShadows e as duas últimas para vender os produtos não necessariamente para estimular a demanda (Detalhe que estas lojas vendem mais barato que a Devir...)

Dai vem um Bobões com discursos que quem tem de Divulgar o Hobbie são os jogadores.

Temos um público alvo mal atendido e que ainda é meio que obrigado a divulgar o que ele quer para que o hobbie não afunde de vez...

Sabe o comercial da OI sobre os Absurdos?
Pois é...Imaginem se eles conhececem o nosso Drama com a Devir?
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Captain Beefheart em 16 Fev 2009, 13:22

Eu já tenho a impressão diferente que a Devir tá Cagando e andando para o RPG por aquí.

Para eles o Lucro que eles tão tendo deve estar bom como está e por isso vão empurando com a barriga sem arriscar Investir mais...

Por mais que a Devir seja uma má empresa, pensamentos do tipo "eles não tão nem aí, fazem qualquer coisa que seja suficiente para alimentar suas famílias" são quase infantis. Não conheço a Devir, mas eles, como uma empresa, com certeza não estão "cagando e andando" para os negócios. Se estiverem isso não dura mais do que alguns anos, no máximo.
Captain Beefheart

Mensagempor Aluriel de Laurants em 16 Fev 2009, 13:30

A devir poderia investir mais em propaganda, pelo menos pela TV a cabo, onde os comerciais são mais baratos, já ajudava.
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Lune em 16 Fev 2009, 13:57

Não poderia ser diferente. A situação das editoras no Brasil está periclitante (ou já esqueceram da falência da Conrad?). Nem mesmo a Abril se arrisca a manter produtos de nicho, ainda mais em uma arena incerta como a do RPG, onde a opinião dos jogadores muda tão facilmente.

Assim, eu não vejo como criticar a Devir por ser cautelosa e evitar se endividar para promover um sistema que está sendo amplamente criticado no Brasil - dos fóruns de RPG brasileiros, me parece que o único favorável à 4e é a Spell. Se ela realmente estivesse "cagando e andando" para o RPG, seria melhor cancelar os livros de uma vez e se dedicar a publicações de auto-ajuda, que vendem melhor na crise.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Leisses em 16 Fev 2009, 14:22

Não acredito nesta idéia de cagando e andando.
Uma empresa do porte da Devir não faria algo tão estúpido assim.

Com certeza se ela não promove seus produtos de RPG existe um motivo para tal. O que eu pretendia discutir no tópico é a falta de divulgação dos seus produtos. Como é possível uma empresa que vende pordutos em rede nacional não divulgar seus produtos?

Nunca ví alguém comentando a divulgação de D&D4e fora do circulo de jogadores de RPG.
Como uma empresa pretende aumentar as vendas de um produto que não divulga para novos clientes? Eles querem que o cliente adivinhe a existência do produto? Quantas vezes vocês já não se depararam com pessoas que dizem sempre ter tido interesse em conhecer RPG mas não sabiam como? Eu mesmo passei anos tentando encontrar informações sobre RPG pois já havia visto algo na internet sobre o assunto mas nem sabia direito o que era até encontrar pessoas que jogavam e me chamaram para um grupo. Se até as pessoas mais interessadas possuem dificuldade de encontrar material sobre o produto imagine aquelas que nunca ouviram falar do mesmo? Ao menos uma pesquisa de mercado eles poderiam fazer para saber qual seria a aceitação do público geral sobre o produto.

O que falaram sobre públicidade em canais por assinatura é uma ótima alternativa pois existem canais voltados para assuntos que costumam agradar uma boa parcela dos jogadores de RPG, assuntos que atraem o típico jogador de RPG. Sem contar que normalmente é um público que geralmente possui um bom poder aquisitivo, podendo assim procurar comprar ao menos um produto para conhecer(e que melhor oportunidade para novos jogadores de D&D a Devir teria que com essa aventura da Fortaleza?) e possivelmente se tornar um novo cliente constante.

Dêem suas opiniões sobre o assunto. O motivo seria segurar a concorrência enquanto a empresa se foca em outros produtos mais interessante para a mesma? Falta de planejamento? O que seria? Sinceramente não entendo :what: :what: :what: :what: :what: :what: :what:
Leisses

Mensagempor Gun_Hazard em 16 Fev 2009, 14:35

Lune escreveu: - dos fóruns de RPG brasileiros, me parece que o único favorável à 4e é a Spell.

E quais outros voce tem Visitado?

- Jambo não pretende por agora lançar produtos da 4ªed então não faria propaganda da concorrência.
- REDE tá um forum parado de dar Dó. (E eles também não são simpatizantes da 4ªed...)
- DDBrasil - Está começando a engrenar a 4ªed Inclusive com uma Arena para lutas

A Falta de livros em português é o empecilho para sabermos se o negócio deslanchar ou não por aquí.

O Número de pessoas que Compraram o Importado não é tão significativo para saber se vai ou não decolar (Ainda mais sem divulgação).

Eu mesmo torço para a 4ªed não dar certo e que seja feito algo melhor em breve, mas não me arrisco a dizer que não dará certo ainda mais baseado em afirmações de pessoas que como eu tem motivos para torcer contra.

O que tenho visto na Internet (Não só foruns) é um movimento considerável de pessoas comentando, jogando e já produzindo materiais para o D&D 4ªed.

Mesmo o ritimo de produção dos Livros da 4ªed se não me engano é de 4 ou 3 Por Ano. Se a Devir se empenhar e parar de depender de tradutores com problemas pessoais crônicos e deixar para lançar os livros depois que a licença expira ela consegue acompanhar este ritimo com seis meses a um ano de diferença entre os lançamentos internacionais...

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Gun_Hazard

Mensagempor Cebolituz em 16 Fev 2009, 14:43

Esqueceu do orkut Gun.

No orkut, a 4.0 é altamente criticada. Em comunidades de cenários como por exemplo Ravenloft, não há sistema melhor que AD&D...

E eu considero esse cenário preocupante, embora eu ache que a Devir tem sua (boa) parcela de culpa. A não ser que a empresa esteja a ponto de decretar falência (não acredito que esteja), não vejo motivos de pelo menos não tentar uma propaganda mais forte em cima da 4.0, podendo até dar uma alavancada em outros produtos ligados a cena nerd (cardgames e afins).
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Leisses em 16 Fev 2009, 15:00

Cara é o que eu disse. A Devir até agora só tem os jogadores antigos, pois não divulga seus produtos como devia.
Aprender um sistema de RPG é algo que toma tempo e que nem todas as pessoas estão dispostas a fazer. Especialmente as que já jogam e estão contentes com o seu sistema atual. Quem pode alavancar a 4e são os novos jogadores que praticamente não existem devido a falta de divulgação dos produtos.

Queria focar o tópico nos motivos para a Devir não estar divulgando os produtos e não se o sistema é bom ou ruim. Sistema bom é aquele que agrada o jogador. Não vejo graça no Mundo das Trevas mas sei que tem muita gente que ama o sistema.

A única coisa que se pode dizer sobre este assunto é o medo do sistema não ter aceitação. Mas desta forma voltamos à possibilidade deles manterem o sistema em suas mãos apenas com o objetivo de inibir a concorrência. Pois não haveria motivos de comprarem um sistema no qual não confiam na aceitação do público para o mesmo.

EDIT: Sobre o Orkut também existem comunidades que são a favor da quarta edição. Quando a terceira edição saiu muitos jogadores negaram a possibilidade de jogar na mesma algum dia na sua vida. E isso sem falar dos jogadores de outros sistemas como trevas. Produto novo é sempre criticado mas com o tempo o pessoal acaba se entregando quando o sistema demonstra-se bom. E a quarta edição tem aquilo que todos reclamavam na terceira: equilíbrio.
Mas voltemos ao assunto rsrs
Leisses

Mensagempor Gun_Hazard em 16 Fev 2009, 15:26

Querem um opnião oficial?
R: Perguntem para a Devir porque ela não divulga!

Apesar de estar sendo irônico, eu acharia interessante ouvir a opinião "Oficial" sobre o assunto.

Antes a Devir até se empenhava, vide o EIRPG que querendo ou não é coisa deles, mas mesmo este parece que é tocado com a barriga...

Alguém que tiver mais de 25 com certeza lembra do HeroQuest... por quê?

Porque teve comercial na televisão. Não era RPG, mas muita gente chegou no RPG por lá e foi muito bem visto e divulgado.

A Devir Publicava anúncios de RPG na Revista "Herói", a Abril publicava anúncios de RPG nos Gibis deles, a Ediouro (Antiga dona do ShadowRun) Publicava Anúncios de RPG nas revistas deles (O Primeiro Jogo que ví propaganda foi o ShadowRun e me interessou mesmo que na época eu nem sabia o que era RPG, mas a propaganda do livro numa revista de "caça-palavras", me chamou a atenção).

- Fica caro divulgar na Spell? e outros sites de RPG? (Se bem que aí é chover no molhado...)
- Fica Caro Em um Evento fazer um convite amigo para as emissoras de TV fazerem um "Está Acontecendo..."?
- Fica Caro divulgar em Revistas de VideoGame ou Gibis?

Não vou nem tão longe de falar em TV...
Mas mesmo TV o TchesRPG foi divulgado na TV local com patrocinio da Jambo...

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Gun_Hazard

Mensagempor Mark Logan em 16 Fev 2009, 16:09

Quer jogar RPG com livros publicados pela Devir? Só se mudarem para a Espanha!

Quanto à situação por aqui, acho que houve uma acomodação por parte da editora. As vendas devem ter diminuído de uns tempos pra cá e eles, ao invés de adotarem medidas para reaquecer o mercado, simplesmente se acomodaram e diminuíram o numero de publicações.

Apesar de eu não possuir conhecimento além do comum em administração, me parece que o que temos é uma má administração na editora, pelo menos no setor de marketing, que possivelmente é inexiste ou se resume apenas ao site.

E, além disso, querendo ou não, RPG é algo que dificilmente se aprende sozinho. Acho que não seria tão efetivas apenas campanhas de divulgação em revistas e televisão, a Devir deveria promover eventos onde existam mesas de jogo com objetivo de ensinar novos jogadores, algo como stands em shoppings ou em escolas e universidades.
Easy come, easy go!
Mark Logan

Mensagempor Leisses em 16 Fev 2009, 16:11

Na verdade resolvi criar este tópico logo depois de enviar uma mensagem para a devir através do blog da mesma. Mas como o pessoal tem reclamado muito da moderação resolvi discutir o assunto por aqui enquanto eles decidem se meu post é válido ou não...rsrs

Bem, para aqueles que conhecem um pouco de inglês vai um link legal.

***Apaguei e vou criar um tópico novo.***
Leisses

Mensagempor Madrüga em 16 Fev 2009, 17:11

Mark Logan escreveu:E, além disso, querendo ou não, RPG é algo que dificilmente se aprende sozinho. Acho que não seria tão efetivas apenas campanhas de divulgação em revistas e televisão, a Devir deveria promover eventos onde existam mesas de jogo com objetivo de ensinar novos jogadores, algo como stands em shoppings ou em escolas e universidades.

Antigamente, no EIRPG, havia um dia só para escolas. A sexta-feira do evento tinha como participantes só os mestres voluntários e as escolas, então era interessante por esse ponto. Há uns dois ou três anos, a organização simplesmente cortou as sextas-feiras.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Sr. Pichu em 16 Fev 2009, 17:20

cortou as sextas E as sessões destinadas a divulgação do RPG
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Madrüga em 16 Fev 2009, 17:48

Quer dizer, eu naõ sei qual era o REAL retorno da sexta-feira das escolas. De repente eles cortaram porque gerava mais custos do que retornos. Só que acaba encolhendo o mercado.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias