Aventuras, mesas, sessões ruins...

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor AKImeru em 24 Fev 2009, 04:29

O que me tira do sério e me faz urrar de raiva é quando os jogadores estão jogando personagenas neutros/unaligned em D&D e acham que só por isso podem sair por ai, tentar roubar uma pessoa inocente, falham no teste, a matam, e não querem

a) Serem considerados ruins por estarem brutalmente assassinando uma pessoa por seus bens de valor.
b) Seguir as dicas e ganchos do mestre para conseguirem dinheiro.
c) Choramingarem quando lutarem guardas da cidade e perderem
d) Ver os outros personagens do grupo achar um absurdo seus amigos serem mortos em praça pública por assassinar/roubar uma pessoa na luz do dia em frente de guardas.

Sério eu terminei a campanha logo ali porque eu ia explodir uma veia a qualquer momento.

Moral da historia: Se você vai jogar com um pirata caçador de recompensas, CACE RECOMPENSAS SEU MOCORONGO IMPRESTAVEL.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Madrüga em 24 Fev 2009, 11:35

_Virtual_Adept_ escreveu:
Em outra campanha, um dos jogadores ousou insinuar que o Príncipe da cidade poderia estar errado. Em represália, o grupo inteiro foi crucificado e morto ainda na primeira sessão. A história vem em primeiro lugar, de fato...

Sério. É isso que me faz odiar os RPGistas de Manaus: praticamente TODOS eles são assim. Pensam que "interpretar" se resume a "babar o ovo dos NPC's do Mestre". Não há atitude mais babaca e narcisista.

VA, eu já tive de matar um jogador desses. Na empolgação do momento, o Príncipe estava tentando conversar e a reação dele foi:

"Ele tá querendo saber muito. EU CUSPO NA CARA DELE!"

Aí não dá.

---

Lune falou de manter autoridade na mesa. Mas tem vezes em que isso é impossível. Estou me lembrando aqui de uma história, de Vampiro, em que o bando Sabá dos jogadores precisava de uma informação, mas isso os colocava em rota de colisão com a capela Tremere da cidade. Ao invés de ter o mínimo de sutileza, os jogadores resolveram chegar com a bota na porta. Um deles ERA um Tremere com fé verdadeira e Humanidade 9; ele encheu a paciência de todo mundo e, como o personagem era bem-feito, ele estava segurando bem sua Humanidade alta (pô, alguém quer horror pessoal e drama no grupo, XD)... resolvi deixar.

O bando era composto de um Tzimisce koldun (caminho do fogo), um Tzimisce que descendia dos Bratovitch (convenientemente com Potência ao invés de Animalismo), um Ravnos antitribu, um Gangrel urbano e um Assamita (que era meu personagem e não estava na história).

Assim que um deles resolveu meter bala no REGENTE da capela, eu pressenti o TPK. Depois de uma rápida luta e MUITA sorte, o gangrel urbano matou o regente com suas garras... e resolveu pegar o CORPO dele, colocar uma ARMA na cabeça e pedir para os outros Tremere recuarem. Foi morto impiedosamente.

Outro, o Tzimisce Bratovitch, era membro da Mão Negra e resolveu ajudar... para minutos depois ficar Aleijado (dano agravado) dentro de um carro, pateticamente tentando usar seu celular para convocar os membros da Mão Negra.

O Ravnos morreu por bobagem, também; ele usava muito mal suas ilusões (bem, lembremo-nos que ele tentou dar Cruel Realidade em si mesmo).

A cereja do bolo foi a luta dos dois irmãos: os dois jogadores eram de fato irmão e competiam por TUDO. E calhou de, nessa confusão toda, eles se encontrarem... e começarem a se matar. O Tremere com Fé e o Tzimisce koldun; nessa hora, a Humanidade do Tremere foi pro saco e eles começaram uma luta física e de regras que aborreceu todo mundo. Simplesmente não dava para interromper. Eu (e os outros amigos) estava vendo a hora em que os jogadores iam sair na porrada.

A briga era porque um deles mordeu a PERNA do outro e causou algo como 5 de dano agravado, o que efetivamente mataria o outro (pela letra fria da regra). O mordido argumentava que isso era ridículo, e que não dá para morrer de mordida na perna. O outro começou a reclamar que isso era porque ele morreu, e estava reclamando. E se instalou um mal-estar tão grande que depois de um tempo eu (o narrador) e os outros jogadores nem tentamos mais interromper. Dez minutos depois, o koldun vira pra mim e fala: "quer saber? Vou usar meu caminho do fogo 5 e criar um minivulcão debaixo do carro" (eles estavam quebrando o pau dentro de uma limusine). Rolou os dados, explodiu o carro, matou a si mesmo e ao personagem do irmão.

A essa altura, só restou o Bratovitch, todo queimado, reclamando que, nas cinco rodadas in-game desde que ele chamou a Mão Negra, ninguém apareceu. Respondi que era impossível, a essa altura, SE fossem aparecer, eles estariam amarrando os sapatos ainda. Ele ainda quis tentar dirigir, naquele estado. Um aprendiz com Tecnomancia suficiente parou o carro e ele foi capturado, com destino incerto.

---

Depois dessa história, um desânimo muito grande se abateu sobre todo mundo. Todos frustrados pelo plano ruim, pelo fato de TODOS terem morrido, por termos perdido muito tempo com aquela rixa cretina dos dois irmãos... e eu ainda dei uma bronquinha, que foi burrice, que ser Sabá não significa ser idiota, etc. Mas não dava pra interromper a briga quando ela ocorreu. Foi deprimente mesmo. O pessoal ficou um tempo ali, com as fichas dos personagens mortos na mão, meio com vergonha de encarar os outros...
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Smaug em 26 Fev 2009, 10:21

Passei por situações parecidas com dois amigos meus que tb eram irmãos... ambos jogavam/mestravam GURPS, o problema eh que eles sempre transformavam a seção em um "quem sabe mais as regras e como usa-las" e ficavam horas discutindo sobre elas, um querendo estragar a história/personagem do outro. Eo resto do grupo ficava lah, assistindo aquele soletrando de regras de GURPS, enquanto eles citavam e recitavam capitulos inteiros do livro. Era ridiculo...

Quanto a morrer com o dano na perna, é por isso que em storiteller eu descrevo o que acontece depois que rolo os dados e conto os resultados...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor arghsupremo em 26 Fev 2009, 10:38

Eu tive um mestre que era muito engraçado (hoje em dia, claro). Ele fez um npc que era realmente o personagem do mestre. Ele sempre nos salvava, sempre batia em todo mundo, nunca caiu em combate.

O cara era sagrado. Mas uma vez foi engraçado. Veio um mago poderoso e soltou um relâmpago em todos. Ad&d o relâmpago batia em paredes e voltava, dando dano dobrado. Todo o grupo tomou muito dano, menos o personagem do mestre que se curvou de dor.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 26 Fev 2009, 10:42

Eu tive um mestre que era muito engraçado (hoje em dia, claro). Ele fez um npc que era realmente o personagem do mestre. Ele sempre nos salvava, sempre batia em todo mundo, nunca caiu em combate.

Nossa, esse tipo de Mestre que faz personagens que brilham mais que os jogadores deveriam ser punidos criminalmente.

Na minha campanha de supers eu fiz vários super-heróis importantes nacionalmente. Eram os supers mais importantes do Brasil.
Eles apareceram em uma seção, para mostrar que existiam, e depois eram só referenciados. Os jogadores que tinham que trabalhar duro para lutar contra o crime.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor arghsupremo em 26 Fev 2009, 10:51

Não gosto, mas chego a aceitar que hajam personagens mais poderosos que os pcs e que o mestre goste de deixar isso claro (sempre eles aparecendo, por exemplo).

Mas o cara era o super poderoso que ERA do grupo. Ele sempre apanhava pra caramba, mas nunca caia. Ele sempre dava o golpe final no vilão. Ele era o cara mais style, ele não precisava de itens e sempre meio rebelde. Ele parecia um personagem do Vin Diesel.

Então aquela que vez que ele se curvou de dor do relâmpago para não tomar dano dobrado, foi demais!!
Imagem
arghsupremo

Mensagempor Madrüga em 26 Fev 2009, 11:27

Isso me lembra que minhas poucas experiências de AD&D foram detonadas por um mestre ruim. As histórias dele, sem brincadeira, se resumiam a:

(1) PCs estão tranqüilos por aí;
(2) Aparece uma ameaça colossal, muito superior ao poder deles;
(3) PCs apanham, ficam à beira da morte;
(4) NPC fodão aparece e salva o dia;
(5) PCs devem a vida a ele, e saem em busca de um serviço sujo para ele;
(6) Nessa busca, acontecem os passos (2) até (5), mas com um NPC diferente;
(7) Tudo se repete ad nauseam. Ao final de uns meses, os PCs devem suas vidas a todos os NPCs mais fortes que eles.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Gun_Hazard em 26 Fev 2009, 12:00

Relembrando o mesmo mestre da história da Masmorra com uma Familia de Dragões e um Heroi Lendário no Porão da casa de um dos PCs...

Está entre os piores mestres que já ví:

- Dá itens e depois se arrende e toma de volta DENTRO do jogo...
- Não deixa os jogadores fazerem o que querem.
- Os jogadores são coadjuvantes da história dele.

Exemplos são coisas como
- Os personagens chamarem o dragão (Aquele do porão) de corno mandar ele Tomar no fiofó e sair andando, largando o mestre e o dragão com caras de bobo...
- O Jogador perseguir (Corrida mesmo) um orc com armadura escarlate (Obviamente para ficar com a armadura), e o mestre descrever "Voce corre atrás dele e acerta o golpe, mas ele não é ele!". Ou seja quando ele não quer ele não deixa de jeito nenhum.
- Jogador soltar um Relampago no peito do grupo inteiro e o mestre dizer que ele soltou a magia, acertou todo mundo, mas não causou dano em ninguém...
Entre outros...

Este cara era um problema como Mestre e como Jogador! Só que ele já não mestrava mais para o nosso grupo por causa destas coisas...

Depois de um discussão comigo (Pessoal não sobre RPG) ele disse que não jogaria se eu continuasse jogando (detalhe que na época eu era um dos dois mestres ativos) e todo mundo deu Tchau-Tchau para ele...
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Anonimous000 em 26 Fev 2009, 14:04

Os mestres do meu grupo (eu incluso) tem um certo histórico de NPCs fortes fazendo o trabalho do grupo no passado, mas de uns anos pra cá isso mudou.

Os NPCs absurdos continuam circulando por aí, é comprovado que se não existir alguém claramente capaz de espancar o grupo em menos de dez segundos caso eles aloprem a campanha desanda porque o grupo começa a se matar ou recusar todas as missões que visam coisas básicas como salvar o mundo. Ou então precisa de alguém de plantão pra evitar um TPK porque alguém botcheou a primeira rolagem do plano e mandou tudo pro inferno em grande estilo (ou porque ignorou o mestre quando ele tentava explicar algo importante/não tirou as duvidas sobre a situação na hora certa e está agindo em base de suposições), isso tem sido mais comum.

Felizmente o grupo de modo geral compreendeu esse aspecto do nosso modo de jogo e não reclama de ter um cara com quatro vezes mais níveis rondando a mesma região do cenário e sem fazer nada. De vez em quando alguém reclama, mas é raro.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

Mensagempor Smaug em 26 Fev 2009, 14:24

Relembrando o mesmo mestre da história da Masmorra com uma Familia de Dragões e um Heroi Lendário no Porão da casa de um dos PCs...

Eu realmente gostaria de ler como foi isso, conte-nos, por favor...

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor arghsupremo em 26 Fev 2009, 21:32

Rapidinha do meu ex-mestre/jogador:

Certa vez o grupo andando na floresta ouviu um barulho vindo em sua direção. Ação lógica foi desviar, afinal não sabiamos o que era.

Meio que fugimos.

O mestre fecha o livro e o mesmo faz com a cara (que já não era bonita ao natural).

- Lá se vão 120 mil xps para vocês. Não reclamem.
Imagem
arghsupremo

Mensagempor Smaug em 26 Fev 2009, 23:46

Lá se vão 120 mil xps para vocês. Não reclamem.

Eu realmente espero que vcs estivessem jogando AD&D em niveis bem altos como 18 ou 19...

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Youkai X em 27 Fev 2009, 00:58

Possivelmente não estavam nem no nível 7.
Youkai X

Mensagempor Ric.freitas em 04 Mar 2009, 09:05

Eu devia estar narrando uma campanha de horror para personagens épicos entretanto ela não estava indo nada bem. De uma forma bem simples, aquilo que eu estava narrando não era aquilo que os jogadores queriam jogar e acredito que ninguém estava satisfeito com o jogo. Então bem no início da segunda sessão eu decidi parar a aventura depois de uma pequena discussão com o grupo. Foi algo bem chato. :ops:

Fora esse caso raramente tivemos sessões ruins, no máximo alguns tivemos momentos ruins em que geralmente havia uma discussão entre os jogadores a respeito de algumas regras mas esses momentos não comprometiam a sessão. Entretanto com o lançamento da quarta edição e minha inabilidade em conduzir Skill challenge sociais trouxeram bastante discussão para a mesa a respeito dessa nova mecânica, mas eu acho isso natural tendo em vista que é um sistema e que precisa de um refinamento.
Ric.freitas

Mensagempor Madrüga em 04 Mar 2009, 09:18

Ric.freitas escreveu:Eu devia estar narrando uma campanha de horror para personagens épicos entretanto ela não estava indo nada bem. De uma forma bem simples, aquilo que eu estava narrando não era aquilo que os jogadores queriam jogar e acredito que ninguém estava satisfeito com o jogo. Então bem no início da segunda sessão eu decidi parar a aventura depois de uma pequena discussão com o grupo. Foi algo bem chato. :ops:

Nós avisamos, lembre-se! Se você achar aquele seu tópico, você poderia nos contar como foi a experiência...

Imagem
Madrüga

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias