D&D 4E

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

D&D 4E

Mensagempor Wykthor em 12 Out 2007, 15:34

*Em ressaca após 12 horas de jogos de tabuleiro*

Adorei o fluff do warlock. Torço para que o eldritch blast seja mais decente na 3E. Estou apostando no meu primeiro PC 4E ser um tiefling shadowy warlock :) . Já na manobra do guerreiro, eu realmente não gostei do nome.

Novidades. No blog do Rich Baker (http://forums.gleemax.com/showpost.php? ... stcount=21), além da manobra do guerreiro, há uma informação sobre a segunda aventura:

This week I'm starting to work on a new D&D adventure, codenamed H2 (because it's the second adventure we're coming out with for heroic-level characters, the folks who are level 1-10).
(...)
even more ironically, I think I've got good reason to feature duergar in the story.

Neste tópico da ENWorld (http://www.enworld.org/showthread.php?t=209393 ) cita-se:

on a german message board a poster claims to have a 4e miniatures stat card.
He says the ability scores are now printed in the format "+7 (19)".
An ability score of 19 has now a modifier of +7. An ability score of 14 oder 15 has a modifier of +5.
There are no negative modifiers anymore.
Perhaps now every third ability point increases the modifier by one?
0: 0
1-3: +1
4-6: +2
7-9: +3
10-12: +4
13-15: +5
16-18: +6
19-21: +7
...

Link do post em alemão: http://forum.dnd-gate.de/viewtopic.php?t=16400

Neste playtest ( http://www.wizards.com/default.asp?x=dnd/drpr/20071012a), há um detalhe sobre o meio-elfo:

Peter Schaefer is a developer at Wizards and is playing a half-elf fighter named Wilbur Hammermeister (urgh!) He is a skilled and heavily armored fighter who has a penchant for provoking people despite any supposed half-elf social acumen.

Realmente torço para que este social acumen seja ÚTIL e não recaia na síndrome do meio-elfo-diplomata-raça-meia-boca-da-3E.

Na ENWorld, esse playtest também é comentado em três pontos:

- Quite a few reference to what appears to be skills use - "knowledge of this land", observation in a "sense motivey" kiind of way, struggling to see what's going on from the middle of a crowd.
- Reference to a specific knowledge of arcane transformations - this could be a specific knowledge skill like Knowledge (arcane), or could be akin to a Spellcraft check.
- The fighter controlling movement of his foes
(será que habilidades do Knight do PHII estarão disponíveis dentro do martial power source?)

Finalmente, no blog do Chris Thomasson (http://forums.gleemax.com/showthread.ph ... st14055058)

I got to run a dragon this session. Pretty cool. It's the most complex monster to run so far, but hey, it's a dragon. And it's still soooo much easier than running a 3.5 dragon. I had all sorts of fun goodies to play with, including a surprising use of a breath weapon that almost killed the rogue. He keeps running out in front of his defenders and almost getting gakked. Although this time, the rogue's player had to leave the room, and his companions maneuvered him right into the breath weapon area. Good times. One crit later, and he was laid out bleeding to death.

A facilidade em usar dragões já foi citada anteriormente, mas uso surpreendente do breath? O que será isto?

Lucky for him the ranger (again!) rolled some clutch attacks along with some timely spells from the cleric and good defender play from the paladin, and they killed the dragon before it could get any more of them. Oh, and there was some wizard there too. All this was after the rogue had scampered across the room and skewered the kobold priest hiding in the safety of cover (or so he and I thought). So no PC deaths again. If this weren't a playtest, I might think I need to make the death rules a little less forgiving. Nah, who am I kidding. I'd just have dropped a second dragon in their laps!

Clutch attacks, de acordo com gíria americana reportada na ENworld significa oportuno, conveniente ( = "timely"). Além disso cita-se o uso de classes para kobold (nenhuma grande surpresa). Em adição, o autor chegou a brincar com a idéia de tornar mais rígida as regras de morte. Será que esta brincadeira foi apenas uma leve frustração pela sobrevivência do grupo ou realmente as regras de morte no 4E ficaram mais suavizadas?

Oh yeah, bears beat ass. Eat it, paladin! And I still need to lay the hurt down on the ranger. He's getting cocky. I can tell. I'm just waiting for an encounter with a flying monster that deals +20 damage against rangers. I'll have to mention that idea to the design team.

Fico me perguntando o que pode causar +20 de dano especificamente em rangers :)
Victor Caminha

Co-autor de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Arquivos de Mítica: Cosmologia do cenário, Errata de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Bestiário: Sentinela Nacarita, Druhak, Centauro da Lua Nova (Lápito), Kurapsu
Wykthor

D&D 4E

Mensagempor Fëanor em 12 Out 2007, 15:46

I'm just waiting for an encounter with a flying monster that deals +20 damage against rangers. I'll have to mention that idea to the design team.

This is MADNESS!!!
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

D&D 4E

Mensagempor WillDice em 12 Out 2007, 15:53

Wykthor escreveu:on a german message board a poster claims to have a 4e miniatures stat card.
An ability score of 19 has now a modifier of +7. An ability score of 14 oder 15 has a modifier of +5.
...

Isso de não haver modificadores negativos pode ser bom.

Mas precisar subir 3 pontos para aumentar o bônus não é legal. De 2 em 2 já era complicado (sabe essa história de não dár bônus ímpares em atributos? Pois agora só se usaria bônus múltiplos de 3). Mas como essa parte é apenas um "perhaps"...

Eu colocaria a tabela assim:

14-15: +5
16-17: +6
18-19: +7

(coerente com os valores citados)

O que implicaria em um resto nesse estilo:

3 ou menos: ?
4-5: +0
6-7: +1
8-9: +2
10-11: +3
12-13: +4
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

D&D 4E

Mensagempor Wykthor em 12 Out 2007, 15:59

Feanor, espero que seja apenas uma criatura muito combada e não tenha +X dano contra classes, que eu detestaria.

Willdice, também não tenho nenhum problema com a ausência de valores negativos. Especialmente se consideramos que os Saves terão valores mais altos do que na 3E, visto que serão defesas passivas, sem uso de dados. Eu especularia que *talvez* estes valores comecem com uma escala de 10 + base save por classe como na 3E.

Quanto aos atributos vierem em trios e não em pares eu estranhei MUITO. Mas não vejo motivo para se preocupar ainda. Não sei quão total será a compatibilidade no jogo de miniaturas com o D&D 4E.

EDIT: Notícias da ficha da 4E para miniaturas

Our first 4e stats.

4 defenses.

Stats as bonuses, limited skills

Immortal Humanoid rather than Outsider

Role as part of level (Level 6 Skirmisher)

HP/bloodied right on stat block

Defenses as 10+1/2 level+stat bonus

Links:
http://i209.photobucket.com/albums/bb5/ ... G_1532.jpg
http://i209.photobucket.com/albums/bb5/ ... G_1534.jpg
Editado pela última vez por Wykthor em 12 Out 2007, 16:08, em um total de 1 vez.
Victor Caminha

Arquivos de Mítica: Cosmologia do cenário, Errata de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Wykthor

D&D 4E

Mensagempor CF em 12 Out 2007, 16:07

ShinRyuu escreveu:Se olhar mais de perto, CF, nada do que foi citado é novidade, exceto o Soul Boon e a promessa de uma maior quantidade de poderes. Ou seja, o warlock já era imitação de WoW, e agora mais ainda.

Sei lá. Depois de jogar 63 níveis com um Warlock, só agora eu começo a achar que um se parece com o outro. So do Complete Arcane era meramente um feiticeiro melhorado com uma rajada at will e um background relacionado à ancestralidade com demônios ou fadas.

O novo é o cara do pacto extraplanar. Que usa de invocações, maldições e coleta algo à partir das almas dos oponentes. Exatamente como o Warlock do WoW.
[]'s
Carlos Frederico "Spellcaster" F M Veiga

E não se esqueçam de visitar o meu site: http://www.covil.org
CF

D&D 4E

Mensagempor Wykthor em 12 Out 2007, 16:13

Outros detalhes da ficha do miniatures:

- Nethersight senses (see invisible?)
- No ataque especial, cita-se "poisoned 5" . Será que veneno causa dano em HP agora?
- Tem perception +5 e Spot +10. Qual será a diferença?
- Os valores dos atributos batem com o da escala descrita antes.
- Os Saves realmente estão mais altos. Por acaso, tirando o save de Reflexes, a diferença dos saves entre 3E e 4E tem uma diferença de 10 (compensação por ser valor passivo),

Vale notar que no link da miniatura ( http://i209.photobucket.com/albums/bb5/ ... G_1532.jpg ) compara a ficha da 4E com a 3E.
Victor Caminha

Wykthor

D&D 4E

Mensagempor Fëanor em 12 Out 2007, 16:57

No ataque especial, cita-se "poisoned 5" . Será que veneno causa dano em HP agora?

Seria estranho...
Far from home

Fëanor

D&D 4E

Mensagempor Roquen em 12 Out 2007, 17:06

Ué, isso sobre os venenos já não tinha sido confirmado? Me lembro de já ter visto em algum outro lugar.

Além disso, será que esse veneno dá dano no HP por quantas rodadas? Eu imagino algo como 5 pontos de dano por rodada durante X rodadas ...

O que é "bloodied" ali no pé da ficha da 4E? Como o cara tem esse preview? :blink:
There's a hole in the world like a great black pit,
And the vermin of the world inhabit it,
And its morals aren't worth what a pig could spit,
And it goes by the name of London.

Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street
Roquen

D&D 4E

Mensagempor ShinRyuu em 12 Out 2007, 17:27

Wykthor escreveu:on a german message board a poster claims to have a 4e miniatures stat card.

NERDGASMO!!!

Wykthor escreveu:Além disso cita-se o uso de classes para kobold (nenhuma grande surpresa).

Não foi bem isso o que entendi. Sabemos que as raças humanóides terão nomes diferentes para cada papel, como hexxer, priest, mauler etc. Acho que isso se refere a conjuntos diferentes de poderes raciais, não a classes propriamente ditas.

Willdice escreveu:Mas precisar subir 3 pontos para aumentar o bônus não é legal. De 2 em 2 já era complicado (sabe essa história de não dár bônus ímpares em atributos? Pois agora só se usaria bônus múltiplos de 3). Mas como essa parte é apenas um "perhaps"...

É, sem falar que destrói ainda mais qualquer esperança de conversão decente. Além do mais, se for pra ficar assim, por que não eliminar logo os valores e usar só modificadores?

Wykthor escreveu:Eu especularia que *talvez* estes valores comecem com uma escala de 10 + base save por classe como na 3E.

Acho mais provável começarem em 5 + base + habilidade associada, a não ser que as CDs, ou melhor, as jogadas de ataque dos poderes passem a escalar em +1/nível em vez do atual +1/2 por nível.

Wykthor escreveu:Our first 4e stats.

NERDGASMO!!! (Tá nos múltiplos já!)

Wykthor escreveu:No ataque especial, cita-se "poisoned 5" . Será que veneno causa dano em HP agora?

Sim, isso já foi mencionado. Falavam que o warforged tinha RD e que era esquisito que a RD protegesse contra veneno também.
ShinRyuu

D&D 4E

Mensagempor ShinRyuu em 12 Out 2007, 17:37

Wykthor escreveu:Tem perception +5 e Spot +10. Qual será a diferença?

Pode ser que tenham se enganado ao escrever o nome da perícia, por hábito, e que o modificador usado para iniciar combate tenha a velha penalidade -5 por distração.
ShinRyuu

D&D 4E

Mensagempor Wykthor em 12 Out 2007, 18:13

- Sobre o veneno infligir dano em HP eu não tinha lido esta notícia. Por um lado, facilita a dedução rápida na ficha em vez de contar as penalidades dos atributos. Por outro lado, a letalidade dos venenos com dano atributo era algo bem respeitável. A conferir. Talvez seja dano por rodada seja como o Roquen mencionou por x rodadas, ou por X minutos para venenos mais fortes ou mais fracos mas com ação mais duradoura?

- Sobre bloodied surgindo a partir da metade dos HPs, imagino que seja uma penalidade em testes (seguindo a lógica de faciltiação da 4E, talvez -2 em todos os testes?)

- Sobre a idéia das classes, Willdice, pode ser exatamente o que colocou. Nomes de grupamentos de habilidades semelhantes a classes.
Victor Caminha

Wykthor

D&D 4E

Mensagempor Fëanor em 12 Out 2007, 18:27

Tem perception +5 e Spot +10. Qual será a diferença?

Você acha que "perceber" é igual a "observar"?
Far from home

Fëanor

D&D 4E

Mensagempor Wykthor em 12 Out 2007, 18:47

Eu me referia a parte de mecânica, i.e se o perception serviria como para surpresa, se spot seria para investigação ativa ou qualquer utra possibilidade.
Victor Caminha

Wykthor

D&D 4E

Mensagempor Kinn em 12 Out 2007, 19:11

Ei! Um post meu sumiu!!! (ele estava aí ontem - era uma resposta sobre psiquismo para o Letthul)... Pior que fiz ele na faculdade e não devo ter como recuperá-lo...
Terei que escrevê-lo de novo... -_-'

Sobre Warlock: cool. Não sou fã, mas gostei.
Sobre manobras do guerreiro: mó comédia... eles devem mudar o nome mesmo :bwaha:

[EDIT] Achei depois meu post...
Não sabia que ele tinha rendido um tópico à parte.
Editado pela última vez por Kinn em 13 Out 2007, 19:26, em um total de 1 vez.
Kinn

D&D 4E

Mensagempor Eltor Macnol em 12 Out 2007, 19:59

Pelo que me lembro, é confirmado que várias classes e monstros vão ter habilidades que só podem ser usadas (ou causam efeito diferente) a partir do momento que se está abaixo de 50% dos PVs. "Bloodied" pode ser o nome dessa condição, de estar razoavelmente ferido.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários