Além dos 3 testes de resistência "padrão", o sistema True20 possui um quarto: toughness. Este teste é utilizado no lugar dos pontos de vida: toda vez que tu fores atacado com sucesso tu deves fazer um teste para resistir ao dano. Caso tu falhes, tu deves marcar um damage track (parecido com o de Vampiro) que te impões penalidades em testes futuros.
A idéia, no geral, é muito bacana e me agrada. O problema é que isso gera um excesso de teste: o teste de toughness se confunde com o teste de fortitude. Enquanto que o primeiro é descrito como a habilidade de resistir dano direto, o segundo mede a habilidade em resistir ataques à saúde de uma pessoa (veneno e afins). Ora, não vejo pq não juntar as duas coisas, ainda mais em um sistema cuja proposta é ser simplista.
O mesmo ocorre com o teste de reflexos e o defense bonus, substituo da CA. Em True20, o combat bonus (cujos valores são iguais aos BBA normais) é utilizado tanto para o ataque qnto para defesa. Ou seja, tu somas o teu combat bonus aos teus outros bonus para compor o teu valor de defesa. O problema é que lendo o texto do teste de reflexos fica claro que ele deveria ser utilizado para este propósito: this is your ability to avoid harm through reaction time and agility, including dodging explosions and crashes. Ora, pq não permitir que o combat bonus fosse somado ao teste de reflexos qndo este fosse utilizado em combate corpo à corpo? Não seria mais simples, o conceito não estaria mais correto? Me parece que sim.
É claro que isso implicaria numa mudança dos valores de cada um dos testes e dos combat bonus para poder gerar algum equilibrio entre eles, mas a idéia me parece bem interessante. Aliás, o combat bonus seria somado ao "teste de reflexos" para compor o attack bonus, da mesma forma que ocorreria com o defense bonus.
O que vcs acham?