Shadowrun - edição especial de aniversário!!!

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Armitage em 20 Mar 2009, 12:57

Shadowrun está fazendo 20 anos com uma edição comemorativa. É uma edição de luxo, toda à cores, com novo layout, novas ilustrações, texto expandido, regras revisadas, etc. Site oficial... http://www.shadowrun4.com/

Imagem

Pra quem ainda não conhece Shadowrun essa é uma ótima oportunidade. O cenário é um dos mais maneiros que já vi. Basicamente é o cyberpunk de Willian Gibson com elementos de fantasia de Tolkien. Mas não vou entrar em mais detalhes pois ja temos um topico proprio no forum.

Esse aqui é pra falar só da nova edição, que está sendo chamada de SR4.5, ou ainda SR4A (A de aniversario) pelos fans.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Armitage em 20 Mar 2009, 13:00

Não resisti e comprei o PDF. Só tenho uma palavra pra definir a nova edição: GORGEOUS.

É a edição definitiva de Shadowrun: o melhor sistema (é a 4º ligeiramente alterada), o melhor tratamento visual, e a escrita mais clara. O cenário simplesmente pula pra fora do livro! Nunca foi tão bom ser um shadowrunner. (em outras palavras, nunca foi tão bom dar tiro de escopeta na cara dos outros e ser pago por isso. :mrgreen: ).

- - -
Tira gosto pra galera...

THE YEAR IS 2073 AND THE WORLD IS CHANGED. SOME SAY AWAKENED.

Imagem
(passageiros de um trem-bala ficam em choque com a aparição do dragão Ryumio, nos arredores do monte Fuji. Evento que sinalizaria o início do "despertar". )

WELCOME TO THE SHADOWS...

Imagem

Imagem

Imagem
(exemplo de personagem)
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Mensagempor Lofwyr em 21 Mar 2009, 00:15

O livro está realmente lindo... uma pena que, duro do jeito que estou, será impossível invertir agora em uma das edições numeradas para colecionados. Mas com certeza irei adquirir a versão impressa do SR4A, assim que possível.

Valeu por postar algumas ilustrações. Eu só havia visto a da capa e aquela que havia no preview. As ilustrações estão incríveis pelo jeito.

Ps.: A nova regra para Magia Direta (+1 Drain para cada nethit que você utilizar para o dano) ficou tão ruim quanto parece que ficou? Rsssss.
"Watch your back, shoot straight, conserve ammo
and never, ever, cut a deal with a dragon."
- Street Proverb
Imagem
Imagem
Mais userbars em: http://spellrpg.com.br/forum/viewtopic.php?f=26&t=411
Lofwyr

Mensagempor Armitage em 21 Mar 2009, 00:28

É, também não gostei dessa regra. Mas gostei do novo custo para aumentar atributos (x5 ao inves de x3) e do limite para os upgrades dos gears (máximo +2).

Ah, e o "chummer" voltou.

page 38... “Hey chummer, how you been? You look like shit.” :mrgreen:

Armitage

Mensagempor Dahak em 22 Mar 2009, 23:59

Nossa, como o tempo passa!
Meu ShadowRun 2ª edição tá todo caindo aos pedaços XD

Linda essa capa!
Dá até vontade de importar...

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Mensagempor Armitage em 25 Mar 2009, 09:45

Estou lendo e gostando muito desse livro. Como um velho fã da 2º edição, pra mim é como se Shadowrun estivesse renascendo. Essa é a edição definitiva do jogo.

SR foi o rpg que mais joguei na vida. Mas achei que o jogo começou a cair com a 3º edição, e simplesmente desabou com a 4º. Não levem a mal, a 4º edição em termos de sistema foi a melhor, mas alguma coisa se perdeu ali. Pra mim grande parte da mística de Shadowrun estava na sua estética, atitude punk, Style over Substance, fazendo juz a obra que o inspirou (Neuromancer). Então, aquele feeling único cyber-magic-techno-tribal-corp-punk que a 2º edição teve, eu nunca mais senti nas outras edições. Nunca mais jogamos SR, em parte por causa da perda desse feeling.

Mas essa nova edição tá maneira demais! Aquele feeling está de volta, um pouquinho diferente por não ter mais artistas como Laubenstein e Bradstreet, mas está de volta. (vem até com a capa da 2º edição, do Elmore, na contra-capa).

Até o "chummer" voltou. Pra quem não sabe as antigas edições de Shadowrun eram permeadas com uma gíria própria que colaborava para esse feeling de que falei. Na 4º edição, não sei por que cargas dágua tiraram a gíria. Mas agora ela voltou, um pouco mais sutil que nas antigas, mas está lá.

Enfim, Shadowrun is back. Pra quem é fã do jogo, essa é a edição dos sonhos. :cool:

Armitage

Mensagempor Dahak em 28 Mar 2009, 03:47

Estive com o livro em mãos hoje!
Apesar de não ter tido tempo para ler com afinco, as impressões visuais que tive foram muito, muito satisfatórias.

Claro, estou julgando com poucos dados sólidos. Mas o livro pareceu bom o suficiente para instigar um retorno breve para analisá-lo com calma.

Dahak OUt
Life. Live.
Dahak

Mensagempor Armitage em 28 Mar 2009, 13:33

Eh, acho que você se confundiu Dahak. A edição que você viu deve ter sido a 4, pois essa nova edição de aniversário (chamada de 4.5 por alguns) ainda não saiu em formato físico, apenas em pdf.

E, aliás, eu acho a edição 4 a mais fraca de todas em termos de arte e apresentação. Não tem comparação com essa nova de aniversário.

Armitage

Mensagempor Aluriel de Laurants em 28 Mar 2009, 16:23

Eu vou ver como é que tá, espero que a mecânica fique legal.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Dahak em 28 Mar 2009, 19:42

Silva, você tá certo.
Troquei as bolas mesmo.

Mas poxa, jura que você achou fraca?
Ah, tudo bem que eu comparei com minha segunda edição (não tive contato com a terceira), então eu vi uma evolução bastante grande. Principalmente que o meu está até com a capa quase se desprendendo do restante do livro XD

Falando sério agora, achei muito bonito o livro. Se a promessa dessa edição especial for de elevar a um novo nível aquilo que vi, poxa, vai ser um livro e tanto!

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Mensagempor Armitage em 30 Mar 2009, 01:03

Consegui jogar esse fim de semana. Foi uma sessão rápida, que serviu pra conhecer o novo sistema.

Basicamente fizemos a trajetória de Kaz, um elfo motociclista de 17 anos filhinho de papai, que resolve deixar a monotonia da terra natal (Tir Tairngire) para conhecer o sprawl de Seattle. A sessão terminou com uma guerra de gangues motociclistas em alta velocidade pelas avenidas de Seattle. Kaz faz amizade com membros dos "Ancestrais", e consegue assim alguns contatos valiosos para sua sobrevivência no sprawl.

Impressões iniciais: o sistema está mais rápido, com uma mecânica unificada, e também mais intuitivo. Vamos ver como será a próxima sessão.

EDIT: foi exatamente ASSIM que imaginei a ação. 8)

Armitage

Mensagempor Aluriel de Laurants em 30 Mar 2009, 14:40

Silva isso é bem legal, se as suas impressões continuarem assim, estou tentando a gastar uma graninha no novo Shadowrun.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Lofwyr em 31 Mar 2009, 18:34

Fico feliz em saber que você está gostando das regras Silva.

Eu estou mestrando uma campanha em andamento... sempre curti Shadowrun, lia os livros e etc, mas o sistema de regras complexo sempre me afastou do jogo... a 4ª edição me abriu as portas do cenário e tenho me apaixonado cada vez mais por ele.

Atualmente tenho o CoreRuleBook da 4ª, Street Magic e o Runner Havens, além dos e-books que comprei: Digital Grimoire, Rotten Apple e aquela aventura em Honk Kong que esqueci o nome.

Uma pena que quem queira mestrar Shadowrun 4th aqui no Brasil ainda tenha de depender das importações através da Amazon ou da Warehouse 23, pois a Devir não traz nada.
- Street Proverb
Imagem
Imagem
Lofwyr

Mensagempor Armitage em 31 Mar 2009, 19:20

Você tem o Street Magic, Lofwyr? Estou paquerando ele já ha algum tempo. Você o recomendaria pra quem gosta de despertos?

Quanto às regras, ainda que eu não tenha gostado da "cara" da 4º edição, desde o começo percebi que o sistema estavam bem melhor, mesmo perdendo um pouco do aspecto tático-estratégico que os pools das velhas edições propiciavam.

- - -

Voltando à edição de aniversário...

No decorrer deste ano do 20º eniversário teremos mais alguns lançamentos...

Runner´s Toolkit: um box de luxo de Shadowrun contendo um painel de 4 faces com diversas tabelas, aventuras extras, livros de contatos e arquétipos extras, mapas extras, etc.

Seattle 2072 Sourcebook: suplemento para a cidade esmeralda. Vai ser uma homenagem ao primeiro suplemento de Seattle lançado nos '90, e também vai receber tratamento de luxo.

Nem preciso dizer que vou comprar esses dois também!

Armitage

Mensagempor Lofwyr em 31 Mar 2009, 21:03

Silva, o Street Magic expande muito bem as regras de magia do livro básico, com um novo tipo de magia ritual que pode pode atingir um alvo fora da LoS através de um objeto que sirva como elo empático. Tem novas vantagens, desvantagens, espíritos, mentores, paradigmas e magias.

Algumas coisas que achei interessante foram:

Desvantagem Geas: o personagem tem uma "mania" que precisa fazer sempre que utilizar a magia... como por exemplo, cantar, fazer gestos manuais... ou mesmo só fazer magia em noites de lua cheia e etc.

Vantagens para construir um desperto em potencial... um personagem que é desperto, mas ainda não descobriu seus poderes.

Aspected Magicians, despertos cujo talento é mais poderoso em certas áreas (como conjuração, ou counterspelling).

Um novo tipo de relação com os espíritos, com base em Possessão no lugar de materialização.

Mais detalhes sobre os metaplanos e iniciações.

O livro é bastante completo, achei ele muito interessante.

Eu queria comprar o unWired, mas está complicado mandar buscar qualquer coisa por enquanto.
- Street Proverb
Imagem
Imagem
Lofwyr

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários