[4e] Multiclasse

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Multiclasse

Mensagempor Gehenna em 24 Mar 2009, 11:21

Como grande apreciador da multiclasse na edição 3.X, tenho estado bastante desapontado com a multiclasse da 4ed. Para se ter habilidades mínimas de outra classe, é preciso sacrificar raros e preciosos talentos. Pelo menos 4 deles! Gostaria de saber se sou o único insatisfeito com isso.
Gehenna

Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

[4e] Multiclasse

Mensagempor juma em 24 Mar 2009, 11:25

Eu prefiro do jeito que está. =P

Para se ter habilidades mínimas de outra classe, é preciso sacrificar raros e preciosos talentos. Pelo menos 4 deles!

Habilidade mínima você consegue com um único talento. Poderes é que precisam de mais 3 talentos. :linguinha:
juma

[4e] Multiclasse

Mensagempor Gehenna em 24 Mar 2009, 11:29

juma escreveu:Habilidade mínima você consegue com um único talento.

Bah, não chamo aquilo nem de habilidade mínima. Chamo de Skill Training limitada, com pré-requisito e perfuminho.
Gehenna

[4e] Multiclasse

Mensagempor juma em 24 Mar 2009, 11:33

Skill training não cura aliado, multiclasse de clérigo/warlord cura. :victory:
juma

[4e] Multiclasse

Mensagempor Nibelung em 24 Mar 2009, 11:43

Os talentos de multiclasse são excepcionalmente bons. A multiclasse exemplar é que é fraca comparada com tudo que exige.

Trilha exemplar normal: Uma habilidade exclusiva ao gastar APs, duas habilidades de classe nos níveis 11 e 16, e 3 poderes.

Multiclasse exemplar: Exige 4 talentos, te permite TROCAR (nem é ganhar) um poder sem limite da sua classe pela outra classe, e 3 poderes.

Pessoalmente, eu autorizo a multiclasse exemplar apenas com o talento de multiclasse básico. Se o sujeito quer tanto trocar um poder sem limite e aceita sacrificar as três habilidades extras que uma trilha exemplar daria, ele não vai ser prejudicado. Ou ele pega os 4 talentos e usa a multiclasse aprimorada.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[4e] Multiclasse

Mensagempor Deicide em 24 Mar 2009, 11:44

Na nova edição você sacrifica talentos/Paragon Path, na velha você sacrificava níveis inteiros. Não é tão diferente assim.

Sinceramente, multiclasse é meio porca no início, mas a partir do nível Paragon os Talentos já não fazem mais tanta falta e a multiclasse faz bastante diferença (mesmo que você não faça Paragon Multiclassing)
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Multiclasse

Mensagempor Gehenna em 24 Mar 2009, 12:31

Nibelung escreveu:Os talentos de multiclasse são excepcionalmente bons.

o.O

Deicide escreveu:Na nova edição você sacrifica talentos/Paragon Path, na velha você sacrificava níveis inteiros. Não é tão diferente assim.

A diferença é que você normalmente tem bem menos talentos do que níveis.

Bem, só queria mesmo saber se sou o único insatisfeito e, pelo visto, sou mesmo. Estava pensando em mudar a estrutura dos talentos de multiclasse para algo que permitisse sentir a presença da segunda classe logo de início, mas deixa pra lá. Talvez seja porque ainda não me acostumei com essa nova edição. Valeu pessoal.
Gehenna

[4e] Multiclasse

Mensagempor Deicide em 24 Mar 2009, 13:02

Gehenna escreveu:A diferença é que você normalmente tem bem menos talentos do que níveis.

Sei não... algumas multiclasses eram boas mesmo com poucos níveis, mas outras eram porcas, tinha que investir 3+ níveis para ficar bom, ou então só servia para pegar uma classe de prestígio mais tarde.

Bem, só queria mesmo saber se sou o único insatisfeito e, pelo visto, sou mesmo.

Como eu disse, no patamar heróico Multiclasse deixa a desejar (afinal, você sacrifica 4/6 dos Talentos em troca de pouca coisa). A partir do Paragon, multiclasse se torna muito bom, porque as opções de poderes já são bem mais amplas e a proporção de talentos gastos diminui (4/11 já não é mais tanto). Além disso, com o Multiclasse Paragon, o personagem vira multiclasse de verdade, adicionando poderes ao invés de apenas substituí-los.

Minha única birra com o multiclasse 4e é exigir todos os quatro talentos para pegar Multiclasse Paragon; para mim, bastaria o Talento multiclasse original. Assim, o jogador poderia dividir o gasto de Talentos Multiclasse ao longo dos tiers, ao invés de ter que comprar todos os quatro logo no patamar heróico.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Multiclasse

Mensagempor WillDice em 24 Mar 2009, 14:00

Gehenna escreveu:
juma escreveu:Habilidade mínima você consegue com um único talento.

Bah, não chamo aquilo nem de habilidade mínima. Chamo de Skill Training limitada, com pré-requisito e perfuminho.

Isso é só impressão, lembre-se que se está comparando Skill Training com 17 talentos (1 por classe). O requisito e a limitação de qual perícia pegar "somem".

Se você quer pegar Skill Training: Arcana, pode ao invés disso pegar um dos vários talentos multiclasse que te dá exatamente isso (seja um que só Arcana, ou que permita escolher em lista que inclua Arcana). Basta encontrar um que você já cumpra os requisitos (1 atributo 13; é difícil não haver nenhuma que coincida atributo que você já tem com a perícia que você quer).

Por isso, na maior parte das vezes, talento multiclasse é melhor que Skill Training.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

[4e] Multiclasse

Mensagempor Gehenna em 24 Mar 2009, 16:41

A idéia q eu estava tendo era mudar um pouco pra poder sentir mais a presença da segunda classe antes de estar beirando o patamar épico. Não sei se fica muito poderoso, mas a estrutura seria mais ou menos isso:

Talento Multiclasse Básico
Benefícios: Treinamento em uma Perícia da nova classe
Uma determinada característica da nova classe
Possibilidade de trocar um poder à vontade por um da nova classe

Exemplos:

Iniciado Arcano [Multiclasse Mago]
Pré-Requisito: Int 13.
Benefício: Você recebe treinamento na perícia Arcana e a característica de classe Cantrips. Além disso, caso deseje, você pode trocar um de seus poderes à vontade por um dos poderes à vontade de Mago. Adicionalmente, você pode usar um orbe, cajado ou varinha como implementos para poderes de mago ou poderes de um caminho exemplar de mago.

Iniciado na Fé [Multiclasse Clérigo]
Pré-Requisito: Sab 13.
Benefício: Você recebe treinamento na perícia Religião e a característica de classe Healing Word. Além disso, caso deseje, você pode trocar um de seus poderes à vontade por um dos poderes à vontade de Clérigo. Adicionalmente, você pode usar um símbolo sagrado como implemento para poderes de clérigo ou poderes de um caminho exemplar de clérigo.

Furtividade das Sombras [Multiclasse Ladino]
Pré-Requisito: Des 13.
Benefício: Você recebe treinamento na perícia Ladinagem e a característica de classe Sneak Attack. Além disso, caso deseje, você pode trocar um de seus poderes à vontade por um dos poderes à vontade de Ladino.

Estudante da Espada [Multiclass Guerreiro]
Pré-Requisito: For 13.
Benefício: Você recebe treinamento em uma perícia da lista do Guerreiro e a característica de classe Combat Challenge. Além disso, caso deseje, você pode trocar um de seus poderes à vontade por um dos poderes à vontade de Guerreiro.

Soldado da Fé [Multiclasse Paladino]
Pré-Requisito: Car 13.
Benefício: Você recebe treinamento na perícia Religião e a característica de classe Divine Challenge. Além disso, caso deseje, você pode trocar um de seus poderes à vontade por um dos poderes à vontade de Paladino.

Ou talvez poderia colocar o treinamento da perícia como pré-requisito em vez de benefício, sei lá... E permitir paragon path da segunda classe só com esse talento. Já os talentos pra trocar poderes, eu também mudaria, para talentos q permitem tb adicionar poderes extras:

Poder de Aprendiz [Multiclasse por Encontro]
Pré-Requisito: Talento Multiclasse, 4º Nível.
Benefício: Você pode adicionar aos seus poderes por encontro um poder de ataque de sua segunda classe do nível 4 ou menor. Além disso, você pode trocar um de seus poderes de ataque por encontro por um outro poder de ataque por encontro de sua segunda classe.

Poder de Acólito [Multiclasse de Utilidade]
Pré-Requisito: Talento Multiclasse, 8º Nível.
Benefício: Você pode adicionar aos seus poderes um poder de utilidade de sua segunda classe do nível 8 ou menor. Além disso, você pode trocar um de seus poderes de utilidade por um outro poder de utilidade de sua segunda classe.

Poder de Adepto [Multiclasse Diário]
Pré-Requisito: Talento Multiclasse, 10º Nível.
Benefício: Você pode adicionar aos seus poderes diários um poder de ataque de sua segunda classe do nível 10 ou menor. Além disso, você pode trocar um de seus poderes de ataque diários por um outro poder de ataque diário de sua segunda classe.

Fica desequilibrado?
Gehenna

[4e] Multiclasse

Mensagempor Leisses em 24 Mar 2009, 17:00

Deixe-me ver então, com um único talento você concede ao cara treinamento em uma perícia, uma habilidade especial da classe e acesso a qualquer um dos poderes at-will da nova classe?

Tenho dó de quem não quiser fazer multiclasse.

O fato é que como a multiclasse é dada através de talento ficou complicado colocarem muitas coisas de cara.

Acho que você deveria adicionar uma penalidade ao escolher multiclasse como reduzir o nível efetivo em 1 para o bônus por nível em ataques/defesas/testes de hab/perícias.

EDIT: Corrigindo a parte em negrito.
Editado pela última vez por Leisses em 24 Mar 2009, 17:23, em um total de 1 vez.
Leisses

[4e] Multiclasse

Mensagempor Gehenna em 24 Mar 2009, 17:12

Leisses escreveu:Deixe-me ver então, com um único talento você concede ao cara treinamento em uma perícia, uma habilidade especial da raça e acesso a qualquer um dos poderes at-will da nova classe?

Acho que você deveria adicionar uma penalidade ao escolher multiclasse como reduzir o nível efetivo em 1 para o bônus por nível em ataques/defesas/testes de hab/perícias.

É, talvez colocar o treinamento na perícia como pré-requisito seja melhor. E se o personagem não recebesse pontos de vida no nível que pegasse o talento? É, eu sei, não tem nada a ver, mas foi o q pensei. :b
Gehenna

[4e] Multiclasse

Mensagempor Lorde da Dança em 24 Mar 2009, 17:17

Acho que você exagerou em dar características de classe (afinal, não são características de classe se pessoas de outra classe pdem ter essas características) e dar um poder extra + trocar poder, assim teríamos defender's dando dano de striker.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

[4e] Multiclasse

Mensagempor juma em 24 Mar 2009, 17:26

Guerreiros com Twin Strike at-will. E nem precisa acertar para marcar! :bwaha:
juma

[4e] Multiclasse

Mensagempor Gehenna em 24 Mar 2009, 17:31

Lorde da Dança escreveu:Acho que você exagerou em dar características de classe (afinal, não são características de classe se pessoas de outra classe pdem ter essas características) e dar um poder extra + trocar poder, assim teríamos defender's dando dano de striker.

Na verdade, como o rapaz está fazendo multiclasse, agora ele é daquela classe também. Nada mais justo que ter uma característica dela. E eu disse UMA. Ele ainda ficará sem as outras características.
Gehenna

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários