Mas agora não é o caso, você PRECISA de mapas e miniaturas. Está no livro básico, na lista de coisas necessárias. Você NÃO joga sem.
Eu jogo com o mapa que veio no livro do mestre e peças de War. Um jogo que eu comprei dez anos atrás.
Um jogo que você não joga apenas com dados e fichas de personagem, pra mim, não é RPG, muito menos D&D. É um wargame com manuais muito grandes.
Warhammer, um dos wargames mais jogado, tem um livro básico com 290 páginas de regras básicas. Se voce quiser jogar o jogo, você precisa comprar ainda regras especificas para o seu exercito, que possui mais do que 150 páginas, tanto com descrições do reino e do exercito quanto regras.
Ah e Roleplaying game não é definido se ele for utilizado com dados, sem dados, com ficha ou sem ficha, ou com miniaturas ou sem miniaturas. Existem diversos sistemas que usam obrigatoriamente miniaturas ou marcadores (Como Street Fighter: O jogo de RPG. Curiosamente, algo que o Cassaro e sua trupe publicou no Brasil.) e existem outros onde você sequer precisa rolar dados (Como o Marvel RPG), e isso não faz deles nem mais nem menos RPGs do que qualquer outro RPG no mercado.
A impressão geral que tive sobre a 4E, acima de todas as idéias e mudanças e estratégias, foi esta: alguém na diretoria da Hasbro viu a tal Licença Aberta e disse: “Que diabo vocês andaram fazendo?! Dividindo nosso produto com outros?! Acabem já com isso!!!”
Na realidade, a WOTC foi quem optou por usar uma GLS para a 4e. E sério, porque a Birra do Cassaro com isso? OGL ainda está em ativa e mesmo se ela se aplicasse a quarta edição, o jogo é bem fechado. Isso não impediu de diversos criadores criarem cenários e até mesmos regras para o sistema - aliás com mais regras alteradas do que Tormenta d20. Isso mesmo. Essa choradeira aqui para mim vem de alguém que sequer sabe como a GSL funciona, mas só porque ele não pode mais imprimir o material da WOTC exatamente como ela faz e chamar de "seu" é algo "ruim".
Lembro que entrevistamos o Bill Slavicsek quando anunciaram o Sistema D20 e a OGL. A gente perguntou: “Mas se todos vão poder usar as mesmas regras, vocês não têm medo de competição?”
“Não, porque os melhores designers de jogos do mundo estão conosco” ele respondeu.
E isso era verdade na época. Mas com o passar dos anos, deixou de ser verdade. Monte Cook e outros feras começaram a lançar títulos fortes fora da Wizards. Uma porção deles eram melhores que os oficiais D&D.
Monte Cook é o equivalente de você jogar Roleta Russa: O RPG. Você pode sair com algo extremamente bom, ou um mundo de fantasia com furries esgrimistas.
ausência de uma OGL na 4E, para mim, prova que a Wizards/Hasbro se arrependeu da Licença Aberta e “não quer mais brincar”. Como não podiam cancelar a OGL 3E, fizeram a 4E. E fizeram tão diferente que nem há possibilidade de conversão direta entre as versões.
Desde quando ser diferente é ruim?
Tão diferente que, pra mim e outros, nem pode mais ser chamado de D&D.
É. Porque o jogo não é mais sobre enfrentar desafios heroicos em masmorras contra dragões.
Ops.
Eu respeito o Rocha e outros que curtem o jogo. Mas também fico triste quando abro meu Monster Manual AD&D e vejo páginas inteiras de background para o beholder; então abro o MM 4E e vejo algumas linhas de background no cantinho da página, enquanto o resto é uma tabela de poderes. TODOS os títulos 4E são tabelas de poderes.
Parece que alguém:
- Não leu os fãs clamando por isso nos foruns oficiais da Wizards
- Não leu o livro do mestre que te dá ferramentas para você mesmo criar as descrições de seus montros (Que podem ser facilmente modificados e alterados em segundos, coisa impossivel na terceira edição)
Para um jogo de tabuleiro, está bom. Mas RPG é mais que isso. D&D é mais que isso.
Tipico elitismo RPGistico. Warhammer tem mais descrições e personagens marcantes em seu livro básico do que AD&D em seus três livros postos juntos.
Alguem me linka para eu enviar isso para o Cassaro? Eu quero ver ele fazendo birra/me atacando pessoalmente.