[OGL] Dragon Slayer nº 24

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Fëanor em 30 Mar 2009, 15:16

Essa frase é épica:

"A verdade é que não aprovamos a 4E, não a consideramos um bom RPG (eu, em particular, nem a considero um RPG) e, como qualquer pessoa, não costumamos recomendar a ninguém coisas de que não gostamos."
- Cassaro

4e não é um RPG?
É o que então?
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Madrüga em 30 Mar 2009, 15:27

Videogame de papel, uai. :macaco:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor juma em 30 Mar 2009, 15:32

Vindo de quem cridou 3d&t.

E criou matérias de como adaptar RPG japoneses para o sistema.

E usar summons.

:bwaha:
juma

Mensagempor Aluriel de Laurants em 30 Mar 2009, 15:47

4e não é um RPG?
É o que então?

Não espere em pé por uma resposta pra essa pergunta da parte dele.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Gun_Hazard em 30 Mar 2009, 16:14

Por falar nisso gostaria que me apresentassem minha "trupe".

Pois não conheço ninguém dela...

PS: Sempre me achei solitário. Saber que tenho uma Trupe me deixa muito emocionado... :pidao:
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor AKImeru em 30 Mar 2009, 17:12

A verdade é que não aprovamos a 4E, não a consideramos um bom RPG (eu, em particular, nem a considero um RPG)

FATAL é um RPG.

Então 4e pode ser um RPG.

A DEFINIÇÃO DE RPG NÃO FUNCIONA COMO VOCÊ PENSA FUNCIONAR.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor GoldGreatWyrm em 30 Mar 2009, 23:58

[troll]
"A verdade é que não aprovamos a 4E, não a consideramos um bom RPG (eu, em particular, nem a considero um RPG) e, como qualquer pessoa, não costumamos recomendar a ninguém coisas de que não gostamos."
- Cassaro

1- mesmo não sendo RPG, ainda é melhor que 3d&t. Suponho então que 3d&t seja papel higiênico, e o autor da frase deveria usar para limpar a boca, visto o que sai dela...
2 - mesmo papel higiênico esse que chupinhou descaradamente coisas de um RPG que não é um RPG e tocou em sua versão Alpha (seja lá o que isso for)

Cassaro, estou cansado de sua cara-de-pau e falta de escrupulos. E o pior, não consigo sentir raiva. Só pena, por você ser tão... Cassaro.
[/troll]
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor kaishakunin em 31 Mar 2009, 09:54

OFF:
Já perguntei para o Cassaro o que é DnD para ele. A resposta está aqui. E sim, a mesma choradeira de sempre.

No mais, sabe o que mais irrita-me nisso tudo. O fato dele trazer seus bichinhos de estimação sempre com ele. É o que está acontecendo neste momento no Área Cinza.
kaishakunin

Mensagempor Gun_Hazard em 31 Mar 2009, 10:18

kaishakunin,

Detalhe que são os mesmos bichinhos de sempre e dois deles vieram diretamente do forum da Jambo... Coincidência?
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Madrüga em 31 Mar 2009, 10:20

Ler comentários de blog é insuportável. Me perdi no meio.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Lady Draconnasti em 31 Mar 2009, 12:04

Faça como eu, Maddie, não se dê ao trabalho. XD
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Mensagempor kaishakunin em 31 Mar 2009, 13:41

OFF:
Madruga,
Trascrevo aqui, então, para vc ter uma idéia.

kaishakunin escreveu:kaishakunin | dez 8, 2008 | Reply

Desculpe-me se este não for o local pertinente para a discussão (se não o for, desconsidere esta), mas fiquei curioso quanto a isto:

4E (que prefiro não chamar de D&D, porque não o é) pode ser, sob seu ponto de vista, um jogo de excelente qualidade (e digo jogo, não digo rpg). Meus pontos de vista, claro.

O que é DnD para vc, Cassaro?

Ao passo que o referido "autor", respondeu:
Cassaro escreveu:Cassaro | dez 10, 2008 | Reply

Eu comecei a jogar D&D com o Basic, uma caixa vermelha de Portugual até o 3o nível, que depois evoluiu e virou aquela caixa preta da Grow (com o dragão vermelho na tampa) até 5o nível. Depois meu grupo mudou para AD&D. E quando veio a 3a Edição, eu e meus amigos já trabalhávamos na DB.

Não que eu ache a 4E uma porcaria total, tem uma porção de boas idéias. Como o conceito de Pontos de Luz, e as “identidades ambientais” das raças (embora eu ainda ache que anões deviam ficar DENTRO das montanhas, não SOBRE elas). Olhando os previews, eu até esperava alguma coisa boa.

Mas eu conheci e joguei D&D como um RPG, jogo de imaginação, jogo de contar histórias, tudo aquilo. Quando você podia usar mapas e miniaturas para tudo ficar mais claro, tudo bem. Mas agora não é o caso, você PRECISA de mapas e miniaturas. Está no livro básico, na lista de coisas necessárias. Você NÃO joga sem.

Um jogo que você não joga apenas com dados e fichas de personagem, pra mim, não é RPG, muito menos D&D. É um wargame com manuais muito grandes.

(Não que wargames sejam ruins. Não são. Mas também não são RPG.)

A impressão geral que tive sobre a 4E, acima de todas as idéias e mudanças e estratégias, foi esta: alguém na diretoria da Hasbro viu a tal Licença Aberta e disse: “Que diabo vocês andaram fazendo?! Dividindo nosso produto com outros?! Acabem já com isso!!!”

Lembro que entrevistamos o Bill Slavicsek quando anunciaram o Sistema D20 e a OGL. A gente perguntou: “Mas se todos vão poder usar as mesmas regras, vocês não têm medo de competição?”

“Não, porque os melhores designers de jogos do mundo estão conosco” ele respondeu.

E isso era verdade na época. Mas com o passar dos anos, deixou de ser verdade. Monte Cook e outros feras começaram a lançar títulos fortes fora da Wizards. Uma porção deles eram melhores que os oficiais D&D.

A ausência de uma OGL na 4E, para mim, prova que a Wizards/Hasbro se arrependeu da Licença Aberta e “não quer mais brincar”. Como não podiam cancelar a OGL 3E, fizeram a 4E. E fizeram tão diferente que nem há possibilidade de conversão direta entre as versões.

Tão diferente que, pra mim e outros, nem pode mais ser chamado de D&D.

Eu respeito o Rocha e outros que curtem o jogo. Mas também fico triste quando abro meu Monster Manual AD&D e vejo páginas inteiras de background para o beholder; então abro o MM 4E e vejo algumas linhas de background no cantinho da página, enquanto o resto é uma tabela de poderes. TODOS os títulos 4E são tabelas de poderes.

Para um jogo de tabuleiro, está bom. Mas RPG é mais que isso. D&D é mais que isso.
kaishakunin

Mensagempor AKImeru em 31 Mar 2009, 14:15

Mas agora não é o caso, você PRECISA de mapas e miniaturas. Está no livro básico, na lista de coisas necessárias. Você NÃO joga sem.

Eu jogo com o mapa que veio no livro do mestre e peças de War. Um jogo que eu comprei dez anos atrás.

Um jogo que você não joga apenas com dados e fichas de personagem, pra mim, não é RPG, muito menos D&D. É um wargame com manuais muito grandes.

Warhammer, um dos wargames mais jogado, tem um livro básico com 290 páginas de regras básicas. Se voce quiser jogar o jogo, você precisa comprar ainda regras especificas para o seu exercito, que possui mais do que 150 páginas, tanto com descrições do reino e do exercito quanto regras.

Ah e Roleplaying game não é definido se ele for utilizado com dados, sem dados, com ficha ou sem ficha, ou com miniaturas ou sem miniaturas. Existem diversos sistemas que usam obrigatoriamente miniaturas ou marcadores (Como Street Fighter: O jogo de RPG. Curiosamente, algo que o Cassaro e sua trupe publicou no Brasil.) e existem outros onde você sequer precisa rolar dados (Como o Marvel RPG), e isso não faz deles nem mais nem menos RPGs do que qualquer outro RPG no mercado.

A impressão geral que tive sobre a 4E, acima de todas as idéias e mudanças e estratégias, foi esta: alguém na diretoria da Hasbro viu a tal Licença Aberta e disse: “Que diabo vocês andaram fazendo?! Dividindo nosso produto com outros?! Acabem já com isso!!!”

Na realidade, a WOTC foi quem optou por usar uma GLS para a 4e. E sério, porque a Birra do Cassaro com isso? OGL ainda está em ativa e mesmo se ela se aplicasse a quarta edição, o jogo é bem fechado. Isso não impediu de diversos criadores criarem cenários e até mesmos regras para o sistema - aliás com mais regras alteradas do que Tormenta d20. Isso mesmo. Essa choradeira aqui para mim vem de alguém que sequer sabe como a GSL funciona, mas só porque ele não pode mais imprimir o material da WOTC exatamente como ela faz e chamar de "seu" é algo "ruim".

Lembro que entrevistamos o Bill Slavicsek quando anunciaram o Sistema D20 e a OGL. A gente perguntou: “Mas se todos vão poder usar as mesmas regras, vocês não têm medo de competição?”

“Não, porque os melhores designers de jogos do mundo estão conosco” ele respondeu.

E isso era verdade na época. Mas com o passar dos anos, deixou de ser verdade. Monte Cook e outros feras começaram a lançar títulos fortes fora da Wizards. Uma porção deles eram melhores que os oficiais D&D.

Monte Cook é o equivalente de você jogar Roleta Russa: O RPG. Você pode sair com algo extremamente bom, ou um mundo de fantasia com furries esgrimistas.

ausência de uma OGL na 4E, para mim, prova que a Wizards/Hasbro se arrependeu da Licença Aberta e “não quer mais brincar”. Como não podiam cancelar a OGL 3E, fizeram a 4E. E fizeram tão diferente que nem há possibilidade de conversão direta entre as versões.

Desde quando ser diferente é ruim?

Tão diferente que, pra mim e outros, nem pode mais ser chamado de D&D.

É. Porque o jogo não é mais sobre enfrentar desafios heroicos em masmorras contra dragões.

Ops.

Eu respeito o Rocha e outros que curtem o jogo. Mas também fico triste quando abro meu Monster Manual AD&D e vejo páginas inteiras de background para o beholder; então abro o MM 4E e vejo algumas linhas de background no cantinho da página, enquanto o resto é uma tabela de poderes. TODOS os títulos 4E são tabelas de poderes.

Parece que alguém:

- Não leu os fãs clamando por isso nos foruns oficiais da Wizards
- Não leu o livro do mestre que te dá ferramentas para você mesmo criar as descrições de seus montros (Que podem ser facilmente modificados e alterados em segundos, coisa impossivel na terceira edição)

Para um jogo de tabuleiro, está bom. Mas RPG é mais que isso. D&D é mais que isso.

Tipico elitismo RPGistico. Warhammer tem mais descrições e personagens marcantes em seu livro básico do que AD&D em seus três livros postos juntos.

Alguem me linka para eu enviar isso para o Cassaro? Eu quero ver ele fazendo birra/me atacando pessoalmente.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Smaug em 31 Mar 2009, 14:21

Esse argumento dele eh tão imbecil quanto dizer que Castlevania: Symphonie of night não é Castlevania pq não tem fases :doido:

Não era ele que defendia a liberdade de imaginar e talz? Agora vc pode imaginar o que vc quiser, seus beholders podem nascer de ovos, arvores ou combustão espontânea de pedras, e vc não precisa aguentar o jogador mala que leu o MM 3 vezes te dizer que isso tah errado. Vc cria a historia dos seus monstros e do que mais precisar!!! Soh pq recomenda o uso de miniaturas? Então falkstein não eh rpg pq não usa dados e exigi que vc use cartas?
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Madrüga em 31 Mar 2009, 14:41

Kaisha, lamentável. Nem dá ânimo de responder. Parece aquele choro típico do Hal Jordan, "eu jogo há mais tempo que vocês, quando RPG era bom" misturado com o choro do Luminus, "AD&D era o sistema mais simples e funcional e interpretativo do mundo".

Oda, o formato de comentário de blogue é tão horrível que nem dá para brigar.

Oda escreveu:Na realidade, a WOTC foi quem optou por usar uma GLS para a 4e. E sério, porque a Birra do Cassaro com isso?

É que ele:

(1) Ainda não percebeu que a GSL não o impede de criar e adaptar suas porcarias para a 4e.
(2) Está se borrando de medo da fatia do mercado que já migrou.
(3) Já não entendia a 3.x, que dirá ter de aprender um monte de coisas para uma edição nova. Trabalho? Qual nada, o melhor é meter o pau e deixar os fãs mongolóides fazerem coro.

Imagem
Madrüga

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários