[4e] Multiclasse

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Multiclasse

Mensagempor Fëanor em 01 Abr 2009, 18:26

- A multiclasse exemplar simplesmente ignora as features de trilha exemplar ganhadas nos níveis 11 e 16. Eu acho isso imoral. Eles tentam compensar as do nível 11 com a possibilidade de troca de um at-will, mas como eu disse, você não acrescentou nada ao personagem, apenas trocou algo.

Trocar um poder at-will é uma opção poderosa meu caro...

No primeiro talento, seria mais coerente dar a feature que mais caracteriza o bruxo enquanto bruxo e enquanto agressor, que é sua maldição.

lol, criei esse talento ontem.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

[4e] Multiclasse

Mensagempor juma em 01 Abr 2009, 18:38

Trocar um poder at-will é uma opção poderosa meu caro...

Que o diga todas as classes que queriam ter Twin Strike como at-will :b
juma

[4e] Multiclasse

Mensagempor Fëanor em 01 Abr 2009, 21:06

Que o diga todas as classes que queriam ter Twin Strike como at-will

Em especial Rogue.

Riposte Strike para Guerreiro.
Eyebite para Paladino.
Far from home

Fëanor

[4e] Multiclasse

Mensagempor ShinRyuu em 01 Abr 2009, 22:26

Eu não vejo por que todas as classes não terem acesso a Twin Strike. No 3.x, tinha TWF e Rapid Shot. Se custar 2 ou 3 talentos, pra mim tá de bom tamanho. Acho melhor do que ficar inventando imitação só pra engrossar suplemento.

Mas, realmente, os combos com as marcas são assustadores... :blink:

Mas esses combos já estão no oficial, a única diferença é que custam 4 feats em vez de 3 e começam no 11º nível em vez do 4º ou 2º (no caso do humano). Acho que aí a solução teria que ser outra...

No caso do Divine Challenge + Eyebite, eu resolverei determinando que se o paladino deliberadamente se esconder dessa forma, o desafio é cancelado, simplesmente por não tolerar táticas sujas. O paladino tem que encarar o desafio de frente. Pode até dificultar pro desafiado alcançá-lo, usando meios diversos, mas não se escondendo.

Não tenho a menor idéia de como consertar o Combat Challenge + Riposte Strike... :blink:

Edit: Dãã. A solução pro Riposte Strike é simples e óbvia: acrescentar à descrição dele que a interrupção não funciona enquanto o alvo estiver marcado pelo atacante, seja qual for a marca. Pra mim faz perfeito sentido: esse poder foi feito pra um striker punir seu agressor, não pra um defender fazer multiclasse e ganhar um ataque de graça sempre que quiser (e acertar).
ShinRyuu

[4e] Multiclasse

Mensagempor Fëanor em 02 Abr 2009, 01:00

Tá, também não precisa disso. O cara vai ter gastado 4 talentos e um Paragon Path, esses combinhos são muito bons, mas nada quebrado que vá atrapalhar o jogo. E provavelmente meus jogadores nunca vão se ligar nessas coisas. XD
Far from home

Fëanor

[4e] Multiclasse

Mensagempor Gehenna em 02 Abr 2009, 01:46

Salve, Shinryuu, colega de insatisfação! o/

Exemplo de multiclasses com Feiticeiro e Swordmage, seguindo suas regras alternativas:

Prodígio Arcano [Multiclasse Feiticeiro]
Pré-Requisito: Treinamento na perícia Arcana, Car 13.
Benefício: Escolha entre Magia Dracônica e Magia Selvagem. Magia Dracônica te permite usar a característica Poder Dracônico sobre um ataque uma vez por encontro como ação livre, para causar um número de pontos de dano adicionais igual ao modificador de Força. Magia Selvagem te permite usar a característica Poder do Caos sobre um ataque uma vez por encontro como ação livre, para causar um número de pontos de dano adicionais igual ao modificador de Destreza. Em ambos os casos, o dano adicional aumenta em +2 no 11º nível e +4 no 21º nível.

Iniciado da Lâmina [Multiclasse Laminarcana]
Pré-Requisito: Treinamento na perícia Arcana, Proficiência com uma lâmina leve militar ou superior ou com uma lâmina pesada militar ou superior, Int 13.
Benefício: Escolha uma Égide do Laminarcana. Você pode usar esta característica de classe uma vez por dia.

Substituição de Poderes
Feiticeiro: Implementos (cajado, adaga). Se escolheu Magia Dracônica, você recebe Alma Dracônica. Se escolheu Magia Selvagem, você recebe Alma Selvagem.
Laminarcana: Ligação com a Espada.

Multiclasse Exemplar
Nível 16
Feiticeiro: Propagação do Caos e Poder Ilimitado para Magia Selvagem ou Resiliência Dracônica e Escamas de Dragão para Magia Dracônica.
Laminarcana: Proteção do Laminarcana.
Gehenna

Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

[4e] Multiclasse

Mensagempor oculto em 02 Abr 2009, 07:18

E provavelmente meus jogadores nunca vão se ligar nessas coisas.

No meu caso, 17 anos de experiência com D&D me faz não confiar nisso... :linguinha:
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

[4e] Multiclasse

Mensagempor Galardron em 02 Abr 2009, 10:13

oculto escreveu:Em resumo, apenas que limitaram a salada que podia se fazer na terceira edição.
Não vejo tantos contra nisso da forma que anunciam, basta a quem tiver interesse em jogar na quarta edição se adequar a nova mecânica do sistema. Casos específicos podem ser melhorados com uma regra da casa, se for o caso.

Cite-se que muitas vezes as 'saladas' eram necessárias para estruturar alguns conceitos de personagem (mecanicamente, para que a coisa não ficasse só no fluff). A 4e reduziu significativamente essa necessidade, visto que os papéis se tornaram mais claros e os estilos passíveis de personalização dentro da própria classe (e relação das classes com as raças). Lembro que no 3.5, quando eu quis construir uma espécie de Two-Blade Ranger eficiente nos quesitos dano e mobilidade, num estilo 'rápido e mortal', precisei usar a combinação Ranger/Rogue/Fighter/Dervish. O Fighter aí era incluído só para conceder talentos de combate extra que complementavam o conceito e permitir a especialização em arma.

Hoje posso representar perfeitamente bem o mesmo conceito (e objetivo) com uma única classe, Ranger, fazendo a combinação apropriada de atributos, talentos e seleção conveniente de poderes entre as opções da própria classe. É muito mais elegante usar esse método do que ser obrigado a adicionar níveis de outras classes para construir uma idéia que alie um conceito legal à eficiência mecânica. Além disso, no sistema de multiclasse da 4e a classe secundária NÃO OFUSCA o papel primário do personagem, só dá a ele um 'leve toque' de outra coisa. Acho isso também uma vantagem, porque não descaracteriza o personagem em sua essência, sua concepção ("Ué, mas ele não era um ranger?").
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Galardron

[4e] Multiclasse

Mensagempor ShinRyuu em 02 Abr 2009, 12:29

Fiz uma matriz pra ver a dificuldade de cada classe de se qualificar pra cada uma das outras classes com os pré-requisitos dos talentos na minha variante. Isto me permitiu abrandar alguns requisitos que estavam muito restritivos e agravar alguns outros.

http://docs.google.com/View?id=ddv8j99r_147f7tvwqdn

O objetivo foi atingir, para cada feat, equilíbrio entre quantas classes se qualificam automaticamente e quantas pagam caro pra se qualificar. Ou seja, que essa diferença não fosse maior que 2, para todos os feats.

Mas não dei muita atenção à questão de quais classes fazem multiclasse mais facilmente. O resultado é que bardo, warlord e paladino são as classes que mais facilmente se qualificam pra outras classes, e artífice e invocador são as que mais dificilmente se qualificam. Mesmo assim, as diferenças não são grotescas.

É claro que a inclusão de novas classes pode alterar drasticamente esses finos equilíbrios, mas acho que o número de classes já está grande o suficiente pra uma amostragem representativa.
ShinRyuu

[4e] Multiclasse

Mensagempor Gehenna em 04 Abr 2009, 13:04

Bem, seguindo as regras alternativas do ShinRyuu, com alguns andendos de meus próprios pitacos, saiu isso:

Acólito dos Segredos Divinos [Multiclasse Invocador]
Pré-Requisito: Treinamento na perícia Religião, Sab 13.
Benefício: Você pode usar a característica de classe Contrato Divino uma vez por encontro. Para isto, você deve escolher entre Contrato de Preservação e Contrato de Fúria.

Amigo dos Espíritos [Multiclasse Xamã]
Pré-Requisito: Treinamento na perícia Natureza, Sab 13.
Benefício: Você pode usar a característica de classe Espírito Curativo uma vez por dia.

Defensor Selvagem [Multiclasse Guardião]
Pré-Requisito: Proficiência com armadura de peles, For 13.
Benefício: Você pode usar a característica de classe Fúria da Natureza uma vez por encontro.

Diletante Bárdico [Multiclasse Bardo]
Pré-Requisito: Treinamento na perícia Arcana, Proficiência com armadura de couro, Car 13.
Benefício: Você pode usar a característica de classe Palavra Majestosa uma vez por dia. Caso tenha o talento Ritualista, pode aprender e realizar rituais bárdicos.

Discípulo da Fúria Divina [Multiclasse Vingador]
Pré-Requisito: Proficiência com uma arma militar ou superior, Sab 13.
Benefício: Você pode usar a característica de classe Juramento de Vingança uma vez por encontro, porém, ela dura apenas uma rodada. Você também recebe a característica Censura do Vingador, escolhendo entre as opções Censura da Perseguição e Censura da Retribuição.

Espreitador Sombrio [Multiclasse Ladino]
Pré-Requisito: Treinamento na perícia Ladinagem ou Furtividade, Des 13.
Benefício: Você pode usar a característica de classe Ataque Furtivo uma vez por encontro.

Estudante da Espada [Multiclass Guerreiro]
Pré-Requisito: Proficiência com uma arma militar ou superior, For 13.
Benefício: Você pode usar a característica de classe Desafio Combativo uma vez por encontro.

Estudioso da Guerra [Multiclasse Comandante]
Pré-Requisito: Treinamento na perícia Diplomacia ou Intimidação, Proficiência com uma arma militar ou superior, For 13.
Benefício: Você pode usar a característica de classe Palavra Inspiradora uma vez por dia.

Fúria Bárbara [Multiclasse Bárbaro]
Pré-Requisito: Proficiência com uma arma militar ou superior, For 13.
Benefício: Você recebe a característica de classe Força Feral, devendo escolhe entre as opções Vigor da Fúria Sangrenta e Nascido para o Triunfo.

Iniciado Arcano [Multiclasse Mago]
Pré-Requisito: Treinamento na perícia Arcana, Int 13.
Benefício: Você recebe a característica de classe Truques.

Iniciado da Lâmina [Multiclasse Laminarcana]
Pré-Requisito: Treinamento na perícia Arcana, Proficiência com uma lâmina leve militar ou superior ou com uma lâmina pesada militar ou superior, Int 13.
Benefício: Escolha uma Égide do Laminarcana. Você pode usar esta característica de classe uma vez por dia, porém, ela dura apenas uma rodada.

Iniciado na Fé [Multiclasse Clérigo]
Pré-Requisito: Treinamento na perícia Religião, Sab 13.
Benefício: Você pode usar a característica de classe Palavra Curativa uma vez por dia.

Iniciado no Pacto [Multiclasse Bruxo]
Pré-Requisito: Treinamento na perícia Arcana ou Religião, Car 13.
Benefício: Você pode usar a característica de classe Maldição do Bruxo uma vez por encontro, porém, ela dura apenas uma rodada. Além disso, escolha um Pacto Místico para receber seu Benefício do Pacto.

Iniciado na Velha Fé [Multiclasse Druida]
Pré-Requisito: Treinamento nas perícias Natureza e Intuição, Sab 13.
Benefício: Você recebe a característica de classe Forma Selvagem. Além disso, escolha um poder de ataque à vontade que contenha a palavra chave Forma Bestial. Você pode usá-lo como um poder de encontro.

Lutador dos Ermos [Multiclasse Caçador]
Pré-Requisito: Treinamento na perícia Natureza ou Masmorras, For 13 ou Des 13.
Benefício: Você pode usar a característica de classe Designar Presa uma vez por encontro, porém, ela dura apenas uma rodada.

Prodígio Arcano [Multiclasse Feiticeiro]
Pré-Requisito: Treinamento na perícia Arcana, Car 13.
Benefício: Escolha entre Magia Dracônica e Magia Selvagem, para receber Poder Dracônico ou Poder do Caos sobre um ataque uma vez por encontro, como ação livre.

Soldado da Fé [Multiclasse Paladino]
Pré-Requisito: Proficiência com escudo leve, For 13 ou Car 13.
Benefício: Você pode usar a característica Desafio Divino uma vez por encontro, porém, ela dura apenas uma rodada.

Substituição de Poderes [Multiclasse]
Bárbaro: Agilidade Bárbara.
Bardo: Implementos (varinhas, Lâminas Musicais, instrumentos musicais mágicos), Canção do Descanso.
Bruxo: Implementos (bastão, varinha, Lâmina de Pacto), Tiro Prioritário.
Caçador: Escolha estilo de combate. Arqueirismo recebe Tiro Prioritário. Duas Armas considera arma secundária sempre leve.
Clérigo: Implemento (símbolo sagrado), Tradição Curativa.
Comandante: Presença Autoritária.
Druida: Implementos (cajado, totem).
Feiticeiro: Implementos (cajado, adaga). Se escolheu Magia Dracônica, você recebe Alma Dracônica. Se escolheu Magia Selvagem, você recebe Alma Selvagem.
Guardião: Escolha o poder guardião: Força da Terra ou Sangue Selvagem.
Guerreiro: Superioridade Combativa.
Invocador: Implementos (bastão, cajado).
Ladino: Tática Ladina.
Laminarcana: Ligação com a Espada.
Paladino: Cura pelas Mãos, Implementos (símbolo sagrado, Vingadora Sagrada).
Mago: Implementos (cajado, varinha, orbe) e Grimório.
Vingador: Implemento (símbolo sagrado), Armadura da Fé.
Xamã: Implemento (totem), Chamar Espírito Companheiro.

Multiclasse Exemplar
Bárbaro: Golpe Furioso.
Bardo: Palavras de Amizade.
Bruxo: Andar nas Sombras.
Caçador: Se escolheu Arqueirismo, recebe Mobilidade Defensiva. Se escolheu Duas Armas, recebe Vitalidade.
Clérigo: Canalizar Divindade (Expulsar Mortos-Vivos, Favor Divino).
Comandante: Líder Militar.
Druida: Aspecto Primal: Escolha entre Guardião Primal ou Predador Primal.
Feiticeiro: Propagação do Caos e Poder Ilimitado para Magia Selvagem ou Resiliência Dracônica e Escamas de Dragão para Magia Dracônica.
Guardião: Fonte Vital.
Guerreiro: Talento com Armas de Guerreiro.
Invocador: Canalizar Divindade (Expulsar Mortos-Vivos. Se escolheu Contrato de Preservação, recebe Repreender Ofensa. Se escolheu Contrato de Fúria, recebe Armadura da Fúria).
Ladino: Primeiro Golpe, Talento com Armas de Ladino.
Laminarcana: Proteção do Laminarcana.
Paladino: Canalizar Divindade (Força Divina, Vigor Divino).
Mago: Especialização em Implemento Arcano.
Vingador: Canalizar Divindade (Expulsar Mortos-Vivos, Orientação Divina).
Xamã: Escolha entre Espírito Protetor e Espírito Caçador, para receber a Bênção Espiritual pertinente e o Escudo Espiritual ou as Presas Espirituais.
Gehenna

Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

[4e] Multiclasse

Mensagempor oculto em 07 Abr 2009, 07:38

Bem, embora tenham lançado recentemente o PHB2, no insider já anunciaram o PHB3 com foco em regras de multiclasse. Acho que o coro que fizeram sobre isso tá fazendo alguma diferença lá na Wizards, embora eu mesmo não esteja vendo essa necessidade em termos de mecânica.
Sinceramente, penso que o negócio pode escambar para o que era na terceira edição. Com olhos de DM, não vejo isso como uma vantagem.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

[4e] Multiclasse

Mensagempor Nibelung em 07 Abr 2009, 10:59

Saiu na Dragon a matéria de Hybrid Characters. Me pareceu um tipo de gestalt enfraquecido, mas pode ser bom pra quem queria uma multiclasse mais poderosa no nível 1.

O lado ruim é que você tem que COMEÇAR com uma Hybrid class, não tem como VIRAR uma. Mas como você já começa escolhendo um at-will de cada classe, isso tira TODA a vantagem de multiclasse exemplar, o que me leva a duas opções:

1- o PH3 vai vir com algum modelo pra tornar a multiclasse exemplar mais poderosa, talvez semelhante àquele que eu linkei; ou
2- Hybrid Classes vão continuar sem serem aceitas em mesas da RPGA mesmo na versão final.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[4e] Multiclasse

Mensagempor ShinRyuu em 07 Abr 2009, 15:17

Isso me parece um grande remendo a um sistema de multiclasse fracassado. Mas estou curioso, tens mais detalhes sobre como funciona?
ShinRyuu

[4e] Multiclasse

Mensagempor Leisses em 07 Abr 2009, 15:32

Cara eu acho tão interessante esse sistema de multiclasse existente.

Mas realmente o sistema de multiclasse é fracassado quanto a aprovação do público.

É equilibrado com o resto do sistema mas não agrada o público. E a nova solução aparece tapando a lacuna deixada pelo novo sistema àqueles que aprovavam o sistema antigo de multiclasse.
Leisses

[4e] Multiclasse

Mensagempor Lorde da Dança em 07 Abr 2009, 15:51

desafio é cancelado, simplesmente por não tolerar táticas sujas

Os paladinos não são (nescessáriamente) o cara bonzinho-pra-caramba do grupo, e se ele for um paladino de um deus do mal.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários