Luminus, discordo em parte. Os poderes arcanos ainda são "spells", deixando implícito alguma forma de invocação de palavras de poder, e os divinos ainda são "prayers", deixando explícito que o cara invoca o poder divino. Pra mim, não mudou nada na rotina do clérigo, embora a do mago tenha mudado um pouco, pois o sistema não mais o obriga a carregar o grimório na sua pessoa, pois só precisa dele pra trocar de poderes diários e utilitários, mas não pra prepará-los. Eu, como DM, ainda atentaria pra questão interpretativa do mago ter que estudar periodicamente, mas acho legal que o sistema não obrigue isso, deixando o DM pra decidir como quiser.
0. 'spells' e 'prayers' não deixam nada implícito: são apenas palavras definidas dentro do sistema de regras da 4.0D&D, que em momento nenhum se refere às edições anteriores nessa definição. "Spell" é o nome dado aos Poderes de um mago. Ponto. Muito cuidado, a erva daninha do seu saudosismo parece ter encontrado um adubo excelente.
1. Cara, esqueça a 3,5D&D. É outro jogo. Querer cobrar dos jogadores as rotinas de 3,5D&D em um jogo de 4.0D&D Seria como querer premiar um personagem com XP toda a vez em que ele fizesse um item mágico pelas regras da 3,0D&D, uma vez que ele os receberia no sistema de AD&D. Não interessa ao sistema da 4.0D&D o modo como as coisas eram resolvidas anteriormente, interessa como elas são resolvidas agora. Largue mão do que você sabia sobre 3,5D&D: em termos de regras, não servem para resolver nada na 4,0D&D.
2. "Eu, como DM, ainda atentaria pra questão interpretativa do mago ter que estudar periodicamente, mas acho legal que o sistema não obrigue isso, deixando o DM pra decidir como quiser.". CUIDADO: a interpretação de um personagem é incumbência de seu jogador, não do mestre. CUIDADO. Quem decide se o mago estuda ou não é o JOGADOR, ninguém mais. Até porque o sistema de regras já decidiu quando e porquê isso deve ocorrer.
Pois procure saber.
Agora... ferrorama?
Procurarei saber... e pergunte a outro sobre o ferrorama... acho que o Nibelung é uma das pessoas mais indicadas para te expliar o raciocínio em torno dos portais temporários entre vilas e grandes cidades ser mais barato que viajar "á moda antiga" entre elas.
Exceto que o sistema chama alguns deles de magia.
Chama e redefine o termo. Magia antes da 4.0 =/= Magia depois da 4.0. Sejamos mais abrangentes nas explanações, sim?
Poderes por encontro são apenas uma parcela dos poderes que os personagens tem. Outros tantos são diários, e outros são ilimitados.
Todos eles são "manobras de combate".
No caso do Mago, não são nem um pouco "extras".
Como eu disse: salvo uma ou duas classes, não faz diferença. Seria essa a definição de "exceção à regra"?
O problema é que "manobras de combate" é apenas uma PARTE do que a classe faz.
Principalmente as classes mais conjuradoras: mago, clérigo, druida, xamã, bardo, invocador... TODOS sabem fazer rituais automaticamente. É aí que está a sua "conjuração DE VERDADE", Luminus. Não muito Vanciana, mas ainda MAGIA!
Rituais não são magias, nem vancianas nem nada. Rituais são Rituais, Magias são Magias, tudo isso muito claramente definido nas regras da 4.0D&D. Magias, como existiam até à 3,5D&D não existem mais.
E.