[4e] Guerreiros usando "Magia": Apelo ou Válido?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor GoldGreatWyrm em 07 Abr 2009, 15:37

Minha resposta para isso tudo é... e daí?

Como está, está funcionando muito bem, obrigado.

Para que separar magias de talentos como ataque giratório e de habilidades de classe, deixar os conjuradores "over 9000", separar habilidades em Ex, So e Sm... é uma complicação que a 4e conseguiu se livrar.

E nada foi perdido.

...

Em tempo.
CUIDADO: a interpretação de um personagem é incumbência de seu jogador, não do mestre. CUIDADO. Quem decide se o mago estuda ou não é o JOGADOR, ninguém mais. Até porque o sistema de regras já decidiu quando e porquê isso deve ocorrer.

Isso não é nada comparado a restrição de horário para oração por magias dos clérigos da 3e...
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Luminus em 07 Abr 2009, 15:41

Isso não é nada comparado a restrição de horário para oração por magias dos clérigos da 3e...

Concordo.

Morro de rir de certos saudosistas...

E!
Luminus

Mensagempor WillDice em 07 Abr 2009, 15:43

OFF: Realmente as antigas "Magias" são praticamente os rituais e ponto, mas para os mestres e jogadores ativos da 4ªed eu gostaria que me tirassem um dúvida:

"Qual a frequência que os rituais aparecem em seus jogos em relação aos usos de Poderes dos Magos?"

Bem, o MEU grupo consiste de um senhor-da-guerra, um paladino e um patrulheiro. Ninguém nem sabe usar rituais, mas o jogador do paladino demonstrou interesse em pegar o talento para poder remover doenças e ressuscitar.

Mas uma outra campanha que ainda vou começar terá um druida (ou talvez um warden, ainda não confirmou) e um bardo, entre outros.
Conhecendo o jogador do druida, que gostava de vasculhar suplementos e mais suplementos atrás de magias que ajudassem na aventura em si (não apenas em combate), aposto que terei muitos rituais em jogo.

E, por outro, como mestre meus NPCs já usaram muitos rituais, seja para ajudar o grupo ou contra eles. Incluindo o clichê "impedir que o ritual seja finalizado" (combate + skill challenge simultâneo, lindo de ver).
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor AKImeru em 07 Abr 2009, 15:48

Se precisarem de um conjurador arcano/divino/bardil DE VERDADE, fiquem na 3,5D&D ou suas antecessoras...

Você pode falar o que você bem entender quanto a quarta edição, mas chamar aquelas porcarias mal equilibradas que faziam toda e qualquer outra classe que não era uma usuário de magia se sentirem inúteis com a possível exceção do ladino e suas pericias de "conjurador de verdade" é um tanto de exagero.

Ao pessoal aí que tem dificuldades em "ver luzinhas" nos Poderes dos personagens "não conjuradores", que tal um poder de Bárbaro que dá pontos de vida temporários?

Pontos de vida não representam sua saúde na quarta edição. O sistema todo foi construído sobre o conceito de que Hit Points = O quanto você ainda esta na luta, seja sua moral, sua saúde, o estado da sua armadura, etc.

Se você não acha isso válido é uma coisa.

Agora não entender que não há nada de mágico tendo um bárbaro recuperando sua compostura após berrar "CROM" ai fica difícil.

E além do mais, o Bárbaro sequer é "martial" agora. Ele é Primal. A fonte de energia dele é mais do que apenas aprendizado de combate.

Eu já disse o quanto é chato ter que ler o Luminus reclamando da 4e enquanto acha as edições antigas maravilhosas?

Quero dizer, meu deus do céu é como se ele nunca desisti-se.
Editado pela última vez por AKImeru em 07 Abr 2009, 15:51, em um total de 1 vez.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Abr 2009, 15:48

Hit: 1[W] + Strength modifier (+5) damage, and you gain temporary hit points equal to your Constitution modifier (+3). If you are raging, the number of temporary hit points you gain equals 5 + your Constitution modifier (+3).

Não achei nenhuma referência a "light". Desaprendi inglês? Ei, espera!

Light / Wizard Cantrip
With a wave of your hand, you cause a bright light to appear on the tip of your staff, upon some other object, or in a nearby space.
At-Will ✦ Arcane
(...)
Effect: You cause the target to shed bright light.

WHOA, um poder com LUZINHAS. E é de mago.

E faltou a descrição do Recuperating Strike, Luminus.

"Nothing restores your will to fight more than slamming your weapon into a foe. Each crushing swing gives you more will to press on."

Sem luz, interessante.
Editado pela última vez por Lumine Miyavi em 07 Abr 2009, 15:49, em um total de 1 vez.
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Luminus em 07 Abr 2009, 15:48

Mas é JUSTAMENTE porque eles faziam tudo e não dependiam de mais ninguém que eu os conclamo "Conjuradores DE VERDADE".

EDIT

Lumine,

Me parece que você também perdeu as aspas... e eu retirei o poder de uma das fichas de personagem do próximo GAME DAY, e nelas não há o texto ilustrativo do poder.

E!
Luminus

Mensagempor ShinRyuu em 07 Abr 2009, 15:50

Luminus, mais uma vez, você tá viajando na maionese. O DMG diz claramente que o fluff de todos os poderes do jogo fica em aberto pro DM e seus jogadores definirem como preferirem. Não existe erva daninha, saudosismo nem merda nenhuma desse tipo. Isso não afeta o jogo; pode afetar a estória, se for decisão do DM, mas adivinha? É pra isso que SERVE o DM. Senão estaríamos jogando wargame ou estória cooperativa sem narrador.

CUIDADO: a interpretação de um personagem é incumbência de seu jogador, não do mestre.

Nada a ver, cara. Quem define como a magia é tratada no mundo da campanha é o DM, não o jogador. Fica inteiramente a critério do DM definir os limites da criatividade do jogador. Alguns DMs deixarão sem limite, e isso é perfeitamente válido. Mas eu como DM posso perfeitamente impedir um jogador de descrever sua magia como uma aura de purpurina que brota dos seus poros, acompanhada de um perfume de flores e ervas, da mesma forma como posso (e o DMG explicitamente me respalda nisso) definir que você precisa de 1 mão livre pra usar qualquer magia ou precisa invocar palavras de poder em alto e bom tom, deixando os detalhes dos gestos e palavras pro jogador.

Rituais não são magias, nem vancianas nem nada. Rituais são Rituais, Magias são Magias, tudo isso muito claramente definido nas regras da 4.0D&D. Magias, como existiam até à 3,5D&D não existem mais.

LOL?

Que são diferentes de 3.5 ninguém tem dúvida, mas dizer que não são magias? São ciência então?

E se o grupo quiser dar a descrição que o poder do Guerreiro é proveniente de "forças arcanas ocultas" nada impede, da mesma forma que no 3D&T nada impede um Guerreiro com uma Havaiana-de-pau causar o mesmo dano que um com um Machado de duas mãos...

RPG não te impede nada, te habilita. Mas daí a distorcer o conceito são outros quinhentos. Estamos discutindo sobre o oficial. No oficial, a fonte de poder marcial é algo interno, a arcana é externa e indefinida (afinal, arcano = oculto) e a divina vem dos deuses. Portanto, é evidente que marcial é proeza, arcano é magia e divino é milagre, e o nome sugere que se manifesta através de preces. Tudo bem que o nome em si é sobretudo um termo de jogo, mas se fizeram questão de chamar um de spell e o outro de prayer, em vez de termos ainda mais genéricos, existe uma clara intenção de direcionar a interpretação desses elementos de jogo.

"Spell" vem de fala. O uso mais comum se refere a "soletrar", mas no jogo se refere à arcaica expressão "magic spell", ou seja, palavras que pessoas acreditavam (e algumas ainda acreditam) que manifestam poder mágico. A referência à fala em "spell" é tão forte e evidente pra alguém que tem inglês como língua materna quanto "prayer". Não tem o que discutir aqui. Você é tão livre pra ignorar isso quanto é de caracterizar tua magia com purpurina, pois isto é RPG. Mas estamos falando do flavor oficial.
Editado pela última vez por ShinRyuu em 07 Abr 2009, 15:53, em um total de 2 vezes.
ShinRyuu

Mensagempor AKImeru em 07 Abr 2009, 15:52

Mas é JUSTAMENTE porque eles faziam tudo e não dependiam de mais ninguém que eu os conclamo "Conjuradores DE VERDADE".

Então eu estou feliz que você não jogue a edição atual de D&D e se mantenha nas antigas. Espero que você não volte nem para a quinta ou a sexta edição.
AKImeru

Mensagempor Madrüga em 07 Abr 2009, 15:57

Oda Nobunaga escreveu:
HAHAHAHAHAHAHAHA. LEIA O LIVRO e informe-se para mim FOI ÓTIMO.
Vocês precisam de um suco de maracujá antes de abrir o fórum.
E pela amor de deus, tenho uma campanha de mais de 10 anos de D&D ( E COM UM LENDÁRIO ADVOGADO DE REGRAS/TRADUTOR DA DEVIR, chat..op.. na mesa), eu não falaria uma blasfêmia amiguinhos.

"Hurr Guerreiros na quarta edição fazem magia derp."
"Não não fazem não. Você sequer o livro?"
"LOLOLOL EU TENHO UM BILHÃO DE ANOS DE EXPERIENCIA"

Resume bem. E Allef, sua campanha não é de... AD&D?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor WillDice em 07 Abr 2009, 15:58

Rituais não são magias, nem vancianas nem nada. Rituais são Rituais, Magias são Magias, tudo isso muito claramente definido nas regras da 4.0D&D. Magias, como existiam até à 3,5D&D não existem mais.

Ah, então o rótulo que o sistema dá já basta para dizer o que é ou não magia no caso dos rituais, mas não no caso dos poderes arcanos?

Aliás, a parte em azul está dizendo uma coisa, a em vermelho outra completamente diferente.

Rituais SÃO Magias. Concordo que não são "como existiam até à 3.5", mas adivinhe: essas edições não detém o monopólio do que pode ser considerado magia "de verdade"!

Editado: Deixando mais claro: O próprio Luminus admitiu que não conhece nada sobre os rituais. Por isso só posso concluir que ele afirma não serem magias se baseando unicamente no rótulo que é dado. Sendo que, quando se trata do que o sistema rotula de magias, o critério para julgar se são mesmo é outro.

Ao pessoal aí que tem dificuldades em "ver luzinhas" nos Poderes dos personagens "não conjuradores", que tal um poder de Bárbaro que dá pontos de vida temporários?

Como eu disse antes, o Bárbaro não é "não conjurador". Ele é tão ou mais místico que, digamos, o Ranger da 3.5.

Fora que pontos de vida temporários da 4ª são o equivalente à RD /- da 3ª.

E, caso não lembre, o Bárbaro já ganhava pontos de vida extras na edição anterior com seus poderes habilidades de classe. Ele era conjurador na época, por acaso?
Editado pela última vez por WillDice em 07 Abr 2009, 16:04, em um total de 1 vez.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Luminus em 07 Abr 2009, 15:59

O bacana é que vocês realmente me adoram, não é possível!

Gente, o tempo todo, eu estou apenas fazendo reflexões... não disse se como está na 4.0 é pior, melhor, mais dinâmico, mais chato, nada. Só falei de como as coisas estão, e de como elas eram. Todos esses "juízos de valor" foram vocês que fizeram. Termos foram redefinidos de uma edição para outra, o que se há de fazer? Magia não é como era, é a vida. os personagens tem fontes de Poderes, e um tipo deles é chamado Arcano, e algumas de suas habilidades são chamadas Magias... mudou, pronto.

E eu jogo sim a atual edição do D&D, como disse aí a poucas linhas atrás. A diferença é que eu sei brincar, e se tiver que falar bem ou mal, falo mesmo. Acordem, eu não estou nem aí. Querem alguém que REALMENTE se importe com o que é que era, o que é que é ou o que é que será ou seria com os trejeitos das edições anteriores enquanto elementos de jogo na atual edição, então continuem procurando porque não sou eu.

EDIT:

Aqui está um ótimo exemplo!

Rituais SÃO Magias. Concordo que não são "como existiam até à 3.5"

Pois é... só que eu disse, o tempo todo, que as magias como existiam nas edições anteriores, não existem mais! E você está aí discutindo o quê, mesmo???

E!
Luminus

Mensagempor AKImeru em 07 Abr 2009, 16:07

O bacana é que vocês realmente me adoram, não é possível!

Derp "lol eu vou levar isso para o lado pessoal"

Gente, o tempo todo, eu estou apenas fazendo reflexões... não disse se como está na 4.0 é pior, melhor, mais dinâmico, mais chato, nada. Só falei de como as coisas estão, e de como elas eram. Todos esses "juízos de valor" foram vocês que fizeram. Termos foram redefinidos de uma edição para outra, o que se há de fazer? Magia não é como era, é a vida. os personagens tem fontes de Poderes, e um tipo deles é chamado Arcano, e algumas de suas habilidades são chamadas Magias... mudou, pronto.

E você está aí discutindo o quê, mesmo???

Eu estou discutindo sua habilidade incrivel de falar um bando de abrobrinha como "Não existem mais conjuradores verdadeiros na 4e" e depois recuar e agir defensivalmente como se nós estivéssemos afirmando "verdades absolutas" ou opiniões sem nenhum argumento fora de "Eu acho que é X.".
AKImeru

Mensagempor WillDice em 07 Abr 2009, 16:12

Pois é... só que eu disse, o tempo todo, que as magias como existiam nas edições anteriores, não existem mais! E você está aí discutindo o quê, mesmo???

Estamos discutindo as outras coisas que você disse no tópico.
Como, por exemplo, que a magia "como existia nas edições anteriores" é que era magia DE VERDADE.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Abr 2009, 16:16

Sem contar a afirmação fatual que todos os poderes são a mesma coisa, só muda o nomezinho que tá na descrição.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Lorde da Dança em 07 Abr 2009, 16:16

Eu acredito que dizer que o guerreiro faz magia é o mesmo que dizer que o batman tem superpoderes. Eles podem fazer coisas além da capacidade de humanos da realidade, mas não chega a ser o mesmo que lançar um projétil de energia das mãos.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários