Allefcapt escreveu:PICHU,“claro e AD&D é tão bom que precisou de 3 atualizações”
Aqui eu não entendi de verdade SE você foi apenas provocador ou se possui esta visão mesmo.
Caso seja a segunda opção, gostaria de lembrar que não se tratam de NECESSIDADES PEJORATIVAS de atualização diante da mecânica ruim, mas sim de um processo natural de evolução.
Muitas das regras aplicadas para o D&D3.0, 3.5 e posteriormente para o 4.0 ada mais são do que a regularização oficial do que milhares de jogadores já viham de modo natural aplicando em suas mesas.
Aliada claro, a necessidade de se reformular os produtos em virtude do mercado, as estratégias de desenvolvimento da marca e do produto. E de captação de GRANA.![]()
Como bem lembra o LUMINUS:“Precisou, não: MERECEU três atualizações. E era tão consistente que elas ocorreram num espaço de quase 15 anos (1978-1992).”
Quando analisamos as regras básicas do AD&D aliás, elas são tão bem amarradas em sua simplicidade que a zona de conforto proposta para os jogadores e mestres, que eram as “regras opcionais” acabaram pegando de imediato. E hoje são uns dos pais dos sistemas de construção de personagens atuais.
Se bem que para nós que jogamos ROLEMASTER e MERP o que viesse seria lucro e alívio.
Enfrentar alguns KOBOLDS se transformava em horas de jogo. E ás vezes sem sucesso....![]()
er...
com umas frases dessas e EU sou o provocador?
anyway, já disse E repito
se AD&D fosse tão bom, não teriam feito as "reformas": olha as diferenças de 0D&D para AD&D para 3.X e 4E
são praticamente 4 jogos distintos com os mesmos monstros e classes
SE as regras de AD&D tivessem sido tão boas não haveriam tantas mudanças de uma edição para outra
pega Gurps! a 4E de Gurps não teve tantas mudanças assim, tá certo que eu só vi da 2ªE para a 3ª
e não vi tantas mudanças como D&D passou
isso sem mencionar que a grande reclamação do "povo novo" é de que "AD&D é complicado demais, uma hora é nº maior, outra hora menor, tabela de save de magias diferentes, etc..."
não me parece algo com regras simplificadas...
eu ADORO AD&D, mas concordo que as regras têm essas Falhas
Luminus escreveu:A maioria extrema dos problemas vistos por Old Schoolers/Jogadores de Edições antigas em novas edições ocorre não por problemas de facto da nova edição, mas sim por aplicar a lógica de funcionamento de edições anteriores na nova edição.
Concordo 100%. Se é para criticar a 4.0 tem de criticar pelo que ela tem, e não pelo que tinha antes dela. Pena que nem todos conseguem fazer isso...
E!
Espera um pouco?
Você falando uma coisas dessas?
aff