Vamos aos fatos: eu mestro esporadicamente para um grupo de amigos, geralmente 1x a cada 2 meses, pois todos nós moramos muito longe uns dos outros, e tem jogador que viaja até 3hs de ônibus pra passarmos o dia jogando.
O grupo atualmente está no 3º nível (ontem chegaram no 4), e apos derrotarem o Kalarel com relativa facilidade, seguiram em uma nova aventura. Utilizei o Dungeon Delve, que como todos sabem é uma sequência de 3 encontros concatenados, com dificuldade progressiva.
Acontece que a dificuldade desses encontros é justamente a necessidade de vc percorrê-los em ordem, sem tempo para descansar. O problema é que o grupo é viciado em short rest. Limpam uma sala e já param pra trocar os healing surges por HPs, se renovando totalmente. Sei que esse é o objetivo do short rest, mas se vc pega um guerreiro ou um paladino, que tem 11 healing surges ou mais, vc vai ver que o cara não vai ficar sem healing surges nunca, a não ser que ele tenha que passar por 10 encontros no mesmo dia.
Pois bem, eu não permiti que eles fizessem o short rest e os ataquei com os monstros do encontro da sala ao lado da dungeon delve. Depois desse encontro eles quiseram usar o short rest de novo e eu deixei, não tinha jeito.
Além desse empecilho, que apesar de estar nas regras quebra um pouco a cadência do jogo e a adrenalina dos combates (afinal vc luta, descansa, luta, descansa), eles sempre fazem uma estratégia completamente irritante, que apesar de ser completamente inteligente, tb é desagradável: nunca lutam o combate na sala correspondente. Sempre ficam recuando até as salas anteriores, deixando os defenders na porta de modo que fica praticamente impossível para qualquer monstro passar por eles (ainda mais com a superioridade de combate do guerreiro).
Final das contas: Por mais que eu foque nos defenders e os deixe com 2, 5 ou 10 de HP em uma rodada, os outros players (ranger e wizard) que estão em segurança na outra sala chegam perto dele e o enchem de poções de cura. O único player que sofre mesmo é o rogue, que tem que ficar do lado certo da sala e acaba sendo espancado pela turba de monstros furiosos que não consegue passar.
Além disso, essa tática "chata" acaba até mesmo inutilizando armadilhas. Como os players NUNCA avançam contra os inimigos, algumas armadilhas básicas que estão disposta no meio da sala não são ativadas. Eles estão sempre puxando os monstros pra trás.
Enfim, esses 2 problemas (o de usar o short rest entre todos os combates e o de ficarem recuando pra outras salas) não tira a diversão dos combates, mas acho que os tornam bem menos mortais e mais chatos, repetitivos. Alguém já passou por isso?

). Passar por estes encontros sem um short rest, sem recarregar no mínimo os poderes de encontro, seria algo bem complicado. 

! Ou seja, recuar e aguardar o avanço dos inimigos certamente não seria uma boa idéia aqui.
Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.
!). E não tenha dó dos PJs: como esse é um encontro único, eles devem ter a sensação de que suas vidas estão por um fio, devendo gastar todos seus recursos possível. Crie um local bacana e desafiador pro combate, faça com que os inimigos usem de forma inteligente suas táticas e eles terão motivos de sobra pra se preocuparem!