[OGL] Alterações nas Classes Básicas

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor GoldGreatWyrm em 22 Abr 2009, 18:43

Seu_Madrüga escreveu:
Lumine escreveu:Por sua definição, então uma classe Paladino é pagação de pau pros mitos europeus de Carlos Magno...?

É claro que é. Assim como "druida" é um nome que GRITA "sou celta", enquanto, por exemplo, "guerreiro" é completamente neutro. "Xamã" pode lá ter suas implicações de "sou da Sibéria", mas o termo é usado bem mais amplamente.

Só que a classe paladino não tem nada que a ligue tanto aos mitos (e a um povo e idioma) quanto uma classe samurai (que não é samurai) que usa katanás e wakizashis (e não é japonesa) e segue o bushidô (sem falar japonês ou sem existir um Japão feudal no cenário).

Entendeu ou precisa de desenho?

Uhm, se pode se aceitar druidas se transformando em animais e paladinos invocando cavalos celestiais, qual o problema de um samurai não-japonês que grita?

Sem contar outros termos que se modificaram no D&D. Originalmente o mago era um sacerdote da cabala, barbáro era alguem de um povo não-romano, e clérigo, um em uma roupa preta estranha que fala latim XD

E Bahamute, não rola uma wiki não? Lá dá para fazer tabelas e visualizar classes melhor. Mas até agora o que eu li do Mecânico, gostei :)
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Madrüga em 22 Abr 2009, 19:04

GoldGreatWyrm escreveu:Sem contar outros termos que se modificaram no D&D. Originalmente o mago era um sacerdote da cabala

Dictionary.com escreveu:wizard
c.1440, "philosopher, sage," from M.E. wys "wise" (see wise (adj.)) + -ard. Cf. Lith. zynyste "magic," zynys "sorcerer," zyne "witch," all from zinoti "to know." The ground sense is perhaps "to know the future." The meaning "one with magical power" did not emerge distinctly until c.1550, the distinction between philosophy and magic being blurred in the Middle Ages. As a slang word meaning "excellent" it is recorded from 1922.

E sou a favor da wiki também.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Myako Lumine em 22 Abr 2009, 19:51

Lumine Miyavi aqui:
Eu concordo em usar a Wiki da SPELL.
"Estou nessa joça há nove anos e por mais que eu xingue, reclame, despreze, sempre volto. Porque no final das contas, não importe por onde você rode nesse mundo internético, não encontrará local mais engraçado, insano, plural e possível de ter debates de qualidade com pessoas ridiculamente diferentes."
- Sampaio

Myako Lumine

Twitter: @myako

Mensagempor GoldGreatWyrm em 22 Abr 2009, 19:52

Mage, Madruga, vem de Magus...

Abstrai que eu esqueci que o nome da classe no original é Wizard XD
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Bahamute em 22 Abr 2009, 21:38

I´m back Fellas!

Eu ia responder (como ex-praticante de Karate Shotokan) sobre o grtio Kiai, mas o Lumine já o fez.

Kasuya escreveu:O fato é: samurais em cenários medievais de cultura européia é um pouco complicado de engolir.

E quem foi que disse que o cenário (KA-OS) é "uma cultura medieval européia"?
Vai por mim (tem o pdf pra quem quiser baixar, vide minha sign), ele pode ser um lixo qualquer, mas está longe de ser "fantasia medieval". Ele é mais voltado ao SteamPunk (com enfase no Punk :linguinha: ).

Já foi o tempo que, por regra, todo cenário de D&D tinha de ser o clássico "Europa Medieval" ou "Fantasia Tolkiana"

Parafraseando o proprio cenário, em sua introdução:
"Se você está procurando por um mundo de fantasia tradicional, de capa e espada, que não deturpe a cultura Tolkiana, você está no lugar errado."

Kasuya escreveu:Pois é, e perceba que o Bahamute fez do Ninja uma CDP. Porque o Samurai PRECISA ser básico e o ninja não?

Porque no cenário, o ninja é uma CdP para quem faz multiclasse de Monge e Ladino

E, mais uma coisa, no cenário o Samurai (se quiser mudar o nome pra Guerreiro-Katana-que-Bate), que não invoca espiritos na espada ( :sobrancelha: ), tem um reino (nação) com uma cultura que remete ao BG da classe.

Foi isso que eu quis dizer com ele não ser como o samurai histórico (afinal, acredito que os Druidas Celtas não se tornavam animais), e sim alguém mais verossimil com o proprio cenário.

Tente entender, essa é uma classe especifica de um cenário, e não uma classe genérica para qualquer cenário.

Ia falar do Battoujutsu, mas o Lumine já falou (releia a técnica, e verá que ela segue o mesmo conceito que você consegue encontrar dando uma googlada básica).

Desculpe se pareci agressivo em algum ponto, acredite, NÃO É minha intensão. Pelo contrário, gostei de tudo o que li, e vi onde preciso melhorar. O Samurai, ainda vai levar esse nome, não porque é "bunitinhu", mas porque ele tem seu valor no cenário. Assim como criei outras CdPs pseudo-japonesas, como o Shotokan, ninja e etc.

Eu tentei criar um mundo de diversas culturas (como é o nosso). Por isso, há classes BEM distintas entre si. E eles possuem um mundo grande, com distâncias que propiciam os mais diferentes costumes.

No mais, no futuro ainda terá um tópico explicando cada nação (e isso, É uma promessa!)

Vou alterar ainda mais o samurai, e estou (no momento) trabalhando na reorganização das habilidades especiais dele.

E o bardo, ainda estou com a idéia de tirar as magias dele (que não compõem toda a versatilidade da classe) e deixá-lo mais como um lider do grupo, com habilidades voltadas pra isso.

Criei o tópico pra isso, colher opiniões. Não me importo se tudo o que criei ficou ruim. Com o feedback do povo, eu consigo arrumar.

(E, convenhamos, se ficar aceitável pro povo da Spell, ficará para qualquer outro publico! :linguinha: )

GGW escreveu:E Bahamute, não rola uma wiki não? Lá dá para fazer tabelas e visualizar classes melhor. Mas até agora o que eu li do Mecânico, gostei :)

Está entre meus projetos, uma Wiki. MAs ainda estou apanhando pra elas!
E, não deixe de postar um feedback sobre o mecânico!
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Lorde da Dança em 23 Abr 2009, 17:09

Assim como criei outras CdPs pseudo-japonesas, como o Shotokan

E o que seria esse shotokan? Se for o que eu estou pensando então posso ajudar bastante.

Já foi o tempo que, por regra, todo cenário de D&D tinha de ser o clássico "Europa Medieval" ou "Fantasia Tolkiana

:victory:
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Bahamute em 23 Abr 2009, 19:59

Lorde da Dança escreveu:
Assim como criei outras CdPs pseudo-japonesas, como o Shotokan

E o que seria esse shotokan? Se for o que eu estou pensando então posso ajudar bastante.

Basicamente, um lutador de Karate. Ao passar dos niveis, suas graduações são por faixas, que lhes concedem certos poderes marciais.

Ele precisa se preparar todos os dias, para poder ter acesso ao seus poderes. Se puder, baixe o cenário 2.0, que está dentro do Spoiler em minha assinatura, lá tem a classe para você analisar melhor.

Abraços!
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Lorde da Dança em 23 Abr 2009, 20:11

Basicamente, um lutador de Karate. Ao passar dos niveis, suas graduações são por faixas, que lhes concedem certos poderes marciais

Eu sou um lutador de karatê, e de shotokan :pidao:

Ele precisa se preparar todos os dias, para poder ter acesso ao seus poderes.

Meia hora de aquecimento, e é tudo que nós prescisamos fazer.
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Bahamute em 23 Abr 2009, 20:21

Lorde da Dança escreveu:
Basicamente, um lutador de Karate. Ao passar dos niveis, suas graduações são por faixas, que lhes concedem certos poderes marciais

Ele precisa se preparar todos os dias, para poder ter acesso ao seus poderes.

Meia hora de aquecimento, e é tudo que nós prescisamos fazer.

Legal!

Eu sou ex-lutador (parei de treinar por falta de tempo) de Karate Shotokan.
Sempre gostei dessa arte marcial, e tenho muita vontade de voltar a fazer. Infelizmente, meu tempo (e a escasses de academias) me fizeram abandonar.

Criei a classe por causa disso. Se você ler ela, verá muitos nomes de golpes tirados diretamente do estilo!

Se possivel, baixa aí o cenário (estou criando um sistema OGL com base nesse meu cenário) e leia a classe (pagina 104).
http://www.zshare.net/download/524586743f1c658c/#
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Myako Lumine em 24 Abr 2009, 11:32

Lorde Dançarino desprovido de bunda, acho que não é o que você (ou Ken* você pensa!)
*ou Ryu ou Akuma, lol.

Eles lutam um estilo fictítcio Ansatsuken, e Shotokan não lembra NEM DE LONGE isso. >:3~

Editado: E é o Lumine na conta da Myako, lol
"Estou nessa joça há nove anos e por mais que eu xingue, reclame, despreze, sempre volto. Porque no final das contas, não importe por onde você rode nesse mundo internético, não encontrará local mais engraçado, insano, plural e possível de ter debates de qualidade com pessoas ridiculamente diferentes."
- Sampaio

Myako Lumine

Twitter: @myako

Mensagempor Lorde da Dança em 24 Abr 2009, 13:08

Lorde Dançarino desprovido de bunda,

O que acontece no chat deveria ficar no chat.
:macaco:

acho que não é o que você (ou Ken* você pensa!)
*ou Ryu ou Akuma, lol.

Eles lutam um estilo fictítcio Ansatsuken, e Shotokan não lembra NEM DE LONGE isso. >:3~

e o que os lutadores de street fighter tem a ver com a história? :sobrancelha:
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Madrüga em 24 Abr 2009, 14:24

DERP, Lumine.

(1) Ele PRATICA o estilo.
(2) Não precisava exibir seu conhecimento de Street Fighter.
(3) Use sua própria conta. Que custa?

Imagem
Madrüga

Mensagempor Kasuya em 24 Abr 2009, 15:29

Uhm, se pode se aceitar druidas se transformando em animais

Bom, posso estar enganado, mas tenho quase certeza que esses ditos druidas da mitologia céltica se tranformavam em animais. E, francamente, não é nada de mais, estranho mesmo são os anões da mitologia nórdica que se transformam nas coisas mais absurdas que eu pude imaginar.

e paladinos invocando cavalos celestiais,

Nós sabemos que o paladino só invoca cavalos celestiais por mera facilidade do sistema. Foi uma adaptação que se chegou depois de anos de D&D. É uma coisa meio "evolutiva": o paladino é um guerreiro santo, bondoso, defensor da justiça. Logo, faz sentido que ele seja protegido pelos deuses; o que torna plausível que ele seja capaz de fazer alguns milagres (magia divina, cura pelas mãos, curar doênças, etc...); que por sua vez, o torna capaz de santificar as coisas (usando magias para aprimorar as armas, ativar poder capaz de dilacerar uma criatura malígna, etc). Juntando isso tudo, é perfeitamente plausível os deuses concederem um cavalo mágico para os paladinos relativamente experiêntes. Porém, era pouco prático carregar, literalmente, um cavalo de guerra por toda a campanha em QUALQUER momento do jogo. Então a atualização do sistema achou por bem fazer com que, já que ele já tinha poderes mágicos mesmo, pudesse invocar a droga do cavalo sempre que fosse necessário e dispensá-lo quando não precisasse.

qual o problema de um samurai não-japonês que grita?

A pergunta é: qual é o problema de um combatene PARECIDO com um samurai que grita e que não tem nome de samurai? Quando você usa uma nomenclatura familiar a algo para qualquer coisa que seja, espera-se que essa coisa lembre o nome que ela sugere lembrar. No caso do samurai que não é um samurai, mas que é um guerreiro de katana que bate e grita vai dar uma impressão de uma classe feita com pouca responsabilidade, digamos assim.

E quem foi que disse que o cenário (KA-OS) é "uma cultura medieval européia"?
Vai por mim (tem o pdf pra quem quiser baixar, vide minha sign), ele pode ser um lixo qualquer, mas está longe de ser "fantasia medieval". Ele é mais voltado ao SteamPunk (com enfase no Punk :linguinha: ).

Bom, mas aí eu não estava falando do SEU cenário, eu estava falando de um erro comum que muita gente faz.

Porque no cenário, o ninja é uma CdP para quem faz multiclasse de Monge e Ladino

O que nos leva a mais uma discussão filosófica acerca do quê é exatamente cada classe.
Mais uma vez: oriente =/=japão. Só porque ninjas e samurais são classes originalmente japonesas, o monge é um artista marcial proveniente principalmente dos chineses fundadores do kung fu (não que, com alguns fluffs no meio você não consiga um monge que luta karatê, por exemplo, mas estamos falando da origem da classe em si, de onde mais tiraram influência).

E, de qualquer forma, seguindo essa lógica, não seria o samurai uma CDP de monge e guerreiro?

que não invoca espiritos na espada ( :sobrancelha: )

Isso aí foi uma idéia para você explorar de modo a diferenciá-lo mais do guerreiro.

, tem um reino (nação) com uma cultura que remete ao BG da classe.

Talvez, mas, francamente? Estou começando a acreditar na história do Madruga de pagação de pau pro japão... Porque, veja bem, nada do que seja não-japonês foi apresentado nessa "mistureba" de culturas orientais. Não digo no seu cenário porque eu não o li, mas digo na classe. É um guerreiro de katana cheio de nomenclaturas originalmente japonesa. O que você acha de tirar umas influências chinesas, até indianas e outras culturas orientais do tipo e moldar um samurai mais oriental (no geral) que especificamente japonês? Isso daria até um quê mais interessante para ele (dependendo de como será feito).

Foi isso que eu quis dizer com ele não ser como o samurai histórico (afinal, acredito que os Druidas Celtas não se tornavam animais), e sim alguém mais verossimil com o proprio cenário.

Em contrapartida, no seu cenário, os druidas continuam se transformando em animais, os magos e clérigos continuam conjurando magias como sempre fizerem, etc... Isso fica um pouco contraditório.

Tente entender, essa é uma classe especifica de um cenário, e não uma classe genérica para qualquer cenário.

Classes específicas do cenário pedem nomes específicos para elas. E é até aconselhável, dá um brilho a mais à classe. Não precisa mudar radicalmente. Crie um complemento para o nome. O exemplo mais óbvio é o Cavaleiro. Talvez você queira um cavaleiro diferente do usual. O que você faz? Cria um "Cavaleiro Místico", "Cavaleiro Divino", "Cavaleiro de [nome do local]", etc...

Ia falar do Battoujutsu, mas o Lumine já falou (releia a técnica, e verá que ela segue o mesmo conceito que você consegue encontrar dando uma googlada básica).

Bom, eu dei uma googlada básica e vi que NADA foi mensionado sobre essa história da sua classe de "ataque surpresa".

Mas descobri que Iaijutsu e Battoujutsu têm diferenças. O Iai é para defeza. Em palavras resumidas, sereia aquelas defesas surpreendentes do jedi enquanto saca o sabre de luz (no caso do Iai, ainda vale um contra-ataque porque ninguém é doido de deixar um inimigo capaz de te matar em um ataque vivo assim tão fácil). Já o Battou é intencionalmente ofensivo, você usa a técnica de saque de arma para dar um golpe avassalador. Não tem nada sobre "ataque surpresa". Até porque o fato de você ver um samurai colocando a mão na espada, já ativa o seu senso de perigo, não há finta em atacar com a espada embainha.

Desculpe se pareci agressivo em algum ponto, acredite, NÃO É minha intensão.

Pelo contrário, cara. Acho que nós é que fomos um pouco agressivos com você. A intenção (espero que fique bem claro) não é esculachar a classe é dar idéias de como melhorá-la. Por isso que eu estou o tempo todo jogando idéias ao alto. :)

Assim como criei outras CdPs pseudo-japonesas, como o Shotokan, ninja e etc.

Agora dando uma de chato: porque só o samurai é uma classe oriental core e TODAS as outras são orientais CDP? Não é possível que só o samurai e o monge sejam as bases da cultura oriental do teu mundo enquanto as bases ocidentais se escoram em outras 10 classes fora as que tu criou.

Vou alterar ainda mais o samurai, e estou (no momento) trabalhando na reorganização das habilidades especiais dele.

Espero os resultados ;)

E o bardo, ainda estou com a idéia de tirar as magias dele (que não compõem toda a versatilidade da classe) e deixá-lo mais como um lider do grupo, com habilidades voltadas pra isso.

Eu concordo em partes. O bardo não é uma classe com poderes tão sólidos ao ponto de se virar só com habilidades especiais, não da forma como ele é. Faz o seguinte, talvez você ache interessante você retirar algumas magias de bardo que você ache que combina com ele e transformá-las em habilidades especiais e esquece todo o resto das magias. Sei lá. (mais uma vez, tou só jogando idéias ao ar)

(E, convenhamos, se ficar aceitável pro povo da Spell, ficará para qualquer outro publico! :linguinha: )

HAUAHUAHAUHAUAHUAHUAHUAAHUA

De fato. XD
Imagem
Kasuya

Mensagempor Bahamute em 24 Mai 2009, 22:55

Retrabalhando no bardo, criei duas músicas novas pra ele.

Retirei as magias, e estou trabalhando em alguns efeitos novos para a classe.

Gostaria de vossa opinião em tais magias:

Música da Restauração: Um bardo com de 7° Nível, com 10 graduações em Atuação, é capaz de usar sua música para restaurar a saúde de seus aliados. O bardo deve sustentar a música por duas rodadas, após esse periodo, todos os aliados num raio de 18m que possam ouvir o bardo irão recobrar 1d8 +5 Pontos de Vida.

Música Irresistivel: Um bardo com de 11° Nível, com 14 graduações em Atuação, é capaz de tocar ou cantar uma música dançante e irresistível. Todos os oponentes num raio de 9m que sejam capazes de ouvir o bardo, devem obter sucesso num teste de Vontade (CD 10 +1/2 do nível do bardo, +Mod. de Carisma), ou começará a dançar ao som da música do bardo. O efeito da música torna impossível ao alvo realizar qualquer ação além de saltar e girar. Esse efeito impõe -4 de penalidade na C.A., -10 de penalidade nos testes de Reflexos e anula qualquer bônus na C.A. fornecido por escudos que o alvo utilizar. A dança provoca ataques de oportunidade a cada turno dos oponentes. O bardo pode sustentar a música por até 3 rodadas.

Como podem ver, ambas as músicas são variantes de magias do proprio bardo, como Curar Ferimentos Leves em Massa e Dança Irresistível de Otto.

Ainda estou reformando todo o bardo, mas isso era algo que eu queria ouvir a opinião de vocês.
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Madrüga em 24 Mai 2009, 22:58

E se você deixasse o bardo usar magias de nível 0 à vontade? Estamos testando isso no e8 e tem dado certo... só que algumas coisas precisam de limites. Por exemplo, o número de objetos afetados por luz é igual ao nível do cara. Isso evita alguns abusos.

E você não pode deixar o cara curar ferimentos mínimos à vontade, senão ele nunca mais precisará de nada entre combates; ao invés disso, você pode dar uma reformada na magia e fazer com que ela simplesmente deixe alguém estável se estiver com PVs negativos.

Editado: Ah, sim: eu curti suas músicas.

Imagem
Madrüga

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários