[4e] Lidando com estratégias dos players

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor oculto em 30 Abr 2009, 07:51

Sim, basicamente é. Conforme se joga, dá pra se descobrir isso mecanicamente, mas o interessante do artigo foi justamente cobrir a lacuna deixada pela falta de flufy tanto dos livros básicos quanto da prática em si.
Eles apenas adicionaram lá a maioria dos fatores vivenciados por vários grupos. Por exemplo, já sabemos como funciona o tema "Living Fortress" (2 leaders e 1 de cada outro papel) e agora estamos (pelo menos eu) conhecendo como funciona o "Tanking" (2 defenders e 1 de cada outro papel), onde o Leader é multiclasse com Controller. Lá existem experiencias com demais combinações, as outras quem nem todo grupo tem condições de testar, informando suas fraquezas e pontos fortes.
Para quem está começando agora, ou quer tentar a quarta edição, no que se refere a construção de personagem em um grupo efetivo, realmente vale a pena ler o artigo, ele não demanda conhecimento prévio da mecânica do jogo.

Trecho de descrição de um Tema:

Classic
Controller, Defender, Leader, Striker, Striker
The classic party is probably the most balanced. With one of each role represented, the group can
fill the extra slot with an extra striker. One becomes the melee striker, working with the defender to take down enemies, while the other functions as a ranged striker, picking off enemies from afar.
Sample Party: Cleric, fighter, ranger, rogue, wizard

Trecho de descrição de um papel:

Leader
Bard, Cleric, Shaman, Warlord
Leaders hold the party together. They keep the defenders defending, strikers striking, and controllers controlling. Leaders can often step into other roles, helping to defend allies against enemy attacks or deliver crippling attacks that allow strikers do their worst.
  • Booster: When you’re around, your allies are the better for it. Many leader powers provide boosts to attack rolls, defenses, temporary hit points, and a slew of other benefits. Sometimes granting these benefits might mean you forgo making an attack, but when it’s a chance to deal 1d8 + 4 damage or giving the barbarian a chance to dish out 2d6 + 6 extra damage, it’s not a big sacrifice.
  • Healer: As a leader, one of your main jobs is to keep your allies on their feet throughout the fight. In most cases, you help allies spend healing surges and give them a little extra, too. You might also grant temporary hit points, regeneration, or the ability to make extra saving throws to remove annoying conditions. This aspect of a leader is what makes the role one of the most essential on the battlefield.
  • Tactician: Finally, you can also act as the tactical leader by creating opportunities for your allies to get in extra attacks, shift, or cover other allies’ escape.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor Khelben Arunsun em 30 Abr 2009, 08:43

De vez em quando, uma ou outra aventura onde o "tempo conta", acaba impedindo o excesso de descansos do grupo. Algo pode estar acontecendo, e eles não podem perder muito tempo, senão alguma coisa ruim acontecerá.

Cito como exemplo a primeira aventura (Módulo 0) do Crown of the Kobold King, da Paizo. A vila pegou uma doença, e a herbalista precisa de três ingredientes para preparar a cura. Quanto mais o grupo demora, mais aldeões falecem.

Logicamente, aventuras assim não devem ser sequenciais, creio eu que o ideal é deixar o pessoal descansar um pouco mesmo, afinal, como já foi dito, ninguém sai de um quebra pau e pula de cabeça em outro.

Pro pessoal que já está jogando a 4ª edição a algum tempo: a turma aqui de casa quer começar, provavelmente vou mestrar algo amanhã. O prob é que saí com dois strikers (meus garotos, um vai jogar de warlock e outro de ranger) e uma controller (minha esposa, eladrin maga).

Obviamente, o grupo precisa de um npc de "apoio". Acho que a escolha óbvia seria um defender...

Sugestões?
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Mensagempor oculto em 30 Abr 2009, 09:03

Trabalhar o tempo é realmente o método mais efetivo para gerênciar os "descansos" do grupo, mas alguns jogadores/personagens podem se sentir pressionados se isso for usado continuamente. Realmente utilizar deste artifício não deve ser algo sequencial.

Realmente vc vai precisar de um NPC. Se fosse meu grupo eu colocaria um Defender com multiclasse Warlord, principalmente para ter um "inspiring word", mas acho que o ideal mesmo é tentar dialogar com um dos strikers para ver se ele aceita mudar de classe. Se ele pegasse um defender ou um leader, vc poderia colocar o NPC como classe pura.
No seu grupo abdicaram justamentes das classes que não deveria faltar.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor Leisses em 30 Abr 2009, 09:10

Khelben Arunsun escreveu:De vez em quando, uma ou outra aventura onde o "tempo conta", acaba impedindo o excesso de descansos do grupo. Algo pode estar acontecendo, e eles não podem perder muito tempo, senão alguma coisa ruim acontecerá.

Cito como exemplo a primeira aventura (Módulo 0) do Crown of the Kobold King, da Paizo. A vila pegou uma doença, e a herbalista precisa de três ingredientes para preparar a cura. Quanto mais o grupo demora, mais aldeões falecem.

Logicamente, aventuras assim não devem ser sequenciais, creio eu que o ideal é deixar o pessoal descansar um pouco mesmo, afinal, como já foi dito, ninguém sai de um quebra pau e pula de cabeça em outro.

Pro pessoal que já está jogando a 4ª edição a algum tempo: a turma aqui de casa quer começar, provavelmente vou mestrar algo amanhã. O prob é que saí com dois strikers (meus garotos, um vai jogar de warlock e outro de ranger) e uma controller (minha esposa, eladrin maga).

Obviamente, o grupo precisa de um npc de "apoio". Acho que a escolha óbvia seria um defender...

Sugestões?

Ai esta a prova! Esposas são controladoras!!!!

huahuahuahuahuaauhhuauah
Leisses

Mensagempor manso em 30 Abr 2009, 11:07

Meu grupo não tem nenhum leader, e tb até agora não sentiram falta. Estranho, né? :doido:

Em compensação, tem 2 defenders, sendo um deles um paladino. o grupo: mago, ranger, paladino, guerreiro e rogue.

Eles levam umas poções de cura, se garantem no lay on hands 3x por dia e pronto. Existe alguma limitação nas regras quanto ao número de poções de cura gastos?
manso

Mensagempor Leisses em 30 Abr 2009, 11:23

manso acredito que a poção de cura consome um pulso de cura.
Leisses

Mensagempor Phoenix em 30 Abr 2009, 11:40

sim, poções consomem pulsos de cura, mas num grupo sem leader são mto importantes.
Phoenix

Mensagempor Leisses em 30 Abr 2009, 11:48

Acho que mesmo com um líder é importante. Afinal quem vai levantar o líder caso este caia.
Leisses

Mensagempor Khelben Arunsun em 30 Abr 2009, 11:53

Oculto = pois é, vou ver se convenço a ranger a mudar pra algum defender... ou leader... :cool:

Leisses = controladoras, e multiclasse com striker, em certos dias do mês. :b
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

- Dave Arneson

Khelben Arunsun

Mensagempor Leisses em 30 Abr 2009, 15:55

Khelben eu sei bem...rsrs

Mas sobre o seu grupo realmente é complicado jogar com esse tipo de grupo.

Existe uma maneira, embora trabalhosa, de se conseguir manter esse grupo na formação atual. Coloque desafios que favoreçam as funções dos persons do grupo.

O que posso imaginar para esse grupo como desafio ideal é um monstro de de 2 a 4 níveis acima do nível do grupo e alguns minions acompanhando. Dessa forma os Strikers bateriam sem parar no fortão e o controller ia limpando a area para eles.
Leisses

Mensagempor Lector em 01 Mai 2009, 23:05

Khelben, nesse grupo um palada pode ser uma boa escolha, e é bom ser generoso com poções de cura (nos primeiros níveis, conte as poções com 2/3 do valor na hora de determinar o tesouro)
Lector

Mensagempor Khelben Arunsun em 02 Mai 2009, 21:20

Valeu pelas dicas, pessoal. Vou ver o que consigo aqui com o pessoal de casa (acabou que ontem nem teve sessões... muitas visitas surpresa no feriado). ^^
- Gary Gygax

- Dave Arneson

Khelben Arunsun

Anterior

Voltar para Sistemas e Cenários