[OGL] Alterações nas Classes Básicas

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Bahamute em 24 Mai 2009, 23:06

Seu_Madrüga escreveu:E se você deixasse o bardo usar magias de nível 0 à vontade? Estamos testando isso no e8 e tem dado certo... só que algumas coisas precisam de limites. Por exemplo, o número de objetos afetados por luz é igual ao nível do cara. Isso evita alguns abusos.

E você não pode deixar o cara curar ferimentos mínimos à vontade, senão ele nunca mais precisará de nada entre combates; ao invés disso, você pode dar uma reformada na magia e fazer com que ela simplesmente deixe alguém estável se estiver com PVs negativos.

Editado: Ah, sim: eu curti suas músicas.

Obrigado!

Sabe que essa idéia de magias de nível Zero a vontade é algo muito legal? Não são magias fortes, que possam desequilibrar o jogo, e podem ser muito úteis.
Acho que, no caso deste bardo, é só retrabalhar a lista (talvez, como você mesmo já falou, revendo magias como Luz e Curar Ferimentos Minimos (aliás, estou reescrevendo as magias, e eliminando as magias de classes como Druida, Ranger e Paladino (uma vez que, o druida não conjura magias, e o Paladino e o Ranger se tornaram CdPs)).

Vou matutar esta idéia e posto o resultado aqui (quero deixar este bardo menos conjurador e mais "encantador" como um verdadeiro Líder).
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Madrüga em 24 Mai 2009, 23:56

Eu cheguei a criar umas magias novas de nível 0, depois te passo. Mas elas são todas coisinhas úteis, uns bônus pequenos em alguma coisa, alguma função mínima.

Depois que inventaram o warlock e viram que ele não desequilibrava com sua rajada arcana... pô, que que custa deixar o cara soltar um raio de gelo de 1d3 de dano à vontade?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Bahamute em 26 Mai 2009, 20:08

Seu_Madrüga escreveu:Eu cheguei a criar umas magias novas de nível 0, depois te passo. Mas elas são todas coisinhas úteis, uns bônus pequenos em alguma coisa, alguma função mínima.

Depois que inventaram o warlock e viram que ele não desequilibrava com sua rajada arcana... pô, que que custa deixar o cara soltar um raio de gelo de 1d3 de dano à vontade?

Concordo plenamente. E, convenhamos, raio de gelo está longe de ser algo util em combate (eu já vi ele ser usado COM MUITO MAIS utilidade fora de combate, das mais criativas formas.

Em tempo, peguei sua idéia das magias de nível Zero a vontade (estou esperando pelas suas!), ele as recebe no segundo nível (começa com 5 e depois ganha uma nova magia por nível).

Adicionei Evasão (pois ele me parece ágil o suficiente) no quinto nível.

E por ultimo, melhorei o DV dele pra d8.

Ainda não está pronto, mas acho que está no caminho certo (o que você acha?).
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Kasuya em 27 Mai 2009, 18:20

Sobre as músicas: gostei da idéia, mas tem dois porens.

1- Se você quer "musicalizar" o repertório mágico do bardo que tá mais pra música que pra "arte de mago", talvez você deva considerar aumentar a quantidade de utilizações diárias ou criar "músicas menores" (que poderia ser englobado na questão "magias de o nível à vontade" que podem ser usadas à vontade.

2- Quanto à música da cura, eu considero que seja um pouco inútil fazer com que o bardo precise tocar duas rodadas inteiras. Faça o efeito funcionar usando a fórmula normal de efetividade da música. Outra idéia: essa música poderia ter, em níveis maiores, versões um pouco melhores.

Inclusive, tirando um pouco de idéia da quarta edição: porque não uma magia at-will que cause algo como 1d6 de dano? Tipo, quem sabe o raio de gelo ganhasse progressão de dano com o passar dos níveis. Não fica over, porque a magia vai continuar infinitamente atrás do dano de armas usadas por um personagem de nível igual ao conjurador em questão.

Em tempo, peguei sua idéia das magias de nível Zero a vontade (estou esperando pelas suas!), ele as recebe no segundo nível (começa com 5 e depois ganha uma nova magia por nível).

Outra idéia direta da 4E: talvez alguns poderes sejam fortes demais para serem at-will, mas que são fracos demais para serem por dia. Talvez você pudesse considerar a admição de poderes que possam ser usados por encontro. Um exemplo prático: sempre que eu narro 3.5, eu deixo o poder smite evil do palada ser vezes por encontro, em vez de vezes por dia. Porque o poder é de pouca utilidade e obriga o jogador a economizá-lo demais, o que, na prática, ANULA o pode. É como se ele não existisse. Especialmente em níveis baixos, onde se pode usar uma ou duas vezes ao dia. E isso não desequilibraria, visto que magos fazem coisa muito pior várias vezes por dia, o poder do paladino não ficaria over por que agora o jogador no primeiro nível poderia usá-lo uma vez por encontro e não por dia. Pelo menos a habilidade, na prática, passa a existir.

Isso poderia ser aplicado a outros poderes medianamente poderosos que você gostaria que fossem usados com frequência (coisa que um poder 1 ou 2/dia não dá), mas sem serem abusados com o uso excessivo (como at-will).

Bom, fica a idéia. :)
Imagem
Kasuya

Mensagempor Madrüga em 28 Mai 2009, 00:21

Eu tinha criado essas duas e mais uma, que ainda pretendo encontrar (XD):

e8 escreveu:Favor das Sombras
Ilusão (Sombra)
Nível: Mag 0
Tempo de Execução: 1 ação padrão
Alcance: Toque
Alvo: Criatura tocada
Duração: 1 hora/nível (D)
Teste de Resistência: Vontade anula (inofensivo)
Resistência a Magia: Não

As sombras ao redor parecem envolver o alvo tocado, abafando os sons que ele faz e mesclando-o ao ambiente; o recipiente do favor das sombras recebe +4 em testes de Furtividade e pode enxergar na penumbra a uma distância até três vezes superior a de um humano (sob luz fraca, como tochas, estrelas etc).

e8 escreveu:Voz Encantadora
Encantamento (Compulsão) [Ação Mental]
Nível: Aed 0, Mag 0
Tempo de Execução: 1 ação padrão
Alcance: Curto (7,5m + 1,5m/2 níveis)
Alvo: 1 criatura humanóide de até 4 DV
Duração: 1 minuto
Teste de Resistência: Vontade anula
Resistência a Magia: Sim

Este encantamento altera as impressões de uma criatura humanóide com 4 ou menos dados de vida de forma, fazendo com que ela fique inclinada a acreditar em suas palavras – ou a ceder a sua intimidação. Humanóides com 5 ou mais DVs não são afetados. Você recebe um bônus de +4 para perícias baseadas em Carisma utilizadas contra o alvo de voz encantadora.

Escalonar (1): o limite aumenta para 6 ou menos dados de vida, e o bônus aumenta para +6.
Escalonar (2): o limite aumenta para 8 ou menos dados de vida, e o bônus aumenta para +8.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Agnelo em 28 Mai 2009, 08:42

Não costumo me meter em discussão de mecânica, e caso esteja dizendo besteira desconsiderem, mas lembra Final Fantasy Tactics? O bardo era muito fraco, mas a idéia da músicas como efeitos pequenos sustentados é bacana.

Um exemplo em quanto o Bardo Dedica-se sua ação de movimento ele poderia sustentar um efeito que recupera-se seu bonus de carima em PVs a cada rodada, caso usasse rodada completa recuperaria seu bonus de atuação ou coisa assim.

é uma idéia bruta, mas parece simples de refinar, caso seja do teu agrado.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Kasuya em 28 Mai 2009, 11:31

Madruga: as magias estão ótimas. Só acho que o bônus poderia ser menor, visto que ele será à vontade. Tipo, é como se tu ganhasse de graça mais que um talento (skill focus), pra todo mundo.

Minha sugestão: bônus menores e crescentes com o nível (como a idéia do dano do raio de gelo).

é uma idéia bruta, mas parece simples de refinar, caso seja do teu agrado.

Bom, basicamente, a idéia do Baha é similar: cortar as magias do bardo e investir em músicas que leve um pouco esse conceito.

Mas o exemplo é bom, especialmente para frisar o fato de que o bardo PRECISA fazer mais alguma coisa além de cantar/tocar durante o combate, pois, se ele perder sua capacidade de atacar e/ou realizar outras ações, o sacrifício de um personagem se tornando um "peso morto" não justifica o pequeno bônus constante e, se o bônus for alto o suficiente para tamanha justificativa, as músicas deveriam sofrer uma redução na frequência de utilização e caimos numa armadilha sistemática já que o bardo não vai mais poder usar magias nem usar suas músicas, salvo casos perigosamente específicos (ou seja, a música do bardo vira a habilidade destruir o mal do paladino, só que serve pra alguma coisa, as raras vezes que será utilizada).
Imagem
Kasuya

Mensagempor Madrüga em 28 Mai 2009, 12:52

Kasuya escreveu:Madruga: as magias estão ótimas. Só acho que o bônus poderia ser menor, visto que ele será à vontade. Tipo, é como se tu ganhasse de graça mais que um talento (skill focus), pra todo mundo.

Mas você sacou a coisa do "escalonar", né? Você pode pagar o custo de mana da magia como se ela fosse daquele nível; por exemplo, na segunda magia, quando ela diz "escalonar 2", você pode soltá-la COMO SE FOSSE DE NÍVEL 2. Aí não desequilibra tanto, porque não é à vontade... só que ela se mantém útil em níveis maiores.

E ninguém pega "skill focus", vai. XD. O uso da magia é um pouco mais limitado, também.

Lembrem-se de que elas foram feitas para o e8, então não pensamos em mais que 8 DVs em seres humanos.

---

Quanto à idéia do Locke: eu gosto dela, mas o maior problema, para mim, ainda é o bardo ser bardo. Não dá para dizer que TOCAR um instrumento será ação livre e que ele pode lutar ao mesmo tempo, ou fazer coisas interessantes. É chato jogar de bardo. Minha idéia ao criar o aedo é que ele é um contador de histórias, ele pode fazer citações de momentos heróicos das lendas que ele conhece... usando a voz. E batendo ao mesmo tempo, se movimentando, sendo útil.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Mai 2009, 12:55

Mas... recitar em combate não é lá muito prático, mesmo que falar seja uma ação livre. As chances dele tomar um soco na cara pra calar a boca são maiores do que ele apenas tocar e correr.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Madrüga em 28 Mai 2009, 12:57

Como jogador, eu prefiro correr o risco a dizer "eu toco" e sair da sala por vinte minutos.

Editado: Ah, sim, e não é contar histórias inteiras; é falar coisas como "lembrem-se da bravura de Gilgamesh, que enfrentou sozinho os homens-escorpião da porta do Inferno" e dar bônus pra galera.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Kasuya em 28 Mai 2009, 17:32

Mas você sacou a coisa do "escalonar", né? Você pode pagar o custo de mana da magia como se ela fosse daquele nível; por exemplo, na segunda magia, quando ela diz "escalonar 2", você pode soltá-la COMO SE FOSSE DE NÍVEL 2. Aí não desequilibra tanto, porque não é à vontade... só que ela se mantém útil em níveis maiores.

Eu entendo, mas falo tipo, de um aumento automático tipo: +2 no primeiro nível, virando +3 no 11º e +4 no 20, por ai. (ou +4/+5/+6, no seu formato que eu acho muito para um at-will). A idéia da escalonada é boa também.^^

E ninguém pega "skill focus", vai. XD. O uso da magia é um pouco mais limitado, também.

Não é nem exatamente por isso, mas, veja: como a magia é à vontade, o cara vai usar sem pudor em TODO MUNDO. É como se você desse um skill focus automático pra galera em troca de nada (afinal, magos iniciam sabendo "todas" as magias de nível zero). Ainda mais com a duração 1h/nível.

Lembrem-se de que elas foram feitas para o e8, então não pensamos em mais que 8 DVs em seres humanos.

É mas, como deu pra ver, o cara quer fazer até o 20º, então temos que ver os detalhes, pois quanto maior o alcance em níveis do personagem pelo OGL do d20, mais sensível fica o equilíbrio.

Não dá para dizer que TOCAR um instrumento será ação livre e que ele pode lutar ao mesmo tempo, ou fazer coisas interessantes.

De fato. Isso se resolve com a "recitação empolgante", como você citou. O Senhor dos Anéis é uma boa referência para esse tipo de "música" (usado esse nome para efeitos sistemáticos).

Mas, claro, a música propriamente dita, poderia ser usada (ainda assim impedindo que ele aja), só que seriam efeitos consideravelmente fortes para justificar a nulidade de suas futuras ações no combate (aliás, começo a perceber que as magias do bardo não foi uma decisão estética, mas sistemática, pois só as magias explicam "músicas" com efeitos tão instantâneos).
Imagem
Kasuya

Anterior

Voltar para Sistemas e Cenários