[4e] Dark Sun - Entrevista com James Wyatt

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Luminus em 15 Ago 2009, 12:24

Quer saber o quanto esses caras sabem sobre o que foi o AD&D? É só olhar para como eles escrevem:

James Wyatt: With Bill Slavicsek as the head of the department and Rich Baker as one of our senior designers, there was really not a lot of question about whether we’d do Dark Sun, just a question of when. Both Bill and Rich worked on Dark Sun among their very first projects at TSR back in the days of 2nd Edition A D&D, and both of them have been eager to revive the setting for years.

Se você ainda não percebeu:

2nd Edition A D&D

Epic Fail.

E.
Luminus

Mensagempor Cebolituz em 15 Ago 2009, 12:34

Pra mim é um pouco difícil de compreender essa gigantesco apego de vários old-schools para que tudo aquilo que seja antigo continue esquecido, intocado e mofando na lembrança apenas para não sentir "mimimimi meu cenário favorito será destruído pela modernidade".

Tirando o fato de que existe uma possibilidade de sair até mesmo algo melhor. E mesmo que saia pior ou o fanboy não goste, os livros antigos continuarão lá, inteirinhos, a história intocada. Essas opiniões só servem pra prejudicar ainda mais o interesse de novatos pelo material, tanto antigo quanto novo. Pra que eu vou perder meu tempo e dinheiro procurando algo de F.A.T.A.L se 100% dos jogadores dizem que é um sistema ruim e ridículo?

É simplesmente algo que não faz sentido, pelo contrário, reviver o cenário até pode ser que isso anime os jogadores mais novos a procurarem mais material antigo do cenário, ou verificarão que "o antigo é melhor" e começarão a surgir mais mesas de AD&D. Basicamente, a tendência é de surgirem mais mesas tanto de Dark Sun novo quanto Dark Sun antigo.

Mas fazer o que se fanboys simplesmente não pensam.

Torço por Ravenloft e Planescape.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Lumine Miyavi em 15 Ago 2009, 12:39

Cebolitus falou exatamente a minha opinião, com um diferencial.

Torço por Ravenloft e Mystara, aqui. Quem vive de passado é museu, com exceção do MAM. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Lorde da Dança em 15 Ago 2009, 12:41

Eberron não se encaixa tão bem na 4E assim... Ele foi feito mais para a 3.5 mesmo...

Nah, ele foi feito originalmente para a 3.5 mas mesmo assim ele se encaixa muito bem na quarta.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Luminus em 15 Ago 2009, 12:52

Pra mim é um pouco difícil de compreender essa gigantesco apego de vários old-schools para que tudo aquilo que seja antigo continue esquecido, intocado e mofando na lembrança apenas para não sentir "mimimimi meu cenário favorito será destruído pela modernidade".

Por favor, a internet já garantiu que o que foi produzido para AD&D não seja esquecido, permaneça intocado e fique mofando. Por sinal, Dark Sun está bem vivo: tem projeto independente na net deeeeeesde que foi cancelado, feito pelos fãs do cenário, esse povo que você diz querer que as coisas percam-se. Sua afirmativa é típica de quem realmente não sabe o que está dizendo. Leia mais em darksun.com.br [sim, o site é em português do Brasil]

Tirando o fato de que existe uma possibilidade de sair até mesmo algo melhor.

Só se for em termos de vendas. Sério.

E mesmo que saia pior ou o fanboy não goste, os livros antigos continuarão lá, inteirinhos, a história intocada. Essas opiniões só servem pra prejudicar ainda mais o interesse de novatos pelo material, tanto antigo quanto novo. Pra que eu vou perder meu tempo e dinheiro procurando algo de F.A.T.A.L se 100% dos jogadores dizem que é um sistema ruim e ridículo?

Não é essa a questão. Qualidade, de mais ou de menos, sempre oscilará. Tem muita coisa de 4.0 que é bem melhor que as de AD&D, e há as coisas de AD&D que eram melhores que as de 4.0 (questão de gosto, apenas isso). Além do quê, deixar de jogar algo só porque "papai falou que é ruim" simplesmente não é um argumento.

A questão é arrancar do túmulo editorial algo sepultado há 12 anos, simplesmente para alavancar o uso de personagens psiônicos. Estão te fazendo de idiota, e você está dizendo "Graças a Deus, papai deixou eu jogar de psiônico!".

É simplesmente algo que não faz sentido, pelo contrário, reviver o cenário até pode ser que isso anime os jogadores mais novos a procurarem mais material antigo do cenário, ou verificarão que "o antigo é melhor" e começarão a surgir mais mesas de AD&D. Basicamente, a tendência é de surgirem mais mesas tanto de Dark Sun novo quanto Dark Sun antigo.

Na era da internet, que aliás é mais natural à sua geração que à minha, faz sentir medo que a Hasbro tenha que lançar algo para que você tenha interesse no passado do RPG. E não é uma questão de achar o melhor ou o pior, mas sim o autêntico e o impostor. Sabe qual é a cara de D&D? Greyhawk. Sabe qual é a cara de AD&D? Hollow World. Sabe qual é a cara de AD&D 2nd Ed? Forgotten Realms. A de 3.0/3.5D&D? Eberron. Sabe qual é a cara da 4.0? Qualquer uma que funcione para te vender qualquer ideia que eles tenham.

Verdade, melhor não fazer nada. Fanboys não pensam.

Somos dois. Torço para que fiquem beeeem longe da 4.0!

EDIT

Ravenloft, Mystara, Dark Sun e outros continuam muito vivos... existe, inclusive, um projeto aberto de atualização dos mapas de Mystara, com muitos mapas já feitos, alguns por fazer e com as ferramentas abertas para quem quiser fazer seus próprios mapas. Quem tiver interesse, é só visitar esse fórum

E.
Editado pela última vez por Luminus em 15 Ago 2009, 12:58, em um total de 2 vezes.
Luminus

Mensagempor Elven Paladin em 15 Ago 2009, 12:54

Tirando o fato de que existe uma possibilidade de sair até mesmo algo melhor. E mesmo que saia pior ou o fanboy não goste, os livros antigos continuarão lá, inteirinhos, a história intocada. Essas opiniões só servem pra prejudicar ainda mais o interesse de novatos pelo material, tanto antigo quanto novo. Pra que eu vou perder meu tempo e dinheiro procurando algo de F.A.T.A.L se 100% dos jogadores dizem que é um sistema ruim e ridículo?

Cebolituz, eu tentarei ser breve: Cenários de RPG se etabelecem por uma soma de características, e entre elas estão a identidade do produto ( tente imaginar Forgotten Realms sem Alta Magia ou Vampiro: A Máscara sem o Gótico-Punk ) e junto com a identidade, vem com a identificação do produto ( que é por que um fã gosta do cenário ). Sacaneie a identidade do produto e você basicamente perde o maior atrativo do cenário ( Afinal, se você é um fã de Eberron, você não vai gostar de ver o cenário virar algo sem Wide-Magic, sem "Zones of Gray" e com Divindades Atuantes e Reconhecidas ) Fanboys costumam ser chatos e adicione yadda yadda aqui, mas há um motivo simples: Altere profundamente o cenário em um livro e ele será alterado em todos os livros posteriores, eliminando a chance de sair qualquer material que tenha alguma chance de agradar quem gosta do "status quo".

Mas, quanto a Dark Sun 4E, é possível resumir tudo em:

Se adaptarem a 4E para o cenário, pode ficar ótimo.
Se eles fizerem o que tem feito, de adaptar Dark Sun à 4E ( Eu tenho até calafrios com os Eladrins Feyportadores em Athas), eles simplesmente criarão um novo Forgotten Realms 4E.

Sabe qual é a cara de AD&D 2nd Ed? Forgotten Realms.

Você está falando que o cenário que para se adaptar à AD&D 2E, passou pelo "Time of Troubles" que só não foi mais problemático do que a Spellplague e os "Dark Times" de Greyhawk , era a "face" dessa edição? :b

A melhor face da 2E do AD&D são os seus experimentos com AD&D: Planescape, Dark Sun, Birthright, Ravenloft e aquele que deveria ser a estrela do mesmo: Spelljammer.

A de 3.0/3.5D&D? Eberron.

Eberron é a face do D&D 3.5, mas consideravelmente modificado ( Action Points, Clérigos não tem que estar a "1 passo do Deus", Sem Subraças ). E a face do 3.0 foi Forgotten Realms ( o único cenário "de facto" da 3.0. Não, Dragonlance, Ravenloft e Living Greyhawk não contam, já que seu suporte era de Third-Parties ).

Eu também. Por isso, que eles nunca sejam "adaptestuprados" para a 4ª Edição. :b
Editado pela última vez por Elven Paladin em 15 Ago 2009, 13:10, em um total de 1 vez.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 15 Ago 2009, 13:03

A única coisa que eu realmente não gostava de Dark Sun era o visual sadomasô.

E, sinceramente, espero que mude.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Elven Paladin em 15 Ago 2009, 13:13

A única coisa que eu realmente não gostava de Dark Sun era o visual sadomasô.

E, sinceramente, espero que mude.

Basicamente, você não gostava de toda a arte que definiu o cenário, em especial, a de Gerard Brom. O que você quer é basicamente o mesmo que abandonar a arte fantástica de D&D ou o Dungeonpunk de Eberron :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Youkai X em 15 Ago 2009, 13:20

Mas a arte sadomasô homoerótica bombada que era legal de Dark Sun XD . mas é claro, podem fazer releituras bem interessantes em cima do tema e imagino o desafio que será para Wayne Reynolds e cia. dos ilustradores da 4E. Sadomasô retrô releitura anos 00 com toques digitais DAescos :hmmm: :pidao: .
Youkai X

Mensagempor Cebolituz em 15 Ago 2009, 13:31

Luminus escreveu:Por favor, a internet já garantiu que o que foi produzido para AD&D não seja esquecido, permaneça intocado e fique mofando. Por sinal, Dark Sun está bem vivo: tem projeto independente na net deeeeeesde que foi cancelado, feito pelos fãs do cenário, esse povo que você diz querer que as coisas percam-se. Sua afirmativa é típica de quem realmente não sabe o que está dizendo. Leia mais em darksun.com.br [sim, o site é em português do Brasil]

Dark Sun já está mofando. Independente de serem fanboys produzindo material para o cenário, ele é simplesmente fanboys produzindo material pro cenário. Não tem marketing, não tem vendas, não tem apelo, não tem conquista de novos jogadores, não tem livros encadernados, não tem nada.

É apenas material de fanboy pra fanboy.

Luminus escreveu:Só se for em termos de vendas. Sério.

Aí é só preconeito sendo exposto.

Luminus escreveu:Não é essa a questão. Qualidade, de mais ou de menos, sempre oscilará. Tem muita coisa de 4.0 que é bem melhor que as de AD&D, e há as coisas de AD&D que eram melhores que as de 4.0 (questão de gosto, apenas isso). Além do quê, deixar de jogar algo só porque "papai falou que é ruim" simplesmente não é um argumento.

A questão é arrancar do túmulo editorial algo sepultado há 12 anos, simplesmente para alavancar o uso de personagens psiônicos. Estão te fazendo de idiota, e você está dizendo "Graças a Deus, papai deixou eu jogar de psiônico!".

E quem disse que isso é ser idiota? Quem está sendo enganado aqui?

Qualquer um sabe que a Wizards quer lucrar e tem direitos sobre suas marcas. Logo, o seu argumento é apenas puro amor e apego a algo sem considerar sequer as vantagens para o próprio cenário velho terá.

Além do que, quem estará sendo enganado por jogar com psions em um cenário que pode ser bom e te dá boas ferramentas pra jogar com um psion?

Simplesmente é um apego a marca bobo e sem nenhuma relevância, visto que não trará nenhuma desvantagem ao próprio cenário em si, apenas à sua paixão.

Luminus escreveu:Na era da internet, que aliás é mais natural à sua geração que à minha, faz sentir medo que a Hasbro tenha que lançar algo para que você tenha interesse no passado do RPG. E não é uma questão de achar o melhor ou o pior, mas sim o autêntico e o impostor. Sabe qual é a cara de D&D? Greyhawk. Sabe qual é a cara de AD&D? Hollow World. Sabe qual é a cara de AD&D 2nd Ed? Forgotten Realms. A de 3.0/3.5D&D? Eberron. Sabe qual é a cara da 4.0? Qualquer uma que funcione para te vender qualquer ideia que eles tenham.

Alguém que não seja romântico liga pra isso? Qual a vantagem de 3.0/3.5 representar Eberron? Nenhuma. Eu falo de praticidade e jogo e não de amores, representações, ligações históricas e wadda wadda.

Novamente, é ignorar vantagens que uma nova roupagem pode trazer apenas por relevância histórica. Pra mim, isso soa bobo e contraditório.

Luminus escreveu:Ravenloft, Mystara, Dark Sun e outros continuam muito vivos... existe, inclusive, um projeto aberto de atualização dos mapas de Mystara, com muitos mapas já feitos, alguns por fazer e com as ferramentas abertas para quem quiser fazer seus próprios mapas. Quem tiver interesse, é só visitar esse fórum

Ravenloft está muito bem morto, o material que sai é feito apenas por fanboys para fanboys. Felizmente é de boa qualidade, mas infelizmente não posso ver mais jogadores novos surgindo pelo fato da Wizards não lançar nada. Se você chama isso de vivo, sério, o que é estar morto?

Mas Forgotten e Eberron está muito bem, com vários jogadores novos, idéias e bom material sendo publicado.

Advogado escreveu:Cebolituz, eu tentarei ser breve: Cenários de RPG se etabelecem por uma soma de características, e entre elas estão a identidade do produto ( tente imaginar Forgotten Realms sem Alta Magia ou Vampiro: A Máscara sem o Gótico-Punk ) e junto com a identidade, vem com a identificação do produto ( que é por que um fã gosta do cenário ). Sacaneie a identidade do produto e você basicamente perde o maior atrativo do cenário ( Afinal, se você é um fã de Eberron, você não vai gostar de ver o cenário virar algo sem Wide-Magic, sem "Zones of Gray" e com Divindades Atuantes e Reconhecidas ) Fanboys costumam ser chatos e adicione yadda yadda aqui, mas há um motivo simples: Altere profundamente o cenário em um livro e ele será alterado em todos os livros posteriores, eliminando a chance de sair qualquer material que tenha alguma chance de agradar quem gosta do "status quo".

Mas, quanto a Dark Sun 4E, é possível resumir tudo em:

Se adaptarem a 4E para o cenário, pode ficar ótimo.
Se eles fizerem o que tem feito, de adaptar Dark Sun à 4E ( Eu tenho até calafrios com os Eladrins Feyportadores em Athas), eles simplesmente criarão um novo Forgotten Realms 4E.

A questão é que eu não vejo porque tamanho apego a uma simples marca de um simples produto que foi feito apenas para ser consumido.

A qualidade dele não deveria residir no fato de mudar as características ou "identidade" do produto, porque ele é simplesmente um produto. Mas sim na questão se aquele monte de palavras, números e imagens colocoadas em 300 folhas terão qualidade ou não, independente do nome estampado na capa.

A questão principal é que temos uma chance de o cenário ser bem adaptado, termos mais um lugar legal pra jogar, com regras diferentes e que inclusive poderão dar um gás maior no cenário antigo.

O fato é que se mudarem a ponto de não ter nada a ver com Dark Sun, então, apenas teremos outro cenário com o nome de Dark Sun. Mas o antigo continuará lá, intocado, e os fanboys continuarão a produzir o que eles gostem da maneira deles para os fanboys se aproveitarem.

A questão é que simplesmente é uma implicância boba e sem sentido, que apenas prejudica o próprio cenário antigo do qual tanto amor é sentido.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 15 Ago 2009, 13:37

Basicamente, você não gostava de toda a arte que definiu o cenário, em especial, a de Gerard Brom. O que você quer é basicamente o mesmo que abandonar a arte fantástica de D&D ou o Dungeonpunk de Eberron :b

Mas é isso mesmo. Eu não gostava daquele estilo, assim como não gostava das incríveis roupas estilo Robin Hood ou Gandalf na época do AD&D.
Não vejo por que ele não seria adaptável.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Elven Paladin em 15 Ago 2009, 13:38

. mas é claro, podem fazer releituras bem interessantes em cima do tema e imagino o desafio que será para Wayne Reynolds e cia. dos ilustradores da 4E.

O Reynolds até que pode se sair bem em Dark Sun, afinal ele é completamente incapaz de desenhar armaduras que não sejam "Collants de Metal', mas Dark Sun tem que ter Gerard Brom como ilustrador principal e a presença do Tom Bexa ( ele ilustrou quase todo o interior de quase todos livros :b ).

A questão é que eu não vejo porque tamanho apego a uma simples marca de um simples produto que foi feito apenas para ser consumido.

A qualidade dele não deveria residir no fato de mudar as características ou "identidade" do produto, porque ele é simplesmente um produto. Mas sim na questão se aquele monte de palavras, números e imagens colocoadas em 300 folhas terão qualidade ou não, independente do nome estampado na capa.

A questão principal é que temos uma chance de o cenário ser bem adaptado, termos mais um lugar legal pra jogar, com regras diferentes e que inclusive poderão dar um gás maior no cenário antigo.

O fato é que se mudarem a ponto de não ter nada a ver com Dark Sun, então, apenas teremos outro cenário com o nome de Dark Sun. Mas o antigo continuará lá, intocado, e os fanboys continuarão a produzir o que eles gostem da maneira deles para os fanboys se aproveitarem.

A questão é que simplesmente é uma implicância boba e sem sentido, que apenas prejudica o próprio cenário antigo do qual tanto amor é sentido.

Eu não tenho resposta para isso, mas vou mostrar algo análogo: Futebol.

Elven Paladin

Mensagempor Cebolituz em 15 Ago 2009, 13:46

Advogado escreveu:Eu não tenho resposta para isso, mas vou mostrar algo análogo: Futebol.

Analogia falha. Futebol tem outros valores e sentimentos envolvidos bem diferentes do que cenários de RPG. Ravenloft é meu cenário favorito, mas creio que isso não me faz querer que os outros cenários da Wizards simplesmente sejam relegados a posições inferiores apenas pra satisfazer meu ego e tirar sarro dos fãs dos outros cenários.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Elven Paladin em 15 Ago 2009, 13:53

Ravenloft é meu cenário favorito, mas creio que isso não me faz querer que os outros cenários da Wizards simplesmente sejam relegados a posições inferiores apenas pra satisfazer meu ego e tirar sarro dos fãs dos outros cenários.

Isso acontece e aconteceu muito quando você vê o encontro de fãs de diferentes cenários ( e foi um dos motivos da quebra da TSR e sua posterior aquisição pela Wizards/Hasbro ). E oras, o que praticamente toda a Spell faz com os fãs de Tormenta também se encaixa com perfeição em "satisfazer meu ego e tirar sarro dos fãs dos outros cenários".

A analogia se mantém. Especialmente aqui: A qualidade dele não deveria residir no fato de mudar as características ou "identidade" do produto, porque ele é simplesmente um produto. Mas sim na questão se aquele monte de palavras, números e imagens colocoadas em 300 folhas terão qualidade ou não, independente do nome estampado na capa.

Elven Paladin

Mensagempor Cebolituz em 15 Ago 2009, 14:06

Advogado escreveu:Isso acontece e aconteceu muito quando você vê o encontro de fãs de diferentes cenários ( e foi um dos motivos da quebra da TSR e sua posterior aquisição pela Wizards/Hasbro ).

E é exatamente isso que eu considero uma grande bobagem por parte dos fanboys. Disputas e brigas de "meu cenário é melhor que o seu" se todos tem qualidade semelhante. A TSR quis agradar a todos os gostos e se ferrou.

Advogado escreveu:E oras, o que toda a Spell faz com os fãs de Tormenta também se encaixa com perfeição em "satisfazer meu ego e tirar sarro dos fãs dos outros cenários".

Aí nós estamos falando de qualidade, e não apenas gosto pessoal. Ou se não, entraremos novamente naquele debate com o Silva de "tudo é relativo a respeito de qualidade". Claro que determinar qualidade não é algo fácil e nem exato.

Advogado escreveu:A analogia se mantém. Especialmente aqui: A qualidade dele não deveria residir no fato de mudar as características ou "identidade" do produto, porque ele é simplesmente um produto. Mas sim na questão se aquele monte de palavras, números e imagens colocoadas em 300 folhas terão qualidade ou não, independente do nome estampado na capa.

A analogia não procede porque os fatores envolvidos com o futebol são outros. O futebol envolve outros fatores como por exemplo a "simpatia" pelo clube, regionalismo, influência familiar, resultados e diversas outras questões. Pois se fosse assim, a grande maioria deveria torcer para o São Paulo pelos títulos que no futebol seriam o mesmo que a "qualidade". Mas não, em São Paulo a maioria torce para o Corinthians devido a outras questões e o Palmeiras mesmo tendo menos títulos que o São Paulo, meio que se equipara com a quantidade de torcedores com o clube tricolor.
Imagem
Cebolituz

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários