Luminus escreveu:Por favor, a internet já garantiu que o que foi produzido para AD&D não seja esquecido, permaneça intocado e fique mofando. Por sinal, Dark Sun está bem vivo: tem projeto independente na net deeeeeesde que foi cancelado, feito pelos fãs do cenário, esse povo que você diz querer que as coisas percam-se. Sua afirmativa é típica de quem realmente não sabe o que está dizendo. Leia mais em darksun.com.br [sim, o site é em português do Brasil]
Dark Sun já está mofando. Independente de serem fanboys produzindo material para o cenário, ele é simplesmente fanboys produzindo material pro cenário. Não tem marketing, não tem vendas, não tem apelo, não tem conquista de novos jogadores, não tem livros encadernados, não tem nada.
É apenas material de fanboy pra fanboy.
Luminus escreveu:Só se for em termos de vendas. Sério.
Aí é só preconeito sendo exposto.
Luminus escreveu:Não é essa a questão. Qualidade, de mais ou de menos, sempre oscilará. Tem muita coisa de 4.0 que é bem melhor que as de AD&D, e há as coisas de AD&D que eram melhores que as de 4.0 (questão de gosto, apenas isso). Além do quê, deixar de jogar algo só porque "papai falou que é ruim" simplesmente não é um argumento.
A questão é arrancar do túmulo editorial algo sepultado há 12 anos, simplesmente para alavancar o uso de personagens psiônicos. Estão te fazendo de idiota, e você está dizendo "Graças a Deus, papai deixou eu jogar de psiônico!".
E quem disse que isso é ser idiota? Quem está sendo enganado aqui?
Qualquer um sabe que a Wizards quer lucrar e tem direitos sobre suas marcas. Logo, o seu argumento é apenas puro amor e apego a algo sem considerar sequer as vantagens para o próprio cenário velho terá.
Além do que, quem estará sendo enganado por jogar com psions em um cenário que pode ser bom e te dá boas ferramentas pra jogar com um psion?
Simplesmente é um apego a marca bobo e sem nenhuma relevância, visto que não trará nenhuma desvantagem ao próprio cenário em si, apenas à sua paixão.
Luminus escreveu:Na era da internet, que aliás é mais natural à sua geração que à minha, faz sentir medo que a Hasbro tenha que lançar algo para que você tenha interesse no passado do RPG. E não é uma questão de achar o melhor ou o pior, mas sim o autêntico e o impostor. Sabe qual é a cara de D&D? Greyhawk. Sabe qual é a cara de AD&D? Hollow World. Sabe qual é a cara de AD&D 2nd Ed? Forgotten Realms. A de 3.0/3.5D&D? Eberron. Sabe qual é a cara da 4.0? Qualquer uma que funcione para te vender qualquer ideia que eles tenham.
Alguém que não seja romântico liga pra isso? Qual a vantagem de 3.0/3.5 representar Eberron? Nenhuma. Eu falo de praticidade e jogo e não de amores, representações, ligações históricas e wadda wadda.
Novamente, é ignorar vantagens que uma nova roupagem pode trazer apenas por relevância histórica. Pra mim, isso soa bobo e contraditório.
Luminus escreveu:Ravenloft, Mystara, Dark Sun e outros continuam muito vivos... existe, inclusive, um projeto aberto de atualização dos mapas de Mystara, com muitos mapas já feitos, alguns por fazer e com as ferramentas abertas para quem quiser fazer seus próprios mapas. Quem tiver interesse, é só visitar esse fórum
Ravenloft está muito bem morto, o material que sai é feito apenas por fanboys para fanboys. Felizmente é de boa qualidade, mas infelizmente não posso ver mais jogadores novos surgindo pelo fato da Wizards não lançar nada. Se você chama isso de vivo, sério, o que é estar morto?
Mas Forgotten e Eberron está muito bem, com vários jogadores novos, idéias e bom material sendo publicado.
Advogado escreveu:Cebolituz, eu tentarei ser breve: Cenários de RPG se etabelecem por uma soma de características, e entre elas estão a identidade do produto ( tente imaginar Forgotten Realms sem Alta Magia ou Vampiro: A Máscara sem o Gótico-Punk ) e junto com a identidade, vem com a identificação do produto ( que é por que um fã gosta do cenário ). Sacaneie a identidade do produto e você basicamente perde o maior atrativo do cenário ( Afinal, se você é um fã de Eberron, você não vai gostar de ver o cenário virar algo sem Wide-Magic, sem "Zones of Gray" e com Divindades Atuantes e Reconhecidas ) Fanboys costumam ser chatos e adicione yadda yadda aqui, mas há um motivo simples: Altere profundamente o cenário em um livro e ele será alterado em todos os livros posteriores, eliminando a chance de sair qualquer material que tenha alguma chance de agradar quem gosta do "status quo".
Mas, quanto a Dark Sun 4E, é possível resumir tudo em:
Se adaptarem a 4E para o cenário, pode ficar ótimo.
Se eles fizerem o que tem feito, de adaptar Dark Sun à 4E ( Eu tenho até calafrios com os Eladrins Feyportadores em Athas), eles simplesmente criarão um novo Forgotten Realms 4E.
A questão é que eu não vejo porque tamanho apego a uma simples marca de um simples produto que foi feito apenas para ser consumido.
A qualidade dele não deveria residir no fato de mudar as características ou "identidade" do produto, porque ele é simplesmente um produto. Mas sim na questão se aquele monte de palavras, números e imagens colocoadas em 300 folhas terão qualidade ou não, independente do nome estampado na capa.
A questão principal é que temos uma chance de o cenário ser bem adaptado, termos mais um lugar legal pra jogar, com regras diferentes e que inclusive poderão dar um gás maior no cenário antigo.
O fato é que se mudarem a ponto de não ter nada a ver com Dark Sun, então, apenas teremos outro cenário com o nome de Dark Sun. Mas o antigo continuará lá, intocado, e os fanboys continuarão a produzir o que eles gostem da maneira deles para os fanboys se aproveitarem.
A questão é que simplesmente é uma implicância boba e sem sentido, que apenas prejudica o próprio cenário antigo do qual tanto amor é sentido.