[OGL] Pathfinder RPG - D&D 3.75 da Paizo

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Fëanor em 28 Ago 2009, 22:49

Se você procura um 3.5 alternativo, com certeza Iron Heroes é a melhor opção.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Kasuya em 28 Ago 2009, 22:55

Sobre o sistêma vanciano: Acredito que ele tenha concerto sim, limitando a capacidade das magias me parece uma boa idéia.

Cara, no dia que alguém conseguir fazer isso, fundam o prêmio nobel para design de sistema de RPG só para o safado que conseguiu ganhar. Vai por mim, esse sistema é bem antigo para se dizer com propriedade que isso não é equilibrável.

Se eu fosse sádico, eu aconselharia a você que tentasse só para ver você postar aqui após falhar miseravelmente, mas prefiro te aconselhar a não se encher com essa dor de cabeça. Acredite, eu tentei, uma porrada de gente daqui já tentou, e muita gente no mundo também. Conclusão: não dá.

O D&D 4.0 ensina: por que não fazer todo mundo obedecer a um mesmo esquema? Por que conjuradores são tão especiais que precisam da sua p´ropria sistemática particular?

uma pergunta, vocês recomendariam pathfinder para uma pessoa que nunca jogou a terceira edição?

Se ela nunca jogou a 3e, eu apresentaria a ela a 4e, ora. :linguinha:

Não entendi a dos super conjuradores...

Vou te explicar: é que o sistema de magia dessa forma torna os conjuradores SUPER APELÕES, enquanto o guerreiro fica dependendo da espada mágica e sua árvore de talentos.

E eu ri do Dançarino. Eu irei chamar o Lorde da Dança de Dançarino a partir desse post.

:rolando:

Dançarino foi ótimo! Adorei também!!! Acho que o Lorde da Dança não devia se estressar com "Dançarino". ^_^
Imagem
Kasuya

Mensagempor Nibelung em 28 Ago 2009, 23:46

Darklord Morius escreveu:Não entendi a dos super conjuradores...

Na teoria, o equilíbrio entre conjuradores e combatentes é o seguinte:

-Combatentes podem fazer tudo que eles fazem infinitas vezes por dia, causando um dano/controle/efeito "X". O "poder" deles nunca se esgota, e eles nunca precisam se segurar.

-Conjuradores possuem poderes limitados, de forma que eles conseguem causar um dano/controle/efeito de "3X", porém, apenas algumas vezes por dia. Se esgotarem esse recurso rapidamente, eles vão ficar inuteis (ou com dano/controle/efeito de "1/4 de X") e sem poder fazer nada até que o grupo descanse.

Linda teoria. Faria com que os combatentes sejam eficazes a longo prazo, enquanto os conjuradores guardam suas magias pra momentos cruciais. Só que na prática não funciona assim, e a 3e fez tudo que ela podia fazer pra reduzir os problemas dos conjuradores.

Premissa básica: Quem quer jogar com uma classe conjuradora não quer jogar com um besteiro que usa um míssil mágico de 1d4 de dano por dia. Quem joga com conjuradores quer ser capaz de atirar fogo pelas mãos sempre que quiser. Ignorar isso é criar um sistema onde os jogadores não vão se satisfazer. Essa era a premissa do AD&D (antes do 8° nível, era inviável se aventurar de mago) e das edições anteriores, e a 3e veio com a ideia de "consertar" esse ponto. Foi onde ela desandou.

Primeiro, conjuradores tem muitas magias por dia. Mesmo. Nos níveis baixos é uma quantia até equilibrada, mas passando do 10° nível, o número de magias que cada conjurador primário pode executar ultrapassa em muito a média de rodadas de combate que o personagem enfrenta durante todo o dia. Varinhas e pergaminhos (itens BARATOS de se criar ou comprar) ampliam essa margem ainda mais. No fim, os conjuradores pararam de dar "3X de dano em poucas situações" pra começar a ser "2X de dano o dia inteiro, e 3X de dano em poucas situações".

Segundo, todo o sistema é contruído com uma base de que magia é algo melhor que o mundano. Com isso, o sistema fica sobrecarregado de magias que servem unicamente pra permitir que os conjuradores façam qualquer coisa que outro personagem faria. As vezes, até melhor que ele. Os exemplos mais clássicos são Voo > Escalar, Invisibilidade > Esconder-se, Detectar Portas Secretas > Percepção, Detectar Mentiras > Sentir Motivação, e várias outras. Inclua aí magias que transformam o mago em uma máquina de combate (Quase toda a escola de Metamorfose), ou que permita ela chamar gente mais compentente que o grupo pro combate (Invocar Criaturas, Portal, e afins).

No fim, os conjuradores não precisam de um guerreiro de 15° nível no grupo, quando podem invocar do nada um monstro de 25 DVs com resistência épica; e nem precisam do ladino quando eles mesmos podem se tornar um radar indetectável por quaisquer meios.

E terceiro e último, por causa da premissa básica de qualquer um que jogue com conjuradores, quase nunca vamos ver a cena "Mago esgota magias, grupo prossegue, e por 4 combates, o mago só fica atirando com a besta". O que acontece, na prática é: "Mago esgota magias, grupo descansa por oito horas, grupo continua com mago com magias de novo". Não adianta falar que é situacional ou o que for, na verdade é MUITO comum isso acontecer em níveis baixos justamente porque o cara quer jogar de MAGO, e não de BESTEIRO. Já vi até casos onde o GRUPO continua, mas o mago volta pro acampamento porque se ele prosseguisse, ele seria apenas um fardo pro grupo (ataca com -4 inimigos engajados com aliados, BBA baixo, pelo guerreiro estar protegendo o mago via AdOs, provavelmente tambem tem -4 de cobertura... e temos um personagem atacando com -6 contra CA 15. Boa sorte).

A 3.5 favorece demais os conjuradores. Usando o sistema d20 básico, é bem complicado equilibrar os conjuradores sem alterar toda a lista de magias, ou sem modificar o sistema completamente em outra coisa (como o Iron Heroes e o M&M), e as duas soluções não servem pro que o Pathfinder se propõe a ser: Uma alternativa compatível com todo o material 3e já existente.
-----------------------------
Aproveitando, pra quem leu, o pathfinder manteve essa premissa, e está compatível com os suplementos 3.5 (pelo menos igual a 3.5 era compatível com 3.0), ou mudou tanto que não dá pra usar o material antigo, igual Iron Heroes?
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Fëanor em 29 Ago 2009, 01:00

Nibelung: concordo 100%. Quer dizer nunca vi o mago sair do grupo pra descansar, mas realmente, quando eu jogava de sorcerer, quando terminava as magias a gente descansava. XD

No final a melhor solução é transformar os 3x dos conjurados algumas vezes por dia, em um X sempre, com dano compativel.

Mas dái é quase a mesma coisa que abandonar o sistema de magia inteiro e reformular tudo.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Lumine Miyavi em 29 Ago 2009, 01:11

Basicamente, o que a 4e fez...
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Kasuya em 29 Ago 2009, 12:08

É, Nibelung, não dá pra ser mais claro sobre os conjuradores que isso. Você conseguiu resumir anos e anos de sofrimento dos não conjuradores. :P

Aproveitando, pra quem leu, o pathfinder manteve essa premissa, e está compatível com os suplementos 3.5 (pelo menos igual a 3.5 era compatível com 3.0), ou mudou tanto que não dá pra usar o material antigo, igual Iron Heroes?

Cara, essa compatibilidade é bem precária. Tipo. Para fazer com que monstros do 3.5 sejam um desafio no Pathfinder, o mestre vai passar horas a fio fazendo as "devidas alterações" até que ele consiga, sendo duas das piores adaptar as perícias (lembrando que agora criaturas voadoras teriam que ter seus pontos em voar baseados na sua capacidade de manobras, coisa que, francamente, não tenho a menor idéia de como vai ficar essa transição) e adicionar os talentos (o que vai te fazer ficar horas escolhendo pois são tantos talentos com tantos requisitos que você desiste na hota).

No caso de armas, itens, etc, a compatibilidade se mantém quase que intacta.

De resto (classes, talentos, etc...), tudo vai pro saco, eu duvido que sirva, pois se tornarão opções bem piores que as disponíveis em Pathfinder.

No caso das magias, a compatibilidade é quase assegurada, apesar das absurdas apelações provenientes disso. Desde o 3.0 era completamente desaconselhável rechear mais ainda a gama de opções de magias para os conjuradores, no Pathfinder isso não mudou.

A meu ver, essas coisas, nitidamente, estão tendendo a se "deslinkar" com o 3.5. E, sabe, isso é até bom: quem sabe, após essa total desconexão eles não resolvam tomar mais coragem para concertar de forma sólida e decidida o equilíbrio do sistema? (ainda que não fique 100% equilibrado)
Imagem
Kasuya

Mensagempor Lumine Miyavi em 29 Ago 2009, 12:28

A meu ver, essas coisas, nitidamente, estão tendendo a se "deslinkar" com o 3.5. E, sabe, isso é até bom: quem sabe, após essa total desconexão eles não resolvam tomar mais coragem para concertar de forma sólida e decidida o equilíbrio do sistema? (ainda que não fique 100% equilibrado

Desconexão? Aonde? 3.5 é jogo de Conjuradores, e uma das coisas que o Pathfinder fez foi continuar seguindo isso.

Aonde está a tal desconexão?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Youkai X em 29 Ago 2009, 12:31

Em retro-compatibilidade. Que no Pathfinder, apesar de possível, é bem trabalhosa.

OFF: Agora quero um banner "Civil War: I'm with D&D 4th... and M&M"
Youkai X

Mensagempor Sr. Pichu em 29 Ago 2009, 14:02

o nibe só se esqueceu de mencionar que AD&D e creio que os de antes, se o mago era atacado e levasse qualquer dano durante uma conjuração de magia... *FIZZZ* perdeu a magia, e na 3.x deram pro mago o teste de concentração prá manter a concentração e terminar de "castear a magia" com sucesso
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Madrüga em 29 Ago 2009, 14:03

Lumine Miyavi escreveu:
A meu ver, essas coisas, nitidamente, estão tendendo a se "deslinkar" com o 3.5. E, sabe, isso é até bom: quem sabe, após essa total desconexão eles não resolvam tomar mais coragem para concertar de forma sólida e decidida o equilíbrio do sistema? (ainda que não fique 100% equilibrado

Desconexão? Aonde? 3.5 é jogo de Conjuradores, e uma das coisas que o Pathfinder fez foi continuar seguindo isso.

Aonde está a tal desconexão?

Não é uma desconexão ideológica, é que a coisa tende a se afastar mecanicamente... mas entenda mecanicamente como: MUITO para ser compatível, POUCO para ser realmente diferenciado.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Elven Paladin em 30 Ago 2009, 01:00

O D&D 4.0 ensina: por que não fazer todo mundo obedecer a um mesmo esquema? Por que conjuradores são tão especiais que precisam da sua p´ropria sistemática particular?

Na verdade, o D&D 4E não ensina. Isso pode ser encontrado nos "Conjuradores com Varinhas Afiadas" do Tome of Battle e nos Combatentes com Feat Masteries de Iron Heroes. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor AKImeru em 30 Ago 2009, 15:29

Eu estava prestes a flamear o Elfo mas ele mencionou Iron Heroes então tudo bem.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Kasuya em 30 Ago 2009, 19:15

Na verdade, o D&D 4E não ensina. Isso pode ser encontrado nos "Conjuradores com Varinhas Afiadas" do Tome of Battle e nos Combatentes com Feat Masteries de Iron Heroes.

Bom, não é como se o D&D 4.0 fosse quase que totalmente novidade. Boa parte das melhores idéias foram tiradas da OGL 3e, 4e é só uma, digamos, "coletânea de cara nova" de tudo isso.

Então, sob esse ponto de vista, é mais fácil citar 4e, assim você está citando indiretamente muito do que foi criado de bom no passado, a menos que você queira ser rigoroso ao ponto de pegar a idéia da "fonte". :victory:
Imagem
Kasuya

Mensagempor Sr. Pichu em 30 Ago 2009, 21:06

xeretando mais o livro, notei que as raças tão meio desbalanceadas tbm...
todo mundo ganhou um atributo extra +2 (meio elfos e humanos: +2 onde quiser)
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Dinobot em 30 Ago 2009, 21:19

Cavalheiros, so me falta um playtest pra saber se funcionaria mesmo, mas a tabela de manobras e regra pra concentrar ataque em um membro do Know Your Role ajudaria bastante o Guerreiro...
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

SPOILER: EXIBIR
Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários