Darklord Morius escreveu:Não entendi a dos super conjuradores...
Na teoria, o equilíbrio entre conjuradores e combatentes é o seguinte:
-Combatentes podem fazer tudo que eles fazem infinitas vezes por dia, causando um dano/controle/efeito "X". O "poder" deles nunca se esgota, e eles nunca precisam se segurar.
-Conjuradores possuem poderes limitados, de forma que eles conseguem causar um dano/controle/efeito de "3X", porém, apenas algumas vezes por dia. Se esgotarem esse recurso rapidamente, eles vão ficar inuteis (ou com dano/controle/efeito de "1/4 de X") e sem poder fazer nada até que o grupo descanse.
Linda teoria. Faria com que os combatentes sejam eficazes a longo prazo, enquanto os conjuradores guardam suas magias pra momentos cruciais. Só que na prática
não funciona assim, e a 3e fez
tudo que ela podia fazer pra reduzir os problemas dos conjuradores.
Premissa básica: Quem quer jogar com uma classe conjuradora
não quer jogar com um besteiro que usa um míssil mágico de 1d4 de dano por dia. Quem joga com conjuradores quer ser capaz de atirar fogo pelas mãos sempre que quiser. Ignorar isso é criar um sistema onde os jogadores não vão se satisfazer. Essa era a premissa do AD&D (antes do 8° nível, era inviável se aventurar de mago) e das edições anteriores, e a 3e veio com a ideia de "consertar" esse ponto. Foi onde ela desandou.
Primeiro, conjuradores tem muitas magias por dia. Mesmo. Nos níveis baixos é uma quantia até equilibrada, mas passando do 10° nível, o número de magias que cada conjurador primário pode executar ultrapassa em muito a média de rodadas de combate que o personagem enfrenta durante todo o dia. Varinhas e pergaminhos (itens BARATOS de se criar ou comprar) ampliam essa margem ainda mais. No fim, os conjuradores pararam de dar "3X de dano em poucas situações" pra começar a ser "2X de dano o dia inteiro, e 3X de dano em poucas situações".
Segundo, todo o sistema é contruído com uma base de que magia é algo melhor que o mundano. Com isso, o sistema fica sobrecarregado de magias que servem unicamente pra permitir que os conjuradores façam qualquer coisa que outro personagem faria. As vezes, até melhor que ele. Os exemplos mais clássicos são Voo > Escalar, Invisibilidade > Esconder-se, Detectar Portas Secretas > Percepção, Detectar Mentiras > Sentir Motivação, e várias outras. Inclua aí magias que transformam o mago em uma máquina de combate (Quase toda a escola de Metamorfose), ou que permita ela chamar gente mais compentente que o grupo pro combate (Invocar Criaturas, Portal, e afins).
No fim, os conjuradores não precisam de um guerreiro de 15° nível no grupo, quando podem invocar do nada um monstro de 25 DVs com resistência épica; e nem precisam do ladino quando eles mesmos podem se tornar um radar indetectável por quaisquer meios.
E terceiro e último, por causa da premissa básica de qualquer um que jogue com conjuradores, quase nunca vamos ver a cena "Mago esgota magias, grupo prossegue, e por 4 combates, o mago só fica atirando com a besta". O que acontece, na prática é: "Mago esgota magias, grupo descansa por oito horas, grupo continua com mago com magias de novo". Não adianta falar que é situacional ou o que for, na verdade é MUITO comum isso acontecer em níveis baixos justamente porque o cara quer jogar de MAGO, e não de BESTEIRO. Já vi até casos onde o GRUPO continua, mas o mago volta pro acampamento porque se ele prosseguisse, ele seria apenas um fardo pro grupo (ataca com -4 inimigos engajados com aliados, BBA baixo, pelo guerreiro estar protegendo o mago via AdOs, provavelmente tambem tem -4 de cobertura... e temos um personagem atacando com -6 contra CA 15. Boa sorte).
A 3.5 favorece demais os conjuradores. Usando o sistema d20 básico, é bem complicado equilibrar os conjuradores sem alterar toda a lista de magias, ou sem modificar o sistema completamente em outra coisa (como o Iron Heroes e o M&M), e as duas soluções
não servem pro que o Pathfinder se propõe a ser: Uma alternativa compatível com todo o material 3e já existente.
-----------------------------
Aproveitando, pra quem leu, o pathfinder
manteve essa premissa, e está compatível com os suplementos 3.5 (pelo menos igual a 3.5 era compatível com 3.0), ou mudou tanto que não dá pra usar o material antigo, igual Iron Heroes?