[4e] PvP ou 1x1 é um bom combate?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Gehenna em 13 Set 2009, 13:05

Basicamente, quem disse isso isso lá no começo fui eu. Ele que usou um exemplo de cortesão vs kakite, e... falou que "LOL É ASSIM!".

Meus caros, se eu tenho um personagem social e vou enfrentar na porrada um inimigo combativo que eu arque as consequências disso.

E não que "ah, uma interpretação boa supera!". Essa atitude, que a interpretação está ACIMa, e não acompanhando as regras que eu discordo.

Sim, a interpretação não supera as regras, senão o monge 3.X seria uma ótima classe. Mas acho que a estratégia utilizada é que pode determinar a vitória. Um personagem ranged com poucos pontos de vida que escolha um terreno difícil e aberto teria vantagens contra um personagem melee, por exemplo.
Ou seja, apesar do Bárbaro, o Guerreiro e o Ranger melee serem combatentes terríveis, um mago poderia vencê-los, usando a alta Inteligência pra planejar o combate.

Quanto ao gêmeo-maligno...
Gêmeo =/= Clone
Gêmeo Maligno =/= Irmão Gêmeo

Gêmeo Maligno é um clichê. É mais que dizer que o cara é um irmão gêmeo do mal, é dizer que ele é a contraparte maligna do personagem. O oposto dele. A única vantagem disso é poder usar as mesmas estatísticas de jogo do personagem. Claro, o mais indicado é apenas se basear na ficha do gêmeo bom e fazer algo diferente, mas se a preguiça ou falta de tempo imperar, não vejo problemas em usar a mesma ficha.

Caso bacana é o do Elan e Nale. Um é Bardo, enquanto o outro é multiclasse Ladino/Guerreiro/Feiticeiro. xD
Gehenna

Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

Mensagempor Lorde da Dança em 13 Set 2009, 13:27

Um personagem ranged com poucos pontos de vida que escolha um terreno difícil e aberto teria vantagens contra um personagem melee, por exemplo.
Ou seja, apesar do Bárbaro, o Guerreiro e o Ranger melee serem combatentes terríveis, um mago poderia vencê-los, usando a alta Inteligência pra planejar o combate.

Na verdade ele deveria ficar em um terreno comum, para poder se deslocar sem levar ataque de oportunidade e procuraria cobertura para se defender melhor.

Gêmeo Maligno é um clichê.

Não, é um "trope"
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Gehenna em 13 Set 2009, 19:11

Na verdade ele deveria ficar em um terreno comum, para poder se deslocar sem levar ataque de oportunidade e procuraria cobertura para se defender melhor.

Considerando começar o combate adjacente, sim, mas se o melee não estiver perto, não há ataque de oportunidade a ser dado. Considerei um combate mais padrão onde normalmente deve-se chegar ao oponente. Cobertura seria melhor pro melee, que estaria recebendo os ataques, por isso o local aberto. O ranged se moveria, mesmo com dificuldade, se afastando e atacando, enquanto o melee teria de avançar enquanto recebe os ataques.

Claro, esta foi apenas uma estratégia, que citei. Obviamente que tudo varia de acordo com a situação e o inimigo.
Gehenna

Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

Mensagempor Kinn em 13 Set 2009, 21:44

Pois é XD
É uma trope. E geralmente o gêmeo maligno é tudo que o original é e mais um pouco.
Seja pq é o poder interior do personagem, recebeu poderes das trevas ou o simples fato de ser o lado "maligno" do gêmeo, lhe permitiu não ter escrúpulos para evoluir mais rapidamente.

Já usei esse clichê em minha mesa 3.5 e o gêmeo maligno era uma expressão do shadow self do ID do personagem. Como é dito na psicologia que o ID representa o todo e a consciência só parte do ser, então o gêmeo maligno era 4 níveis acima do que o personagem era.

Deu para simular perfeitamente e o jogador achou o máximo pq as evoluções eram coisas que ele realmente queria para ele e assim o gêmeo já tinha antes mostrando como seria a evolução do original.

Na 4E, seria útil fazer como o DMG manda e fazer o npc ser pelo menos elite.
Kinn

Mensagempor planes em 13 Set 2009, 23:37

Lumine Miyavi escreveu:Basicamente, quem disse isso isso lá no começo fui eu. Ele que usou um exemplo de cortesão vs kakite, e... falou que "LOL É ASSIM!".

Falou, viu? Eu disse isso em minha mensagem e você foi categórico em dizer que estava toda errada além de falar que estava grande demais. Ficar em cima do muro tudo bem, tentar ficar dos dois lados ao mesmo tempo é humanamente impossível (e veja bem.. não faz nem sentido falar mensagem anterior e sim da resposta recente ao que eu disse, se quer ser do contra paciencia).

Quanto ao exemplo, se você não conhece o caso (já que não faz sentido alar de ignorar ficha ou de "resolver na interpretação", sendo que já disse várias vezes em foruns que acho esta aplicação do termo interpretação um erro primário) não se comenta e ponto final, sem argumento (i.e. mimimi ou estes argumentos tipo iconoclasta do "true RPGame"), pergunte o que rolou antes de sair criticando e tirando conclusões absolutas e invioláveis.

Quanto a arena nao tenho meio termo ou esse negócio de adoçar a situação, é dentro do que falei e do que o Gehenna mencionou: papel de mestre é mediador, se o jogador entra em uma batalha que não vai vencer abraço, não tem que falar de sistema isso ou sistema aquilo, a luta vai ter o resultado que se espera de um jogo minimamente coerente.

Já o caso do genio maligno. Fazer fichas é lindo, fica belissimo em foruns, mas teoria de forum não interessa muito quando tenho que encarar vida real. Ficar administrando história, tesouro, monstro e ainda ter que avançar passo a passo o NPC da história de um jogador (com outros 4 cheios de desejos em relação a sidequests) é foda para alguém que não tem tempo sobrando para se dedicar a fazer aventuras. Neste caso usar a ficha do personagem como base é ótimo, aproximação até mesmo elegante e cheia de simbolismos (para quem se preocupa com desculpas bonitinhas, para os práticos é solução rápida e fácil mesmo XD), parabens para quem usou já que segui o caminho de usar fichas automáticas do Character Builder e o resultado foi muito aquem do esperado :what:
Imagem
planes

Mensagempor Youkai X em 13 Set 2009, 23:45

E alguém ainda crê que fichas automáticas e aleatórias de programas de computador funcionam :rolando: :linguinha:
Youkai X

Mensagempor Lumine Miyavi em 14 Set 2009, 00:52

Falou, viu? Eu disse isso em minha mensagem e você foi categórico em dizer que estava toda errada além de falar que estava grande demais.

Sim, como eu sempre falo sobre o tamanho das suas mensagens. Você é um postador prolixo, que fica enrolando e enrolando fazendo demagogia enquanto poderia responder de maneira fácil. É uma crítica que eu quase sempre faço quando vou responder a você, não sei já percebeu isso. Se não percebeu, estou sendo explícito.

É uma droga ter que ler três parágrafos pra mensagem final ser algo do tipo “Sim, eu concordo” ao invés de uma resolução simples.

Sobre discordar, ainda considero que seu exemplo não é pertinente ao que o tópico é proposto (pvp ou 1x1, não personagens combativos vs personagens não combativos ou etc) independente do que tenha ou não acontecido em sua mesa ou em qualquer experiência anterior. Alias, fato que experiência sua ou minha não é sequer relevante; o que você pretende dizer com “tenho anos de RPG na mala”? Que sua oposição não tem?

Considerando que eu jogo RPG desde os 12 anos que é literalmente metade da minha vida, não considero isso como argumento ou sequer como peso extra pra postar: não adicionarei nada a qualquer opinião ou reforçar algo como “olha, eu jogo RPG há 12 anos e aparentemente sei melhor que você”. Te desafio a achar um post meu com esse tipo de conteúdo, enquanto que dos mais “antigos” do fórum é fácil demais de achar.

Não peça exemplos, a ferramenta de pesquisa ta ai pra isso.

Ficar em cima do muro tudo bem, tentar ficar dos dois lados ao mesmo tempo é humanamente impossível (e veja bem.. não faz nem sentido falar mensagem anterior e sim da resposta recente ao que eu disse, se quer ser do contra paciencia).

Em nenhum momento eu fiquei dos dois lados: minhas posições foram, respectivamente, e ainda são:

• 1x1 / PvP não é próprio para todos os sistemas
  • Interpretação não suplanta regras
  • Personagem combativo =/= personagem burro
  • Arenas hipotéticas acontecem num vácuo e independem de fatores externos como terreno e etc, a menos que você queira fazer uma falácia Raising the Bar / Moving the Goal
  • 1x1 / PvP, por qualquer motivo que seja não é obrigatório de ser equilibrado para o jogador(es) ou seus adversários

Um exemplo de Rokugan, específico na sua mesa não vai se tornar genérico para todo e qualquer tipo de jogo, especialmente outros rpgs que não utilizem perícias gerais para fornecer bônus em combate de maneira direta, como Iaijutsu faz.

Na verdade, seu exemplo é uma grande exceção a seu próprio argumento como regra geral: independente do duelista ser ou não focado nisso, ele TEM as manobras / talentos / perícia / o que for necessário para entrar num duelo, enquanto que no caso que eu referi foi literalmente contra um personagem combativo puro vs social puro (o que é normal num grupo em que cada jogador pega nichos, como Gurps por exemplo).

Ou seja, se tem uma chance pífia de vencer num jogo específico que TEM uma mecânica pra duelo, não significa que o mesmo se aplique em outros jogos. Boa sorte rolando um PvP justo pra um diplomata vs combatente em um sistema mais letal, num combate direto.

A idéia geral de 1x1, PvP não é um multifacetado combate com diversas camadas diferentes; é porrada entre dois personagens.

Quanto ao exemplo, se você não conhece o caso (já que não faz sentido alar de ignorar ficha ou de "resolver na interpretação", sendo que já disse várias vezes em foruns que acho esta aplicação do termo interpretação um erro primário) não se comenta e ponto final, sem argumento

Como você pode ler acima, o caso sim, é conhecido e novamente discordado.

Honestamente, é presunção assumir que seu ponto é irrefutável e intocável. Não existe “ponto final, sem argumento” se o seu argumento é dependente de exemplos surpreendentemente específicos.

Bater na mesma tecla não prova que serve para todos sistemas. Serve pra provar que serve para aquele sistema em específico, e com sorte a caberia em outros e não tão bem em outros.

Quanto a arena nao tenho meio termo ou esse negócio de adoçar a situação, é dentro do que falei e do que o Gehenna mencionou: papel de mestre é mediador, se o jogador entra em uma batalha que não vai vencer abraço, não tem que falar de sistema isso ou sistema aquilo, a luta vai ter o resultado que se espera de um jogo minimamente coerente.

E de qualquer, você contradiz seu próprio ponto de que mesmo qualquer um sistema sem mecânica específica para duelos possa funcionar... E em seguida cita um sistema COM essas mecânicas.

(i.e. mimimi ou estes argumentos tipo iconoclasta do "true RPGame"), pergunte o que rolou antes de sair criticando e tirando conclusões absolutas e invioláveis.

Eu deixo que você mesmo se responda.

(...) teoria de forum não interessa muito quando tenho que encarar vida real.

E ainda espero que você responda a proposta original do tópico que estava sendo discutida anteriormente, sem exemplos absurdamente específicos de outros jogos / sistema, se possível.

Passar bem.
- Lumine

E alguém ainda crê que fichas automáticas e aleatórias de programas de computador funcionam :rolando: :linguinha:

Dá menos trabalho que fazer ficha na mão, mas mais trabalho que usar uma cópia. XD
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Leisses em 14 Set 2009, 08:51

Bom, voltando a tentar responder a pergunta inicial:

No caso da Arena uma solução é criar uma grande arena com vários campos de combate e cada luta acontece em um campo diferente de forma aleatória. Assim cada campo de combate poderia favorecer um tipo de combatente. Acredito que esta é a solução mais interessante. Mesmo porque as Arenas como conhecemos na história da humanidade não foram feitas para mundos com magia de emanação espontanea ou homens que se transformam em animais no meio do combate e por isso não condizem com a idéia do que seria uma arena em um mundo desses.
Leisses

Mensagempor Riketz em 14 Set 2009, 11:08

Gêmeo Maligno é um clichê. É mais que dizer que o cara é um irmão gêmeo do mal, é dizer que ele é a contraparte maligna do personagem. O oposto dele. A única vantagem disso é poder usar as mesmas estatísticas de jogo do personagem. Claro, o mais indicado é apenas se basear na ficha do gêmeo bom e fazer algo diferente, mas se a preguiça ou falta de tempo imperar, não vejo problemas em usar a mesma ficha.

exatamente como foi dito.. o gemeo maligno não quer dizer que ambos sejam filhos da mesma mãe e creceram dentro da mesma placenta.. gemeo maligno é somente alguém que é o alter-ego do personagem.. podem ser de idades, sexos, raças e até mesmo classes diferentes.. gemeo maligno é só um termo.. (agora se é trope, aí já não sei, porque não sei o que significa trope, hehehe..)

alguém assistiu o filme do Comandos em Ação (GI Joe)? seria o mesmo caso do Snake Eyes e o StormShadow (o jogador baseou o preludio exatamente no personagem desse filme..)

como este gemeo maligno estava no preludio do persongem jogando sua primeira sessão.. utilizei a própria ficha do personagem como base para o gemeo maligno.. para que o jogador sentisse inicialmente que realmente se tratava de alguém muito parecido com ele, mas com uma mentalidade mais maligna..

e claro que mais pra frente.. assim como acontece no filme.. eles vão duelar.. no 1x1.. tirar isso da história do personagem seria mó mancada e frustrante pro jogador..

---

a idéia de grupo vs grupo trata-se de um torneio do Encontro dos Escudo (de FR) onde um grande rei assiste para encontrar e contratar uma "tropa de elite" (sem alusões ao filme homonimo).. e eu e outro mestre estamos bolando de colocarmos na final deste torneio, o grupo da mesa dele vs o grupo de minha mesa (ambos os grupos possuem mesmo nível).. torneio em arena no estilo Gladiador..
Riketz

Mensagempor Youkai X em 14 Set 2009, 11:45

Pronto, agora o drama do Riketz tá explicado. Nesse caso do 1x1 é melhor ou ser sessào solo (tá, não muito aconselhável) ou que o resto da mesa possa ter algo interessante para fazer (um combate paralelo ou que tenham feito outras coisas que o dragonborn não fez, etc). No caso da arena de grupo vs grupo, boa sorte. É só lembrar que até no filme Gladiador o cenário não era tão plano e sem graça assim (tigres, colunas que emergiam da areia, espinhos nas paredes, etc)
Youkai X

Mensagempor Kinn em 14 Set 2009, 16:30

Isso é uma trope. E no caso é justamente falando do gêmeo maligno. (inglês).
Kinn

Mensagempor planes em 15 Set 2009, 21:05

Lumine Miyavi escreveu:Sim, como eu sempre falo sobre o tamanho das suas mensagens. Você é um postador prolixo, que fica enrolando e enrolando fazendo demagogia enquanto poderia responder de maneira fácil. É uma crítica que eu quase sempre faço quando vou responder a você, não sei já percebeu isso. Se não percebeu, estou sendo explícito.

Me poupe do ad hominem cliche Lumine.

Usando o mesmo raciocínio poderia simplesmente dizer que você é um do contra, que não lhe interessa o argumento e só postar uma contra argumentação sem atentar a conteudo e ficar nisso mesmo, mas não é assim que se discute.

Agora uma coisa é bom deixar claro: se você não gosta da forma como escrevo não responda ué (não me ofende em nada), postar "não li nada, mas está tudo errado" é nivel jardim da infancia e isso é entendiante.

Considerando que eu jogo RPG desde os 12 anos que é literalmente metade da minha vida, não considero isso como argumento ou sequer como peso extra pra postar

Isso é ignorancia sustentavel.

Não existe nada no mundo onde experiencia não tenha peso, falsa modestia é tão patetico quanto arrogancia. Nunca vou dizer que jogo melhor do que X porque jogo a X anos, mas não vou negar que tenho experiencia prática de dezenas de sistemas e problemas gerados na aplicação de cada um deles e que isso faz sim diferença. Ou você acha que vou dar o mesmo peso a opiniões de que jogar sem sistema é cool de quem nunca administrou os problemas de uma campanha em um sistema tenue de regras? Não foi ele que teve que ouvir jogador chorando porque não vê "evolução" ou "valorização" das habilidades naturais de seu personagens e sem resolver isso não é mais tão cool assim.

Um exemplo de Rokugan, específico na sua mesa não vai se tornar genérico para todo e qualquer tipo de jogo, especialmente outros rpgs que não utilizem perícias gerais para fornecer bônus em combate de maneira direta, como Iaijutsu faz.

Velho já disse, se você não sabe o exemplo que citei e nem como funciona no jogo não comente pergunte como foi e depois comente, isso sim é estar aberto a entender antes de meter o pau.

Este exemplo não foi na minha mesa e sim na linha de tempo oficial e não utiliza mecanicas especificas e sim realidade de jogo (e exemplo de nó tático, por isso é um exemplo tão bom), vale para qualquer RPG que você for jogar (e olha a experiencia aqui, já utilizei as mesmas ideias em jogos muito diferentes, inclusive D&D).

Vou repetir, este negócio de ter sistema 1 contra 1 que equilibre o fato de um padeiro ser tão bom em lutar espadas contra um espadachim não é padrão (existem algumas alternativas que colocam jogador vs jogador, mas é algo bem puntual e não sei se eu, pessoalmente, classificaria como RPG), um cara que é melhor em espada é assim em D&D ou em Everway mesmo um tendo um livro de regras e o outro uma pagina, RPG é assim.

Arena você vai vencer usando suas vantagens e não as do oponente (este é ponto mais importante), cabe ao jogador criar esta brecha (se não criar vai perder), não precisa falar de como você joga dado/carta/pedrinha/whatever, não precisa ter sisteminha especial, apenas raciocinio tático/estratégico. As vezes que tive sucesso em arenas foram quando os jogadores estavam dispostos a usar a cabeça para equilibrar a situação ao invés de esperar o sistema marretar tipo Steet Fighter, o elemento humano ainda é importante já que regra não se usa sozinha.
Imagem
planes

Mensagempor Lumine Miyavi em 15 Set 2009, 21:23

No mais, vou frisar os seguintes pontos:

A) Falei que você era prolixo, não critiquei em nenhum momento o "nível intelectual de suas mensagens"; quem faz ad hominem aqui não sou apenas eu.

B) Quer ver uma equação legal?

Linha de tempo oficial =/= Jogo em si

No mesmo molde, como exemplo similar poderia citar N incogruências dos romances oficiais de forgotten e afins como "exemplo de jogo".

Opa. Pera.

Não é um exemplo de jogo, e sim ambientação. Tem uma pequena diferença, não sei é percebida por você.

C) Terceiro e mais importante, você tem experiência em jogos? Ótimo.

Entediante é ler "Olha, como eu tenho X anos de experiência, cito X e Z!", seguido de um argumento infundado, como o tal exemplo de Rokugan, que parece ficar cada vez menos apropriado pro que você pretende dizer.

Eu não concordo, e creio que enquanto eu não estiver fazendo nada contra as regras do fórum, não posso ser "pedido para não postar".
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Luminus em 15 Set 2009, 21:44

Ó.

Ó.

Eu não sei se funciona o 1x1 no 4.0D&D (me parece que não funciona), mas aqui na Spell, ele funciona, e bem!

Lumine vs. Planes.

:pipoca:

E!
Luminus

Mensagempor Youkai X em 15 Set 2009, 21:48

1x1 aparentemente Não funciona bem se for um combate de striker ou defender (especialmente defender) contra controller ou leader (e o leader mais prejudicado em geral é o warlord, pelo fato de muitos de seus poderes dependerem de um aliado)
Youkai X

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários