Falou, viu? Eu disse isso em minha mensagem e você foi categórico em dizer que estava toda errada além de falar que estava grande demais.
Sim, como eu sempre falo sobre o tamanho das suas mensagens. Você é um postador prolixo, que fica enrolando e enrolando fazendo demagogia enquanto poderia responder de maneira fácil. É uma crítica que eu quase sempre faço quando vou responder a você, não sei já percebeu isso. Se não percebeu, estou sendo explícito.
É uma droga ter que ler três parágrafos pra mensagem final ser algo do tipo “Sim, eu concordo” ao invés de uma resolução simples.
Sobre discordar, ainda considero que seu exemplo não é pertinente ao que o tópico é proposto (pvp ou 1x1, não personagens combativos vs personagens não combativos ou etc) independente do que tenha ou não acontecido em sua mesa ou em qualquer experiência anterior. Alias, fato que experiência sua ou minha não é sequer relevante; o que você pretende dizer com “tenho anos de RPG na mala”? Que sua oposição não tem?
Considerando que eu jogo RPG desde os 12 anos que é literalmente metade da minha vida, não considero isso como argumento ou sequer como peso extra pra postar: não adicionarei nada a qualquer opinião ou reforçar algo como “olha, eu jogo RPG há 12 anos e aparentemente sei melhor que você”. Te desafio a achar um post meu com esse tipo de conteúdo, enquanto que dos mais “antigos” do fórum é fácil demais de achar.
Não peça exemplos, a ferramenta de pesquisa ta ai pra isso.
Ficar em cima do muro tudo bem, tentar ficar dos dois lados ao mesmo tempo é humanamente impossível (e veja bem.. não faz nem sentido falar mensagem anterior e sim da resposta recente ao que eu disse, se quer ser do contra paciencia).
Em nenhum momento eu fiquei dos dois lados: minhas posições foram, respectivamente, e ainda são:
- 1x1 / PvP não é próprio para todos os sistemas
- Interpretação não suplanta regras
- Personagem combativo =/= personagem burro
- Arenas hipotéticas acontecem num vácuo e independem de fatores externos como terreno e etc, a menos que você queira fazer uma falácia Raising the Bar / Moving the Goal
- 1x1 / PvP, por qualquer motivo que seja não é obrigatório de ser equilibrado para o jogador(es) ou seus adversários
Um exemplo de Rokugan, específico na
sua mesa não vai se tornar genérico para todo e qualquer tipo de jogo, especialmente outros rpgs que não utilizem perícias gerais para fornecer bônus em combate de maneira
direta, como Iaijutsu faz.
Na verdade, seu exemplo é uma grande exceção a seu próprio argumento como regra geral: independente do duelista ser ou não focado nisso, ele TEM as manobras / talentos / perícia / o que for necessário para entrar num duelo, enquanto que no caso que eu referi foi literalmente contra um personagem combativo puro vs social puro (o que é normal num grupo em que cada jogador pega nichos, como Gurps por exemplo).
Ou seja, se tem uma chance pífia de vencer num jogo específico que TEM uma mecânica pra duelo, não significa que o mesmo se aplique em outros jogos. Boa sorte rolando um PvP justo pra um diplomata vs combatente em um sistema mais letal, num combate direto.
A idéia geral de 1x1, PvP não é um multifacetado combate com diversas camadas diferentes; é porrada entre dois personagens.
Quanto ao exemplo, se você não conhece o caso (já que não faz sentido alar de ignorar ficha ou de "resolver na interpretação", sendo que já disse várias vezes em foruns que acho esta aplicação do termo interpretação um erro primário) não se comenta e ponto final, sem argumento
Como você pode ler acima, o caso sim, é conhecido e novamente discordado.
Honestamente, é presunção assumir que seu ponto é irrefutável e intocável. Não existe “ponto final, sem argumento” se o seu argumento é dependente de exemplos surpreendentemente específicos.
Bater na mesma tecla não prova que serve para
todos sistemas. Serve pra provar que serve para
aquele sistema em específico, e com sorte a caberia em outros e não tão bem em outros.
Quanto a arena nao tenho meio termo ou esse negócio de adoçar a situação, é dentro do que falei e do que o Gehenna mencionou: papel de mestre é mediador, se o jogador entra em uma batalha que não vai vencer abraço, não tem que falar de sistema isso ou sistema aquilo, a luta vai ter o resultado que se espera de um jogo minimamente coerente.
E de qualquer, você contradiz seu próprio ponto de que mesmo qualquer um sistema sem mecânica específica para duelos possa funcionar... E em seguida cita um sistema COM essas mecânicas.
(i.e. mimimi ou estes argumentos tipo iconoclasta do "true RPGame"), pergunte o que rolou antes de sair criticando e tirando conclusões absolutas e invioláveis.
Eu deixo que você mesmo se responda.
(...) teoria de forum não interessa muito quando tenho que encarar vida real.
E ainda espero que você responda a proposta original do tópico que estava sendo discutida anteriormente, sem exemplos absurdamente específicos de outros jogos / sistema, se possível.
Passar bem.
- Lumine
E alguém ainda crê que fichas automáticas e aleatórias de programas de computador funcionam
Dá menos trabalho que fazer ficha na mão, mas mais trabalho que usar uma cópia.