[3e] Dúvidas sobre Arcos e a manobra Agarrar

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor zazs em 18 Dez 2009, 10:26

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bem galera... to meio sem tempo, por causa da escola, final de periodo e tudo mais, então não deu pra dar uma procurada no forum, se os topicos q eu falar aki, ja tiverem sido comentados façam o q tiverem q fazer...[se possível coloquem o link de onde foi comentado, =D]

Mestrando esses dias, uma aventura de nivel 7, 2 de meus amigos fizeram um ranger arqueiro e um monge[um monge adaptado feito aki na spell a algum tempo], e tive 2 grandes duvidas, 1 logo antes do inicio da jogo[enquanto faziam as fichas] o ranger tinha um arco +2 e compro uma porção de flechas obra prima e +1... ai eu fiquei em duvida, o bonus do arco e da flecha se acumulam? só considera o maior? ou o q? pq sei lá... c por um acaso... o cara tiver um arco +5 e uma flecha +5 é +10 de acerto/dano |o_O'| o q eu acho muita coisa...
Obs:Lembro de ter lido em algum lugar, sobre só considerar a flecha no dano, ou se não me engano apenas na redução de dano...

bem... o monge... [o adaptado] ele tem muita destreza e pego iniciativa aprimorada,e acompanhado de uma sorte maior q o resto do grupo[e eu], ele normalmente é o primeiro a começar as batalhas e ele parte pra cima do mais fortão dos meus PDMs, ele tem uma habilidade, q ele gasta pontos de chi pra ser considerado 1 categoria de tamanho maior pra manobras agarrar, e PÁ agarra o meu bixo... é aí q fica a duvida... nem sempre ele consegue agarrar, mas teve uma vez q eu fiquei puto... ele agarro meu PDM e quando eu conseguia me soltar... ele agarrava denovo...

Eu considero a manobra agarrar assim... icinia ela... como o monge tem agarrar aprim... ele nun leva Ataque de oportunidade, aí vai... ataque contra ataque, ele consegue, e da o dano desarmado por estar agarrando, na otra rodada meu bixo tenta sair, pá... conseguiu, só q perdeu a ação padrão... o maximo q posso fazer é sair de perto dele, só q nun da pra correr pq ele anda mais q meus bixos... ai ele vem usa a skill denovo e agarra meu bixo... fiquei puto... e o combate foi muito mais facil do que deveria ter cido...

Tipo... pode estar certo o q eu disse, nun sei... só q eu disconfio, pode ser pq eu nun jogo a muito tempo, [faz mais ou menos 1-1.5 anos q nun jogava] e esse grupo q começei, o monge joga a mais tempo q eu [só q ele nun gosta de mestrar], acho q talvez ele consiga me enrolar algumas vezes ou sei lá...

desculpe ,talvez, pelas tolices q escrevi e pelos erros, mas eu acho q nunca escrevi tão depressa algo... agente vai jogar amanhã com o mesmo grupo, e queria saber como funfa essas 2 coisas.

Antes de mais nada... muito obrigado pela atenção...
zazs

Mensagempor WillDice em 18 Dez 2009, 10:34

zazs escreveu:Mestrando esses dias, uma aventura de nivel 7, 2 de meus amigos fizeram um ranger arqueiro e um monge[um monge adaptado feito aki na spell a algum tempo], e tive 2 grandes duvidas, 1 logo antes do inicio da jogo[enquanto faziam as fichas] o ranger tinha um arco +2 e compro uma porção de flechas obra prima e +1... ai eu fiquei em duvida, o bonus do arco e da flecha se acumulam? só considera o maior? ou o q? pq sei lá... c por um acaso... o cara tiver um arco +5 e uma flecha +5 é +10 de acerto/dano |o_O'| o q eu acho muita coisa...
Obs:Lembro de ter lido em algum lugar, sobre só considerar a flecha no dano, ou se não me engano apenas na redução de dano...

A resposta é: depende. Que edição vocês estão jogando? 3.0 ou 3.5?

Na 3.0, simplesmente acumulava. Sim, dava pra chegar a +10, o que era obviamente absurdo e foi removido na 3.5; nela, vale o mais bônus.

Por isso as pessoas deixaram de comprar flechas +1... e passaram a ter flechas de adamante, prata, ferro frio, para passar redução de dano (já que um arco feito de prata não vai adiantar muito contra lobisomens, não é?). Vai ver foi isso que você leu "em algum lugar".

Sobre ficar se agarrando com monstros... digamos que não é a minha especialidade. Essa eu passo. :macaco:
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Mensagempor zazs em 18 Dez 2009, 10:39

ufa... hahaha! vo tirara a alegria do rager... heheh
Brigadão ae !Will Dice =D
zazs

Mensagempor Luminus em 18 Dez 2009, 10:48

Põe o grupo para enfrentar um elemental de fogo, ou um bixo espinhento, etc... quero ver o monge agarrar...

E.
Luminus

Mensagempor Smaug em 18 Dez 2009, 11:20

Quanto a duvida sobre grapple (agarrar), lembre-se do seguinte:

"When you are grappling (regardless of who started the grapple), you can perform any of the following actions."

Isso significa que, mesmo que ele tenha iniciado a manobra de agarrar, e tenha sido bem sucedido, ambos, ele e seu npc estão agarrados, podendo fazer qualquer uma das ações descritas no tópido de agarrar, entre elas causar dano ou imobilizar seu oponente por 1 rodada (dando tempo para que um aliado detone o cara que estará sem bonus da CA ou ameaçando quadrados adjacentes). E eu acredito que vc, no caso do monge pode ateh usar um "Pare de se bater" com a ação Use Opponent’s Weapon. As vezes fugir não eh lá a melhor opção, tente usar a manobra a favor da sua criatura.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Eltor Macnol em 18 Dez 2009, 12:15

Como já mencionado, tem muitos monstros que não seria uma boa idéia agarrar, pois eles podem te fazer muito mais estrago enquanto estão na manobra de agarrada.

Mas fora isso, se os combates estão ficando fáceis demais por ele sempre inutilizar o inimigo mais forte, considere a idéia de mudar um pouco o tipo de encontro - usando uma quantia maior de inimigos medianos, ao invés de poucos inimigos mais fortes. Assim, o fato de um dos oponentes estar mantendo o monge ocupado acaba se tornando mais uma vantagem pros monstros do que pro grupo.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Kasuya em 18 Dez 2009, 13:49

Reafirmo tudo o que foi dito sobre agarrar.

Se houver alguma objeção do tipo "mas eu agarrei ele, como ele pode ME ATACAR ?", lembre-se que a manobra agarrar contem três momentos distintos.

1-Início da manobra: o "agarrador" pula para cima do alvo no intuito de atrapalhar o movimento dele. O alvo vai tentar se livrar disso, primeiramente tentando dar um golpe para tirá-lo da sua "área" (ou seu quadrado), pulando essa fase se o "agarrador" for rápido de mais (ou seja, tem Agarrar Aprimorado). Após isso, ele vai tentar atrapalhar o alvo de alguma forma. Se conseguir, vamos para o segundo passo. Se não, o alvo simplesmente o empurra para fora de seu quadrado e é o fim da manobra.

2-Agarrando: Perceba que, quando você obtém sucesso na manobra agarrar, os personagens não estão "agarrados" estão "agarrando". Isso significa que não há uma imobilização. O que há aqui é um atrapalhando o movimento do outro. Imagine aquela cena em que dois combatentes chegam num ponto onde um segura os braços do outro, impedindo que ele saia da manobra ou o ignore. Ele ainda vai poder dar um chute ou tentar arrastar o adversário e coisas do gênero. A cena inteira vai se resumir àquele "puxa-empurra" entre os dois que os impede de interagir com o resto dos combatentes. Se por algum acaso algum jogador tentar fazer um "pin", aí sim, haverá a imobilização.

3-Imobilização: nesse momento, o vitorioso nesse "puxa-empurra" consegue puxar de uma vez o adversário e cobrir os membros dele com toda a força, realizando, fatidicamente, o agarro. Agora o alvo se encontra sem poder se mexer e tendo como única opção realizar uma força contrária à do adversário vitorioso na imobilização. Se, por algum motivo, ganhar a disputa, voltamos à situação de "puxa-empurra" (ou seja, os personagens voltam ao estado "agarrando"). Afinal, o cara que imobilizou o adversário não pretende deixar ele se livrar assim tão facilmente.

Em outras palavras: a segunda fase da manobra agarrar, por mais que impeça os integrantes da manobra de interagirem com o resto dos combatentes, NÃO indica que ocorreu o agarrão propriamente dito (aquela vela imagem do inimigo "abraçando fortemente" o outro, impedindo-o de se mover).

Essa é uma confusão bem comum.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Sr. Pichu em 18 Dez 2009, 20:25

fora que o teste de agarrão depende da BBA e da força do atacante
e como sabemos, o monge não tem lá uma BBA muito boa e sofre de uma deficiência de força, já que tem que distribuir bem mais os seus atributos
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Kasuya em 19 Dez 2009, 06:33

Err... Pichu. Eles estão usando aquele monge da Spell. E o monge da spell tem BBA de guerreiro, se minha memória não me trai.

Creio que se não fosse isso, o mestre que nos pediu ajuda não tinha tido esse problema do monge agarrando todo mundo.

Falando nisso, acho que ninguém lembrou de mencionar: criaturas grandes (quanto maior melhor) são muito difíceis de serem agarradas. Quando pretender colocar um "chefão" no combate, considere colocar uma criatura beeeem grande, o que impediria/atrapalharia o monge de sair agarrando 90% dos casos.
Imagem
Kasuya

Mensagempor Eltor Macnol em 19 Dez 2009, 07:13

Sim, isso se encaixa na categoria de "monstros que não é uma boa ideia agarrar" :diabanjo:

Mas a minha impressão é que o zazs está usando humanos ou outras raças humanóides como os antagonistas principais da história, o que limitaria um pouco as alternativas monstruosas gigantes (especialmente em um nível baixo-médio de personagem, que é o atual no grupo dele).

Ainda assim, vale lembrar que só porque o personagem é muito efetivo em uma certa tática, o mestre não deve simplesmente sair tentando anular essa habilidade do personagem. Ele usou seus recursos pra deixar o personagem bom em certa coisa e tem o direito de se divertir usando essa tática e sendo efetivo nela, basta só ajustar um pouquinho pra ele não ser efetivo demais, tornando os combates anticlimáticos.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Madrüga em 19 Dez 2009, 10:23

Kasuya escreveu:Err... Pichu. Eles estão usando aquele monge da Spell. E o monge da spell tem BBA de guerreiro, se minha memória não me trai.

Não tem não, XD.

Mas ele adiciona Sabedoria em várias coisas, incluindo manobras de combate como agarrar. Aí a coisa complica mesmo.

Mas outros implementos podem ajudar, mesmo que os inimigos sejam humanóides. Basta inventar.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Sr. Pichu em 19 Dez 2009, 11:37

aah tah
mas inimigos humanóides podem usar armaduras de cravos, que podem complicar bastante a vida desse monge
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Kasuya em 19 Dez 2009, 17:16

Ainda assim, vale lembrar que só porque o personagem é muito efetivo em uma certa tática, o mestre não deve simplesmente sair tentando anular essa habilidade do personagem. Ele usou seus recursos pra deixar o personagem bom em certa coisa e tem o direito de se divertir usando essa tática e sendo efetivo nela, basta só ajustar um pouquinho pra ele não ser efetivo demais, tornando os combates anticlimáticos.

Bem lembrado, Eltor. Deve-se enfatizar que o problema não está em ele ser bom em agarrar, mas no exagero. Se TODAS as batalhas essa habilidade em agarrar lhe conceder vantagem frente aos outros combatentes o jogo vai ficar chato e os outros jogadores vão ficar chateados por não poderem brilhar nenhuma vez.

Só que se NENHUMA batalha der a ele essa vantagem ele vai ficar muito chateado por ter perdido tantos talentos e habilidades focadas para o agarro que ele investiu sem nunca poder usar.

Tem que haver um equilíbrio nesse ponto. AS VEZES aparece monstros vulneraveis a agarrar e AS VEZES não. Da mesma forma que, para o mago, às vezes aparecem criaturas que são vulneraveis a fogo ou a frio ou, de forma mais extrema, ora vulneraveis a magia, ora vulneraveis a golpes físicos (vulgo, semi-invulneravel a magias).
Imagem
Kasuya

Mensagempor Madrüga em 19 Dez 2009, 17:22

Ou então, faça como eu fiz numa sessão recente: use monstros que EXPLODEM. Um legal era o Necrosis Carnex, não sei se do MM3 ou 4. Quer agarrar e espremer o oponente? Aí ele estoura e não tem choro nem Reflexos.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor zazs em 01 Fev 2010, 15:51

Bem pessoal.... gostaria de agradecer a todos pela ajuda... e vocês não sabem o quanto ajudou... esse final de ano não deu pra entrar muito no fórum... mas hoje tive tempo e li tudo... vo mudar um poco...[adorei a ideia da armadura com cravos hehhehe],mas não vo "ferrar" tanto o cara... porque o muleque fico tão feliz de ter feito o monge fazer algo na aventura [bem digamos q as outras tentativas dos outros jogadores não foram lá tão boas]
que eu não quero tirar essa "alegria" do rapaz...além disso... to gostando tanto do grupo deles... um grupo diferente que eles não fazem a um bom tempo... sem muitos combos e talz... eu acho legal de vez enquando quando o grupo mata o monstro usando um pouco mais de inteligencia do que... ataque poderoso do barbaro fenético em frenezi... =]

obrigado a todos... eltor, madruga, pichu, smaug, kasuya e luminus
=D
zazs

Voltar para Sistemas e Cenários