[3e] Queria fazer um Monk > Não, faça um Guerreiro Desarmado

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor dmandrak em 08 Jan 2010, 14:27

Galera, esses dias voltei a jogar d&d (apos loooooongos 2 anos afastado completamente :doido: ).

Ae resolvi dar uma olhada em como andava o monge (na mesma, polêmico nos uuuurrrrtimo).

Ainda jogamos na 3.0 (com ideias da 3.5, mas poucas).

Achei o Nibelung no msn e disse, humildemente:

- Cara, tô voltando a jogar d&d e queria fazer um monge, que que vc acha?

Ele, categoricamente respondeu:

- Nao faça :duh:
- Faça um guerreiro de ataque desarmado, é melhor.

:queixo: eu nunca tinha pensado nisso!!!

Depois de algumas mensagens chegou-se a conclusao:

Vantagens:
- d10 de vida!
- BBA de guerreiro!!!
- Armaduuuuuuuras
- Flexibilidade do guerreiro (com relaçao aos feats)
- Menor dependência de atributos (vai fazer um monge com essa ficha: 15 14 14 12 10 9 - eu sei, ela é horrivel, mas no guerreiro deu direitinho)

Desvantagens: :parede:
- Nao anda mais de 9m sem talento extra
- Nao sobe tanto o dano desarmado (ver talento abaixo)
- Nao tem aquelas coisinhas bonitinhas de habilidades sobrenaturais chiques
- Nao tem stunning (ta, essa é realmente uma desvantagem...)

Em resumo, com meia duzia de talentos eu tenho um monge que finalmente é o principal combatente do grupo!
Melhor ainda, eu arrumei 2 ou 3 prestiges que encaixam legal na construçao!!!

Sem mais delongas, la vai a sequência de talentos do guerreiro para que ele fique "parecido" com o monge:
(vou colocar 2 talentos julgando um guerreiro-nao-humano, se for humano, puxa um da lista).

1:
- Ataque desarmado aprimorado (improved unarmed strike)
- Lutar com duas armas ( Two weapon fighting)

2:
- Foco em Arma (desarmado) (Weapon Focus (unarmed))

3:
- Ataque desarmado superior (Esse é O talento! O ataque desarmado aumenta com nivel, sempre um dado abaixo do monge, mas presta assim mesmo) (Superior Unarmed Strike - Ele esta no Tome of Battle, Book of nine swords)

4:
- Especializaçao (desarmado) !!! Ele é guerreiro!

5: -

6:
- Ataque com duas armas aprimorado (Improved two weapon fighting)
- Talento extra

...

Enfim, a idéia é essa.
Ele bate bem legal, a partir do nivel 3 (pelo superior unarmed strike, valhe mais mesmo la pelo nivel 5 ou 6 acho, quando vira d6). Mas até la usa arma normal ou aguenta bater 1d3+bonus.

Lembrando que para esses talentos precisa-se de força>=13 e destreza>=17.

Recomendo também, para quem quiser fazer um "guerreiro-desarmado" que dê uma olhada nas prestiges Enlightened Fist (esse é dificil de pegar, mais para monge natural mesmo).
Havoc Mage (Miniatures Handbook)
Sacred Fist (esse jah da pra pegar facinho)
Kensai (Complete warrior) - foi o que eu escolhi. Imbue as armas naturais com poder magico, ganha +8 de força por alguns turnos e etc, beeeeem legal.

Bem, antes que alguém critique:
- Procurei guerreiro desarmado no forum e nao achei
- A idéia nao é soh minha, na verdade é do Nibelung (reclamem com ele :linguinha: )
- Digam o que quiserem, mas ele ta bonitinho! Funciona bem direitinho (nocauteio geeeeeral!)

Abraços!
dmandrak

Mensagempor Madrüga em 08 Jan 2010, 15:14

Tem o fist of the forest, algo assim, do Complete Champion.

Mas se você puder house-rulear uns talentos, vale a pena (um cara do meu grupo acabou de fazer um bárbaro desarmado e ficou ótimo).

Editado: Melhor ainda. Se você tiver acesso ao PHB2, você pode pegar aquele talento de nível 8 de guerreiro que especializa o guerreiro num determinado tipo de dano, dando a ele +2 em ataque e dano com concussão, cortante ou perfurante.

Além disso, tem o "water-splitting stone", acho, que te dá +4 de dano quando você não puder varar uma RD, e outro talento que deixa seu dano cortante ou perfurante (Shura de Capricórnio, garra de águia dos filmes, estilos perfurantes com os dedos, :hmmm: ).

Também tem aquela lendária Dragon Magazine com o targetteer (não sei o número, não estou em casa), com o pugilist, um kit bacana de guerreiro desarmado que te dá vários talentos de grátis.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Bahamute em 08 Jan 2010, 16:46

Eu sempre gostei de guerreiros desarmados.
Aliás, prefiro mil vezes fazer um guerreiro puro, do que um monge.
A lista de talentos dele é bem confortável pra esse tipo de coisa.

Em tempo, adicionar 1 nível de Bárbaro também faz bem pra ele. Afinal, Fúria 1/dia, dá uma melhorada nos PVs (o ideal é pegar Bárbaro no primeiro nível DV cheio e mais perícias) e perícias.
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Madrüga em 08 Jan 2010, 18:44

Bahamute escreveu:Em tempo, adicionar 1 nível de Bárbaro também faz bem pra ele. Afinal, Fúria 1/dia, dá uma melhorada nos PVs (o ideal é pegar Bárbaro no primeiro nível DV cheio e mais perícias) e perícias.

Faz nada. UMA fúria NO DIA INTEIRO, uma média de UM PV a mais e pouquíssimos pontos de perícia. Nenhuma proficiência melhor, nada.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Bahamute em 08 Jan 2010, 19:24

Madruga escreveu:Faz nada. UMA fúria NO DIA INTEIRO, uma média de UM PV a mais e pouquíssimos pontos de perícia. Nenhuma proficiência melhor, nada.

e +3m no deslocamento!

Mas aí, a fúria tem de ser usada no climax da aventura.
Não em todo o combate, é como a carta na manga do guerreiro.

Mas, sei lá. Eu gosto de montar guerreiros assim, o primeiro nível de Bárbaro, subo com guerreiro até o nível 12 (pra poder ter as duas especializações), e depois termino com Bárbaro, sem cdp.

Assim, com 12 níveis de guerreiro e 8 de bárbaro, fica bem legal pra mim. 3 fúrias por dia, redução de dano, uma boa seleção de talentos e perícias...
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor Nibelung em 08 Jan 2010, 19:29

Por outro lado, um nível de monge ajuda pacas. Mas pare nisso.

Perdendo um nível de guerreiro você perde 1 de BBA, e o acesso a Weapon Supremacy no nível 20 (que muita gente já acha que é ruim). Talvez um feat extra (dependendo mais das suas CdPs). E atrasa em um nível Especialização em Arma, e Especialização em Arma Aprimorada.

Pegando dois níveis de monge, você ganha +2 em todos os TRs, Ataque Desarmado Aprimorado de graça, e mais um talento de graça. O resto (Rajada de golpes, sabedoria na CA) só entra em jogo nas situações onde você vai ser pego dormindo pelado. Situacional, mas é um bônus extra válido. Assim como os 8 pontos de pericia extra, e acesso a rank máximo em outras perícias boas.

O pior de tudo é a perda de 1 BBA, que atrasa em um nível a aquisição de talentos. Por exemplo, Lutar com Duas Armas Aprimorado exige BBA +6, e você só poderia pegar no nível 7 (6° de guerreiro, então tu tem um talento extra nessa hora).

Editado:
e +3m no deslocamento!

Apenas quando usar armadura média. Boa sorte pra achar uma Armadura de Batalha de Mitral.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Gladius Dei em 08 Jan 2010, 19:35

Isso traz lembranças... ei, Nibe! Lembra disso?!

Guerreiro Humano 20 (Utilizados SRD dos livros básicos apenas, 28 pontos para distribuir, e dinheiro normal [760.000 po]).

Habilidades:
FOR 16 (+5 pelos níveis; +5 manual; +6 cinto da força)= 32.
DES 13 (+4 manual; +2 pedra iônica)= 19.
CON 14 (+4 manual; +6 periapto da saúde)= 24.
INT 13
SAB 10
CAR 8

DV: 20d10+140
BBA: +20/15/10/5

Talentos:
1- Ataque Desarmado Aprimorado
1- Especialização em Combate
1- Reflexos de Combate
2- Foco em Arma: Ataque Desarmado
3- Agarrar Aprimorado
4- Especialização em Arma: Ataque Desarmado
6- Imobilização Aprimorada
6- Combater com Duas Armas
8- Foco em Arma Superior: Ataque Desarmado
9- Sucesso Decisivo Aprimorado: Ataque Desarmado
10- Desviar Objetos
12- Vontade de Ferro
12- Especialização em Arma Superior: Ataque Desarmado
14- Iniciativa Aprimorada
15- Combater com Duas Armas Aprimorado
16- Ataque Poderoso
18- Grande Fortitude
18- Desarme Aprimorado
20- Combater com Duas Armas Superior

Equipamentos e dinheiro:
Manual do Bom Exercício +5 (137.500); Cinto da Força de Gigante +6 (36.000); Manual da Rapidez de Movimentos +4 (110.000); Pedra Iônica Vermelha (8.000); Manual da Saúde Corporal +4 (110.000); Amuleto da Saúde +6 (36.000); Anel da Proteção +5 (50.000); Armadura Completa de Mitral +5 com Cravos da Camuflagem (38.350); Manopla +4 Flamejante, Congelante e Elétrica (98.302); Manopla +4 Flamejante, Congelante e Elétrica (98.302); Botas da Velocidade (12.000); Manto da Resistência +5 (25.000); Traje de Monge (5); 10 adagas (20). Dinheiro Utilizado/Total: 759.479/760.000

Iniciativa: +8 (+9 Velocidade)
Ataque Total (Manoplas): +35/35/35/35/30/30/25/25/20
Dano médio por ataque (Manoplas): Mão principal, 1d3+19+1d6+1d6+1d6=30; Mão secundária, 1d3+12+1d6+1d6+1d6=21.
PVs médios: 254
CA final: 10+3(Des)+13(Armadura)+5(Anel da Proteção)=31 (32 com Velocidade)
Informações úteis em combate: Teste de Fortitude +26; Perícia Intimidar +23, Perícia Acrobacia +12.

Aparência dos itens que o personagem utiliza:
Um kimono oriental branco, grosso, para lutas (Armadura Completa da Camuflagem).
Uma faixa preta com faixas de ferro indicando 6º Dan (Cinto da Força de Gigante).
Um amuleto com a figura de um dragão (Amuleto da Saúde).
Um anel com o símbolo do Yin-Yang (Anel da Proteção).
Um par de sapatos leves de luta (Botas da Velocidade).
Um manto grande, que pode praticamente encobrir o corpo, de cor cinza (Manto da Resistência).
Uma pequena pedra vermelha que circula a cabeça (Pedra Iônica Vermelha).

O personagem ainda utiliza uma faixa branca na cabeça, retirada da Roupa de Monge, além de um chapéu de palha, largo o bastante para cobrir o rosto, de estilo oriental.

(eu e o Nibe fizemos essa build à muito tempo, quando ainda tinhamos monk fanboys. Bons tempos)
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

Mensagempor Nibelung em 08 Jan 2010, 19:42

Gladius Dei escreveu:ei, Nibe! Lembra disso?!

Lembro. Quando essa discussão começou por msn eu tentei procurar essa build o tempo inteiro, e não achava. Valeu por repostar.

Vale lembrar que essa build é pré-PH2, e era guerreiro puro sem CdPs. Dá pra melhorar ela bastante com o material 3.5 atual.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor dmandrak em 08 Jan 2010, 20:42

Uhm, interessante começar com un nivel de monge (ainda nao fiz as contas pra saber se realmente serve tanto assim, porque tambem, perder 1- ou 2 - niveis de guerreiro vai atrasar pacas as coisas) para ver o que se ganharia com isso.

Eu nao posso mais mudar minha escolha (guerreiro desde o inicio), entao queria ver com vcs uma maneira de aproeitar as caracteristicas dele para uma cdp, por exemplo.

Eu tenho "sobrando" um talento (nenhum pontinho de pericias até o sétmo nivel) para pegar os que quero + os pré-requisitos de kensai.

Qual seria um bom talento? Eu tinha pensado no "Double Hit Feat" (miniatures handbook), que permite dar um ataque com a off-hand extra quando se faz um ataque de oportunidade. Nao é o supra sumo dos talentos, mas na falta de outro, esse é interessante.

E ae pessoal?

Kensai no 8?

ps:
Tem o fist of the forest, algo assim, do Complete Champion.

Madruga, eu vi, olha, é interessante, mas viver como um animal nao me agrada tanto pra esse personagem :b

ps2:
Vale lembrar que essa build é pré-PH2, e era guerreiro puro sem CdPs. Dá pra melhorar ela bastante com o material 3.5 atual.

Nibelung, como pai de seu filho, nao valhe a pena, num momento de ocio, executar essas melhorias? Dando uma olhada no material 3.5 atual :linguinha:

ps3: Vou tentar comprar um amanha, que venha com Modern Warfare 2 :pidao:
dmandrak

Mensagempor Elven Paladin em 09 Jan 2010, 01:54

Vocês estão fazendo quase tudo errado. :b

Pode parecer estranho, mas eu recomendaria explicitamente ao menos 2 níveis de Monge. A menos que o jogo irá certamente ao nível 18 ou níveis maiores, o melhor caminho é mesclar Guerreiro e Monge ( Gue 4/Monge 2 é um clichê funcional ) e partir imediatamente para o Shou Disciple ( Unapproachable East ). Ele se torna, a longo prazo, menos funcional do que o Guerreiro Puro ( devido ao impacto de talentos de Especialização ), mas a curto e médio prazo, ele é o "Caminho da Felicidade" para seu "Pseudo-Monge".

Porém, caso vá seguir a trilha do Guerreiro, siga o caminho "Puro e Simples": Especialize-se até o último talo em Ataque Desarmado. Você pode até mesmo, caso queira um pouco de "Versatilidade", pegar o talento Versatile Unarmed Strike e vai poder ter acesso a diferentes Melee Weapon Masteries, embora infelizmente, não poderá usar todas ao mesmo tempo. ( Tal idéia não é ótima do ponto de vista da "Otimização", mas adiciona alguns truques que eu jamais desprezaria ) :b . E não se esqueça: Endurance + Steadfast Determination, caso queira possuir um Teste de Vontade Decente.

E por que motivo vão utilizar a "Trilha de Combate com Duas Armas"? Eu faria um Anão Guerreiro com o talento Hammer Fist ( Races of Faerun ).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Madrüga em 09 Jan 2010, 08:30

Não é esse talento que exige que você, ridiculamente, dê socos com as duas mãos entrelaçadas?

Imagem
Madrüga

Mensagempor Youkai X em 09 Jan 2010, 16:06

É o golpe secreto do Capitão Kirk!
Youkai X

Mensagempor dmandrak em 09 Jan 2010, 19:21

Dei uma olhada no PHB2 e realmente tem alguns talentos interessantissimos!

Aquele que da +2/+2 com um tipo de arma (cortante, perfurante, etc...) é bem interessante, depois do Versatile Unarmed Strike.

Fora isso, tem um ou outro que eu pegaria. O Two-Weapon Pounce, que permite investidas com dois ataques, sacrificando o +2 de bonus no ataque. Gostei dele :rolando:
dmandrak

Mensagempor Balth em 09 Jan 2010, 20:02

ou então...pegue o monge do madruga!
http://www.impostojustoparavideogames.com.br/
Batalha do século!
Imagem

meu twitter me siga '-' http://twitter.com/BalthazarRedIII
Balth

Mensagempor dmandrak em 09 Jan 2010, 21:06

Balth escreveu:ou então...pegue o monge do madruga!

Pelo que me lembro eu jogava de monge na época que ele começou o projeto e como eu era um dos monk-fan-boys eu até ajudei.
Abandonei essa luta antes da conclusao, entao nao sei como ficou, mas acho que meu mestre nao aceitaria.

Alem do que, tô gostando do guerreirinho :mrgreen:

Uma duvida, o Meele Weapon Mastery, que da o +2/+2, do jeito que ta escrito, da +2 no ataque e +2 no dano, acumulando com Weapon Focus e Specialization, correto?

Jah saiu alguma errata dizendo que ele nao da A MAIS e sim que ele extende os bônus a armas similares? Vcs usam como?
1- Focus+Specialization+Greater Focus= +2/+2 +MWM = +4/+4?????? Ou soh +2/+2 a outras armas de corte (por exemplo)?
dmandrak

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários