[3e] Queria fazer um Monk > Não, faça um Guerreiro Desarmado

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[3e] Queria fazer um Monk > Não, faça um Guerreiro Desarmado

Mensagempor Kasuya em 10 Jan 2010, 19:43

A dica de pegar pelo menos um nível de monge é recomendadíssima, quase que obrigatória (pena que você não pegou): +2 em reflexos, +2 em vontade dano de 1d3 para 1d6 (o que adiantaria sua progressão com o talento que aumenta o dado do dano desermado em um nível), combate desarmado aprimorado gratuito em conjunto com um dos dois talentos (agarrão aprimorado ou ataque atordoante), o que significaria um problema colocar um "chefão" nos níveis baixos pois você poderia estragar os planos dele aproveitando-se da vulnerabilidade de monstros de níveis baixos à manobra agarrar e você iria ganhar o combate anulando-o e causando dano "na dentada".

A grande desvantagem seria ter -2pvs no primeiro nível e, o pior, perder o +1 de BBA do guerreiro.

Mas acho que, como é sabido de todos as desvantagens mecânicas do monge, não me admiraria seu narrador permitindo trocar a rajada de golpes e a sabedoria na CA por um simples +1 de BBA, não concordam? Se ele for do tipo com muita boa vontade, talvez você devesse pedir até os 2 pvs perdidos (do d10 do guerreiro para o d8 do monge) no primeiro nível. Eu não veria o menor problema.

- Nao tem stunning (ta, essa é realmente uma desvantagem...)


Discordo. Em toda a minha vida de jogador de D&D 3.X eu vi o stunning first funcionar UMA vez. E, francamente, se atordoar por meio desse talento fosse tão interessante, alguns guerreiros se interessariam em pegar o talento e usar uma arma que tenha propriedade "foco chi" (ou algo assim, que permitiria usar poderes como esse).

O fato é: stunning first tem CD baixa, pode ser perdido simplesmente ERRANDO o ataque (como se já não fosse difícil o cara NÃO passar no TR, você ainda tinha que alegar o ataque ANTES do golpe, perdendo ele se o golpe errasse) e fora que fortitude costuma ser o melhor TR da maioria das criaturas nos níveis mais baixos e a rala quantidade de utilizações diárias não valeriam a pena. Valeria muito mais a pena pegar Agarrar Aprimorado que seria um talento muito útil em níveis baixos e, em níveis altos, se você REALMENTE achasse interessante a habilidade de atordoar os inimigos, você poderia pegar o talento normalmente nos níveis médio-altos em que a CD estaria um pouco mais razoável e você teria direito a uma quantidade aceitável de utilizações por dia.

Faz nada. UMA fúria NO DIA INTEIRO, uma média de UM PV a mais e pouquíssimos pontos de perícia. Nenhuma proficiência melhor, nada.


Na verdade, muitas classes porradeiras no primeiro nível costumam ganhar alguma coisa melhor que "um simples talçento de guerreiro". Mesmo que a tal da fúria 1/dia não seja a melhor coisa do mundo, a ideia está valendo. Aliás, vale lembrar que o palada 3.0 (se você ainda estiver jogando o 3.0) ganha uma seleção razoável de poderes defensivos (Graça Divina, ainda que você tenha só Car 12, é um lucro +1 em todos os TRs - a desvantagem seria ter que gastar uns pontinhas com Car para combar melhor e a Saúde Divina te garante umas imunidades dignas de monge de médio-alto nível que pode valer a pena considerá-las). Veja que isso não é um "COMBO" power, mas esse tipo de poderes extras costuma ser melhor que a maioria dos talentos acessíveis no primeiro nível.

Uma duvida, o Meele Weapon Mastery, que da o +2/+2, do jeito que ta escrito, da +2 no ataque e +2 no dano, acumulando com Weapon Focus e Specialization, correto?


A princípio, bônus "sem nome" e/ou circunstanciais se acumulam. Veja os talentos de especialização que, apesar de consederem bônus "sem nome" (obviamente, para acumular com outras estripulias) possuem um texto explicando explicitamente que ele não acumula com sua versão anterior.
Imagem
Avatar do usuário
Kasuya
 
Mensagens: 592
Registrado em: 18 Jul 2008, 01:41

[3e] Queria fazer um Monk > Não, faça um Guerreiro Desarmado

Mensagempor Madrüga em 10 Jan 2010, 20:11

Kasuya escreveu:Mas acho que, como é sabido de todos as desvantagens mecânicas do monge, não me admiraria seu narrador permitindo trocar a rajada de golpes e a sabedoria na CA por um simples +1 de BBA, não concordam? Se ele for do tipo com muita boa vontade, talvez você devesse pedir até os 2 pvs perdidos (do d10 do guerreiro para o d8 do monge) no primeiro nível. Eu não veria o menor problema.


Se o mestre é legal a esse ponto, use de uma vez a variante "pugilist" da Dragon Magazine #310: é proficiente só com armas comuns, todas as armaduras, nenhum escudo; recebe de graça os talentos ataque desarmado aprimorado e tolerância; por fim, seus golpes desarmados começam com dano de 1d4.

Ou seja, BBA e DVs são iguais, e você ainda não perde níveis de guerreiro para fins de talentos exclusivos.

Kasuya escreveu:Discordo. Em toda a minha vida de jogador de D&D 3.X eu vi o stunning first funcionar UMA vez. E, francamente, se atordoar por meio desse talento fosse tão interessante, alguns guerreiros se interessariam em pegar o talento e usar uma arma que tenha propriedade "foco chi" (ou algo assim, que permitiria usar poderes como esse).


Ah, cara... eu já vi funcionar uma CARALHADA de vezes. É uma droga, perde se errar, tem poucos usos, sim, sim. Mas "nunca vi na vida" não é argumento. Dependendo do nível de itens mágicos, ki straps custam 5000 POs e aumentam a CD em +2. Quem quiser investir pode comprar extra stunning ou ability focus, aumentar usos e CD... etc.

Podia ser uma manobra "at will" custando ação padrão ou não dando dano, sei lá, para equilibrar.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[3e] Queria fazer um Monk > Não, faça um Guerreiro Desarmado

Mensagempor Kasuya em 10 Jan 2010, 20:39

Mas "nunca vi na vida" não é argumento.


Não foi um argumento. Foi mais para enfatizar minha opinião contrária à que todo mundo parece pensar "melhor stunning first (que NÃO funciona nos níveis baixos e NÃO vai ser tão útil em níveis altos) que inproved grapple (que funciona de forma razoável em níveis baixos e é inutil em níveis altos, mas pelo menos FUNCIONA em algum momento, e justo no momento em que vai se manter a maior parte do jogo: o início)".

Dependendo do nível de itens mágicos, ki straps custam 5000 POs e aumentam a CD em +2.


Além disso, acho que poderia ser usado aquele talento do Livro do Monstro (que permite aumentar a CD de uma habilidade do monstro em +2) como uma house rule, permitindo o monge usar para o stunning first, para pelo menos torná-lo algo aceitável nos níveis baixos.

Quem quiser investir pode comprar extra stunning ou ability focus, aumentar usos e CD... etc.


Eu discordo quanto ao extra stunning first. Acho que o único talento que aumenta a quantidade de utilizações diárias de algum poder (das classes core, pelo menos, que eu lembro) que vale a pena a perca do talento é aquele que aumenta os rages do bárbaro (isso, levando em conta que eu não lembro mais se era uma "house-feat", diagamos assim, ou era do 3.0 ou até 3.5, eu só lembro que o Jogo do Icewind Dale 2 tem esse talento :P).

Podia ser uma manobra "at will" custando ação padrão ou não dando dano, sei lá, para equilibrar.


Bom, já sendo "at-will", já resolveria, para mim, o problema da baixa CD, visto seria muito roubado usar sempre um poder que você tem quase certeza que iria funcionar.

Mas já que tocou no assunto, creio que se fosse da 4e, seria algo como dano 1[W], ou seja, uma vez o dano da arma, no caso o punho do monge que, no nível 1, é 1d6 (sem somar modificador de Força) e tendo como efeito adiconal o atordoamento. Imagino que funcionaria bem.
Imagem
Avatar do usuário
Kasuya
 
Mensagens: 592
Registrado em: 18 Jul 2008, 01:41

[3e] Queria fazer um Monk > Não, faça um Guerreiro Desarmado

Mensagempor Skar em 10 Jan 2010, 21:58

Bem olha só eu recomendaria vc ppegar uns talentos q te dão aquelas manobras do book of nine.

Certas Stances do diamond mind e do Iron heart fazem um monk muito maneiro. Eu mesmo fiz um swordsage q era quase um monk uma vez com a ajuda das manobras fazia muito aquelas coisas de tigre e dragão xD

Mas se o mestre não deixar use algum talento pra pear umas manobras e ter umas cartas na manga, e pegar alguns niveis na classe é muito melhor q pegar qualquer nivel de monk.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Avatar do usuário
Skar
 
Mensagens: 1957
Registrado em: 17 Dez 2007, 19:40

[3e] Queria fazer um Monk > Não, faça um Guerreiro Desarmado

Mensagempor dmandrak em 12 Jan 2010, 19:42

Skar escreveu:Bem olha só eu recomendaria vc ppegar uns talentos q te dão aquelas manobras do book of nine.

Certas Stances do diamond mind e do Iron heart fazem um monk muito maneiro. Eu mesmo fiz um swordsage q era quase um monk uma vez com a ajuda das manobras fazia muito aquelas coisas de tigre e dragão xD

Mas se o mestre não deixar use algum talento pra pear umas manobras e ter umas cartas na manga, e pegar alguns niveis na classe é muito melhor q pegar qualquer nivel de monk.


Eu li algumas manobras desse livro, acaba caindo no mesmo caso dos stunnings que falaram. Podendo usar apenas uma vez (sem as habilidades de recarregar das classes do mesmo livro) fica fraquinho, apesar de serem bem legais, os efeitos.

E eu adorei vcs discutindo o que eu "deveria" ter pegado no nivel 1: Monge, Barbaro, Pugilist...
Uma dooooooor de corno danada...

Lembro maaaaaaais uma vez que agora, eu soh posso mudar o que esta por vir, entao, se alguem tem algo contra aquela listinha de talentos até o nivel 7 la da primeira pagina, diga agora ou cale-se até meu nivel8! :furioso:

ps: sobre as house rules e o que eu poderia ter argumentado com o mestre sobre o que mudar e talz, eu acho esquisito. Sobre essas coisas estabelecidas tipo classe e talz, a gente usa as coisas bem caxias e, palavras do proprio mestre: "Tendo equivalente 3.0, sempre usamos essa. Senao, podemos usar as regras da 3.5".
Bom pra quem joga de paladino :P
Avatar do usuário
dmandrak
 
Mensagens: 125
Registrado em: 09 Mar 2008, 21:22
Localização: Rio de Janeiro

[3e] Queria fazer um Monk > Não, faça um Guerreiro Desarmado

Mensagempor Madrüga em 12 Jan 2010, 19:50

Ah, cara, uma conversinha com o mestre e você refaz o personagem. Eu deixei o monge da minha mesa virar um bárbaro dos punhos furiosos (afinal, pouca coisa mudou e agora a classe está mais condizente com a interpretação).

Mas sério, dê uma pensada nisso. E, se quiser a tal Dragon Magazine do pugilist, eu empresto. Mande-me uma MP, :hmmm:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[3e] Queria fazer um Monk > Não, faça um Guerreiro Desarmado

Mensagempor dmandrak em 12 Jan 2010, 19:53

Seu_Madrüga escreveu:Ah, cara, uma conversinha com o mestre e você refaz o personagem. Eu deixei o monge da minha mesa virar um bárbaro dos punhos furiosos (afinal, pouca coisa mudou e agora a classe está mais condizente com a interpretação).

Mas sério, dê uma pensada nisso. E, se quiser a tal Dragon Magazine do pugilist, eu empresto. Mande-me uma MP, :hmmm:


MP = Manda Pelo amor de deus!

Eu vou tentar convencê-lo, mas sem grandes esperanças.

O pugilist é um guerreiro neh? Entao, tb nao teria grandes implicaçoes, seria soh as escolhas de talentos que mudariam? Eu nao lembro de como ele é...

Vou re-postar a distribuiçao de talentos do inicio aqui pro pessoal criticar se quiser (se tiverem audacia suficiente)

1: - Ataque desarmado aprimorado
- Lutar com duas armas
2: - Foco em Arma (desarmado)
3: - Ataque desarmado superior
4: - Especializaçao (desarmado)
5: -
6:- Ataque com duas armas aprimorado
- Versatile Unarmed Strike (Cortante?) = Shura de Capricornio!
7-
8- Greater Weapon Focus (Unarmed)
9- Melee Weapon Mastery

E que o mundo seja feliz com o flurry of blows apelao ilimitado com bonus no dano!!!
Editado pela última vez por dmandrak em 12 Jan 2010, 19:58, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
dmandrak
 
Mensagens: 125
Registrado em: 09 Mar 2008, 21:22
Localização: Rio de Janeiro

[3e] Queria fazer um Monk > Não, faça um Guerreiro Desarmado

Mensagempor Madrüga em 12 Jan 2010, 19:55

Seu_Madrüga escreveu:Se o mestre é legal a esse ponto, use de uma vez a variante "pugilist" da Dragon Magazine #310: é proficiente só com armas comuns, todas as armaduras, nenhum escudo; recebe de graça os talentos ataque desarmado aprimorado e tolerância; por fim, seus golpes desarmados começam com dano de 1d4.

Ou seja, BBA e DVs são iguais, e você ainda não perde níveis de guerreiro para fins de talentos exclusivos.


Mando a MP assim que chegar em casa, estou no trabalho.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[3e] Queria fazer um Monk > Não, faça um Guerreiro Desarmado

Mensagempor Kasuya em 13 Jan 2010, 06:41

ps: sobre as house rules e o que eu poderia ter argumentado com o mestre sobre o que mudar e talz, eu acho esquisito. Sobre essas coisas estabelecidas tipo classe e talz, a gente usa as coisas bem caxias e, palavras do proprio mestre: "Tendo equivalente 3.0, sempre usamos essa. Senao, podemos usar as regras da 3.5".


Cara, o mestre não deeria ser irredutível. Ele tem prezar pela diversão de todos. Não seria divertido abandonar DUAS HABILIDADES (um tanto inúteis, mas mesmo assim) por causa de um +1 de BBA? É só comparar: +1 no ataque é equivalente a um talento simples. As duas habilidades equivalem a algo mais que um talento, certamente.


Bom pra quem joga de paladino :P


Bom para quem pega o primeiro nível de palada no 3.0. O resto é inútil. Me atrevo a dizer que chega a ser mais inútil que monge. Pelo menos o monge é muito dificl de morrer em níveis altos, apesar de não fazer nada. O paladino (3.0), nem isso... =/

1: - Ataque desarmado aprimorado
- Lutar com duas armas
2: - Foco em Arma (desarmado)
3: - Ataque desarmado superior
4: - Especializaçao (desarmado)
5: -
6:- Ataque com duas armas aprimorado
- Versatile Unarmed Strike (Cortante?) = Shura de Capricornio!
7-
8- Greater Weapon Focus (Unarmed)
9- Melee Weapon Mastery


Não sou nenhum especialista em "talentos de guerreiro power players advindos de suplementos aleatórios", mas por mim está ótimo. Não faz feio não. =)


No mais, boa sorte no seu teste de diplomacia com seu mestre para fazer as devidas alterações e não ficar mais com "dor de corno". XD
Imagem
Avatar do usuário
Kasuya
 
Mensagens: 592
Registrado em: 18 Jul 2008, 01:41

[3e] Queria fazer um Monk > Não, faça um Guerreiro Desarmado

Mensagempor Fëanor em 14 Jan 2010, 11:51

Porque você não pega uns 2 ou 3 niveis de monge? Ganha Evasão e rajada de golpes. Apenas de que eu não lembro se dá pra usar ela com armadura pesada?
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


http://www.valinor.wikidot.com
Avatar do usuário
Fëanor
 
Mensagens: 2030
Registrado em: 27 Ago 2007, 13:04

[3e] Queria fazer um Monk > Não, faça um Guerreiro Desarmado

Mensagempor Madrüga em 14 Jan 2010, 14:55

Aí troca a rajada de golpes por aquela manobra do PHB2, com o dobro do dano!
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[3e] Queria fazer um Monk > Não, faça um Guerreiro Desarmado

Mensagempor Kasuya em 14 Jan 2010, 15:20

É bom lembrar que Evasão só rola com armaduras leves.

Já a rajada, eu creio que não tenha essa frescura, ou, se tem, fica restrito só às armaduras leves, provavelmete.
Imagem
Avatar do usuário
Kasuya
 
Mensagens: 592
Registrado em: 18 Jul 2008, 01:41

[3e] Queria fazer um Monk > Não, faça um Guerreiro Desarmado

Mensagempor dmandrak em 14 Jan 2010, 18:33

Fëanor escreveu:Porque você não pega uns 2 ou 3 niveis de monge? Ganha Evasão e rajada de golpes. Apenas de que eu não lembro se dá pra usar ela com armadura pesada?


Jah nao da pq o PJ ta feito.

Rajada nao eh negocio, com o improved twf eu consigo coisa melhor :aham:

Se nao me engano, eh mais negocio pegar o two weapon fighting no nivel 3 e o improved depois do que ter 2 niveis de monk (e a rajada continuar para sempre dando -2 no primario).

Com bba de guerreiro e os 2 talentos de atacar com duas armas, eu faço +6/+1 virar +4/+4/-1/-1 no nivel 6, o que jah eh naturalmente melhor que o +3/+3 do monk (sem contar os outros talentos, tipo foco...)

Estou correto?
Avatar do usuário
dmandrak
 
Mensagens: 125
Registrado em: 09 Mar 2008, 21:22
Localização: Rio de Janeiro

[3e] Queria fazer um Monk > Não, faça um Guerreiro Desarmado

Mensagempor Fëanor em 16 Jan 2010, 19:42

Rajada ano eh negocio, com o improved TWF eu consigo coisa melhor

Nossa dizer que cada um dos seus punhos é uma arma não exagerar não?

Quero dizer, faz tempo que não jogo 3.5 (4e rocks), mas você pode fazer isso?

Bom, mesmo se puder, pega os 2? Vai dizer que se você não pudesse ficar escolhendo o beneficio de TWF varias vezes não faria?
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


http://www.valinor.wikidot.com
Avatar do usuário
Fëanor
 
Mensagens: 2030
Registrado em: 27 Ago 2007, 13:04

[3e] Queria fazer um Monk > Não, faça um Guerreiro Desarmado

Mensagempor dmandrak em 19 Jan 2010, 18:52

Fëanor escreveu:
Rajada ano eh negocio, com o improved TWF eu consigo coisa melhor

Nossa dizer que cada um dos seus punhos é uma arma não exagerar não?

Quero dizer, faz tempo que não jogo 3.5 (4e rocks), mas você pode fazer isso?

Bom, mesmo se puder, pega os 2? Vai dizer que se você não pudesse ficar escolhendo o beneficio de TWF varias vezes não faria?



Cara, nao entendi :sobrancelha:

Com o TWF eu transformo +6/+1 em +4/+4/+1 por exemplo. Com rajada, eu acho que é algo por ai tb (se eu tiver um ou 2 niveis de monge).

Com o improved TWF, o +6/+1 vira +4/+4/-1/-1. Ou seja, eu ganho OUTRO ataque. Se vc levar em conta que eu terei BBA de guerreiro e um ou outro beneficio (Weapon Focus, Greater Focus, Melee Weapon Mastery, etc), no final das contas, eu vou bater mais vezes e mais forte :diabanjo: e quantas vezes eu quiser.
Avatar do usuário
dmandrak
 
Mensagens: 125
Registrado em: 09 Mar 2008, 21:22
Localização: Rio de Janeiro

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes