M&M é um ótimo sistema. Rápido, dinâmico, permite um bom nível tático, com uma agilidade constante no decorrer dos "níveis". Mas uma coisa me encasquetou quando comecei a tentar planejar seriamente uma aventura.
Encontros de combate.
Esse tipo de encontro é, sem dúvidas importante em um jogo do gênero supers. Mas o livro não aprofunda como planejar um encontro que seja... satisfatório para os jogadores como o Guia do Mestre do D&D 4th faz, por exemplo.
Não estou incomodado com distribuição de "XP" ou coisa parecida. Só gostaria de criar encontros que sejam desafiadores, sem serem frustrantes ou fáceis demais.
Vocês acham que dá para fazer uma equivalência como na 4E? Cada PJ de NP Y deve ter um oponente de NP Y, e cada quatro capangas de NP Y equivalem a um capanga de NP Y?
Se eu quero um encontro de nível "nível do grupo + 1", para um grupo de 5 pessoas de NP 10, uso 5 vilões de NP 11? Isso não seria difícil demais para os jogadores?
Se eu pego um vilão de NP 9, um de NP 10 e um de NP 15, para 5 PJ's, posso dizer que o nível do encontro é (9+10+15)/5, ou seja, 7?