[M&M] Criando encontros de combate equilibrados

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 02 Fev 2010, 12:55

M&M é um ótimo sistema. Rápido, dinâmico, permite um bom nível tático, com uma agilidade constante no decorrer dos "níveis". Mas uma coisa me encasquetou quando comecei a tentar planejar seriamente uma aventura.

Encontros de combate.

Esse tipo de encontro é, sem dúvidas importante em um jogo do gênero supers. Mas o livro não aprofunda como planejar um encontro que seja... satisfatório para os jogadores como o Guia do Mestre do D&D 4th faz, por exemplo.

Não estou incomodado com distribuição de "XP" ou coisa parecida. Só gostaria de criar encontros que sejam desafiadores, sem serem frustrantes ou fáceis demais.

Vocês acham que dá para fazer uma equivalência como na 4E? Cada PJ de NP Y deve ter um oponente de NP Y, e cada quatro capangas de NP Y equivalem a um capanga de NP Y?

Se eu quero um encontro de nível "nível do grupo + 1", para um grupo de 5 pessoas de NP 10, uso 5 vilões de NP 11? Isso não seria difícil demais para os jogadores?

Se eu pego um vilão de NP 9, um de NP 10 e um de NP 15, para 5 PJ's, posso dizer que o nível do encontro é (9+10+15)/5, ou seja, 7?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Agnelo em 02 Fev 2010, 17:29

Essa matemática não se aplica a M&M em nenhum nivel. Não há uma escala de pontos fixa por PL pra npcs, não há uma média de bonus de ataque ou de defesa nesses niveis.

Além de os poderes tornarem a coisa toda muito mais variável, um poder que com um dos pcs poderia ser apenas bacana (bloquear poderes com um determinado descritor inconfiável com uso apenas 5 vezes num dia, por exemplço) nas mãos de um npc poderia ser o suficiente pra TPK, algo que definitivamente não é o objetivo de M&M.

Ainda acho que a melhor forma de fazer encontros equilibrados em M&M vai ser oela tentativa e erro. Simular encontros com o grupo usando a média nos dados como m,edidor pode ser interessante também.

Falando assim pode parecer tudo muito complicado, mas lembre-se que os pontos heróicos e as intervenções do mestre servem pra equilibrar a coisa toda.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Brave Samurai Warrior em 05 Fev 2010, 10:18

Olá. Primeiramente, desculpem o assunto meio off-topic.
Mas eu queria saber algumas coisas sobre M&M e não encontrei (sim, sou péssimo pra pesquisar).
O sistema de M&M tem um livro só?
Pra conseguir o livro só comprando, ou alguém sabe algum link onde se tem acesso ao livro pela internet?

Valeu.
Yesterday is history.
Tomorrow is a mystery.
And today?
Today is a gift. That's why we call it the present.
Brave Samurai Warrior

Mensagempor Pedro Guagliano em 05 Fev 2010, 10:34

Brave Samurai:

O lvro do &M é um d20 focado em Supers com regras próprias, mas que precisa ser usado junto com o manual do jogador até onde sei. Só que como é um outro jogo pode ser jogado em separado.

A minha recomendação é procurar na jambo editora. http://www.jamboeditora.com.br vai na áera de RPG e procura mutantes e malfeitores.

Existem dois livros em português até agora o básico e o manual do malfeitor.

PS: M&M pode ser usado como sistema genérico d20. Pelo menos dizem que com os suplementos americanos isso se tornou viável. Recomendo ir ao site da Green Ronin Publishing.
Pedro Guagliano

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 05 Fev 2010, 10:38

Antes de mais nada, pirataria não é permitida no fórum, mas sim, é possível comprar o pdf em inglês pelo site da Green Ronin.

Sim, o básico é apenas um livro, apesar de existirem dois suplementos recomendados: Ultimate Power e Manual do Malfeitor.

O livro básico custa apenas 40 reais na Jambô Editora, e o frete é gratuito. Não tem desculpa para não comprar, é realmente barato.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Brave Samurai Warrior em 05 Fev 2010, 11:08

_Virtual_Adept_ escreveu:Antes de mais nada, pirataria não é permitida no fórum, mas sim, é possível comprar o pdf em inglês pelo site da Green Ronin.

Sim, o básico é apenas um livro, apesar de existirem dois suplementos recomendados: Ultimate Power e Manual do Malfeitor.

O livro básico custa apenas 40 reais na Jambô Editora, e o frete é gratuito. Não tem desculpa para não comprar, é realmente barato.

Realmente, é barato.
Para esclarecer: sobre a questão do acesso ao livro pela internet, seria mais para ter uma idéia se o sistema me agrada ou não.
Claro que se eu realmente fosse jogar eu compraria o livro, pois acho muito melhor ter o material em mãos do que ter que ficar na frente do pc pra jogar.
Enfim, valeu pelas dicas e, novamente, desculpem por fugir do assunto proposto pelo tópico.
Yesterday is history.
Tomorrow is a mystery.
And today?
Today is a gift. That's why we call it the present.
Brave Samurai Warrior

Mensagempor Pedro Guagliano em 06 Fev 2010, 15:08

Partcipando do ON TOPIC aqui:

Virtual Adept:

Isso varia. Jah que o sistema funciona por Power levels um cálculo de Power Level seria necessário para ver em qual pé de igualdade ele está com os player's. Só tem um problema Power Level seria quase como um nível de classe eles são fichas de peronagens normais, não há habilidades ou características de monstros que os possa dieferenciar dos player's. Um Power Level 10 seria ideal para um grupo um ou dois power levels atrás (se contarmos como quatro jogadores na mesa). Fora disso calcular o poder destrutivo dos poderes. Um Super normal especializado (um Batman sem seus brinquedinhos ou doutor Fantástico sem seus aliados) não é um desafio para um grupo com super força, poderes elétricos e outras coisinhas meigas.

É claro cada um depende da situação de uso e estratégias um cara que sabe usar suas Skills para se esconder e enganar como ventriloquismo e com um poder relativamente fraco em questões ofensivas ou nulo pode fazer o serviço de executar players desarmados. Imagine alguém com lábia, manipulação, invisibilidade e uma pistola com três cartuchos. Power Level 9 e um carisma e destreza altos. Você já sabe que ele pode ser bem perigoso em um ambiente com muitos moveis, formas de proteção, e lugares para se esconder. Em um espaço aberto ele não vale o esforço pq pode ser descoberto facilmente. Acrescente isso a uma habilidade de mudança de tamanho para encolher. Ele é quase indetectável em um ambiente fechado e com muitos obstáculos ou objetos.

isso é só um exemplo.

Agora quanto ao OFF TOPIC:

Antes de mais nada, pirataria não é permitida no fórum, mas sim, é possível comprar o pdf em inglês pelo site da Green Ronin.

Eu postei para ele links das editoras oficiais para ele poder procurar por si mesmo e ver se queria comprar. Pelo menos da minha parte não houve nenhum incentivo à pirataria.
Pedro Guagliano

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 06 Fev 2010, 16:03

Eu postei para ele links das editoras oficiais para ele poder procurar por si mesmo e ver se queria comprar. Pelo menos da minha parte não houve nenhum incentivo à pirataria.

Não, não quis insinuar isso. Estava me referindo apenas ao pedido de download do livro. ;)

E obrigado pelo restantes das dicas. Estou planejando a aventura cuidadosamente, e meu primeiro teste será dia 14.

Se ela sair realmente boa no evento, acho que vou até publicar por aqui.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Pedro Guagliano em 07 Fev 2010, 00:47

Esperamos ansiosos por seu diário de aventuras. Poste independente do resultado. ^^'
Pedro Guagliano

Voltar para Sistemas e Cenários